Estudo de Salmos 62:2 – Comentado e Explicado

Só ele é meu rochedo, minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.
Salmos 62:2

Comentário de Albert Barnes

Ele é apenas a minha rocha … – Veja as notas no Salmo 18: 2 .

Não ficarei muito comovido – A palavra aqui muito, ou muito – “não ficarei muito comovido”, implica que ele não previu a perfeita segurança do perigo ou da calamidade; ele não supunha que escaparia de todo desastre ou problema, mas achava que nenhum grande mal lhe aconteceria, que seus interesses mais importantes estavam a salvo e que, em última instância, ele estaria seguro. Ele seria restaurado em sua casa e em seu trono, e seria favorecido com futura paz e tranquilidade. Nenhum de nós pode esperar escapar completamente da calamidade nesta vida. Basta que tenhamos certeza de que nossos grandes interesses serão finalmente garantidos; que finalmente estaremos seguros no mundo celestial. Tendo essa confiança, a alma pode ser e deve ser calma; e precisamos pouco entender o que ocorrerá neste mundo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 62: 2 . Ele é apenas a minha rocha – ele tem sido tantas vezes; nele encontrei abrigo, força e socorro; ele, por sua graça, me apoiou e me livrou dos meus problemas; e por sua providência, ele me defendeu dos meus inimigos; portanto, confio que ele ainda me apoiará, libertará e me defenderá. Não ficarei muito comovido – Embora possa ser abalado, não serei derrubado.

Comentário de E.W. Bullinger

somente = mesma palavra que “verdadeiramente” , Salmos 62: 1 .

salvação. Repetido para enfatizar.

defesa = torre alta.

Comentário de Adam Clarke

Não ficarei muito comovido – Ter Deus como minha rocha – lugar fortificado e forte, para minha salvação – segurança contínua e minha defesa – minha torre elevada, que me coloca fora do alcance de meus inimigos; Não ficarei muito comovido – posso ficar abalado, mas não posso ser derrubado.

Comentário de John Calvin

A partícula ?? , ach, no segundo verso, eu renderizaria da mesma maneira que no primeiro. O crente triunfa em um encontro com a tentação apenas para entrar em outro; e aqui Davi, que parecia ter emergido de sua angústia, mostra que ele ainda tinha que lutar com as dificuldades remanescentes. Encontramos a mesma partícula pelo menos seis vezes em todo o salmo. Isso também pode explicar os muitos títulos que ele aplica a Deus, cada um dos quais deve ser considerado uma folha pela qual ele afastaria os ataques do tentador. A expressão no final do versículo, não ficarei muito comovida, implica sua persuasão de que ele pode ser dominado por aflições (pois ele sabia muito bem que não podia reivindicar nenhuma isenção do bem comum da humanidade), mas sua convicção , ao mesmo tempo, que isso não o sobrecarregaria, pela boa ajuda de Deus. Nós o acharemos dizendo depois, em tantas palavras, que eu não cairei; talvez porque ele sentiu, ao avançar na oração, que tinha maior ousadia em desprezar as aflições. Ou as expressões podem ser consideradas sinônimas nos dois lugares. A verdade em si é inquestionável. O crente pode ser derrubado por um tempo; mas como ele não é mais abatido do que ressuscitado por Deus, não se pode dizer que ele caia adequadamente. Ele é apoiado pelo Espírito de Deus e, portanto, não é realmente prostrado e vencido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *