Estudo de Salmos 130:3 – Comentado e Explicado

Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?
Salmos 130:3

Comentário de Albert Barnes

Se tu, Senhor, deves marcar iniqüidades – Se tu deves observar, observe, atenda, considere todo o mal que eu fiz. A palavra hebraica significa apropriadamente guardar, vigiar e guardar. A palavra, como usada aqui, refere-se àquele tipo de vigilância ou vigilância que se espera que se manifeste quem está em guarda; que vigia uma cidade ou acampamento à noite. A idéia é: se Deus assim olhar com um olhar atento; se ele tentasse ver tudo o que podia ver; se ele não deve sofrer nada para escapar de sua observação; se ele deveria lidar conosco exatamente como somos; se ele não visse nada, não perdoasse nada, não teríamos esperança.

Quem permanecerá? Quem deve ficar de pé? Quem poderia estar diante de ti? Quem poderia esperar ser absolvido? Isso implica

(1) que o requerente estava consciente da culpa ou sabia que era um pecador;

(2) que ele sentiu que havia uma profundidade de depravação em seu coração que Deus podia ver, mas que ele não viu – como todo homem deve ter certeza de que há em sua própria alma;

(3) que Deus tinha o poder de trazer isso à tona se ele quisesse fazê-lo, de modo que o culpado fosse completamente dominado;

(4) que aquele que pediu a oração repousava sua única esperança no fato de que Deus não marcaria a iniquidade; não desenvolveria o que havia nele; não o julgaria pelo que viu em seu coração; mas lidaria com ele de outra maneira e mostraria misericórdia e compaixão.

Todo homem deve sentir que, se Deus “marcar a iniquidade” como ela é – se ele nos julgar como somos -, não teremos esperança. É apenas no terreno que podemos ser perdoados, e que esperamos chegar diante dele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 130: 3 . Deveria marcar iniquidades isto é, como juiz rigoroso, observe exatamente toda ofensa cometida contra ti e contra os teus santos mandamentos: – Quem permanecerá? “Quem poderia resistir ao julgamento, para ser absolvido por ti?”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 130: 3-4 . Se tu, Senhor, deves marcar iniqüidades – observe-as com precisão e castigue-as severamente, como elas merecem; Senhor, quem permanecerá? – Na tua presença ou no teu tribunal. Ninguém poderia absolver-se, ou escapar da sentença de condenação, porque todos os homens são pecadores. Permanecer é uma frase judicial e importa um homem que está sendo absolvido ou justificado por um julgamento justo. Mas há perdão contigo – Tu és capaz e pronto para perdoar pecadores arrependidos; para que sejas temido – Não com servidão, mas com medo e reverência filial. Esta tua misericórdia é o fundamento de toda religião, sem a qual os homens seguiriam desesperadamente seus cursos ímpios, sem qualquer pensamento de arrependimento.

Comentário de Adam Clarke

Se você – assinala iniqüidades – Se você estabelecer todos os desvios em pensamentos, palavras e ações de sua santa lei; e se você nos chamar a julgar por todas as nossas infidelidades, tanto de coração quanto de vida; Ó Senhor, quem poderia suportar? Quem poderia suportar tal julgamento e quem poderia ser absolvido no julgamento? Este é um ditado muito solene; e se não tivéssemos a doutrina que está no próximo versículo, quem poderia ser salvo?

Comentário de John Calvin

3. Se tu, ó Deus! shoudst mark iniquities (119) Aqui, o Profeta reconhece que, embora gravemente afligido, ele merecia justamente o castigo que lhe fora infligido. Como por seu próprio exemplo, ele dá uma regra que toda a Igreja deve observar, ninguém deve presumir se intrometer na presença de Deus, mas na maneira de humildemente depreciar sua ira; e especialmente quando Deus exerce severidade em seus tratos para conosco, deixe-nos saber que somos obrigados a fazer a mesma confissão que aqui é proferida. Quem quer que lisonjeia a si mesmo ou enterra seus pecados por desatenção a eles, merece esconder suas misérias; pelo menos ele é indigno de obter de Deus o menor alívio. Sempre que Deus exibir os sinais de sua ira, que até o homem que parece para os outros o mais santo de todos os seus companheiros desça para fazer essa confissão, que Deus deve decidir lidar conosco de acordo com as rigorosas exigências de sua lei, e para nos convocar perante seu tribunal, ninguém de toda a raça humana seria capaz de resistir. Concedemos que somente um homem ora aqui, mas ele imediatamente pronuncia sentença sobre toda a raça humana. “Todos os filhos de Adão”, diz ele substancialmente, “do primeiro ao último, estão perdidos e condenados, caso Deus exija que eles prestem contas de suas vidas”. Portanto, é necessário que mesmo o mais santo dos homens passe sob essa condenação, para que se atinjam à misericórdia de Deus como seu único refúgio. O Profeta, no entanto, não pretende atenuar sua própria falha, envolvendo assim outros com ele mesmo, como vemos os hipócritas, que, quando não se atrevem a se justificar, recorrem a esse subterfúgio: “Eu sou o primeiro ou o único homem que ofendeu ? e assim, misturando-se a uma multidão de outros, eles pensam que estão meio absolvidos de sua culpa. Mas o Profeta, em vez de procurar se abrigar sob tal subterfúgio, confessa, depois de ter se examinado minuciosamente, que se, de toda a raça humana, nem mesmo alguém consegue escapar da perdição eterna, isso em vez de diminuir aumenta sua desagradável punição. Quem, como se dissesse, entrará na presença de Deus, qualquer que seja sua eminência pela santidade, deve sucumbir e ficar confuso (120), que será então o meu caso, que não sou um dos melhor? A aplicação correta dessa doutrina é que todo homem deve examinar seriamente sua própria vida pela perfeição que nos é imposta pela lei. Desse modo, ele será forçado a confessar que todos os homens, sem exceção, merecem condenação eterna; e cada um reconhecerá em relação a si mesmo que está mil vezes desfeito. Além disso, essa passagem nos ensina que, como ninguém pode sustentar suas próprias obras, todos os que são considerados justos diante de Deus são justos em conseqüência do perdão e remissão de seus pecados. De nenhuma outra maneira alguém pode ser justo aos olhos de Deus. De maneira muito diferente, os papistas pensam. Eles realmente confessam que as deficiências de nossas obras são supridas pela indulgência que Deus exerce em relação a nós; mas, ao mesmo tempo, sonham com uma justiça parcial, com base na qual os homens podem estar diante de Deus. Ao alimentar essa idéia, eles se afastam muito do sentido do Profeta, como parecerá mais claramente na sequência.

Comentário de John Wesley

Se tu, Senhor, marcares iniquidades, ó Senhor, quem subsistirá?

Mark – Observe-os com precisão e castigue-os como merecem.

Stand – No teu tribunal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *