Estudo de 1 João 3:19 – Comentado e Explicado

Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus,
1 João 3:19

Comentário de Albert Barnes

E por este meio – grego, “por isto”; isto é, pelo fato de termos verdadeiro amor pelos outros e manifestá-lo pela disposição de fazer sacrifícios para fazê-los bem.

Sabemos que somos da verdade – que não somos enganados no que professamos ser; isto é, que somos verdadeiros cristãos. Ser da verdade se opõe a nutrir esperanças falsas e ilusórias.

E assegurará nossos corações diante dele – diante de Deus ou diante do Salvador. Na margem, como no grego, a palavra traduzida “deve garantir” é “persuadir”. A palavra grega é usada como significado para “persuadir”, por exemplo, à recepção e crença na verdade; depois convencer qualquer pessoa que tenha sentimentos desagradáveis ??ou preconceituosos em relação a nós, ou trazer sentimentos gentis, “conciliar” e, assim, pacificar ou acalmar-se. O significado aqui parece ser que, dessa maneira, aliviaremos as dúvidas e os problemas de nossas mentes e produziremos um estado de tranquilidade e paz, a saber, pela evidência de que somos a verdade. Nossas consciências são muitas vezes inquietas e perturbadas em vista da culpa passada; mas, assim, fornecendo a evidência da verdadeira piedade pelo amor aos outros, pacificaremos uma mente acusadora e conciliaremos nossos próprios corações, e convenceremos ou convenceremos de que somos verdadeiramente filhos de Deus. Veja Robinson, Lexicon, sub voce pe??? peithoI. b. Em outras palavras, embora o coração de uma pessoa possa condená-lo como culpado, e embora ele saiba que Deus vê e condena os pecados de sua vida passada, ainda assim as agitações e alarmes de sua mente podem ser acalmados e acalmados pela evidência de que ele é um filho de Deus, e que ele não será finalmente condenado. Um verdadeiro cristão não tenta esconder o fato de que há muito pelo que seu próprio coração e consciência podem acusá-lo com justiça, mas ele encontra, apesar de tudo isso, evidências de que ele é um filho de Deus e está convencido de que tudo será bem.

Comentário de E.W. Bullinger

garantir . App-150.

Comentário de John Calvin

19 E por meio disso sabemos , ou, por isso sabemos . A palavra verdade , ele toma agora em um sentido diferente; mas há uma semelhança impressionante nas palavras: – Se, na verdade, amamos nossos vizinhos, temos uma evidência de que nascemos de Deus, que é a verdade, ou que a verdade de Deus habita em nós. Mas devemos sempre lembrar que, por amor, não temos o conhecimento mencionado pelo apóstolo, como se quiséssemos buscar a certeza da salvação. E, sem dúvida, não sabemos de outra maneira que somos filhos de Deus, do que quando ele sela sua livre adoção em nossos corações por seu próprio Espírito., E ao recebermos pela fé o penhor seguro oferecido em Cristo. Então o amor é acessório ou um auxílio inferior, um suporte à nossa fé, não um fundamento sobre o qual repousa.

Por que então o apóstolo diz : Garantiremos nossos corações diante de Deus ? Ele nos lembra com essas palavras que a fé não existe sem uma boa consciência; não que a segurança resulte dela ou dependa dela, mas que somente então estamos realmente e não temos uma garantia falsa da nossa união com Deus, quando pela eficácia do seu Espírito Santo ele se manifesta em nosso amor. Pois é sempre oportuno considerar o que o apóstolo trata; pois, ao condenar a fingida e falsa profissão de fé, ele diz que não podemos ter uma garantia genuína diante de Deus, a menos que seu Espírito produz em nós o fruto do amor. No entanto, embora uma boa consciência não possa ser separada da fé, ainda assim ninguém deve concluir que devemos olhar para nossas obras para que nossa garantia seja certa.

Comentário de Adam Clarke

Nisto sabemos que somos da verdade – que temos a verdadeira religião do Senhor Jesus e asseguramos nossos corações – ser persuadidos em nossas consciências, que temos a verdade como é em Jesus; como ninguém pode se impor imaginando que ama quando não ama: ele pode fazer profissões vazias para os outros, mas se ele ama a Deus ou ao homem, ele sabe disso porque sente; e o amor não sentido não é amor, é palavra ou língua. Isso o apóstolo estabelece como uma prova do cristianismo de um homem, e é a prova mais forte e infalível que pode ser dada. Quem ama sente que ama; e quem sente que ama a Deus e o homem tem verdadeira religião; e quem toma o cuidado de mostrar os frutos desse amor, em obediência a Deus e ações humanas ao homem, dá aos outros a prova mais completa de que ele tem a mente amorosa que estava em Jesus.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:19 . E por meio disso sabemos : “E por uma prevalência constante desse excelente temperamento e conduta, podemos estar bem satisfeitos por termos sido gerados pela palavra da verdade ( Tiago 1:18 .), E somos levados a entender, acreditar no governo e vivendo sob o governo dos verdadeiros princípios do evangelho, como cristãos sinceros; e, na consciência disso, asseguraremos nossos corações diante dele, quando nos aproximarmos dos exercícios de devoção “.

Comentário de John Wesley

E por meio disso sabemos que somos da verdade e asseguraremos nossos corações diante dele.

E por meio disso sabemos – Temos uma prova mais profunda desse amor real e operativo.

Que somos da verdade – que temos verdadeira fé, que somos verdadeiros filhos de Deus.

E assegurará nossos corações diante dele – gozará da garantia de seu favor e do “testemunho de uma boa consciência para com Deus”. O coração, na linguagem de São João, é a consciência. A palavra consciência não é encontrada em seus escritos.

Referências Cruzadas

Isaías 32:17 – O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre.

João 13:35 – Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

Romanos 4:21 – estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Romanos 8:38 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *