Estudo de João 17:1 – Comentado e Explicado

Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti;
João 17:1

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

palavras = coisas; ou seja, de João 13:31 a João 16:33 .

Jesus . App-98.

para = até. Grego. eis. App-104.

céu = o céu (singular) Veja em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Pai . App-98. Veja em João 1:14 .

hora. Compare João 12:23 , João 12:27 ; João 13: 1 .

glorificar. Veja em João 12:16 e p. 1511

Filho. App-98 e App-108.

isso = para que isso. Grego. hina.

também . Todos os textos omitem.

Comentário de John Calvin

1. Essas palavras falaram a Jesus. Depois de ter pregado aos discípulos sobre levar a cruz, o Senhor lhes mostrou esses consolos, confiando nas quais eles poderiam perseverar. Tendo prometido a vinda do Espírito, ele os elevou a uma esperança melhor e lhes falou sobre o esplendor e a glória de seu reinado. Agora, ele se apropria muito mais da oração; pois a doutrina não tem poder, se a eficácia não lhe for conferida de cima. Ele, portanto, dá um exemplo para os professores, não se empregando apenas na semeadura da palavra, mas, misturando suas orações com ela, implorando a assistência de Deus, para que sua bênção torne seu trabalho frutífero. Em resumo, pode-se dizer que essa passagem do Senhor Jesus (107) Cristo é o selo da doutrina precedente, tanto para ser ratificada em si quanto para obter crédito total com os discípulos.

E levantou os olhos para o céu. Essa circunstância relatada por João, que Cristo orou, erguendo os olhos para o céu , era uma indicação de ardor e veemência incomuns; pois, por essa atitude, Cristo testemunhou que, nos afetos de sua mente, ele estava mais no céu do que na terra, de modo que, deixando os homens para trás, ele se converteu familiarmente com Deus. Ele olhou para o céu , não como se a presença de Deus estivesse confinada ao céu , pois Ele também enche a terra ( Jeremias 23:24 ), mas porque é lá principalmente que sua majestade é exibida. Outra razão foi que, olhando para o céu , somos lembrados de que a majestade de Deus está muito exaltada acima de todas as criaturas. É com a mesma visão que as mãos são levantadas em oração; pois os homens, por natureza indolentes e lentos, e atraídos para baixo por sua disposição terrena, precisam de tais excitações, ou melhor, de carruagens, para elevá-las ao céu.

No entanto, se realmente desejamos imitar a Cristo, devemos tomar cuidado para que os gestos externos não expressem mais do que está em nossa mente, mas que o sentimento interior direcione os olhos, as mãos, a língua e tudo o que está a nosso redor. Dizem-nos, de fato, que o publicano , com os olhos abatidos, orou corretamente a Deus ( Lucas 18:13 ), mas isso não é inconsistente com o que foi afirmado agora; pois, embora estivesse confuso e humilhado por causa de seus pecados, ainda assim esse auto-humilhação não o impediu de pedir perdão com total confiança. Mas era apropriado que Cristo orasse de maneira diferente, pois ele não tinha nada sobre ele do qual deveria ter vergonha; e é certo que o próprio Davi orou algumas vezes em uma atitude e outras em outra, de acordo com as circunstâncias em que foi colocado.

Pai, chegou a hora. Cristo pede que seu reino seja glorificado, para que ele também possa promover a glória do Pai. Ele diz que chegou a hora, porque embora, por milagres e por todos os tipos de eventos sobrenaturais, ele tivesse se manifestado como o Filho de Deus, seu reino espiritual ainda estava na obscuridade, mas logo depois brilhou com pleno brilho. Se for contestado, nunca houve algo menos glorioso do que a morte de Cristo, que estava à mão, eu respondo, que nessa morte contemplamos um triunfo magnífico que é oculto aos homens maus; pois ali percebemos que, tendo sido feita a expiação pelos pecados, o mundo foi reconciliado com Deus, a maldição foi apagada e Satanás foi vencido.

É também o objetivo da oração de Cristo, que sua morte produza, pelo poder do Espírito Celestial, os frutos que foram decretados pelo eterno propósito de Deus; pois ele diz que chegou a hora , não uma hora determinada pela fantasia dos homens, mas uma hora que Deus havia designado. E, no entanto, a oração não é supérflua, porque, embora Cristo dependa do bom prazer de Deus, ele sabe que deve desejar o que Deus prometeu que certamente aconteceria. É verdade que Deus fará o que ele decretou, não apenas se o mundo inteiro estivesse dormindo, mas se lhe opusesse; mas é nosso dever perguntar a ele o que ele prometeu, porque o fim e o uso das promessas é nos excitar à oração.

Para que teu filho também te glorifique. Ele quer dizer que existe uma conexão mútua entre o avanço de sua glória e a glória de seu Pai; pois por que Cristo se manifesta, mas para que ele possa nos levar ao Pai? Portanto, segue-se que toda a honra que é concedida a Cristo está tão longe de diminuir a honra do Pai, que a confirma ainda mais. Devemos sempre lembrar sob que caráter Cristo fala nesta passagem; pois não devemos olhar apenas para sua eterna divindade, porque ele fala como Deus manifestado na carne e segundo o ofício de mediador.

Comentário de Adam Clarke

Essas palavras falaram a Jesus – isto é, o que está relacionado nos capítulos anteriores. Podemos considerar nosso Senhor ainda seguindo em direção ao Getsêmani, ainda não tendo passado pelo ribeiro Cedron, João 18: 1 .

Nosso Senhor, que agora atuaria como sumo sacerdote por toda a raça humana, imita em sua conduta a do sumo sacerdote judeu no grande dia da expiação; que, a fim de oferecer a grande expiação pelos pecados do povo:

  1. Lavou-se e vestiu roupas de linho limpas. Este Cristo parece ter imitado, João 13: 4 . Deixou de lado suas vestes, cingiu-se com uma toalha etc. Não há espaço para duvidar que ele e seus discípulos já haviam estado no banho antes: ver João 13:10 .
  • O sumo sacerdote dirigiu uma oração solene a Deus:
  • Para si mesmo, esse Cristo imita João 17: 1-5 .
  • Para os filhos de Arão: nosso Senhor imita isso ao orar por seus discípulos, João 17: 9-19 .
  • Para todo o povo: nosso Senhor parece imitar isso também na oração por sua Igreja, todos os que devem crer nele através da pregação dos apóstolos e seus sucessores, João 17: 20-24 . Depois disso, ele volta novamente a seus discípulos, João 17:25 , João 17:26 . Veja o ditado de Calmet. em Expiação; e ver La Grande Bible de M. Martin, in loc.
  • I. A Oração de Nosso Senhor por Si Mesmo, João 17: 1-5 ;

    Pai – Aqui nosso Senhor se dirige a toda a natureza Divina, pois agora ele está realizando seus últimos atos em seu estado de humilhação.

    Glorifique teu Filho – faça com que ele seja reconhecido como o Messias prometido pelo povo judeu e como o Salvador universal pelo mundo gentio; e que sejam dadas as provas de sua divindade que sirvam para convencer e instruir a humanidade.

    Que teu filho também te glorifique – que, morrendo, possa magnificar a tua lei e torná-la honrosa, respeitada entre os homens – mostre o rigor da tua justiça e a imaculada pureza da tua natureza.

    Comentário de Thomas Coke

    João 17: 1-2 . Estas palavras falaram Jesus: Nosso Senhor, tendo terminado seu ministério e dando a seus discípulos todas as instruções que julgou necessárias, fechou o todo com uma oração solene a Deus; em que, primeiro, ele ora por si mesmo, João 17: 1-5 , em segundo lugar, pelos apóstolos, João 17: 6-19 e novamente, João 17: 24-26 , terceiro, por todos os crentes, João 17:20 ; João 17:23 e, em quarto lugar, para o mundo, João 17: 21-23 . Nesta oração, ele inclui tudo o que ele havia dito do cap. João 13:31 e sela, por assim dizer, tudo o que ele havia feito até agora, contemplando coisas passadas, presentes e futuras. O presente capítulo contém as palavras mais fáceis e o sentido mais profundo de todos, talvez, em todas as escrituras; no entanto, aqui não existe uma rapsódia incoerente, mas o todo está intimamente e exatamente conectado. Isso foi chamado de oração de intercessão de nosso Senhor , porque é considerado um padrão de intercessão que ele está fazendo agora para o seu povo crente no céu. Ele se dirige a Deus Pai com uma simplicidade de denominação, Pai, tornando-se altamente o Filho único e eternamente gerado de Deus; ao qual um crente faz a aproximação mais próxima, quando está cheio de amor e humilde confiança. Chegou a hora, etc. “O tempo dos meus sofrimentos está próximo; e, portanto, oro para que você me glorifique, teu Filho, naquelas aparências sinalizadas por minha honra e apoio na morte, na minha recuperação da sepultura e na minha ascensão ao céu, que prometeste-me, e sei que cumprirás pontualmente; que teu Filho também, em toda a série de sua conduta, tanto neste mundo, no céu dos céus como no universo, pode glorificar-te com sucesso. Pois enviaste teu Filho ao mundo, e lhe desse poder sobre todos os homens, para que ele pudesse dar vida eterna a todos quantos lhe deste, isto é, a todos os que se renderam aos teus desenhos sagrados e que , pela tua graça, tendo ouvido a tua palavra, guarde-a e dê frutos com paciência; uma consideração sobre a qual ele reflete com a maior alegria. ” Veja João 6:37 e as passagens paralelas.

    Comentário de Scofield

    glorificar

    Sete petições:

    (1) Para que Jesus seja glorificado como o Filho que glorificou o Pai ( João 17: 1 ), Filipenses 2: 9-11 .

    (2) para restauração da glória eterna ( João 17: 5 );

    (3) para a segurança dos crentes de

    (a) o mundo ( João 17:11 ) (b) o maligno ( João 17:15 );

    (4) para a santificação dos crentes ( João 17:17 );

    (5) pela unidade espiritual dos crentes ( João 17:21 );

    (6) para que o mundo acredite ( João 17:21 );

    (7) para que os crentes estejam com Ele no céu para contemplar e compartilhar Sua glória ( João 17:24 ).

    Comentário de Spurgeon

    João 17: 1 . Estas palavras falaram a Jesus, e ergueram os olhos para o céu, e disseram: Pai, chegou a hora;

    Este é, em um sentido muito especial, a oração de nosso Senhor. Que palavra é dos lábios de Jesus, “Pai”! Esta foi a noite da sua mais profunda tristeza e do seu sofrimento mais pesado, mas ele começa sua oração com essa expressão terna: “Pai, chegou a hora;” a hora da escuridão, a hora de sua paixão e morte, chegara agora.

    João 17: 1 . Glorifica teu Filho, para que teu Filho também te glorifique.

    Jesus considerou seu sofrimento como sua glória? Ele não apenas ora: “Sustenta teu Filho”, mas “Glorifica teu Filho”. Na verdade, a mais baixa inclinação de nosso Senhor foi a sua maior glória. Ele nunca foi mais resplandecente do que quando estava pendurado na cruz, que era seu verdadeiro trono espiritual, por isso orou: “Glorifica teu Filho” – permita que ele agüente a agonia e passe por ela para a glória. ” “Para que teu filho também te glorifique.” A morte de Cristo foi uma grande glorificação de Deus. Vemos seu amor e sua justiça prestados mais gloriosos na morte de Cristo do que teriam sido por qualquer outro método.

    João 17: 2 . Como lhe deste poder sobre toda a carne, ele deve dar a vida eterna a todos quantos lhe deu.

    Neste versículo, você mescla as doutrinas da redenção geral e particular. Por sua morte, Cristo obteve poder sobre toda a carne; sua morte tinha alguma relação com todo homem, mas o objeto especial disso era a salvação dos eleitos. O objetivo do chuveiro é regar um campo em particular; mas a chuva cai por toda parte, tão abundante é a graça de Deus. O objetivo da expiação de Cristo é comprar a vida eterna para aqueles que lhe foram dados por seu Pai; mas ele também obteve poder sobre toda a carne.

    João 17: 3 . E esta é a vida eterna, para que eles te conheçam, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem você enviou.

    Conhecer Deus é vida eterna. Se você conhece a Deus, se conhece a Jesus Cristo a quem ele enviou, você é espiritualmente vivificado. Esse conhecimento trouxe para você, ou seja, é, em si, a nova vida: “Esta é a vida eterna” – não vida por alguns anos, mas vida eterna. Marque a perseverança final dos santos, como eles se apegarão e permanecerão para sempre.

    João 17: 4 . Eu te glorifiquei na terra; terminei a obra que me deste para fazer.

    Jesus considera o seu trabalho como já realizado, embora ainda tivesse que morrer, para pagar o preço do resgate pelo seu povo; contudo, com um salto de fé santa, ele diz: “Terminei o trabalho que me deste para fazer”.

    João 17: 5 . E agora, ó Pai, glorifica-me comigo mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

    Jesus havia deixado de lado sua glória por nós, agora ele pede que, sendo sua obra considerada terminada, sua glória possa ser dada a ele novamente.

    João 17: 6 . Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo; teus eram eles, e tu me entregaste; e eles cumpriram a tua palavra.

    O povo de Deus pertence a ele, ele os dá a seu Filho, Cristo lhes dá sua palavra, e eles a cumprem: “Eles cumpriram a sua palavra”. Mantemos a palavra de Deus? Nós nos apegamos a isso? Nós fazemos disso o guia de toda a nossa vida? Procuramos obedecê-lo? Este é o sinal do povo escolhido de Deus.

    João 17: 7-12 . Agora eles sabem que todas as coisas que você me deu são de ti. Pois lhes dei as palavras que me deste; e eles os receberam, e sabiam com certeza que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Peço-lhes agora: não oro pelo mundo, mas por aqueles que me deste; porque eles são teus. E todos os meus são teus, e teus são meus; e eu sou glorificado neles. E agora não estou mais no mundo, mas estes estão no mundo, e eu venho a ti. Santo Padre, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós. Enquanto eu estava com eles no mundo, guardei-os em teu nome; guardei aqueles que me deste, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição; para que as escrituras sejam cumpridas.

    Cristo sempre manteve seu povo, ele ainda mantém seu povo, e ele manterá seu povo para sempre. As ovelhas serão entregues na mão do Pai em número inteiro; não haverá uma delas faltando naquele dia em que passarão sob a vara do grande pastor.

    Não podemos ler toda esta oração de nosso Senhor hoje à noite; devemos agora ir, na linguagem do próximo capítulo, com o Mestre para o jardim de sua dor.

    Esta exposição consistia em leituras de João 17: 1-12 ; João 18: 1-14 .

    Comentário de Spurgeon

    João 17: 1 . Estas palavras falaram a Jesus e, levantando os olhos para o céu, disseram: Pai, chegou a hora;

    A hora em que ele tanto tempo olhava para a frente, a hora que ele havia antecipado com ardente desejo: “Chegou a hora”. Na mesma noite em que Jesus fez essa oração, o registro de Lucas nos diz: “Quando chegou a hora, ele se sentou e os doze apóstolos com ele. E ele lhes disse:

    Com desejo, desejei comer esta páscoa com você antes de sofrer; Então ele começou sua grande oração intercessora: “Pai, chegou a hora,

    João 17: 1-2 . Glorifica teu Filho, para que teu Filho também te glorifique; como lhe deste poder sobre toda a carne, para que ele dê vida eterna a todos quantos lhe deram.

    Nessas palavras, temos os aspectos gerais e especiais da redenção. Cristo recebeu poder sobre toda a carne, mas com esse desígnio peculiar, de dar vida eterna a todos quantos o Pai lhe deu. Quem são os que lhe foram dados pelo pai? Todos os que vêm a ele pela fé, assim como ele disse: “Tudo o que o Pai me dá, virá a mim”. A todos esses, Jesus dá a vida eterna.

    João 17: 3 . E esta é a vida eterna, para que eles te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Você conhece a Deus? Você conhece Jesus Cristo? Você está falando em termos, em termos amorosos, com eles? Eles são seus amigos? Então, você tem vida eterna; pois “esta é a vida eterna, para que eles te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste.”

    João 17: 4-6 . Eu te glorifiquei na terra; terminei a obra que me deste para fazer. E agora, ó Pai, glorifica-me comigo mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo; teus eram eles, e tu me deste; e eles guardaram a tua palavra.

    Que coisa mais doce para o Senhor Jesus dizer sobre aquela pobre e muito errônea companhia de discípulos: “Eles cumpriram a tua palavra”! “Eles não foram tudo o que poderiam ter sido, nem tudo o que deveriam ter sido, mas, ó meu Pai, eles mantiveram a tua palavra!” Confio que sejamos fiéis à verdade que o Espírito Santo nos ensinou, e obedientes aos seus preceitos, para que nosso Senhor possa dizer ao seu Pai também a respeito de nós: “Eles cumpriram a tua palavra”.

    João 17: 7-8 . Agora eles sabem que todas as coisas para tudo o que me deste são de ti. Pois lhes dei as palavras que me deste; e eles os receberam, e sabiam com certeza que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

    Veja como o próprio Senhor Jesus recebe todos os seus ensinamentos do Pai. Você nunca ouve dele se gabar de ser o criador de pensamentos profundos. Não, ele apenas repetiu aos seus discípulos as palavras que havia recebido do Pai: “Eu lhes dei as palavras que me deste.” Se Jesus agiu assim, quanto mais os mensageiros de Deus devem receber a palavra da boca do Senhor e falar como a recebem!

    João 17: 9-10 . Eu oro por eles: não oro pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todos os meus são teus, e teus são meus; e eu sou glorificado neles.

    Não é uma oração maravilhosa? Se alguém que possuísse a maior faculdade inventiva possível fosse solicitado a produzir uma oração que pudesse ser adequadamente orada por uma pessoa que era Deus e homem, seria uma tarefa impossível. Este capítulo contém todo o ar da veracidade, deveria ser suficiente para convencer qualquer homem de que Cristo era Deus e homem. Existe uma mistura tão maravilhosa das duas naturezas, sem nenhuma confusão de idéias, tão manifestamente ele pleiteia como homem, e tão claramente ele também ora como ninguém senão o Filho de Deus poderia orar, que ele deve ser o Deus. homem, o único mediador entre Deus e o homem.

    João 17: 11-12 . E agora não estou mais no mundo, mas estes estão no mundo, e eu venho a ti. Santo Padre, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós. Enquanto eu estava com eles no mundo, guardei-os em teu nome; guardei aqueles que me deste, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição; para que as escrituras sejam cumpridas.

    Era sabido e previsto que Judas estaria perdido; portanto, o Salvador, o grande guardador das ovelhas, não deve ser responsabilizado pela perda do “filho da perdição”, que nunca se comprometeu com o seu cargo.

    João 17: 13-17 . E agora venho a ti, e estas coisas que falo no mundo, para que eles possam ter a minha alegria cumprida em si mesmos. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não oro para que você os tire do mundo, mas para que os guarde do mal. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

    Nosso Senhor Divino parece pensar nada sobre seus próprios sofrimentos; todos os seus pensamentos estão ocupados com o que diz respeito ao seu povo. Todas as suas orações são por eles, para que sejam santificados e para que Deus seja glorificado neles.

    João 17: 18-19 . Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles eu me santifico,

    Ou: “Eu me diferencio”.

    João 17: 19-20 . Para que eles também sejam santificados pela verdade. Não oro apenas por estes, mas também por eles que crerão em mim através da sua palavra;

    Eles eram apenas um punhado de discípulos, mas você não pode dizer o que uma multidão acreditará em Cristo através da palavra deles. Havia apenas doze apóstolos; contudo, João viu cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel; depois disso, viu uma grande multidão que ninguém poderia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, diante da trono e diante do Cordeiro, vestido com vestes brancas e com palmas nas mãos. O Salvador, sem dúvida, vinculou seu pequeno bando de discípulos à promessa antiga: “Haverá um punhado de milho na terra no topo das montanhas; seus frutos tremerão como o Líbano.” Que grandes eventos de pequenas causas surgem! Sempre que estiver fazendo o bem, lembre-se não apenas daqueles que são salvos imediatamente, mas também dos outros que serão abençoados por eles, assim como nosso Salvador disse: “Nem ore apenas por eles, mas também por aqueles que crerão em mim através de seus pecados. palavra.” Nós que cremos em Jesus, através da palavra pregada ou escrita pelos apóstolos, também estamos incluídos nesta oração do seu Senhor e da nossa. Observe o que nosso Salvador pediu a seu Pai por eles e por nós:

    João 17:21 . Para que todos eles sejam um; como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles sejam um em nós; para que o mundo acredite que me enviaste.

    E quando os cristãos, sendo um em Cristo e um na verdade, se tornarão manifestamente mais um no coração, na vida e na fé, que dias felizes podemos esperar ver!

    João 17: 22-23 . E dei-lhes a glória que me deste; para que sejam um, assim como nós somos; eu neles e eles em mim, para que sejam aperfeiçoados em um; e que o mundo saiba que me enviaste e os amaste como me amaste.

    Esta é uma expressão maravilhosa, onde você encontrará algo parecido! É realmente maravilhoso que Deus tenha amado seu povo, assim como ele amava a Cristo, seu Filho, mas é isso que o Senhor Jesus aqui diz: “Você me enviou, e os amou, como você me amou.”

    João 17: 24-26 . Pai. Quero que eles também, a quem me deste, estejam comigo onde estou, para que possam contemplar a minha glória que me deste; porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheço, e estes sabem que você me enviou. E eu lhes declarei o teu nome,

    “Teu caráter, tua obra” –

    João 17:26 . E o declarará: que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.

    Esta oração é para você e para mim, tanto quanto para os doze apóstolos. Que o Senhor o cumpra em todos nós, assim como neles, por causa do seu querido nome!

    Amém.

    Comentário de John Wesley

    Pai – Essa simplicidade de denominação tornou-se altamente o Filho unigênito de Deus; ao qual um crente faz a aproximação mais próxima, quando está cheio de amor e humilde confiança. Chegou a hora – A hora marcada para isso; glorifique teu Filho – O Filho glorificou o Pai, antes e depois de sua própria glorificação. Quando ele fala com o Pai, ele não se denomina o Filho do homem.

    Referências Cruzadas

    Salmos 121:1 – Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

    Salmos 123:1 – Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

    Isaías 38:14 – Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor, vem em meu auxílio! “

    Marcos 14:41 – Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

    Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

    Lucas 22:53 – Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam”.

    João 7:30 – Então tentaram prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque a sua hora ainda não havia chegado.

    João 7:39 – Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

    João 8:20 – Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.

    João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

    João 11:41 – Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.

    João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

    João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

    João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

    João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

    João 16:32 – Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.

    João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

    Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

    Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

    1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *