Estudo de 1 Reis 8:46 – Comentado e Explicado

Quando pecarem contra vós – porque não há homem que não peque – e quando em vossa ira os entregardes nas mãos de seus inimigos, de sorte que sejam levados cativos pelos seus vencedores a uma terra inimiga, longínqua ou próxima,
1 Reis 8:46

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 8:46 . Se eles pecarem contra ti – A corrupção universal de toda a raça e natureza do homem, me faz pressagiar que eles cairão em pecados; e também me faz esperar que você não seja severo ao lidar com eles como seus pecados merecem. Pois não há homem que não peca – isso não deixa de cumprir seu dever em muitos aspectos, “isso não basta”, diz Henry, “para justificar Deus nas severas repreensões de sua providência”. E “ninguém, a não ser o que está em perigo de cair em pecado grave, e vontade, se Deus o deixar sozinho.” Assim, o hebraico ???? ?? ????? , asher lo jecheta, que não pode ou não pecará , mesmo que aberta e voluntariamente, se a graça divina não impedir. Este último sentido da cláusula parece melhor para se adequar ao contexto, bem como para expressar o significado do original. E, assim entendidas, as palavras não contradizem a declaração de São João, que aquele que é nascido de Deus, não peca; isto é, não comete pecado conhecido e real; mas tem poder sobre ela e tem o cuidado de evitar a aparência do mal. Veja notas em 1 João 3: 4-10 ; 1 João 5:18 ; Romanos 6:14 . Salomão não quis dizer que a fraqueza da natureza humana, e sua propensão ao pecado, desculpariam ofensas conhecidas e voluntárias contra Deus, especialmente a apóstolo dele e de seu serviço, que era a causa de todas as calamidades dos israelitas.

Comentário de E.W. Bullinger

não há homem que não peca. Figura do discurso Parosmia. App-6. Compare Provérbios 20: 9 . Eclesiastes 7:20 . Tiago 3: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Se pecarem contra ti – Este sétimo caso deve se referir a alguma deserção geral da verdade, a algumas espécies de adoração falsa, idolatria ou corrupção da verdade e das ordenanças do Altíssimo; quanto a isso, aqui é declarado que eles são entregues nas mãos de seus inimigos e levados em cativeiro, que era o castigo geral pela idolatria, e o que é chamado, 1 Reis 8:47 , agindo perversamente e cometendo maldade.

Em 1 Reis 8:46 ; lemos: Se pecam contra ti, porque não há homem que não peca. Nesse versículo, podemos observar que a segunda cláusula, como aqui é traduzida, torna a suposição na primeira cláusula totalmente nugatória; pois, se não há homem que não peca, é inútil dizer: Se eles pecam; mas essa contradição é removida por referência ao original, ?? ????? ?? ki yechetu lach , que deve ser traduzido Se eles pecarem contra ti, ou se pecarem contra ti; ???? ?? ??? ??? ??? ?? ei Adam asher lo yecheta , pois não há homem que não possa pecar; isto é, não há homem impecável, nenhum infalível, nenhum que não possa transgredir. Este é o verdadeiro significado da frase em várias partes da Bíblia, e assim nossos tradutores entenderam o original: pois mesmo no trigésimo primeiro verso deste capítulo, eles traduziram ???? yecheta , Se um homem transgride ; o que certamente implica que ele pode ou não fazê-lo; e desta maneira eles traduziram a mesma palavra: Se uma alma peca, em Levítico 5: 1 ; Levítico 6: 2 ; 1 Samuel 2:25 ; 2 Crônicas 6:22 , e em vários outros lugares. A verdade é que o hebraico não tem disposição para expressar palavras de maneira permissiva ou optativa, mas para expressar esse sentido, usa o tempo futuro da conjugação kal .

Este texto tem sido um forte apego maravilhoso para todos os que acreditam que não há redenção do pecado nesta vida, que ninguém pode viver sem cometer pecado e que não podemos ser totalmente libertos dele até morrermos.

  1. O texto não fala dessa doutrina: fala apenas da possibilidade de todo homem pecar, e isso deve ser verdade em um estado de provação.
  • Não há outro texto nos registros divinos que seja mais do que esse objetivo.
  • A doutrina é totalmente contrária ao desígnio do Evangelho; porque Jesus veio para salvar seu povo dos pecados e destruir as obras do diabo.
  • 4. É uma doutrina perigosa e destrutiva; e deve ser apagado do credo de todo cristão. Há muitos que procuram desculpar seus crimes por todos os meios ao seu alcance; e não precisamos incorporar suas desculpas em um credo, para completar seu engano, afirmando que seus pecados são inevitáveis.

    Referências Cruzadas

    Levítico 26:34 – Então a terra desfrutará os seus anos sabáticos enquanto estiver desolada e enquanto vocês estiverem na terra dos seus inimigos; e a terra descansará e desfrutará os seus sábados.

    Deuteronômio 4:26 – invoco hoje o céu e a terra como testemunhas contra vocês de que vocês serão rapidamente eliminados da terra, da qual estão tomando posse ao atravessar o Jordão. Vocês não viverão muito ali; serão totalmente destruídos.

    Deuteronômio 28:36 – O Senhor os levará, e também o rei que os governar, a uma nação que você e seus antepassados nunca conheceram. Lá vocês adorarão outros deuses, deuses de madeira e de pedra.

    Deuteronômio 28:64 – Então o Senhor os espalhará pelas nações, de um lado ao outro da terra. Ali vocês adorarão outros deuses; deuses de madeira e de pedra, que vocês e os seus antepassados nunca conheceram.

    Deuteronômio 29:28 – Cheio de ira, indignação e grande furor, o Senhor os desarraigou da sua terra e os lançou numa outra terra, como hoje se vê”.

    2 Reis 17:6 – No nono ano do reinado de Oséias, o rei assírio conquistou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Ele os colocou em Hala, em Gozã do rio Habor e nas cidades dos medos.

    2 Reis 17:18 – Então o Senhor indignou-se muito contra Israel e os expulsou da sua presença. Só a tribo de Judá escapou,

    2 Reis 17:23 – até que o Senhor os afastou de sua presença, conforme havia advertido por meio de todos os seus servos, os profetas. Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado ao exílio na Assíria, onde ainda hoje permanecem.

    2 Reis 25:21 – Lá, em Ribla, na terra de Hamate, o rei mandou executá-los. Assim Judá foi para o exílio, para longe de sua terra.

    2 Crônicas 6:36 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para uma terra distante ou próxima;

    Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

    Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

    Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

    Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

    Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

    Provérbios 20:9 – Quem poderá dizer: “Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? “

    Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

    Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

    Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

    Daniel 9:7 – “Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

    Lucas 21:24 – Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.

    Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

    Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

    Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

    1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *