Estudo de Salmos 19:12 – Comentado e Explicado

quem pode, entretanto, ver as próprias faltas? Purificai-me das que me são ocultas.
Salmos 19:12

Comentário de Albert Barnes

Quem pode entender seus erros? A palavra erros processados ??deriva de um verbo que significa vagar, se perder; então, fazer errado, transgredir. Refere-se aqui a desvios ou afastamentos da lei de Deus, e a pergunta parece ter sido feita em vista da pureza, do rigor e da extensão da lei de Deus. Em vista de uma lei tão pura, tão santa, tão rigorosa em suas demandas e tão extensa em suas exigências – afirmando jurisdição sobre os pensamentos, as palavras e a vida inteira -, que pode se lembrar do número de vezes que se afastou tal lei? Um sentimento um tanto semelhante é encontrado no Salmo 119: 96: “Vi um fim de toda perfeição; teu mandamento é extremamente amplo. ” A linguagem é tal como todo homem que tem um senso justo da natureza e dos requisitos da lei, e uma visão justa de sua própria vida, deve usar em referência a si mesmo. A razão pela qual qualquer homem se alegra com a convicção de sua própria bondade é que ele não tem apenas um senso dos requisitos da lei de Deus; e quanto mais alguém estuda essa lei, mais ele será convencido da extensão de sua própria depravação.

Daí a importância de pregar a lei, para que os pecadores sejam levados à convicção do pecado; daí a importância de apresentá-lo constantemente diante da mente do crente, para que ele se mantenha afastado do orgulho e possa andar humildemente diante de Deus. E quem está aí que pode entender seus próprios erros? Quem pode contar os pecados de uma vida? Quem pode fazer uma estimativa do número de pensamentos impuros e profanos que, ao longo de muitos anos, esvoaçaram ou encontraram um pensamento na mente? Quem pode numerar as palavras que foram ditas e que não deveriam ter sido ditas? Quem pode se lembrar dos pecados e loucuras esquecidas de uma vida – os pecados da infância, da juventude, dos anos mais maduros? Existe apenas um Ser no universo que pode fazer isso. Para Ele tudo isso é conhecido. Nada escapou de Sua observação; nada desapareceu de Sua memória. Nada pode impedir que Ele faça uma divulgação completa disso, se Ele escolher fazê-lo. Está em Seu poder a qualquer momento sobrecarregar a alma com a lembrança de toda essa culpa; está em Seu poder nos cobrir de confusão e vergonha com a revelação do dia do julgamento. Nossa única esperança – nossa única segurança – de que Ele não faça isso está em Sua misericórdia; e para que Ele não o faça, devemos procurar imediatamente a Sua misericórdia, e orar para que nossos pecados sejam tão apagados que não sejam revelados a nós e aos mundos reunidos quando aparecermos diante dEle.

Purifica-me de falhas secretas – A palavra aqui traduzida como secreta significa aquilo que está oculto, coberto, oculto. A referência é aos erros e falhas ocultos dos olhos daqueles que os cometeram, bem como dos olhos do mundo. O sentido é que a lei de Deus é tão espiritual, e tão pura, e tão extensa em suas reivindicações, que o autor do salmo sentiu que deveria abraçar muitas coisas que haviam sido escondidas até de sua própria visão – erros e faltas deitado profundamente na alma, e que nunca havia sido desenvolvido ou expresso. A partir destes, bem como dos pecados que se manifestaram a si mesmo e ao mundo, ele orou para que pudesse ser purificado. Estas são as coisas que poluem a alma; destes, a alma deve ser purificada, ou nunca poderá encontrar paz permanente. Um homem que não deseja ser purificado de todas essas “falhas secretas” não pode ser filho de Deus; quem é filho de Deus orará sem cessar para que, a partir dessas poluições da alma, seja purificado.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 19:12 . Quem pode entender seus erros? Enquanto louvamos e adoramos a Deus por suas misericórdias, parece impossível esquecer uma grande circunstância que afeta a eles e a nós mesmos; Quero dizer, quão imerecidos eles são: é um reflexo que, como o pilar da nuvem que esperava nos israelitas, lança luz e beleza sobre as misericórdias de Deus, e trevas e confusão de rosto sobre nós mesmos. Podemos ajudar a pensar que, apesar de Deus ter nos assegurado e protegido com uma lei que é perfeita, com mandamentos puros, ainda assim nossa própria fraqueza está sempre nos traindo ao erro; nossa loucura ou maldade nos leva a pecar mais em número do que podemos ou com muita frequência queremos lembrar? O salmista real viu a justiça dessa reflexão; e, enquanto seu coração brilhava com o sentido das misericórdias ilimitadas de Deus, ele se absteve com esta queixa: quem pode entender seus erros? Esta reclamação é seguida por uma fervorosa oração a Deus por perdão e proteção: da perspectiva do poder e bondade de Deus, e de nossa própria fraqueza e miséria, a alma

[através da graça divina] facilmente se derrete em tristeza e devoção; lamentando o que sente e lamentando o que quer, da mão que só é capaz de salvar e redimir. Purifica-me de falhas secretas. Ele chama suas falhas de secretas, não com o intuito de atenuar seus crimes, ou como se ele pensasse que as ações que ele tinha agora em vista de natureza tão duvidosa, não era fácil julgar se deveriam ser colocadas entre os pecadores ou os pecadores. circunstâncias indiferentes de sua vida; e, portanto, se eram falhas, eram secretas, como roubadas dele sem o consentimento e aprovação de sua mente; mas em segredo ele os chama, com relação ao número deles. Ele tantas vezes ofendeu que sua memória era muito frágil para manter um registro exato de todos os seus erros. Mas, embora fossem secretos para ele, ele sabia que Deus os havia colocado à luz de seu semblante; e, portanto, embora ele não pudesse numerá-los nem confessá-los, ele implora que eles não sejam imputados ou se levante em julgamento contra sua alma. Esse sentido está bem expresso em nossa tradução antiga: quem pode dizer com que frequência ele ofende? Oh, purifica-me das minhas falhas secretas! Bispo Sherlock.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19:12 . Quem pode entender seus erros? Após a consideração da perfeita pureza da lei de Deus, e a comparação de seu espírito e conduta com ela, ele é levado a refletir penitentemente sobre seus pecados. O mandamento é assim santo, justo e bom? então quem pode entender seus erros? Senhor, sou uma criatura pecaminosa, e fico infinitamente aquém das exigências da tua lei, e sou condenada por ela. Purifica-me – Tanto pela justificação quanto pelo perdão dos meus pecados, através do sangue de teu Filho, que no devido tempo será derramado por mim; e pela santificação por meio do teu Espírito Santo, trabalhando em e com a tua palavra, para a renovação adicional do meu coração e da minha vida. Pois estas são as duas maneiras de purificar os pecadores mais freqüentemente mencionados, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento: embora o primeiro possa parecer principalmente, se não apenas intencional, porque ele fala de seus pecados passados, dos quais poderia ser purificado. não há outra maneira senão a minha remissão. De falhas secretas – Da culpa de pecados que eram secretos, ou de outros, como ninguém sabe além de Deus e minha própria consciência; ou de mim mesmo, como nunca observei ou não discerni o mal de. Perdoe meus pecados desconhecidos, dos quais nunca me arrependi particularmente, como deveria ter feito.

Comentário de E.W. Bullinger

entender = discernir.

dele. Não no texto hebraico.

erros = andanças. Como os dos “planetas” (= andarilhos).

Limpar = limpar ou absolver. Hebraico. nakah.

segredo = coisas ocultas; coisas que não são discernidas.

Comentário de Adam Clarke

Quem pode entender seus erros? Não é possível, sem muita luz divina, entender todos os nossos desvios, não apenas da letra, mas da espiritualidade da lei divina. O auto-exame frequente e a caminhada na luz são essenciais para o grau necessário de perfeição espiritual.

Limpa-me de falhas secretas – Das que cometi e esqueci; daqueles pelos quais não me arrependi; daqueles que foram cometidos em meu coração, mas que não foram levados a agir em minha vida; daqueles que cometi sem saber que eram pecados, pecados de ignorância; e daqueles que cometi em particular, pelos quais deveria corar e me confundir, caso fossem tornados públicos.

Comentário de John Calvin

12. Quem pode entender seus erros? Essa exclamação nos mostra que utilidade devemos fazer das promessas da lei, que têm uma condição anexada a elas. É o seguinte: assim que eles surgirem, todo homem deve examinar sua própria vida e comparar não apenas suas ações, mas também seus pensamentos, com aquela regra perfeita de justiça que é estabelecida na lei. Assim, acontecerá que todos, do menor ao maior, vendo-se afastados de toda esperança de recompensa da lei, serão constrangidos a fugir em busca de refúgio à misericórdia de Deus. Não basta considerar o que a doutrina da lei contém; também devemos olhar para dentro de nós mesmos, para que possamos ver quão longe chegamos em nossa obediência à lei. Sempre que os papistas ouvem essa promessa,

“Quem fizer essas coisas viverá nelas”
( Levítico 18: 5 )

eles não hesitam imediatamente em conectar a vida eterna com o mérito de suas obras, como se estivesse em seu próprio poder cumprir a lei, da qual todos somos transgressores, não apenas em um ponto, mas em todas as suas partes. Davi, portanto, estando envolvido em um labirinto por todos os lados, reconhece com espanto que está impressionado com o senso da multidão de seus pecados. Devemos, então, lembrar, em primeiro lugar, que, como somos pessoalmente destituídos da justiça que a lei exige, estamos por essa razão excluídos da esperança da recompensa que a lei prometeu; e, em segundo lugar, que somos culpados diante de Deus, não por uma falha ou duas, mas por pecados inumeráveis, de modo que devemos, com a mais amarga tristeza, lamentar nossa depravação, que não apenas nos priva da bênção de Deus, mas também nos transforma vida em morte. Davi fez isso. Não há dúvida de que quando, depois de dizer que Deus oferece liberalmente uma recompensa a todos que observam sua lei, ele clamou: Quem pode entender seus erros? foi pelo terror com que ele foi atingido ao pensar em seus pecados. Pela palavra hebraica ?????? , shegioth, que traduzimos erros, alguns pensam que Davi pretende falhas menores; mas, no meu julgamento, ele pretendia simplesmente dizer que Satanás tem tantos meios pelos quais ilude e cega nossa mente, que não há um homem que conheça a centésima parte de seus próprios pecados. Os santos, é verdade, freqüentemente ofendem em assuntos menores, por ignorância e inadvertência; mas acontece também que, sendo enredados nas armadilhas de Satanás, eles não percebem nem mesmo as falhas mais graves que cometeram. Consequentemente, todos os pecados cuja comissão os homens se entregam às rédeas soltas, não sendo devidamente sensíveis ao mal que há neles, e sendo enganados pelas seduções da carne, são justamente incluídos na palavra hebraica aqui usada por Davi, o que significa falhas ou ignorâncias. (466) Ao convocar a si e aos outros perante o tribunal de Deus, ele adverte a si e a eles, que, embora suas consciências não os condenem, eles não são absolvidos; pois Deus vê muito mais claramente do que a consciência dos homens, uma vez que mesmo aqueles que se olham com mais atenção, não percebem grande parte dos pecados com os quais são responsáveis.

Depois de fazer essa confissão, Davi acrescenta uma oração por perdão: Limpa-me dos meus pecados secretos. A palavra purificar deve ser referida não à bênção da regeneração, mas ao perdão livre; pois o verbo hebraico ??? , nakah, aqui usado, vem de uma palavra que significa ser inocente. O salmista explica mais claramente o que ele pretendia com a palavra erros, agora chamando-os de pecados secretos; isto é, aqueles com relação aos quais os homens se enganam, pensando que não são pecados, e que assim se enganam não apenas de propósito e expressamente visando fazê-lo, mas porque não entram na devida consideração do majestade do julgamento de Deus. É em vão tentar justificar-nos sob o pretexto e a desculpa da ignorância. Nem vale a pena cegar as nossas falhas, pois nenhum homem é um juiz competente em sua própria causa. Portanto, nunca devemos considerar-nos puros e inocentes até que sejamos pronunciados pela sentença de absolvição ou absolvição de Deus. As falhas que não percebemos devem necessariamente estar sob a revisão do julgamento de Deus, e implicam em nós a condenação, a menos que ele as apague e as perdoe; e se sim, como ele escapará e permanecer impune quem, além destes, é responsável por pecados dos quais ele se considera culpado e por causa de sua própria consciência o obriga a julgar e a se condenar? Além disso, devemos lembrar que não somos culpados de apenas uma ofensa, mas somos inundados por uma imensa massa de impurezas. Quanto mais diligentemente alguém se examinar, mais prontamente ele reconhecerá com Davi que, se Deus descobrisse nossas falhas secretas, seria encontrado em nós um abismo de pecados tão grandes que não teriam nem fundo nem costa, como dizemos; (467) pois nenhum homem pode compreender de quantas maneiras ele é culpado diante de Deus. A partir disso, também parece que os papistas estão enfeitiçados e carregam a mais grosseira hipocrisia, quando fingem que podem facilmente e rapidamente recolher todos os seus pecados uma vez por ano em um pacote. O decreto do Concílio de Latrão ordena que todos confessem todos os seus pecados uma vez por ano e, ao mesmo tempo, declara que não há esperança de perdão, a não ser cumprindo esse decreto. Assim, o papista cego, indo ao confessionário, murmurando seus pecados ao ouvido do padre, pensa que fez tudo o que é necessário, como se pudesse contar com os dedos todos os pecados que cometeu durante o curso. do ano inteiro; considerando que mesmo os santos, ao se examinarem estritamente, mal conseguem chegar ao conhecimento da centésima parte de seus pecados e, portanto, com uma só voz se unem a Davi, dizendo: Quem pode entender seus erros? Tampouco fará alegar que basta que cada um cumpra o dever de considerar seus pecados o máximo possível. Isso não diminui, em nenhum grau, o absurdo deste famoso decreto. (468) Como é impossível para nós fazermos o que a lei exige, todos cujos corações estão realmente e profundamente imbuídos do princípio do temor de Deus devem necessariamente estar sobrecarregados de desespero, desde que se considerem obrigados a enumerar todos os seus pecados, a fim de serem perdoados; e aqueles que imaginam que podem se libertar de seus pecados dessa maneira devem ser pessoas completamente estúpidas. Sei que alguns explicam essas palavras em um sentido diferente, vendo-as como uma oração, na qual Davi suplica a Deus, pela orientação de seu Espírito Santo, para recuperá-lo de todos os seus erros. Mas, na minha opinião, eles devem ser vistos mais como uma oração por perdão, e o que se segue no versículo seguinte é uma oração pela ajuda do Espírito Santo e por sucesso para vencer tentações.

Comentário de John Wesley

Quem pode entender seus erros? purifica-me de falhas secretas.

Quem – Tua lei, ó Senhor, é santa, justa e boa. Mas eu fico infinitamente aquém disso.

Purificar – Ambos por justificação, através do sangue de teu filho; e pela santificação pelo teu espírito santo. Embora o primeiro pareça ter a intenção principal, porque ele fala de seus pecados passados.

Segredo – Da culpa de pecados que eram secretos também, dos outros; como ninguém sabe além de Deus e minha própria consciência: ou de mim mesmo; como eu nunca observei, ou não discerni o mal de. Perdoe meus pecados desconhecidos, dos quais nunca me arrependi particularmente, como deveria ter feito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *