Estudo de 1 João 1:8 – Comentado e Explicado

Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
1 João 1:8

Comentário de Albert Barnes


Se dizemos que não temos pecado – Não é improvável que o apóstolo aqui faça alusão a algum erro que estava começando a prevalecer na igreja. Alguns supuseram que a alusão é à seita dos Nicolaitanos e às visões que eles sustentavam, particularmente que nada era proibido aos filhos de Deus sob o evangelho, e que na liberdade conferida aos cristãos, eles tinham a liberdade de fazer. o que quiseram, Apocalipse 2: 6 , Apocalipse 2:15 . Não é certo, no entanto, que a alusão seja para eles, e não é necessário supor que haja referência a qualquer seita em particular que existia naquele momento. O objetivo do apóstolo é mostrar que está implícito na própria natureza do evangelho que somos pecadores e que, por qualquer pretensão, negamos esse fato, nos enganamos completamente. Em todas as épocas, houve aqueles que tentaram, com algum pretexto, justificar sua conduta; que sentiram que não precisavam de um Salvador; que sustentaram que tinham o direito de fazer o que quisessem; ou que, sob o pretexto de serem perfeitamente santificados, sustentaram que vivem sem a comissão do pecado. Para enfrentar esses e todos os casos semelhantes, o apóstolo afirma que é uma grande verdade elementar, que sem pretensão de ser negada, que somos todos pecadores. Devemos sempre, e em todas as circunstâncias, admitir a verdade dolorosa e humilhante de que somos transgressores da lei de Deus e de que precisamos, mesmo em nossos melhores serviços, a purificação do sangue de Jesus Cristo. A interpretação justa da declaração aqui se aplicará não apenas àqueles que sustentam que não foram culpados de pecado no passado, mas também àqueles que professam ter se tornado perfeitamente santificados e viver sem pecado. De toda e qualquer maneira, se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos. Compare as notas em Tiago 3: 2 .

Nós nos enganamos – Temos opiniões erradas sobre nosso caráter. Isso não significa que o auto-engano é voluntário, mas que de fato existe. Ninguém sabe a si mesmo quem supõe que, em todos os aspectos, ele é perfeitamente puro.

E a verdade não está em nós – Sobre este assunto. Um homem que deveria sustentar que nunca havia cometido pecado, não poderia ter apenas pontos de vista da verdade em relação a si mesmo, e mostraria que estava totalmente errado. Da mesma maneira, de acordo com a interpretação óbvia desta passagem, aquele que afirma que é totalmente santificado e vive sem pecado mostra que está enganado em relação a si mesmo, e que a verdade, a esse respeito, não está em ele. Ele pode manter a verdade em outros assuntos, mas não o faz. A própria natureza da religião cristã supõe que nos sintamos pecadores e que devemos estar sempre prontos para reconhecê-la. Um homem que afirma ser absolutamente perfeito, que é santo como Deus é santo, deve conhecer pouco de seu próprio coração. Quem, depois de todo o seu raciocínio sobre o assunto, ousaria sair sob o céu aberto, à meia-noite, erguer as mãos e os olhos em direção às estrelas e dizer que não tinha pecado para confessar – que era tão puro como o Deus que fez aquelas estrelas?

Comentário de E.W. Bullinger

não = não ( 1 João 1: 6 ).

Comentário de John Calvin

8. Se dissermos. Ele agora elogia a graça por sua necessidade; pois como ninguém está livre do pecado, ele sugere que todos estamos perdidos e desfeitos, exceto que o Senhor vem em nosso auxílio com o remédio do perdão. A razão de ele insistir tanto no fato de que ninguém é inocente é que agora todos podem saber plenamente que precisam de misericórdia, libertá-los do castigo e que, assim, podem ser mais despertados para procurar o bênção necessária.

Com a palavra pecado , entende-se aqui não apenas a inclinação corrupta e cruel, mas a falta ou ato pecaminoso que realmente nos torna culpados diante de Deus. Além disso, como é uma declaração universal, segue-se que nenhum dos santos, que existem agora, foram ou serão isentos do número. Por isso, Agostinho refutou de maneira mais adequada o desprezo dos pelagianos, aduzindo contra eles essa passagem: e ele sabiamente pensou que a confissão de culpa não é necessária por causa da humildade, mas para que, por mentir, não nos enganemos.

Quando ele acrescenta, e a verdade não está em nós , ele confirma, de acordo com sua maneira usual, a frase anterior, repetindo-a em outras palavras; embora não seja uma repetição simples (como em outros lugares), mas ele diz que são enganados os que se gloriam na falsidade.

Comentário de Adam Clarke

Se dizemos que não temos pecado – isso equivale a 1 João 1:10 ; : Se dizemos que não pecamos. Todos pecaram e carecem da glória de Deus; e, portanto, todo homem precisa de um Salvador, como Cristo é. É muito provável que os hereges, contra cujas más doutrinas o apóstolo escreve, negaram que tivessem algum pecado ou precisassem de algum Salvador. De fato, os gnósticos até negaram que Cristo sofresse: o Aeon, ou Ser Divino que habitava no homem Cristo Jesus, segundo eles, o abandonou quando foi levado pelos judeus; e ele, sendo apenas um homem comum, seus sofrimentos e morte não tinham mérito nem eficácia.

Nós nos enganamos – Ao supor que não temos culpa, nem pecaminosidade e, consequentemente, não precisamos do sangue de Cristo como sacrifício expiatório: este é o mais terrível de todos os enganos, pois deixa a alma sob toda a culpa e poluição do pecado, exposto ao inferno, e totalmente impróprio para o céu.

A verdade não está em nós – Nós não temos conhecimento do Evangelho de Jesus, todo o qual é fundamentado nesta terrível verdade – todos pecaram, todos são culpados, todos são profanos; e ninguém pode se redimir. Por isso, é tão necessário que Jesus Cristo se torne encarnado, sofra e morra para levar os homens a Deus.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 8 . Se dizemos que não temos pecado, etc. – Vários comentaristas notáveis julgam que este texto tem uma referência particular aos gnósticos: outros lhe dão um sentido mais geral, mas ainda como se referindo apenas ao não desperto ou não convertido e sem alusão. aos filhos de Deus: outros, que a primeira cláusula significa Se dizemos que não pecamos, o tempo presente é inserido no lugar do passado. Os seguidores do Dr. John Calvin enfatizam particularmente essas palavras, favorecendo a doutrina que mantém a impossibilidade de ser salvo de todo pecado na vida atual. O Sr. John Wesley supõe que as palavras antes de seu sangue nos purificarem devem ser entendidas – Se dissermos que não temos pecado antes que seu sangue nos purifique. E quando eu comparo as seguintes passagens desta epístola, viz. CH. 1 João 1: 9 , 1 João 2: 5 , 1 João 3: 3 ; 1 João 4:12 ; 1 João 4: 16-18 ; 1 João 5:18 com o presente, sou obrigado a reconhecer que acredito que o comentário do Sr. Wesley sobre a passagem é perfeitamente justo. Ao mesmo tempo, suponho que ninguém negará que todo ser humano deste lado da sepultura possa dizer com verdade: “Pai, perdoa-nos as nossas transgressões, assim como perdoamos os que nos transgredem”. A todo momento precisamos do Sangue Expiatório, do Sacrifício Propiciatório como tal, qualquer que seja a nossa situação ou experiência na igreja de Deus.

Comentário de John Wesley

Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Se dizemos – Qualquer filho do homem, antes que seu sangue nos purifique.

Não temos pecado – Para ser purificado, em vez de confessar nossos pecados, 1 João 1: 9 , a verdade não está em nós – Nem em nossa boca nem em nosso coração.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:46 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima;

2 Crônicas 6:36 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para uma terra distante ou próxima;

Jó 9:2 – “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus?

Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Provérbios 20:9 – Quem poderá dizer: “Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? “

Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Jeremias 2:22 – Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniqüidade permanecerá diante de mim”, diz o Soberano Senhor.

Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

1 Coríntios 3:18 – Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio.

Gálatas 6:3 – Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

1 Timóteo 6:5 – e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

2 Timóteo 3:13 – Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Tiago 1:26 – Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

2 Pedro 2:13 – Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.

1 João 1:6 – Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 1:10 – Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

2 João 1:2 – por causa da verdade que permanece em nós e estará conosco para sempre.

3 João 1:3 – Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *