Estudo de Jó 9:2 – Comentado e Explicado

Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?
Jó 9:2

Comentário de Albert Barnes

Eu sei que isso é verdade – Jó aqui se refere, sem dúvida, a algo que já havia sido dito antes; mas se é para o esforço geral de observação, ou para alguma expressão particular, pode ser duvidado. Rosenmuller supõe que ele se refere ao que foi dito por Elifaz em Jó 4:17 ; mas parece mais provável que seja na posição geral que foi estabelecida e defendida, que Deus era justo e santo, e que seus procedimentos foram marcados com equidade. Jó admite isso e passa a mostrar que era uma verdade tão familiar para ele quanto para eles. O objetivo de sua reflexão parece mostrar-lhes que não era novidade para ele e que ele tinha algumas opiniões sobre esse importante assunto que merecia atenção.

Mas como o homem deve ser justo com Deus? Margem, “antes”. O significado é que ele não poderia ser considerado perfeitamente santo aos olhos de Deus; ou que um ser tão santo e puro como Deus deve ver que o homem era um pecador e considerá-lo como tal; veja o sentimento explicado nas notas em Jó 4:17 . A pergunta aqui feita é, por si só, a mais importante já proposta pelo homem – “Como o homem pecador deve ser considerado e tratado como justo pelo seu Criador?” Essa tem sido a grande investigação que sempre esteve diante da mente humana. O homem está consciente de que é um pecador. Ele sente que deve ser considerado como tal por Deus. No entanto, sua felicidade aqui e no futuro, sua paz e toda sua esperança dependem de ser tratado como se ele fosse justo, ou considerado justo diante de Deus. Essa investigação levou a todas as formas de religião entre as pessoas; a todas as penitências e sacrifícios de diferentes sistemas; a todos os esforços que foram feitos para conceber algum sistema que torne apropriado que Deus trate as pessoas como justas.

A pergunta nunca foi respondida satisfatoriamente, exceto na revelação cristã, onde é divulgado um plano pelo qual Deus “pode ??ser justo, e ainda assim o justificador daquele que crê”. Através dos infinitos méritos do Redentor, o homem, embora consciente de que é pessoalmente um pecador, pode ser tratado como se nunca tivesse pecado; apesar de sentir que é culpado, ele pode sempre ser tratado para sempre como se fosse justo. A pergunta feita por Jó implica que essa é a evidência e a extensão da culpa humana, de que o homem nunca pode se justificar. Isso é claro e indiscutível. O homem não pode justificar-se pelas obras da lei. A justificação, como obra de lei, é a seguinte: um homem é acusado, por exemplo, de crime de assassinato. Ele estabelece em defesa que não matou, ou que, se ele utiliza a vida, é em legítima defesa e que ele tem o direito de fazê-lo. A menos que o fato de matar seja provado, e seja demonstrado que ele não tinha o direito de agir no caso como ele fez, ele não pode ser condenado, e a lei o absolve. Não há acusação contra ele, e ele é justo ou justificado aos olhos da lei. Mas, nesse sentido, o homem nunca pode estar diante de Deus. Ele também não pode mostrar que as coisas que lhe foram impostas pelo Criador não foram feitas, ou que, sendo feitas, ele tinha o direito de fazê-las; e sendo incapaz de fazer isso, ele deve ser considerado culpado. Ele nunca pode ser justificado pela lei, e é somente pelo sistema que Deus revelou no evangelho, onde um pecador consciente pode ser tratado como se fosse justo pelos méritos de outro, que um homem pode ser considerado. como justo diante de Deus; veja Romanos 1:17 , nota; Romanos 3: 24-25 , nota.

Comentário de Joseph Benson

Jó 9: 2 . Eu sei que isso é verdade – ou seja, como você diz, que Deus deve ser justo e justo; que pureza e retidão são qualidades que pertencem a ele; que ele não pode ser tendencioso ou preconceituoso ao julgar e determinar o estado e a condição da humanidade. Estou igualmente satisfeito com o fato de que o tempo que temos para morar aqui é muito curto para medir quaisquer pontos consideráveis ??de conhecimento; e que, sempre que ele quiser, ele pode exercer seu poder de modo a transformar nossa alegria exaltada em choro mais amargo, nossa maior alegria em tristeza mais abjeta: pode envergonhar o mais insolente ofensor e expulsar os ímpios de seus mais fortes e situação mais magnífica. Mas como – hebraico, e como deve o homem – Enosh, homem fraco e frágil , imperfeito como ele é, ser justo com Deus? Seja justificado, ou apague-se no relato de Deus. Eu sei que nenhum homem é absolutamente santo e justo, se Deus for severo para marcar o que está errado nele.

Comentário de E.W. Bullinger

como. ? Figura do discurso Erotose. App-6. Essa é a grande questão do livro.

homem = homem mortal. Hebraico. “Enosh. App-14.

DEUS. El hebraico App-4.

Comentário de Adam Clarke

Sei que é verdade – reconheço a verdade geral das máximas que você avançou. Deus não punirá finalmente uma pessoa justa, nem os ímpios finalmente triunfarão; e, apesar de justa perante o homem, e verdadeiramente sincera na minha piedade, ainda assim eu sei que, quando comparada à imaculada santidade de Deus, toda a minha justiça não é nada.

Comentário de John Wesley

Eu sei que isso é verdade: mas como o homem deve ser justo com Deus

Eu sei – que Deus é justo em todos os seus caminhos, que ele normalmente abençoa os justos e castiga os iníquos.

Antes de Deus – e eu sei que nenhum homem é absolutamente justo, se Deus é severo para marcar o que está errado nele.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:46 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima;

Jó 4:17 – ‘Poderá algum mortal ser mais justo que Deus? Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador?

Jó 14:3 – Fixas o olhar num homem desses? E o trarás à tua presença para julgamento?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Jó 32:2 – Mas Eliú, filho de Baraquel, de Buz, da família de Rão, indignou-se muito contra Jó, porque este se justificava a si mesmo diante de Deus.

Jó 33:9 – ‘Estou limpo e sem pecado; estou puro e sem culpa.

Jó 34:5 – “Jó afirma: ‘Sou inocente, mas Deus me nega justiça.

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *