Estudo de João 5:25 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
João 5:25

Comentário de Albert Barnes

A hora – A hora.

Está chegando – Sob a pregação do evangelho, bem como na ressurreição dos mortos.

Agora é – agora está ocorrendo. Os pecadores foram convertidos sob seu ministério e levados à vida espiritual.

Os mortos – os mortos em pecados ou aqueles que estão em seus túmulos. As palavras do Salvador se aplicarão a qualquer um. A linguagem, nas Escrituras, é freqüentemente usada para descrever dois eventos semelhantes. Assim, a destruição de Jerusalém e o fim do mundo são descritos por Jesus na mesma língua, Isaías 7:14 . A renovação do coração e a ressurreição dos mortos no julgamento também são aqui descritas em linguagem semelhante, porque até agora se parecem entre si que o mesmo idioma será aplicado a ambos.

A voz do Filho de Deus – A voz é aquela pela qual damos comando. Jesus ressuscitou os mortos por seu comando ou por sua autoridade. Quando ele fez isso, ele falou, ou ordenou que fosse feito. Marcos 5:41 ; “Ele pegou a donzela pela mão e disse: Talitha cumi Lucas 7:14 ; “E ele veio, tocou o esquife e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te.” João 11:43 ; “Ele chorou com uma voz alta, Lázaro, saia.” Portanto, é por seu comando que aqueles que estão mortos em pecados são vivificados ou vivificados, João 5:21 . E assim, no dia do julgamento, os mortos serão ressuscitados por seu comando ou voz, embora não haja motivo para pensar que sua voz será ouvida audivelmente, João 5:28 .

Deve viver – será restaurado à vida. ”

Comentário de E.W. Bullinger

A hora = Uma hora. Colocado pela figura de linguagem Synecdoche (da parte), App-6, por um tempo definido e especial. agora é. Porque, se a nação tivesse se arrependido, “tudo o que os profetas haviam falado” seria cumprido de acordo com Atos 3:21 , incluindo a ressurreição predita em Eze 37 e Isaías 26:19 , etc.

o filho de deus. App-98. Este título está associado à ressurreição, como em João 5:27, o julgamento está no Filho do homem.

deve viver. Veja nota em João 4:50 .

Comentário de John Calvin

25. Em verdade, em verdade Quando o evangelista representa o Filho de Deus como jurando com tanta frequência em referência à nossa salvação, portanto percebemos, primeiro, quão ansiosamente ele deseja nosso bem-estar e, em seguida, quão importante é a fé na fé. O evangelho deve ser profundamente fixo e completamente confirmado. De fato, a afirmação parece incrível, quando nos dizem que esse é o efeito da fé da qual Cristo fala; e, portanto, ele confirma com um juramento que a voz de seu Evangelho tem tanto poder de dar vida que é poderoso para ressuscitar os mortos. É geralmente aceito que ele fale de morte espiritual; para aqueles que o referem a Lázaro ( João 11:44 ) e ao filho da viúva em Naim ( Lucas 7:15 ), e casos semelhantes, são refutados pelo que se segue. Primeiro, Cristo mostra que estamos todos mortos antes que ele nos vivifique; e, portanto, é evidente o que toda a natureza do homem pode realizar para obter a salvação.

Quando os papistas desejam estabelecer seu livre-arbítrio, eles o comparam ao samaritano que os ladrões haviam deixado meio morto na estrada ( Lucas 10:30 😉 como se, pela fumaça de uma alegoria, eles pudessem escurecer um claro declaração, pela qual Cristo declara que estamos totalmente condenados à morte. E, de fato, como temos sido, desde a revolta do primeiro homem, alienada de Deus pelo pecado, todos os que não reconhecem que estão sobrecarregados com a destruição eterna, nada mais fazem do que enganar-se com lisonjas vazias. Reconheço prontamente que na alma do homem ainda resta algum resquício de vida; pois entendimento, julgamento, vontade e todos os nossos sentidos são tantas partes da vida; mas como não há parte que se eleva ao desejo da vida celestial, não precisamos nos perguntar se todo o homem, no que diz respeito ao reino de Deus, é considerado morto. E nesta morte, Paulo explica mais detalhadamente quando diz que estamos alienados da razão pura e sã do entendimento, que somos inimigos de Deus e que nos opomos à sua justiça em todo afeto de nosso coração; que vagamos nas trevas como pessoas cegas e somos entregues a concupiscências perversas ( Efésios 2: 1 ). Se uma natureza tão corrompida não tem poder para desejar a justiça, segue-se que a vida de Deus se extingue em nós.

Assim, a graça de Cristo é uma verdadeira ressurreição dentre os mortos. Agora esta graça nos é conferida pelo Evangelho; não que tanta energia seja possuída pela voz externa, que em muitos casos não atinge os ouvidos, mas porque Cristo fala aos nossos corações por meio de seu Espírito, para que possamos receber pela fé a vida que nos é oferecida. Pois ele não fala indiscriminadamente de todos os mortos, mas apenas dos eleitos, cujos ouvidos Deus trespassa e abre, para que possam receber a voz de seu Filho, que os restaura à vida. Esta dupla graça, de fato, Cristo nos expressa expressamente por suas palavras, quando diz: Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que ouvirem viverão; pois não é menos contrário à natureza que os mortos devem ouvir do que serem devolvidos à vida que haviam perdido; e, portanto, ambos procedem do poder secreto de Deus.

A hora chega, e agora é. Ele assim fala disso como algo que nunca havia acontecido antes; e, de fato, a publicação do Evangelho foi uma nova e repentina ressurreição do mundo. Mas a palavra de Deus sempre não deu vida aos homens? Esta pergunta pode ser facilmente respondida. A doutrina da Lei e dos Profetas foi endereçada ao povo de Deus e, consequentemente, deve ter sido destinada a preservar na vida aqueles que eram filhos de Deus do que trazê-los de volta da morte. Mas foi de outro modo com o Evangelho, pelo qual nações anteriormente afastadas do reino de Deus, separadas de Deus e privadas de toda esperança de salvação, foram convidadas a se tornarem participantes da vida.

Comentário de Adam Clarke

Os mortos ouvirão a voz – Três tipos de morte são mencionados nas Escrituras: natural, espiritual e eterna.

O primeiro consiste na separação do corpo e da alma. O segundo na separação de Deus e da alma. O terceiro na separação do corpo e da alma de Deus no outro mundo. Respondendo a esses três tipos de morte, há uma vida tríplice: Vida natural, que consiste na união da alma e do corpo. Vida espiritual, que consiste na união de Deus e da alma, pela fé e pelo amor. Vida eterna, que consiste na comunhão do corpo e da alma com Deus, pela santidade, nos reinos da bem-aventurança.

Dos mortos, nosso Senhor diz, está chegando a hora, e agora é, em que eles ouvirão a voz do Filho de Deus e viverão. Está chegando a hora em que todos os que dormem no pó acordarão à voz do Filho do homem, e chegarão a julgamento: porque ele dá vida aos mortos, João 5:21 , João 5:28 , João 5:29. . Mais uma vez, está chegando a hora, em que alguns daqueles que morreram de morte natural ouvirão a voz do Filho de Deus e viverão novamente aqui. É provável que nosso Senhor ainda não tivesse ressuscitado dentre os mortos; e ele se refere àqueles a quem ele pretendia criar: veja em João 5:21 ; (Nota). Por fim, agora é a hora em que muitos que estão mortos em ofensas e pecados ouvirão a voz (a palavra) do Filho de Deus, crerão e receberão vida espiritual através dele.

Comentário de Thomas Coke

João 5:25 . Em verdade, em verdade vos digo: Essas repetições dessa solene afirmação não são de forma alguma vãs, considerando a vasta importância da verdade, e quão inacreditável seria para a mente natural que ele, que estava diante deles em tão humilde, era na realidade o Senhor da vida e juiz universal. “A estação chega (diz nosso Senhor) e agora está próxima, quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão imediatamente; pois dentro desses poucos meses haverá alguns mortos. corpos ressuscitados pela palavra de seu poder (veja Marcos 5:41 . Lucas 7:14 . João 11:43 e compare Mateus 27: 52-53 .): e muitas almas que estão mortas em pecado, por sua graça vivificados e vivificados espiritualmente “. Nós explicamos a passagem assim, porque é duvidoso que ela possa não ter essa referência conjunta. É sabido que pecadores são frequentemente representados nas escrituras como mortos: Mateus 8:22 . Efésios 2: 1 ; Efésios 5:14 . 1 Timóteo 5: 6 , e se a expressão ?? a???sa?te?, deve ser tomada como a traduzimos, com a exatidão mais literal, para aqueles que ouvem, ou eles, e somente eles, que prestam atenção à voz de Cristo e crêem nele; isso a limitará a esse sentido; o que também parece favorecido por João 5:24, onde a morte significa claramente um estado de pecado e condenação.

Comentário de John Wesley

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvirem viverão.

Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus – assim como a filha de Jairo, o filho da viúva, Lázaro.

Referências Cruzadas

Lucas 9:60 – Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.

Lucas 15:24 – Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Apocalipse 3:1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *