Estudo de Salmos 143:2 – Comentado e Explicado

Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós.
Salmos 143:2

Comentário de Albert Barnes

E não entre em julgamento com o teu servo – Não trate comigo no campo da justiça como para “ti”; não marque minhas próprias ofensas contra você, quando imploro que a justiça possa ser feita entre mim e meus semelhantes. Embora eu implore que você julgue com retidão entre mim e eles, estou consciente de que não poderia reivindicar a sua necessária interposição com base em qualquer justiça para com você. Lá devo confessar que sou pecador; lá posso confiar apenas na misericórdia; lá eu não podia esperar ser justificado.

Pois aos teus olhos – como diante de ti; na tua presença; por ti.

Ninguém viverá – Ninguém da raça, não importa qual seja sua posição, sua conduta externa, sua gentileza, sua amabilidade, sua bondade; não importa quão justo e reto ele seja em relação a seus semelhantes.

Seja justificado – Seja considerado justo; ser absolvido da culpa; ser considerado inocente. O significado é: “Eu não venho diante de ti e suplico por teu favor com base em qualquer reivindicação sobre ti, pois tenho consciência de que sou um pecador e que minha única esperança está em tua misericórdia.” Veja as notas em Romanos 3:20 . Compare Jó 4:17 ; Jó 9: 2 , Jó 9:20 ; Jó 15: 14-16 ; Jó 25: 4-6 . Esta é uma grande e importante verdade em relação ao homem; é o fundamento da necessidade de um plano de salvação por meio de uma expiação – de alguma maneira pela qual o homem “possa” ser adequadamente considerado e tratado como justo. Certamente, todo homem, consciente do que é em si mesmo, pode e deve orar fervorosamente para que Deus “não” entre em julgamento com ele; que ele não marcaria suas ofensas; que ele não o julgaria como rigorosa justiça exigiria. Nossa esperança está na “misericórdia”, não na “justiça” de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 143: 2 . Não entre em julgamento Ou seja, “Não me chame a uma conta rigorosa dos meus pecados; (Ver 2 Samuel 12: 9 ; 2 Samuel 12:11 .) Que justamente trouxe esses problemas sobre mim”. Seja justificado; a saber, se você deve proceder de acordo com o rigor de sua lei.

Comentário de E.W. Bullinger

não entre. Como em Jó 9:32 ; Jó 22: 4 .

aos teus olhos. Compare 1 Samuel 16: 7 . Isaías 55: 8 . Jó 14: 3 .

nenhum homem = ninguém. Compare Jó 15:14 , Jó 15:15 .

seja justificado = fique de pé ou apareça [diante de Ti] apenas. O verbo é ativo. Septuaginta, Versão Autorizada e Versão Revisada a tornam passiva. Compare Romanos 3:20 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1:16 .

Comentário de Adam Clarke

Não entre em julgamento – ???? ?? al tabo . Não entre no tribunal, nem como testemunha contra mim, nem como juiz; caso contrário, estou arruinado; porque viste todos os meus caminhos que são maus, e a tua justiça exige que me castigue. Nem qualquer alma que já viveu pode ser justificada aos olhos da tua justiça e retidão. Se eu tivesse o meu deserto, deveria ter pior do que meu filho não natural pretende. Oh, que alívio é Jesus crucificado para uma alma em tais circunstâncias!

Comentário de John Calvin

2. E não entre em julgamento , (249) etc. Já sugeri por que ele começa a orar por perdão. Quando tomados pela adversidade, devemos sempre concluir que é uma vara de correção enviada por Deus para nos instigar a orar. Embora ele esteja longe de ter prazer em nossas provações, é certo que nossos pecados são a causa do seu trato conosco com essa severidade. Enquanto aqueles a quem Davi se opunha eram homens maus, e ele estava perfeitamente consciente da retidão de sua causa como os considerava, ele reconheceu livremente seu pecado diante de Deus como um suplicante condenado. Devemos manter isso como regra geral na busca de conciliar a Deus, de que devemos orar pelo perdão de nossos pecados. Se Davi não encontrou refúgio em nenhum outro lugar além da oração pelo perdão, quem existe entre nós que presumiria vir diante de Deus confiando em sua própria justiça e integridade? Aqui, Davi também não apenas exemplifica diante do povo de Deus como deve orar, mas declara que não há entre os homens um homem que poderia estar diante de Deus quando ele foi chamado para defender sua causa. A passagem é repleta de muita instrução, ensinando-nos, como acabei de sugerir, que Deus só pode nos favorecer em nossas abordagens, deixando de lado o caráter de um juiz e reconciliando-nos a si mesmo em uma remissão gratuita de nossos pecados. . Todas as justificativas humanas, portanto, não servem para nada, quando chegamos ao seu tribunal. Esta é uma verdade que é universalmente reconhecida em palavras, mas com muito poucas que são seriamente impressionadas. Como há uma indulgência que se estende mutuamente entre os homens, todos eles chegam confiantes a Deus para julgamento, como se fosse tão fácil satisfazê-lo quanto obter a aprovação do homem. Para obter uma visão adequada de todo o assunto, primeiro observamos o que se entende por ser justificado. A passagem diante de nós prova claramente que o homem que é justificado é aquele que é julgado e considerado justamente diante de Deus, ou a quem o próprio juiz celestial absolve como inocente. Agora, ao negar que alguém entre os homens possa reivindicar essa inocência, Davi sugere que qualquer justiça que os santos tenham não é perfeita o suficiente para suportar o escrutínio de Deus e, assim, ele declara que todos são culpados diante de Deus e só podem ser absolvidos no caminho. de reconhecer que podem ser justamente condenados. Se a perfeição tivesse sido encontrada no mundo, ele certamente era o homem que poderia se vangloriar disso; e a justiça de Abraão e dos santos pais não lhe era desconhecida; mas ele não os poupa nem a si mesmo, mas estabelece como a única regra universal de conciliar Deus, que devemos nos lançar sobre sua misericórdia. Isso pode nos dar uma idéia da paixão satânica que tomou conta daqueles que falam tanto de perfeição em santidade, com o objetivo de substituir a remissão de pecados. Tal grau de orgulho nunca poderia ser demonstrado por eles, se não fossem secretamente influenciados por um desprezo brutal a Deus. Eles falam em termos altos e magníficos de regeneração, como se todo o reino de Cristo consistisse na pureza da vida. Mas, eliminando as principais bênçãos da aliança eterna – reconciliação gratuita – que o povo de Deus é ordenado a buscar diariamente, e inchando a si mesmos e aos outros com um orgulho vã, eles mostram de que espírito são. Vamos detê-los em detestação, uma vez que eles escrevem para não colocar desprezo aberto sobre Deus. No entanto, isso por si só, como afirmamos, não é suficiente; pois os próprios papistas reconhecem que Deus deveria entrar no exame da vida dos homens como juiz, todos mentiriam desagradáveis ??à justa condenação. E, a esse respeito, são mais sólidos, mais moderados e sóbrios do que aqueles ciclopes e monstros em heresia, dos quais acabamos de falar. Mas, embora não se arrogassem para si mesmos a justiça em toda a sua extensão, eles mostram, ao ocultar seus méritos e satisfações, que estão muito longe de seguir o exemplo de Davi. Eles estão sempre prontos para reconhecer algum defeito em suas obras e, portanto, ao buscar o favor de Deus, imploram pela ajuda de Sua misericórdia. Mas não há nada intermediário entre essas duas coisas, que são representadas nas Escrituras como opostas – sendo justificadas pela fé e justificadas pelas obras. É absurdo que os papistas inventem uma terceira espécie de justiça, que é parcialmente trabalhada por obras próprias, e em parte imputada a eles por Deus em sua misericórdia. Sem dúvida, quando afirmou que nenhum homem podia estar diante de Deus quando suas obras eram levadas a julgamento, Davi não tinha idéia dessa justiça complexa ou dupla, mas nos calava imediatamente para a conclusão de que Deus só é favorável no terreno. de sua misericórdia, uma vez que qualquer justiça reputada do homem não tem significado diante dele.

Comentário de John Wesley

E não entre em juízo com teu servo, porque aos teus olhos nenhum homem que vive é justificado.

Justificado – Sob condições de rigorosa justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *