Estudo de 1 João 1:2 – Comentado e Explicado

porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
1 João 1:2

Comentário de Albert Barnes

Pois a vida foi manifestada – Foi manifestada ou visível para nós. Aquele que era a vida foi tornado conhecido pelas pessoas pela encarnação. Ele apareceu entre as pessoas para que elas pudessem vê-lo e ouvi-lo. Embora originalmente com Deus, e morando com ele, João 1: 1-2 , ele saiu e apareceu entre as pessoas. Compare a nota de Romanos 1: 3 ; 1 Timóteo 3:16 . Ele é a grande fonte de toda a vida, e ele apareceu na terra, e tivemos a oportunidade de ver e saber o que ele era.

E nós vimos isso – essa repetição, ou revertendo o pensamento, é projetada para expressar a idéia com ênfase, e é muito parecida com John. Ver João 1: 1-3 . Ele está particularmente desejoso de impressionar neles o pensamento de que ele havia sido uma testemunha pessoal do que era o Salvador, tendo tido todas as oportunidades de conhecê-lo por um contato longo e familiar com ele.

E testemunhe – Testificamos a respeito. John estava convencido de que seu próprio caráter era conhecido por ser tal que crédito seria dado ao que ele disse. Ele sentiu que era conhecido por ser um homem de verdade e, portanto, nunca duvida que a fé seria colocada em todas as suas declarações. Ver João 19:35 ; João 21:24 ; Apocalipse 1: 2 ; 3 João 1:12 .

E mostre a você que a vida eterna – isto é, declaramos a você o que era essa vida – qual era a natureza e a classificação daquele que era a vida e como ele apareceu quando estava na terra. Ele aqui atribui a eternidade ao Filho de Deus – implicando que ele sempre esteve com o Pai.

Que estava com o Pai – sempre antes da manifestação na terra. Ver João 1: 1 . “A palavra estava com Deus.” Esta passagem demonstra a pré-existência do Filho de Deus e prova que ele era eterno. Antes de se manifestar na Terra, ele tinha uma existência à qual a palavra vida podia ser aplicada, e isso era eterno. Ele é o autor da vida eterna para nós.

E foi manifestado para nós – Na carne; como um homem. Aquele que era a vida apareceu às pessoas. A ideia de João evidentemente é,

(1) que o Ser aqui referido estava para sempre com Deus;

(2) que era apropriado, antes da encarnação, que a palavra vida lhe fosse dada como descritiva de sua natureza;

(3) que havia uma manifestação daquele que era assim chamado vida, na terra; que ele apareceu entre as pessoas; que ele tinha uma existência real aqui, e não uma aparência meramente assumida; e,

(4) que as verdadeiras características deste Ser encarnado poderiam ser testemunhas daqueles que o haviam visto e que estavam há muito tempo com ele. Este segundo versículo deve ser considerado um parêntese.

Comentário de Joseph Benson

1 João 1: 2 . Para a vida – A Palavra viva; foi manifestado – Na carne, para os nossos próprios sentidos; e nós vimos isso – em sua evidência completa; e prestar testemunho – Testifique declarando, pregando e escrevendo: 1 João 1: 3-4 . A pregação estabelece o fundamento, a escrita edifica sobre ele: e mostra a você – Quem não viu; a vida eterna – A eterna Palavra e Filho de Deus, que vive para sempre, e é o autor da vida eterna para nós, João 10:28 ; Hebreus 5: 9 ; que estava com o PaiJoão 1: 1-2 ; em seu seio, João 1:18 ; da mesma natureza e essência consigo mesmo, e estava com ele desde a eternidade; e foi manifestado para nós – Com todos os personagens genuínos do Filho de Deus e o Messias prometido. Que o apóstolo fala de sua eternidade a parte ante (como eles dizem) e desde a eternidade, é evidente, pois ele fala dele como ele estava no e desde o início; quando ele estava com o Pai, antes de sua manifestação para nós; sim, antes de fazer todas as coisas que foram feitas, como João 1: 2-3 . Para que ele seja a eterna, vital, intelectual Palavra e Filho do eterno e vivo Pai. Agora aqui estava condescendência e bondade de fato! que uma pessoa possuidora de vida eterna e essencial, deva vestir carne e sangue, ou toda a natureza humana; deve assumir enfermidades, aflições e mortalidade, a fim de visitar mortais pecadores, habitar e conversar com eles; revelar a eles, procurar por eles e depois lhes conferir a vida eterna; até felicidade e glória indescritíveis consigo mesmo para sempre!

Comentário de E.W. Bullinger

Para = E.

manifestado . App-106.

prestar testemunho . Ver João 1: 7 e p. 1511

shew = relatório. Grego. apangello. Veja Atos 4:23 .

até = para.

eterno . App-151. “Vida eterna” Ocorre nesta epístola seis vezes.

com . App-104.

Pai . App-98.

Comentário de John Calvin

2 Pois (ou) a vida se manifestou O copulativo é explicativo, como se ele tivesse dito: “Testificamos a Palavra vivificante, como a vida se manifestou”. O sentido pode ao mesmo tempo ser duplo: que Cristo, que é vida e a fonte da vida, se manifestou, ou que a vida nos foi oferecida abertamente em Cristo. O último, de fato, segue necessariamente o primeiro. No entanto, quanto ao significado, as duas coisas diferem, como causa e efeito. Quando ele repete: Mostramos ou anunciamos a vida eterna , ele fala, não tenho dúvida, do efeito, mesmo que ele anuncie que a vida é obtida para nós em Cristo.

Portanto, aprendemos que quando Cristo é pregado para nós, o reino dos céus se abre para nós, para que, ressuscitando da morte, possamos viver a vida de Deus.

O que foi com o pai. Isso é verdade, não apenas a partir do momento em que o mundo foi formado, mas também desde a eternidade, pois ele sempre foi Deus, a fonte da vida; e o poder e a faculdade de vivificar eram possuídos por sua eterna sabedoria: mas ele não a exerceu antes da criação do mundo, e desde o momento em que Deus começou a exibir a Palavra, esse poder que antes estava oculto se difundiu. sobre todas as coisas criadas. Alguma manifestação já havia sido feita; o apóstolo tinha outra coisa em vista, isto é, que a vida era então finalmente manifestada em Cristo, quando ele em nossa carne completou a obra da redenção. Pois, embora os pais estivessem sob a lei associados e participantes da mesma vida, sabemos que eles foram trancados sob a esperança que seria revelada. Era necessário que procurassem a vida desde a morte e ressurreição de Cristo; mas o evento não estava apenas distante dos olhos deles, mas também escondido de suas mentes. Eles dependiam, então, da esperança de revelação, que se seguiu a tempo. Eles não poderiam, de fato, obter vida, exceto que, de alguma forma, lhes era manifestada; mas a diferença entre nós e eles é que o seguramos já revelado como se estivesse em nossas mãos, a quem eles procuravam obscuramente prometidos a eles em tipos.

Mas o objetivo do apóstolo é remover a idéia de novidade, que pode ter diminuído a dignidade do Evangelho; ele diz, portanto, que a vida ainda não havia começado a existir, embora tivesse aparecido ultimamente, pois estava sempre com o Pai.

Comentário de Adam Clarke

Pois a Vida se manifestou – O Senhor Jesus, que é o criador de todas as coisas, e a fonte da vida para todos os seres sencientes e intelectuais, e de quem a vida eterna e a felicidade vêm, se manifestaram na carne, e nós o vimos. e, em conseqüência, testemunhe-o como a fonte e autor da vida eterna; pois aquele que estava desde a eternidade com o Pai nos manifestou seus apóstolos, e a toda a nação judaica, e pregou a doutrina da vida eterna que antes eu entreguei ao mundo em meu evangelho, e que agora confirmo mais adiante por esta epístola.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 2 . Pois a vida se manifestou Jesus Cristo é aqui chamado Vida, não apenas como tendo vida em si mesmo, mas como autor da vida eterna, ou aquela grande e gloriosa Pessoa, que revelou e concederá essa glória e felicidade imortais, que em épocas anteriores se escondia comparativamente no seio ou conselho da Deidade; e que o Senhor Jesus Cristo manifestou tão claramente aos apóstolos e trouxe à luz no evangelho. Ver João 1: 4 ; João 11:25 ; João 14: 6 e 1 João 5: 11-12 ; 1 João 5:20 . Todo esse segundo versículo deve evidentemente ser lido entre parênteses.

Comentário de John Wesley

(Pois a vida se manifestou, e nós a vimos, e prestamos testemunho e mostramos a você a vida eterna que estava com o Pai e se manifestou para nós;)

Para a vida – A Palavra viva.

Foi manifestado – Na carne, para os nossos próprios sentidos.

E testificamos e declaramos – Testificamos declarando, pregando e escrevendo 1 João 1: 3,4 . A pregação estabelece os alicerces, 1 João 1: 5-10 : a escrita se baseia aí.

Para você – Quem não viu.

A vida eterna – que sempre foi e depois apareceu para nós. Isso é mencionado no início da epístola. No final, é mencionada a mesma vida eterna, da qual sempre gozamos.

Referências Cruzadas

Provérbios 8:22 – “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 7:29 – mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou”.

João 8:38 – Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

João 21:14 – Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos.

Atos dos Apóstolos 1:22 – desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 5:32 – Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Atos dos Apóstolos 10:41 – não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *