Estudo de João 1:4 – Comentado e Explicado

Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens.
João 1:4

Comentário de Albert Barnes

Nele estava a vida – o evangelista havia acabado de afirmar João 5: 3 que, pelo ????? Logosor “Palavra”, o mundo foi originalmente criado. Uma parte dessa criação consistia em “respirar no homem o sopro da vida”, Gênesis 2: 7 . Deus é declarado como “vida” ou Deus “vivo”, porque ele é a fonte ou fonte da vida. Este atributo é aqui atribuído a Jesus Cristo. Ele não apenas criou os mundos materiais, mas também deu “vida”. Ele era o agente pelo qual o mundo vegetal se animava; pelo qual vivem os brutos; e pelo qual o homem se tornou uma alma viva, ou foi dotado de imortalidade. Esta foi uma prova “superior” de que a “Palavra era Deus”, do que a criação dos mundos materiais; mas há outro sentido em que ele era “vida”. A “nova criação”, ou a renovação do homem e sua restauração de um estado de pecado, é freqüentemente comparada à “primeira criação”; e como o ????? Logos era a fonte da “vida”, então, então, em um sentido semelhante, mas superior, ele é a fonte da “vida” para a alma morta em ofensas e pecados, Efésios 2: 1 . E é provavelmente em referência a isso que ele é freqüentemente chamado de “vida” nos escritos de João. “Porque, como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho para ter vida em si mesmo”, João 5:26 ; “Ele dá vida ao mundo”, João 6:33 ; “Eu sou a ressurreição e a vida”, João 11:25 ; “Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna”, João 5:20 . Veja também 1 João 1: 1-2 ; 1 João 5:11 ; Atos 3:15 ; Colossenses 3: 4 . O significado é: que ele é a fonte ou a fonte da vida natural e espiritual. Claro que ele tem os atributos de Deus.

A vida era a luz dos homens – “Luz” é aquela pela qual vemos objetos distintamente. A luz do sol nos permite discernir a forma, a distância, a magnitude e a relação dos objetos, e evita as perplexidades e perigos resultantes de um estado de escuridão. Portanto, a luz é colocada em todas as línguas para o “conhecimento” – para o que quer que nos permita discernir nosso dever, e que nos salva dos males da ignorância e do erro. “Tudo o que manifesta é luz”, Efésios 5:13 . Veja Isaías 8:20 ; Isaías 9: 2 . O Messias foi predito como a “luz” do mundo, Isaías 9: 2 , comparado com Mateus 4: 15-16 ; Isaías 60: 1 . Ver João 8:12 ; “Eu sou a luz do mundo;” João 12: 35-36 , João 12:46 ; “Eu vim uma luz ao mundo.” O significado é que a Palavra de Deus ????? Logosor é o “instrutor ou professor” da humanidade. Isso foi feito antes de seu advento por sua atuação direta em dar ao homem razão ou entendimento e em dar sua lei, pois a “lei foi ordenada pelos anjos na mão de um mediador” Gálatas 3:19 ; após seu advento por seu ministério pessoal quando na terra, por seu Espírito João 14:16 , João 14:26 e por seus ministros desde Efésios 4:11 ; 1 Coríntios 12:28 .

Comentário de E.W. Bullinger

vida . Grego. zoe. App-170 .: ie a fonte da vida. Daí 1 João 5:11 , 1 João 5:12 e Salmos 36: 8 , manifestados ( João 1: 4 ); obtido ( João 3:16 ); possuído ( João 4:14 ); sustentado ( João 6:35 ); ministrado ( João 7:38 ); abundante ( João 10:10 ); ressurreição ( João 11:24 , João 11:25 ). Uma palavra característica deste evangelho. Veja nota na p. 1511

a luz. Não é uma luz. Compare João 8:12 . Fos grego . App-130. Uma palavra característica deste evangelho. Veja nota na p. 1511

homens . Grego. Plural de antropos. App-123.

Comentário de John Calvin

4. Nele estava a vida . Até agora ele nos ensinou que, pela fala de Deus, todas as coisas foram criadas . Ele agora atribui a ele, da mesma maneira, a preservação daquelas coisas que foram criadas, como se ele dissesse, que na criação do mundo não havia apenas um exercício repentino de seu poder, que logo desapareceu. , mas que isso se manifesta na ordem constante e regular da natureza, como se diz que ele sustenta todas as coisas pela palavra ou vontade de seu poder ( Hebreus 1: 3 ). Essa vida pode ser estendida tanto a criaturas inanimadas (que vivem de acordo com seus próprios modos, embora desprovidas de sentimentos) ou pode ser explicada com referência apenas a criaturas vivas . É de pouca importância que você escolhe; pois o significado simples é que o Discurso de Deus não era apenas a fonte de vida de todas as criaturas, de modo que aquelas que não eram começadas a existir, mas que o poder de vida dele faz com que permaneçam em sua condição; pois, se sua inspiração contínua desse vigor ao mundo, tudo o que viver seria imediatamente deteriorado ou reduzido a nada. Em uma palavra, o que Paulo atribui a Deus: nele somos , movemos e vivemos ( Atos 17:28 ). João declara ser realizado pela graciosa ação do Discurso ; de modo que é Deus quem nos dá vida , mas é pelo eterno discurso

A vida era a luz dos homens . As outras interpretações, que não estão de acordo com o significado do evangelista, passo intencionalmente. Ele fala aqui, na minha opinião, da parte da vida em que os homens superam outros animais; e nos informa que a vida que foi concedida aos homens não era de uma descrição comum, mas estava unida à luz do entendimento. Ele separa o homem da categoria de outras criaturas; porque percebemos mais prontamente o poder de Deus sentindo-o em nós do que vendo-o à distância. Assim, Paulo nos ordena a não buscar Deus à distância, porque ele se faz sentir dentro de nós ( Atos 17:27 .) Depois de apresentar uma exibição geral da bondade de Cristo, a fim de induzir os homens a se aproximarem mais Em vista disso, ele aponta o que foi concedido particularmente a si mesmos; ou seja, que eles não foram criados como os animais, mas tendo sido dotados de razão, obtiveram uma classificação mais alta. Como não é em vão que Deus comunica sua luz à mente deles, segue-se que o propósito para o qual eles foram criados era que eles pudessem reconhecer Aquele que é o Autor de uma bênção tão excelente. E desde que essa luz, da qual o Discurso era a fonte, foi transmitida dele para nós, deve servir como um espelho, no qual podemos ver claramente o poder divino do Discurso.

Comentário de Adam Clarke

Nele estava a vida – Muitos MSS., Versões e pais, conectam isso ao versículo anterior, assim: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada foi feito. O que foi feito tinha vida nele; mas esta vida era a luz dos homens. Isto é, embora tudo o que ele criou tivesse nele um princípio de vida, seja vegetal, animal ou intelectual; ainda assim, esse princípio de vida ou animal no ser humano não era a luz dos homens; não aquela luz que os poderia guiar ao céu, pois o mundo pela sabedoria não conhecia a Deus, 1 Coríntios 1:21 . , which he is appointed to give them, John 17:2 , and to which he will raise them up, John 5:29 , because he hath the life in himself, John 5:26 . Portanto, a expressão, nele, era vida, não deve ser entendida da vida natural, mas daquela vida eterna que ele revelou ao mundo, 2 Timóteo 1:10 , ao qual ensinou o caminho, João 14: 6 , que ele prometeu aos crentes, João 10:28 , que ele comprou para eles, João 6:51 , João 6:53 , João 6:54 , que ele foi designado para dar a eles, João 17: 2 , e ao qual ele ressuscitará. João 5:29 , porque ele tem a vida em si mesmo, João 5:26 . Tudo isso pode ser provado:

  1. Das expressões semelhantes; 1 João 5:11 : Esta é a promessa que Deus nos deu, a vida eterna, e esta vida está em seu Filho; de onde ele é denominado o verdadeiro Deus e a vida eterna, 1 João 5:20 ; a ressurreição e a vida, João 11:25 ; o caminho, a verdade e a vida, João 14: 6 .
  • Destas palavras, João 1: 7 , João veio a dar testemunho dessa luz, para que todos pudessem crer através dele, viz. para a vida eterna, 1 Timóteo 1:16 ; pois assim João testemunha, João 3:15 , João 3:36 .
  • E, portanto, segue-se que esta vida deve ser a luz dos homens, dando-lhes o conhecimento desta vida e o caminho que leva a ela. Veja Whitby no local. Existe alguma referência aqui a Gênesis 3:20 ; : E Adão chamou o nome de sua esposa Eva, cha?? chava , , ?? , Vida, porque ela era a mãe de todos os vivos? E não era Jesus aquela semente da mulher que deveria machucar a cabeça da serpente e dar vida ao mundo?

    Comentário de Thomas Coke

    João 1: 4 . Nele estava a vida: Os pais mais antigos que citam este texto, geralmente juntam as palavras no final do último verso, ? ?e???e? , que traduzimos que foi feito, com este quarto verso; e São João usa com tanta frequência para iniciar a seguinte frase com o que terminou o exposto, que muitos comentadores judiciosos pensam que é a verdadeira leitura e, portanto, a traduzem – o que estava nele era a vida; “aquela plenitude de poder, sabedoria e benignidade que havia nele, era a fonte da vida para toda a criação”; e a vida que estava nele, continua São João, era a luz dos homens; isto é, razão e revelação, as luzes maiores e menores do mundo moral, foram os efeitos de sua energia nas mentes dos seres inteligentes: mas, acima de tudo, a Luz do Espírito divino, pela qual somente qualquer coisa pode ser espiritualmente discernido ( 1 Coríntios 2: 10-14 .), é o presente de Jesus e a compra do seu sangue. O leitor recordará que Cerinthus (como mostramos no artigo 4) afirmou que havia dois éons altos distintos de Cristo, um chamado Vida e a outra Luz; em oposição ao que São João aqui afirma, que a Palavra, Vida e Luz eram a mesma pessoa idêntica. Como ter vida em si mesmo é a característica de Deus, São João, ao dizer isso de Cristo, afirma sua própria divindade e sugere, ao mesmo tempo, que ele era a grande fonte de vida de todas as criaturas. Vida e luz são freqüentemente conectadas nas escrituras; se alguém deveria questionar como o Logos poderia ser o autor de tantas coisas, é aqui totalmente explicado: Nele estava a vida. E, para que não se deva imaginar que esse poder da vida possa ser esgotado ao chamar tantas criaturas, acrescenta-se, que essa vida era leve; sendo a luz dessa natureza, que, embora ilumine muitos, não é de maneira alguma diminuída. O apóstolo, em outro lugar, nos diz que Deus é luz; aqui a Palavra é assim chamada, e consequentemente era Deus, como o evangelista afirma em João 1: 1 . É notável que em Midrash o Messias seja descrito sob uma luz mais gloriosa, excedendo o sol em esplendor.

    Comentário de John Wesley

    Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens.

    Nele estava a vida – Ele era o fundamento da vida para todo ser vivo, bem como de ser para tudo o que é.

    E a vida era a luz dos homens – Aquele que é vida essencial, e o doador da vida a todos os que vivem, também era a luz dos homens; a fonte de sabedoria, santidade e felicidade, para o homem em seu estado original.

    Referências Cruzadas

    Salmos 49:6 – aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?

    Salmos 60:1 – Tu nos rejeitaste e nos dispersaste, ó Deus; tu derramaste a tua ira; restaura-nos agora!

    Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

    Isaías 35:4 – digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”.

    Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

    Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

    Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

    Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

    Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

    Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

    João 1:8 – Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz.

    João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

    João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

    João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

    João 9:5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

    João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

    João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

    João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

    João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

    1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

    Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

    Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

    1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

    1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

    1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

    Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

    Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *