Estudo de Isaías 53:6 – Comentado e Explicado

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós.
Isaías 53:6

Comentário de Albert Barnes

Todos nós, como ovelhas, nos perdemos – Esta é a penitente confissão daqueles por quem ele sofreu. É um reconhecimento de que eles estavam se desviando de Deus; e a razão pela qual o Redentor sofreu foi que a raça se afastou e que o Senhor lhe impusera a iniqüidade de todos. Calvin diz: ‹Para poder imprimir mais profundamente na mente das pessoas os benefícios derivados da morte de Cristo, ele mostra quão necessária era a cura da qual acabara de mencionar. Existe aqui uma antítese elegante. Pois em nós mesmos fomos espalhados; em Cristo somos reunidos juntos; por natureza, vagamos e somos impelidos pela destruição; em Cristo, encontramos o caminho pelo qual somos levados à porta da vida. A condição da corrida sem um Redentor é aqui elegantemente comparada a um rebanho sem pastor, que vagueia onde escolhe e que é exposto a todos os perigos. Essa imagem não é usada com frequência para denotar o afastamento de Deus 1 Pedro 2:25 : ‹Pois vocês eram como ovelhas se perdendo, mas agora são devolvidas ao pastor e bispo de suas almas. ‘ Compare Números 27:17 ; 1 Reis 22:17 ; Salmo 119: 176 ; Ezequiel 34: 5 ; Zacarias 10: 2 ; Mateus 9:36 . Nada poderia representar de maneira mais impressionante a condição dos seres humanos. Eles se afastaram de Deus. Eles estavam seguindo seus próprios caminhos e perseguindo seus próprios prazeres. Eles estavam sem protetor, e foram expostos por toda parte ao perigo.

Nós viramos todos à sua maneira – todos nós seguimos o caminho que escolhemos. Éramos como ovelhas que não têm pastor e que vagam onde bem entendem, sem ninguém para coletá-las, defendê-las ou guiá-las. Um vagaria em uma direção e outro em outra; e, é claro, solitário e desprotegido. eles seriam expostos a mais perigo. Assim foi, e é, com o homem. O vínculo que deveria tê-lo unido ao Grande Pastor, o Criador, foi quebrado. Tornamo-nos andarilhos solitários, onde cada um persegue seu próprio interesse, forma seus próprios planos e procura satisfazer seus próprios prazeres, independentemente do interesse do todo. Se não tivéssemos pecado, haveria um vínculo comum para nos unir a Deus e um ao outro. Mas agora nós, como raça, nos tornamos dissociais, egoístas, seguindo nossos próprios prazeres, e cada um vivendo para gratificar suas próprias paixões. Que descrição verdadeira e gráfica do homem! Como isso foi ilustrado em todos os esquemas e propósitos egoístas da raça! E como ainda é ilustrado todos os dias nos planos e ações dos mortais!

E o Senhor colocou sobre ele – Lowth mostra isto: O Senhor fez iluminar sobre ele a iniqüidade de todos nós. Jerome (a Vulgata) a processa, Posuit Dominns in the – O Senhor colocou nele a iniqüidade de todos nós. A Septuaginta a processa. – ‹The Lord gave him for our sins.’ Ios???? pa??d??e? a?t?? ta?? ?µa?t?a?? ?µ?? Kurios paredoken auton tais hamartiais hemon – ‹O Senhor o deu por nossos pecados. Os caldeus afirmam: ‘ Na presença do Senhor, havia uma disposição ( ???? ra?av’ ) de perdoar os pecados de todos nós por causa dele. ‘ O siríaco tem a mesma palavra que o hebraico. ; Judges 15:12 ; 2 Samuel 1:15 . It also means to light upon, to meet with anyone Genesis 28:11 ; Genesis 32:2 . Hence, also to make peace with anyone; to strike a league or compact Isaiah 64:4 . It is rendered, in our English version, ‹reacheth to’ Joshua 19:11 , Joshua 19:22 , Joshua 19:26-27 , Joshua 19:34 ; ‹came,’ Joshua 16:7 ; ‹met’ and ‹meet’ Genesis 32:1 ; Exodus 23:4 ; Numbers 35:19 ; Joshua 2:16 ; Joshua 18:10 ; Rth 2:22 ; 1 Samuel 10:5 ; Isaiah 64:5 ; Amos 5:19 ; ‹fail’ Judges 8:21 ; 1 Samuel 22:17 ; 2 Samuel 1:15 ; 1 Kings 2:29 ; ‹entreat’ Genesis 18:8 ; Rth 1:16 ; Jeremiah 15:11 ; ‹make intercession’ Isaiah 59:16 ; Isaiah 53:12 ; Jeremiah 7:16 ; Jeremiah 27:18 ; Jeremiah 36:25 ; ‹he that A palavra usada aqui ( ??? pâga means ) significa, adequadamente, atacar contra ou contra, colidir com alguém ou qualquer coisa, como o grego p????? pegnuo. É usada em um sentido hostil, para denotar um ato de atacar um inimigo ( 1). Samuel 22:17 ; matar, matar Juízes 8:21 ; Juízes 15:12 ; 2 Samuel 1:15 . Também significa iluminar-se, encontrar-se com alguém Gênesis 28:11 ; Gênesis 32: 2 . fazer as pazes com alguém, estabelecer uma liga ou compactar Isaías 64: 4. É traduzido, em nossa versão em inglês, para ‘ Josué 19:11 , Josué 19:22 , Josué 19: 26-27 , Josué 19: 34 ; ‹veio, ‘ Josué 16: 7 ;‹ conheceu’ e ‘encontra’ Gênesis 32: 1 ; Êxodo 23: 4 ; Números 35:19 ; Josué 2:16 ; Josué 18:10 ; Rt 2:22; 1 Samuel 10: 5 ; Isaías 64: 5 ; Amós 5:19 ; ‹falham ‘ Juízes 8:21 ; 1 Samuel 22:17 ; 2 Samuel 1:15 ; 1 Reis 2:29 ;’ suplicam ‘ Gênesis 18: 8 ; Rth 1 : 16; Jeremias 15:11 ; ‹fazer intercessão ‘ Isaías 59:16 ; Isaías 53:12 ; Jeremias 7:16 ; Jeremias 27:18 ; Jeremias 36:25 ;‹ aquele que entre ‘ Jó 36:22 ; e ‹ocorrer’ 1 Reis 5: 4 . A idéia radical parece ser a de encontrar, ocorrer, encontrar; e significa aqui, como Lowth demonstrou, que eles foram obrigados a se encontrar com ele, ou talvez mais apropriadamente, que o Senhor os fez correr sobre ele, de modo a esmagá-lo em calamidade, como alguém é vencido ou oprimido na batalha . O sentido é que ele não foi vencido por seus próprios pecados, mas que encontrou os nossos, como se tivessem sido feitos para correr para encontrá-lo e prostrá-lo. Ou seja, ele sofreu em nosso lugar; e tudo o que ele foi chamado a suportar foi em conseqüência do fato de ter tomado o lugar dos pecadores; e tendo tomado o lugar deles, ele conheceu ou encontrou os sofrimentos que eram as expressões apropriadas do descontentamento de Deus, e afundou sob o poderoso fardo da expiação do mundo.

A iniqüidade de todos nós – (Veja as notas em Isaías 53: 5 ). Isso não pode significar que ele se tornou um pecador ou era culpado aos olhos de Deus, pois Deus sempre o considerava um ser inocente. Isso só pode significar que ele sofreu como se tivesse sido um pecador; ou que ele sofreu aquilo que, se tivesse sido um pecador, teria sido uma expressão apropriada do mal do pecado. Pode ser observado aqui:

1. Que é impossível encontrar uma linguagem mais forte para denotar o fato de que seus sofrimentos foram destinados a fazer expiação pelo pecado. De que mártir se poderia dizer que o Senhor fizera encontrar com ele os pecados do mundo?

2. Essa linguagem é a que naturalmente expressa a idéia que ele sofreu por todas as pessoas. É de natureza universal e transmite naturalmente a ideia de que não havia limitação em relação ao número daqueles por quem ele morreu.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 53: 6 . Todos nós gostamos de ovelhas, etc. “Nesse sentido, ele é o Salvador: pois, de outro modo, nenhum de nós, sem ele, poderia ser salvo. Somos todos pecadores e saímos do caminho das leis de Deus; e, como tal, somos incapazes, por qualquer ação ou sofrimento nosso, de reivindicar ou merecer o perdão de Deus. E, portanto, Deus impõe a ele o castigo dos pecados de todo o mundo, que, nunca tendo ofendido, é o mais apto a propiciar sua ira “. Podemos apresentar a última cláusula, e o Senhor amontoou sobre ele as iniqüidades, etc.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 53: 6 . Todos nós – Toda a humanidade; como ovelhas – que são extremamente aptas a se desviarem e se perderem; se perderam – de Deus e do caminho da verdade e do dever; de sabedoria, piedade e virtude; de santidade e felicidade. Nós viramos todos para o seu próprio caminho – Em geral, para o caminho do pecado, que pode muito bem ser chamado de caminho do homem , porque o pecado é natural para nós, inerente a nós, nascido conosco; e, em particular, aos vários caminhos que vários homens escolhem, de acordo com suas diferentes opiniões e circunstâncias. E o Senhor pôs – hebreu, fez encontrar-se com ele, como todos os rios se encontram no mar. A iniqüidade de todos nós –

Não adequadamente, pois ele não conhecia pecado; mas o castigo da iniqüidade, como a palavra ??? é freqüentemente usada. O que foi devido a todos os pecados de toda a humanidade, que deve ser tão pesado, que se ele não tivesse sido Deus, assim como o homem, ele deve ter afundado sob o fardo.

Comentário de Adam Clarke

A iniqüidade de todos nós – para ??? avon , “iniqüidade”, os intérpretes antigos liam ????? avonoth , “iniqüidades”, plural; e assim a Vulgata em MS. Blanchini. E o Senhor tem ?? ????? hiphgia bo , fazendo encontrar nele as iniqüidades de todos nós. Ele foi o assunto sobre o qual todos os raios coletados no ponto focal caíram. Esses raios de fogo, que deveriam ter caído sobre toda a humanidade, divergiram da justiça divina para o leste, oeste, norte e sul, foram desviados deles e convergiram para ele. Assim, o Senhor fez encontrar nele o castigo devido às iniqüidades de todos.

Comentário de John Calvin

6. Todos nós, como ovelhas, nos perdemos. A fim de impressionar mais profundamente em nossos corações o benefício da morte de Cristo, ele mostra como é necessária a cura que ele mencionou anteriormente. Se não percebermos nossa miséria e pobreza, nunca saberemos quão desejável é o remédio que Cristo nos trouxe, ou abordaremos com o devido ardor de afeto. Assim que sabemos que estamos arruinados, cientes de nossa miséria, corremos ansiosamente para nos valer do remédio que, de outra forma, seria considerado por nós em nenhuma estimativa. Portanto, para que Cristo seja apreciado por nós, cada um considere e examine a si mesmo, de modo a reconhecer que está arruinado até ser redimido por Cristo.

Vemos que aqui não há exceção, pois o Profeta inclui “todos”. Toda a raça humana teria perecido, se Cristo não tivesse trazido alívio. Ele nem mesmo exceto os judeus, cujos corações estavam cheios de uma opinião falsa de sua própria superioridade, mas os condena indiscriminadamente, juntamente com outros, à destruição. Ao compará-las às ovelhas, ele pretende não extinguir sua culpa, como se houvesse pouca culpa, mas declarar claramente que pertence a Cristo reunir de suas andanças aqueles que se assemelham a bestas brutas.

Todos se voltaram para o seu próprio caminho. Ao adicionar o termo cada um , ele desce de uma afirmação universal, na qual incluiu tudo, a uma afirmação especial, que todo indivíduo pode considerar em sua mente, se assim for; pois uma afirmação geral produz menos efeito sobre nós do que saber que pertence a cada um de nós em particular. Portanto, “cada um” desperte sua consciência e se apresente diante do tribunal de Deus, para que confesse sua miséria. Além disso, qual é a natureza desse “desvio” do Profeta mais claramente. É que cada um seguiu o caminho que escolheu para si próprio, isto é, decidiu viver de acordo com sua própria fantasia; pelo que ele quer dizer que existe apenas uma maneira de viver de maneira correta, e se alguém “se afastar” dela, ele poderá experimentar nada além de “se perder”.

Ele não fala apenas de obras, mas da própria natureza, que sempre nos desvia; pois, se pudéssemos, por instinto natural ou por nossa própria sabedoria, nos trazer de volta ao caminho ou nos proteger contra o desvio, Cristo não seria necessário para nós. Assim, em nós mesmos todos somos desfeitos, a menos que Cristo ( João 8:36 ) nos liberte; e quanto mais confiamos em nossa sabedoria ou indústria, mais terrivelmente e mais rapidamente destruímos a nós mesmos. E assim o Profeta mostra o que somos antes de sermos regenerados por Cristo; pois todos estão envolvidos na mesma condenação. “Não há justo, nem quem entenda, nem quem busque a Deus. Todos se afastaram e se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem; não, não um. ( Salmos 14: 3 ) Tudo isso é mais completamente explicado por Paulo. ( Romanos 3:10 )

E o Senhor lhe impôs. Aqui temos um belo contraste. Em nós mesmos somos dispersos; em Cristo estamos reunidos. Por natureza, nos desviamos e somos impelidos à destruição; em Cristo, encontramos o caminho pelo qual somos conduzidos ao porto da salvação. Nossos pecados são uma carga pesada; mas eles são postos em Cristo, por quem somos libertados da carga. Assim, quando fomos arruinados e, afastados de Deus, corremos para o inferno, Cristo tomou sobre si a imundície de nossas iniqüidades, a fim de nos salvar da destruição eterna. Isso deve se referir exclusivamente à culpa e punição; pois ele estava livre do pecado. ( Hebreus 4:15 ; 1 Pedro 2:22 ) Portanto, cada um considere diligentemente suas próprias iniqüidades, para que ele tenha um verdadeiro prazer dessa graça e obtenha o benefício da morte de Cristo.

Comentário de John Wesley

Todos nós gostamos de ovelhas se extraviaram; nós viramos todos à sua maneira; e o Senhor colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Nós – toda a humanidade.

Desvio – De Deus.

Eles se voltaram – Em geral, para o caminho do pecado, que pode muito bem ser chamado de caminho do homem, porque o pecado é natural para nós, inerente a nós, nascido conosco; e, em particular, àqueles vários caminhos que vários homens percorrem, de acordo com suas diferentes opiniões e circunstâncias.

Ele colocou – Heb. fez cumprir, como todos os rios se encontram no mar.

A iniqüidade – Não corretamente, pois ele não conhecia pecado; mas o castigo da iniqüidade, como essa palavra é freqüentemente usada. O que era devido a todos os pecados de toda a humanidade, que deve ser tão pesado, que se ele não tivesse sido Deus tanto quanto o homem, ele deve ter afundado sob o fardo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *