Estudo de Isaías 56:2 – Comentado e Explicado

Feliz do homem que assim se comporta, e o filho do homem que se atém a isso, que observa o sábado sem profaná-lo, e abstém-se de toda má ação.
Isaías 56:2

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem – hebraico, ‹As bênçãos do homem ‘(ver Salmo 1: 1 ). O sentido é: feliz é o homem. A palavra aqui traduzida ‘homem’ ( ????? ‘enôsh ) geralmente denota um homem em vida humilde ou em um posto subordinado, em contraste com ???? ‘ i^ysh um homem em posto elevado. Como o objetivo do profeta aqui é particularmente dizer, que o ‘estrangeiro’ e o ‘eunuco’ seriam admitidos a esses privilégios, é possível que ele tenha usado uma palavra que denotasse uma na vida de tropeço. A bênção específica a que ele se refere é especificada em Isaías 56: 7-8 .

Isso faz isso – isto é, o que o profeta logo especifica – guardar o sábado e abster-se do mal.

E o filho do homem – Outra forma de expressão que denota o homem.

Isso se apega a ele – hebraico: ‘Se liga rápido a ele;’ ou agarra-a com força. Ou seja, ele adere firmemente ao objetivo, como um homem se apega a uma coisa com a intenção de não deixá-la ir.

Isso impede o sábado de poluí- lo – Quem observa santamente o dia de descanso santo que Deus designou. O sábado foi um dos ritos especiais da religião judaica e uma das mais importantes de suas instituições. Sua observância entrou essencialmente na idéia de sua adoração e foi projetada para ser o memorial ou sinal permanente entre Deus e a nação judaica Êxodo 31: 13-17 . Em casa, em sua própria nação, mantinha o constante senso de religião; no exterior, quando viajavam entre estranhos, serviria para lembrar toda a natureza especial de suas instituições e seria a evidência pública de que eles eram os adoradores do Senhor. Portanto, como isso serviu para distingui-los de outras pessoas, passa a ser usado aqui para significar a observância dos ritos que pertencem ao culto público a Deus; e evidentemente inclui o que quer que seja perpétuo e imutável no culto público ao Criador. É notável que o profeta não pronuncie uma bênção sobre quem veio a altares sangrentos com sacrifícios, ou sobre quem queimou incenso, ou sobre quem se conformou com os ritos únicos da religião judaica. Esses ritos deveriam passar, e a obrigação de observá-los cessaria; e dessa maneira indireta, o escritor sagrado sugeriu que haveria bênçãos para aqueles que não observassem esses ritos e que chegaria o período em que o favor e a misericórdia divinos desceriam sobre as pessoas em um canal diferente. Sobre a importância do sábado, veja a nota no final de Isaías 58: 1-14 .

E mantém a mão dele … – Ou seja, é um homem reto, santo, honesto. Ele não apenas adora a Deus e guarda o sábado, mas é honesto no cumprimento de todos os deveres que deve a seus semelhantes. Essas duas especificações são evidentemente projetadas para incluir todas as influências da religião – o serviço e o culto adequados a Deus e uma vida correta e santa. Na verdade, nunca são separados, e a religião da Bíblia foi projetada para garantir tanto uma quanto a outra.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 56: 2 . Que guarda o sábado Ao guardar o sábado, que foi particularmente ordenado para a adoração a Deus, significa tudo o que pertence à adoração divina sob o Evangelho; e impedindo a mão de fazer o mal significa a abstinência de todas as obras más e imorais. Não se pode supor que o profeta aqui fale meramente do sábado externo ou legal.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 56: 2 . Bem-aventurado o homem – Todo ou qualquer homem, não apenas judeus, mas gentios ou estrangeiros, como é explicado nos versículos seguintes. Isso faz isso – que pratica o juízo e a justiça, ou a justiça, mencionou Isaías 56: 1 . Que se apega a ela – Ou que se apega a ela, como ????? ?? pode ser traduzido; isto é, resoluto e constante ao fazê-lo; que não apenas começa bem, mas persevera em fazer o bem: que impede o sábado de poluí-lo – que não profana ou contamina o sábado, seja por práticas proibidas ou pela negligência de deveres comandados. O sábado parece estar aqui colocado, como o sacrifício está em outro lugar, para toda a adoração a Deus. E evita que sua mão faça qualquer mal – Que conscientemente se abstém de todas as obras más e imorais.

Comentário de Adam Clarke

Isso impede o sábado de poluí-lo – Kimchi tem uma excelente nota aqui. “O sábado é santificado quando se distingue em dignidade; e separado de outros dias.

  1. Quanto ao corpo, em carne, bebida e roupas limpas.
  • Quanto à alma, que seja vazia de ocupações mundanas e ocupada nas palavras da lei e da sabedoria, e na meditação das obras do Senhor. ”
  • Os rabinos dizem: “Jerusalém nunca fora destruída, nem os sábados haviam sido profanados nela”.

    Comentário de John Calvin

    2. Feliz é o homem que deve fazer isso. Quando ele chama essas pessoas de “felizes” que, tendo adotado essa doutrina, se dedicam a andar de maneira correta, ele indiretamente nos leva a concluir que muitos serão surdos ou desobedientes; mas, para que sua iniquidade ou indiferença retardem os eleitos, ele recomenda a exortação que deu da vantagem que ela produz. Assim, para que os crentes possam abandonar todos os atrasos, ele exclama que eles são “felizes” a quem foi dado (95) possuir tal sabedoria.

    Guardando o sábado. Dissemos que as palavras “justiça” e “julgamento”, no versículo anterior, incluem todos os deveres da segunda tabela; mas aqui ele menciona o sábado, que pertence à primeira mesa. Respondo, como já mencionei brevemente, que aqueles que vivem de maneira ofensiva e justa com seus vizinhos testemunham que servem a Deus; e, portanto, não precisamos nos perguntar que o Profeta, depois de ter olhado para a segunda mesa, também menciona a primeira; para que ambos devam se unir Em uma palavra, Isaías declara que quem deve obedecer a Deus cumprindo perfeitamente sua lei será “feliz”; pois a salvação e a justiça de Deus lhe pertencerão. Visto que, portanto, os homens vagam aleatoriamente entre seus artifícios e adotam vários métodos de adoração a Deus, ele mostra que só há um caminho, ou seja, quando os homens se esforçam para enquadrar e regular sua vida pela injunção da Lei; pois de outro modo eles se cansarão em vão por outras estradas. Em suma, esta é uma passagem notável, mostrando que nada agrada a Deus, a não ser guardar a lei.

    Se a pergunta for feita: “Os homens podem obter justiça e salvação por suas próprias obras?” a resposta será fácil; pois o Senhor não oferece salvação para nós, como se ele tivesse sido antecipado por nossos méritos (pois, pelo contrário, somos antecipados por ele), mas se oferece livremente a nós e apenas exige que nós, de nossa parte, , aproxime-se dele. Visto que, portanto, ele nos convida de bom grado, uma vez que oferece justiça pela graça gratuita, devemos fazer todos os esforços para não ser privado de um benefício tão grande.

    Novamente, porque o sábado, como Moisés declara ( Êxodo 31:13 ) e como Ezequiel 20:12 se repete, era o símbolo mais importante da adoração a Deus, assim, pela figura do discurso em que uma parte é tomada para o todo , e que é chamado de sinédoque , o sábado inclui todos os exercícios de religião. Mas devemos ver o sábado em conexão com tudo o que o acompanha; pois Deus não fica satisfeito com a cerimônia externa, nem se deleita com a nossa indolência, mas exige de nós um fervoroso egoísmo, para que sejamos inteiramente dedicados ao seu serviço.

    Para que ele não possa profaná-lo. Esta cláusula é comumente traduzida como “para que ele não profaná-la”; e literalmente é executada assim: “de profaná-la”; e, portanto, achamos adequado prefixar a palavra “so” à cláusula: “para que ele possa não profanar ”, a fim de remover toda ambiguidade.

    E mantendo a mão, para que ele se abstenha de tudo o que é mau. Ele agora acrescenta outra sinédoque , para descrever os deveres que os homens devem uns aos outros. A quantidade é que não há outra maneira de servir a Deus corretamente, mas por piedade sincera e uma vida sem culpa, pois ele também incluiu nessas duas partes a regra de levar uma vida santa. Em uma palavra, é uma exposição da verdadeira justiça que está contida na Lei do Senhor, para que possamos concordar com ela; pois em vão os homens buscam outro caminho para a perfeição. Aqui também são jogadas fora toda adoração falsa e superstições e, finalmente, tudo o que é inventado pelos homens em oposição à palavra de Deus.

    Comentário de John Wesley

    Bem-aventurado o homem que faz isso, e o filho do homem que a apega; que impede o sábado de poluí-lo, e impede a mão de fazer o mal.

    O homem – Todo homem, não apenas judeus, mas gentios, como é explicado nos versículos seguintes.

    O sábado – O sábado parece ser colocado aqui, como o sacrifício está em outro lugar, para toda a adoração a Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *