Estudo de João 9:5 – Comentado e Explicado

Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
João 9:5

Comentário de Albert Barnes

Enquanto eu estiver no mundo … – Como o sol é a luz natural do mundo, mesmo enquanto afunda no oeste, eu também, embora meus dias estejam chegando ao fim, a luz do mundo espiritual. Que descrição sublime é essa! Jesus ocupou o mesmo lugar, preencheu o mesmo espaço, lançou seus raios tão longe, no mundo moral, quanto o sol sobre objetos naturais; e como tudo está escuro quando o sol se põe para o oeste, assim, quando ele se retira das almas dos homens, tudo é meia-noite e escuridão. Quando olhamos para o sol no firmamento ou no oeste, lembremo-nos de que esse é o grande Sol da Justiça em relação às nossas almas; que seu brilho é tão necessário, e seus raios são leves e amáveis ??para a alma, assim como o brilho do sol natural para iluminar a criação material. Veja as notas em João 1: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

mundo . App-129. Veja nota em João 1: 9 .

Eu sou. Veja nota em João 6:35 .

luz . Grego. fos. Veja App-130 e nota sobre João 1: 4 .

Comentário de John Calvin

5. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Considero que isso foi adicionado, a título de antecipação; pois poderia parecer estranho que Cristo falasse de seu tempo de trabalho tão limitado, como se houvesse perigo de que a noite caísse sobre ele de surpresa, como acontece com outros homens. Assim, enquanto ele faz uma distinção entre si e os outros, ele ainda diz que seu tempo de trabalho é limitado. Pois ele se compara ao sol que, embora ilumine toda a terra por seu brilho, ainda assim, quando se põe, tira o dia junto com ela. Dessa maneira, ele afirma que sua morte será semelhante ao pôr do sol; não que sua morte extinga ou oculte sua luz, mas que retire a visão dela do mundo. Ao mesmo tempo, ele mostra que, quando se manifestou em carne, esse era realmente o tempo da luz do dia no mundo. Pois, embora Deus tenha iluminado todas as épocas, Cristo, por sua vinda, difundiu um esplendor novo e inédito. Por isso, ele deduz que esse foi um período extremamente oportuno e adequado, e que pode ser considerado um dia muito brilhante para ilustrar a glória de Deus, quando Deus pretendia fazer uma exibição mais impressionante de si mesmo em suas maravilhosas obras.

Mas aqui surge outra questão. Após a morte de Cristo, o poder de Deus brilhou de maneira mais ilustrativa, tanto no fruto da doutrina quanto em milagres; e Paulo aplica isso estritamente ao tempo de sua própria pregação, que

Deus, que desde o princípio do mundo ordenou que a luz brilhasse das trevas, naquele momento brilhou na face de Cristo pelo Evangelho,
( 2 Coríntios 4: 6. )

E agora Cristo dá menos luz ao mundo do que quando estava na presença de homens e conversava com eles? Respondo que, quando Cristo terminou o curso de seu cargo, ele trabalhou não menos poderosamente por seus ministros do que ele próprio, enquanto vivia no mundo. Eu reconheço que isso é verdade; mas, primeiro, não é inconsistente com o que ele disse, que ele era obrigado a executar, em sua própria pessoa, o que lhe fora ordenado pelo Pai, e no momento em que ele se manifestou em carne para esse fim. . Em segundo lugar, não é inconsistente com o que ele disse que sua presença corporal era o verdadeiro e notável dia do mundo , cujo brilho foi difundido em todas as idades. Pois de onde os santos padres nos tempos antigos, ou de onde desejamos agora, luz e dia , mas porque a manifestação de Cristo sempre lançava seus raios a uma grande distância, de modo a formar um dia contínuo? Daí se segue que todos os que não têm Cristo como guia apalpam as trevas como os cegos, e perambulam em confusão e desordem. No entanto, devemos nos apegar a esse significado das palavras, que, à medida que o sol descobre, em nossa visão, o adorável espetáculo da terra e do céu, e todo o arranjo da natureza, assim Deus demonstrou visivelmente a principal glória de suas obras em seu Filho.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou a luz do mundo – Como o sol, é meu dever dispensar luz e aquecer em todos os lugares; e não negligenciar nenhuma oportunidade que possa oferecer para iluminar e salvar os corpos e almas dos homens. Ver João 8:12 .

Comentário de Thomas Coke

João 9: 5 . Enquanto eu estiver no mundo, etc. – Como nosso Senhor conferia visão a um homem que nasceu cego, ele aproveitou a ocasião para falar de si mesmo, como alguém designado para iluminar igualmente as mentes obscuras dos homens. . Por isso, aprendemos que os milagres de nosso Senhor foram projetados, não apenas como provas de sua missão, mas para serem espécimes do poder que ele possuía como Messias. Por exemplo, ao alimentar a multidão com a carne que pereceu, ele significou que havia chegado para vivificar e nutrir a humanidade com o pão da vida, aquele soberano alimento cordial e salutar da alma. Sua visão aos cegos era um emblema vivo da eficácia de suas doutrinas, para iluminar o entendimento cego dos homens. Ele curava seus corpos, representava seu poder de curar suas almas; e era um exemplo de sua autoridade para perdoar pecados, pois era uma remoção real, embora parcial, da punição do pecado. Sua expulsão de demônios foi uma penosa vitória final sobre Satanás e todos os seus associados. Sua ressuscitação de pessoas específicas dentre os mortos foi o começo de seus triunfos sobre a morte e uma demonstração de sua capacidade de realizar uma ressurreição geral; e, para dar mais exemplos, sua curura promiscuamente a quem se candidatou, mostrou que ele não viera condenar o mundo. , mas para salvar até o chefe dos pecadores. Consequentemente, ao realizar esses milagres, ou logo depois, enquanto a memória deles estava fresca na mente de seus ouvintes, freqüentemente o encontramos voltando seu discurso para as coisas espirituais que foram significadas por eles, como no caso diante de nós. Veja as inferências sobre Mateus 9.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Eu sou a luz do mundo – ensino os homens interiormente pelo meu Espírito, e externamente pela minha pregação, qual é a vontade de Deus; e mostro a eles, pelo meu exemplo, como eles devem fazer isso.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:4 – Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Atos dos Apóstolos 13:47 – Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ “.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Atos dos Apóstolos 26:23 – que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios”.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *