Estudo de 1 João 3:5 – Comentado e Explicado

Sabeis que {Jesus} apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.
1 João 3:5

Comentário de Albert Barnes

E você sabe que ele foi manifestado – O Senhor Jesus, o Filho de Deus. “Você sabe que ele se encarnou, ou apareceu entre as pessoas, com o objetivo de pôr fim ao pecado”, Mateus 1:21 . Compare as notas em 1 Timóteo 3:16 . Este é o “segundo” argumento deste parágrafo, 1 João 3: 4-10 , pelo qual o apóstolo nos deteria do pecado. O argumento é claro, e talvez seja o mais forte que se possa sustentar na mente de um verdadeiro cristão – que o Senhor Jesus viu o pecado como um mal tão grande, que ele veio ao nosso mundo e se entregou a ele. as amargas tristezas da morte na cruz, para nos redimir dela.

Tirar nossos pecados – O argumento essencial aqui é que toda a obra de Cristo foi projetada para nos libertar do domínio do pecado, não para nos fornecer os meios de indulgência nele; e que, portanto, devemos ser dissuadidos por tudo o que Cristo fez e sofreu por nós. Ele perverte todo o desígnio da vinda do Salvador, que supõe que seu trabalho tenha sido, de alguma maneira, destinado a obter para seus seguidores as indulgências do pecado, ou que interpreta os métodos de sua graça de modo a supor que agora é lícito para ele. para satisfazer suas paixões culpadas. O argumento é essencialmente este:

(1) Que professamos ser os seguidores de Cristo e devemos cumprir seus fins e opiniões ao vir ao mundo;

(2) que o grande e principal objetivo de sua vinda era nos libertar da escravidão da transgressão;

(3) que, ao fazer isso, ele se entregou a uma vida de pobreza, vergonha e tristeza, e a uma morte mais amarga na cruz; e,

(4) que não devemos nos entregar àquilo de que ele veio nos libertar, e que lhe custou muito trabalho e tal morte. Como poderíamos entrar naquilo que trouxe pesadas calamidades à cabeça de um pai, ou que perfurou o coração de uma irmã com muitas dores? Ainda mais, como podemos ser tão ingratos e sinceros a ponto de nos entregar àquilo que esmagou nosso Redentor na morte?

E nele não há pecado – Uma consideração adicional para mostrar que devemos ser santos. Como ele era perfeitamente puro e impecável, todos os seus seguidores deveriam ter o mesmo objetivo; e ninguém pode realmente fingir ser aquele que não deseja nem pretende tornar-se como ele. Sobre a santidade pessoal do Senhor Jesus, veja a nota de Hebreus 7:26 e 1 Pedro 2:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

foi manifestado . O mesmo que “aparecer” , 1 João 3: 2 .

to = para que (grego. hina) Ele possa.

tirar grego. airo . Compare João 1:29 . Colossenses 2:14 .

nossa . Os textos omitem.

existe = não existe (App-105).

Comentário de John Calvin

5 E sabeis que ele se manifestou, ou que apareceu . Ele mostra por outro argumento o quanto o pecado e a fé diferem um do outro; pois é o ofício de Cristo tirar os pecados, e para esse fim ele foi enviado pelo Pai; e é pela fé que participamos da virtude de Cristo. Então quem crê em Cristo é necessariamente purificado de seus pecados. Mas é dito em João 1:29 que Cristo tira os pecados, porque Ele os expiou pelo sacrifício de sua morte, para que eles não nos sejam imputados diante de Deus: João significa neste lugar que Cristo realmente, e, por assim dizer, na verdade tira os pecados, porque através dele nosso velho homem é crucificado, e seu Espírito, por meio do arrependimento, mortifica a carne com todas as suas concupiscências. Pois o contexto não nos permite explicar isso sobre a remissão de pecados; pois, como eu disse, ele argumenta assim: “Aqueles que deixam de não pecar anulam os benefícios derivados de Cristo, pois ele veio para destruir o poder reinante do pecado”. Isso pertence à santificação do Espírito.

E nele não há pecado. Ele não fala de Cristo pessoalmente, mas de todo o seu corpo. (78) Onde Cristo difunde sua graça eficaz, ele nega que haja mais espaço para o pecado. Ele, portanto, imediatamente tira essa inferência, de que eles não pecam que permanecem em Cristo. Pois se ele habita em nós pela fé, ele realiza sua própria obra, ou seja, ele nos purifica dos pecados. Parece, portanto, o que é pecar. Por Cristo, por seu Espírito, não nos renova perfeitamente de uma só vez ou em um instante, mas ele continua nossa renovação ao longo da vida. Não pode ser senão que os fiéis estejam expostos ao pecado enquanto viverem no mundo; mas, tanto quanto o reino de Cristo prevalece neles, o pecado é abolido. Enquanto isso, são designados de acordo com o princípio prevalecente, ou seja, dizem que são justos e vivem retamente, porque aspiram sinceramente à justiça.

Dizem que não pecam , porque consentem em não pecar, embora trabalhem sob a enfermidade da carne; mas, pelo contrário, eles lutam com os gemidos, para que possam realmente testemunhar com Paulo que praticam o mal que não fariam.

Ele diz que os fiéis habitam em Cristo, porque pela fé somos unidos a ele e somos um com ele.

Comentário de Adam Clarke

E você sabe que ele se manifestou para tirar nossos pecados – Ele veio ao mundo para destruir o poder, perdoar a culpa e limpar a poluição do pecado. Esse era o próprio design de sua manifestação na carne. Ele nasceu, sofreu e morreu com esse mesmo objetivo; e pode-se supor que ele não pode ou não realizará o objetivo de sua própria vinda?

Nele não há pecado – E, portanto, ele está devidamente qualificado para ser o sacrifício expiatório pelos pecados dos homens.

Comentário de John Wesley

E sabeis que ele se manifestou para tirar nossos pecados; e nele não há pecado.

E você sabe que ele – Cristo.

Foi manifestado – Que ele veio ao mundo com esse mesmo objetivo.

Tirar nossos pecados – Para destruí-los todos, enraizar e ramificar, e não deixar restos.

E nele não há pecado – Para que ele não pudesse sofrer por sua própria conta, mas para nos tornar como ele próprio.

Referências Cruzadas

Isaías 53:4 – Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Lucas 23:41 – Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.

Lucas 23:47 – O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:31 – Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel”.

João 8:46 – Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *