Estudo de Efésios 5:14 – Comentado e Explicado

E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto {a Escritura} diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará {Is 26,19; 60,1}!
Efésios 5:14

Comentário de Albert Barnes

Portanto, ele diz – Margem, ou “isso”. ??? ???e? Dio legeiO significado pode ser o que o Senhor diz ou a Escritura. Muita dificuldade foi experimentada ao tentar descobrir “onde” isso é dito. Todos concordam que não é encontrado, em tantas palavras, no Antigo Testamento. Alguns supuseram que a alusão é Isaías 26:19 : “Teus mortos morrerão – acordados e cantais, vós que habitais no pó, porque o teu orvalho é como o orvalho das ervas”, etc. Mas as objeções a isso são óbvio e conclusivo.

(1) isso não é uma citação desse local, nem tem uma “semelhança” com ele, exceto na palavra “acordado”.

(2) a passagem em Isaías se refere a uma questão diferente e tem um sentido completamente diferente; veja as notas na passagem.

Fazer com que se refira àqueles a quem o evangelho chega é mais forçado e antinatural. Outros supuseram que a referência é Isaías 60: 1-3: “Levanta-te, resplandece; porque a tua luz chegou ”etc. Mas a objeção a isso não é menos decisiva.

(1) “não” é uma citação dessa passagem, e a semelhança é muito remota, se é que pode ser vista.

(2) “aquilo” é dirigido à igreja, pedindo-lhe que deixe sua luz brilhar; “Isto”, para despertar e ressuscitar dentre os mortos, com a certeza de que Cristo lhes daria luz. A exortação aqui é para os cristãos, para “evitar os vícios dos pagãos ao seu redor”; a exortação em Isaías é para a igreja, para “regozijar-se e exultar”, tendo em vista que o dia do triunfo havia chegado, e que os pagãos deviam ser convertidos, e vir em multidões e se dedicar a Deus. No “design” das duas passagens, não há semelhança. Alguns supuseram que as palavras foram tiradas de algum livro entre os hebreus que agora está perdido. Epifânio supôs que fosse uma citação de uma profecia de Elias; Syncellus e Euthalius, de alguns escritos de Jeremias; Hipólito, da escrita de um profeta agora desconhecido. Jerome supôs que foi retirado de alguns escritos apócrifos. Grotius supõe que se refere à palavra “luz” em Efésios 5:13 , e que o sentido é “, diz a luz; isto é, que um homem que é permeado por essa luz, diga isso a outro. ” Heumann, e depois dele Storr, Michaelis e Jennings (Jewish Ant. 2: 252), supõem que a referência seja a uma música ou hino que foi cantado pelos primeiros cristãos, começando dessa maneira, e que o significado seja ” Portanto, como é dito nos hinos que cantamos,

Desperta, tu que dormes;

Ressuscitar dentre os mortos;

Cristo te dará luz.

Outros supuseram que há uma alusão a um sentimento que prevaleceu entre os judeus, respeitando a importância de tocar a trombeta no primeiro dia do mês ou no banquete da lua nova. Maimonides conjectura que o chamado da trombeta, especialmente no mês de Tisri, no qual ocorreu o grande dia da expiação, foi designado para significar um chamado especial ao arrependimento; significando: “Você que dorme, desperta do seu sono; procurem e experimentem a si mesmos; pense em seu Criador, arrependa-se e cuide da salvação da alma. ” “Burder”, em Ros. Alt. você. neu. Morgenland, in loc. Mas tudo isso é evidentemente conjectura. Não vejo nenhuma evidência de que Paulo pretendia fazer uma citação. Por que não podemos supor que ele fala como um homem inspirado, e que ele quer dizer, simplesmente, que Deus agora dá esse mandamento, ou que Deus agora fala dessa maneira? O sentido então seria: “Separe dos pecadores. Saia de entre os pagãos. Não se misture com suas abominações; não os nomeie. Vocês são filhos da luz; e Deus diz a você, despertado da falsa segurança, desperte da morte do pecado, e Cristo o iluminará. ” Qualquer que seja a origem do sentimento neste versículo, é digno de inspiração e concorda com tudo o que é dito em outras partes das Escrituras.

(A grande objeção a essa visão de nosso autor é que o apóstolo evidentemente introduz uma citação. Nos escritos de Paulo, a forma d?? ???e? dio legei nunca é usada em nenhum outro sentido. De onde então é feita a citação? Não há nada absurdo supondo, com Scott e Guyse, que o apóstolo dê o sentido geral das profecias do Antigo Testamento a respeito do chamado dos gentios, mas Isaías 60: 1-3 tem uma semelhança suficientemente próxima da passagem em Efésios, para justificar a opinião muito comumente recebida, que o apóstolo cita essa profecia, na qual o assunto é o aumento da Igreja pela adesão das nações pagãs.A igreja é chamada a surgir e brilhar, e o apóstolo lembra os efésios convertidos de sua elevada vocação Não faz objeção muito séria, que entre o lugar em Isaías e o de Efésios existem certas discrepâncias verbais.Ninguém fará muito disso, quem se lembra, nat em uma infinidade de casos. ocorrem variações semelhantes, os apóstolos se contentando em dar a sensação dos lugares a que se referem. “Assim,” diz o Dr. Dodridge, “a sensação de passagem de pneus diante de nós é tão razoavelmente deduzível das palavras de Isaías, que não vejo necessidade de recorrer a essa suposição”, a saber, que a citação era de um apócrifo atribuído a Jeremias.)

Acorde tu que dorme – Desperte de um estado de sono e falsa segurança. “Sono e morte” são representações impressionantes do estado em que as pessoas estão por natureza. No “sono” somos, embora vivos, insensíveis a qualquer perigo que possa estar próximo; estamos inconscientes do que ele pode estar acontecendo ao nosso redor; não ouvimos a voz de nossos amigos; não vemos a beleza do bosque ou a paisagem; esquecemos nosso verdadeiro caráter e condição. Assim com o pecador. É como se suas faculdades estivessem trancadas em um sono profundo. Ele não ouve quando Deus chama; ele não tem senso de perigo; ele é insensível às belezas e glórias do mundo celestial; ele esquece seu verdadeiro caráter e condição. Para ver tudo isso, ele deve primeiro ser despertado; e, portanto, esse mandamento solene é dirigido ao homem. Ele deve despertar dessa condição ou não pode ser salvo. Mas ele pode acordar a si mesmo? Não é obra de Deus despertar um pecador? Ele pode despertar para uma sensação de sua condição e perigo? Como fazemos em outras coisas? O homem que está dormindo à beira de um precipício perigoso, abordaríamos e diríamos: “Desperta, você está em perigo”. A criança que dorme tranquilamente em sua cama, enquanto as chamas estão explodindo no quarto, despertaríamos e diríamos: “Desperte, ou você vai morrer”. Por que não usar a mesma linguagem para o pecador que dorme à beira da ruína, em um sono profundo, enquanto as chamas da ira estão acendendo em torno dele? Não temos dificuldade em convidar os que dormem em outro lugar a acordar quando em perigo; como podemos ter alguma dificuldade ao falar com o pecador?

E ressuscitar dentre os mortos – O estado do pecador é frequentemente comparado à morte; veja as notas em Efésios 2: 1 . As pessoas estão por natureza mortas em pecados; no entanto, eles devem despertar dessa condição, ou perecerão. Como é singular, pode-se dizer, convocar os mortos a ressuscitarem! Como eles poderiam se levantar? Contudo, Deus fala assim às pessoas e ordena que elas ressuscitem da morte do pecado. Portanto, aprenda:

(1) Que as pessoas não estão mortas em pecado em qualquer sentido que não sejam agentes morais ou responsáveis.

(2) que eles não estão mortos de tal maneira que não têm poder de nenhum tipo.

(3) que é certo exortar os pecadores a despertar de sua condição e viver.

(4) que eles devem envidar seus esforços como se fossem “começar” a obra eles mesmos, sem esperar que Deus faça isso por eles. “Eles” devem acordar; “Eles” devem surgir. Não é Deus quem deve acordar; não é Cristo quem deve ressuscitar. É o pecador que deve acordar de seu sono e ressurgir do estado de morte, nem deve esperar que Deus faça a obra por ele.

E Cristo te dará luz – Cristo é a luz do mundo; veja João 1: 4 , nota 9, nota; João 8:12 , observe notas; Hebreus 1: 3 , nota. A idéia aqui é que eles usarão todos os poderes com os quais Deus os dotou, despertarão do sono espiritual e farão um esforço apropriado para a salvação; então, eles podem esperar que Cristo brilhe sobre eles e os abençoe em seus esforços. Esta é apenas a promessa de que precisamos, e é tudo o que precisamos. Tudo o que o homem pode pedir é que, se ele se esforçar para ser salvo, Deus os abençoe, para que não sejam em vão. Faculdades da mente nos foram dadas para sermos empregados em garantir nossa salvação; e se os empregarmos como eles deveriam ser empregados, podemos procurar a ajuda divina; caso contrário, não podemos esperar. “Deus ajuda aqueles que se ajudam;” e aqueles que não farão nenhum esforço para sua salvação devem perecer, pois arame não farão nenhum esforço para fornecer alimento, devem morrer de fome. Este comando foi de fato dirigido a princípio aos cristãos; mas envolve um princípio aplicável a todos. De fato, a “linguagem” aqui é bastante descritiva da condição dos pecadores impenitentes, do que dos cristãos. Em um sentido muito mais importante, eles estão “adormecidos” e “mortos”; e com mais seriedade, portanto, devem ser instados a despertar e a ressuscitar dentre os mortos, para que Cristo lhes dê luz.

Comentário de E.W. Bullinger

Acordado . App-178.

sleepest = arte dormindo. Grego. katheudo. App-171.

surgir . App-178.

dos mortos . App-139.

deve . . . luz = brilhará sobre ti. Grego. epifagio ; ocorre apenas aqui. Uma paráfrase de Isaías 60: 1 , Isaías 60: 2 . App-107.

Comentário de John Calvin

14. Portanto ele diz. Intérpretes se esforçam ao máximo para descobrir a passagem das Escrituras que Paulo parece citar, e que não pode ser encontrada em lugar algum. Vou declarar minha opinião. Ele primeiro exibe Cristo falando por seus ministros; pois esta é a mensagem comum que é entregue todos os dias pelos pregadores do evangelho. Que outro objeto eles propõem senão ressuscitar os mortos para a vida?

“Está chegando a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que ouvirem viverão”
( João 5:25 .)

Vamos agora prestar atenção ao contexto. “Os incrédulos”, disse Paulo, “devem ser reprovados, para que, sendo trazidos à luz, possam começar a reconhecer sua maldade.” Ele, portanto, representa Cristo como proferindo uma voz que é constantemente ouvida na pregação do evangelho,

Levanta-te, tu que dormes. A alusão, não tenho dúvida, é às profecias relacionadas ao reino de Cristo; como o de Isaías,

“Levanta-te, brilha; porque vem a tua luz e a glória do Senhor
ressuscitou sobre ti ”( Isaías 60: 1. )

Portanto, esforcemo-nos, tanto quanto jaz em nosso poder, despertar os que dormem e os mortos, para que possamos trazê-los à luz de Cristo.

E Cristo te dará luz. Isso não significa que, quando passamos da morte para a vida, sua luz começa a brilhar sobre nós, como se nossas performances viessem antes de sua graça. Tudo o que se pretende é mostrar que, quando Cristo nos ilumina, ressuscitamos da morte para a vida – e, assim, para confirmar a afirmação anterior, que os incrédulos devem ser recuperados de sua cegueira, a fim de serem salvos. Em vez de ?p?fa?se?, ele deve dar luz; algumas cópias dizem ?f??eta?, ele deve tocar; mas essa leitura é um erro evidente e pode ser descartada sem nenhum argumento. (159)

Comentário de Adam Clarke

Portanto, ele diz – É uma questão de dúvida e controvérsia de onde esse ditado é derivado. Alguns pensam que foi tirado de Isaías 26:19 ; Os teus mortos viverão; com o meu cadáver se levantarão; Desperta e canta, vós que habitais no pó, etc. Outros pensam que é tirado de Isaías 60: 1-3 ; : Levante-se, brilhe; pois vem a tua luz, etc. Mas essas passagens não dão as palavras nem o significado do apóstolo. Epifânio supôs que fossem retirados de uma antiga profecia de Elias, perdida há muito tempo: Syncellus e Euthalius pensam que foram tirados de uma obra apócrifa atribuída a Jeremias, o profeta: outros, que eles faziam parte de um hino então usado na Igreja Cristã; pois havia, no tempo do apóstolo, hinos e cânticos espirituais, além de salmos, que aprendemos de si mesmo, em Efésios 5:19 , e em Colossenses 3:16 . O hino deve ter começado assim:

??e??a? ? ?a?e?d??, p

?a? a?asta e? t?? ?e????, p

?p?fa?se? s?? ? ???st??.

Desperta, ó tu que dormes,

E dentre os mortos ressuscitas tu,

E Cristo brilhará sobre ti.

Veja Rosenmuller, Wolf e outros. Mas parece mais natural entender as palavras que ele diz que se referem à luz, ou seja, o Evangelho, mencionado em Efésios 5:13 . E o d?? ?e?e? deve ser traduzido. Portanto diz: Desperta, etc., ou seja: Esta é a voz geral, forte e dominadora do Evangelho em todas as partes – Receba instruções; deixa os teus pecados, que te levam à perdição; creia no Senhor Jesus Cristo, e ele te iluminará e salvará.

Como um homem adormecido não conhece nem sabe nada que possa ser chamado de bom ou útil, os gentios e todos os outros, embora sem o conhecimento do cristianismo, não tinham apenas um conhecimento adequado do vício e da virtude, mas também não tinham uma noção correta de o verdadeiro Deus.

Como os mortos não podem desempenhar nenhuma função da vida, os gentios e os não convertidos eram incapazes de realizar qualquer coisa digna da vida ou do ser. Mas, embora estivessem dormindo – em um estado de torpor espiritual completo, ainda assim poderiam ser despertados pela voz do Evangelho; e, embora mortos para toda a bondade e para todas as funções da vida espiritual, ainda assim, como sua vida animal era inteira neles, e ainda restavam percepção e razão, eles eram capazes de ouvir o Evangelho e sob a influência que sempre acompanha quando pregados fielmente, podiam discernir sua excelência e achar que era o poder de Deus para a salvação deles. E eles são abordados pelo apóstolo como possuindo essa capacidade; e, ao usá-lo adequadamente, tem a promessa de que Cristo os iluminará.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5:14 . Por isso ele diz: Desperta, etc. – “Portanto, quando Deus fala nas profecias do Antigo Testamento, da vocação dos gentios e da luz que eles deveriam ter por Cristo, diz ele com efeito para aqueles que ainda estão nas trevas, embora não exatamente nessas palavras, Desperte, tu que dormes, etc. E essa é particularmente a importação mais natural daquelas palavras conhecidas em Isaías, cap. Isaías 60: 1 . veio luz e a glória do Senhor se elevou sobre ti, ou seja, o Messias, representado pela glória do Senhor, brilha em sua igreja; brilha sobre as almas dos crentes; em conseqüência da qual elas surgem como dos mortos, e sacudem seu sono profundo; regozijam-se na luz; andam nela e refletem tudo ao seu redor; para que muitos outros sejam despertados e transformados por ela “. Veja em Isaías 60: 1 .

Comentário de John Wesley

Portanto ele diz: Desperta, tu que dormes, e ressuscita dentre os mortos, e Cristo te dará luz.

Portanto ele – Deus.

Saith – No teor geral de sua palavra, para todos os que ainda estão na escuridão.

Acorde tu que é mais íngreme – na ignorância de Deus e de si mesmo; em insensibilidade estúpida.

E ressuscite dos mortos – Da morte do pecado.

E Cristo te dará luz – Conhecimento, santidade, felicidade.

Referências Cruzadas

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Isaías 51:17 – Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Ezequiel 37:4 – Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 9:5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

João 11:43 – Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! “

Atos dos Apóstolos 13:47 – Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’ “.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 13:11 – Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

1 Tessalonicenses 5:6 – Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

2 Timóteo 2:26 – para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *