Estudo de João 11:41 – Comentado e Explicado

Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste.
João 11:41

Comentário de Albert Barnes

Levantou os olhos – Em uma atitude de oração. Veja Lucas 18:13 ; Mateus 14:19 .

Agradeço a você que você me ouviu – é possível que João tenha registrado apenas a soma ou substância da oração nesta ocasião. Os agradecimentos que Jesus presta aqui são evidentemente em vista do fato de que lhe fora confiado poder para levantar Lázaro. Por causa do povo e da prova de sinal que seria fornecida da verdade de sua missão, ele expressou seu agradecimento a Deus. Em todas as suas ações, ele reconheceu sua união com o Pai e sua dependência dele como mediador.

Comentário de E.W. Bullinger

Pai . Veja João 1:14 e App-98. Quinze vezes o Senhor usou esse termo em oração (omitindo passagens paralelas entre parênteses): Mateus 11:25 , Mateus 11:26 ( Lucas 10:21 ); João 26:39 , João 26:42 ( Marcos 14:36 . Lucas 22:42 ). João 23:34 , João 23:46 . João 11:41 ; João 12:27 , João 12:28 ; (15 = 3×5. App-6). João 17: 1 , João 17: 5 , João 17:11 , João 17:21 , João 17:24 , João 17:25 (15 = 3×5. App-6). Ao lado de João 17, esta é a oração mais longa registrada por nosso Senhor.

ouvimos = mais ouvidos (tempo aoristo). Isso sugere que a oração foi ouvida e respondida antes, talvez em Peréia. Ver João 11: 4 .

Comentário de John Calvin

41. E Jesus novamente levantou os olhos. Esse era o sinal de uma mente verdadeiramente preparada para a oração; pois antes que alguém invoque a Deus corretamente, ele deve entrar em comunicação com ele, e isso só pode ser feito quando, levantado acima da terra, ele subir ao céu. É verdade que isso não é feito pelos olhos; pois os hipócritas, que são mergulhados na imundície profunda de sua carne, parecem atrair-lhes o céu por seu aspecto severo; mas o que eles apenas pretendem fazer deve ser sinceramente realizado pelos filhos de Deus. E, no entanto, quem ergue os olhos para o céu não deve, em seus pensamentos, limitar Deus ao céu; pois Ele está presente em todos os lugares e preenche o céu e a terra ( Jeremias 23:24 ). Mas como os homens nunca podem se libertar de uma imaginação grosseira, de modo a não formar uma concepção baixa e terrena sobre Deus, a menos que sejam elevados acima do céu . mundo, as Escrituras os enviam para o céu e declara que o céu é a habitação de Deus ( Isaías 66: 1 ).

No que diz respeito aos olhos, não é um costume que deve ser perpetuamente observado, de modo que sem ele a oração não é lícita; pois o publicano, que ora com o rosto jogado no chão, não perfura, por esse motivo, o céu pela fé ( Lucas 18:13 .) Mas esse exercício é proveitoso, porque os homens são despertados por ele para busque a Deus; e não apenas isso, mas o ardor da oração freqüentemente afeta o corpo de tal maneira que, sem pensar nisso, o corpo segue a mente por sua própria vontade. Certamente, não podemos duvidar que, quando Cristo levantou os olhos para o céu , ele foi levado em sua direção com extraordinária veemência. Além disso, como todos os seus pensamentos estavam com o Pai, ele também queria levar outros ao Pai junto com ele.

Pai, agradeço-te. Ele começa com ações de graças , embora não tenha pedido nada; mas, embora o evangelista não diga que ele orou em uma forma de palavras, ainda assim não há dúvida de que, antes disso, havia uma oração, pois, do contrário, não poderia ter sido ouvida. E há razões para acreditar que ele orou em meio aos gemidos que o evangelista menciona; pois nada poderia ser mais absurdo do que supor que ele estivesse violentamente agitado dentro de si mesmo, como costumam ser os homens estúpidos. Tendo obtido a vida de Lázaro, ele agora agradece ao Pai. Ao dizer que recebeu esse poder do Pai , e ao não atribuí-lo a si mesmo, ele nada mais faz do que reconhecer que é o servo do Pai . para a capacidade dos homens, ele proclama abertamente sua divindade e reivindica para si o que pertence a Deus; e, em outro momento, ele está satisfeito em sustentar o caráter de um homem e rende ao Pai toda a glória da Divindade. Aqui, ambos são admiravelmente reunidos pelo evangelista em uma palavra, quando ele diz que o Pai ouviu a Cristo, mas que agradece , para que os homens saibam que ele foi enviado pelo Pai , isto é, para que eles reconheçam que ele é o filho de deus. Sendo a majestade de Cristo incapaz de ser percebida em sua verdadeira elevação, o poder de Deus, que apareceu em sua carne, elevou gradualmente a essa elevação os sentidos grosseiros e aborrecidos dos homens. Pois, como ele pretendia ser totalmente nosso, não precisamos nos perguntar se ele se acomoda a nós de várias maneiras; e, como ele se deixou esvaziar ( Filipenses 2: 7 ) por nós, não há absurdo dizer que ele se abate por nossa causa.

Comentário de Adam Clarke

Onde os mortos foram postos – Essas palavras estão faltando em BC * DL, três outras; Siríaco, persa, árabe, sahídico, etíope, armênio, vulgata, saxão e em toda a Itália. Griesbach os deixa de fora do texto.

Pai, eu te agradeço – Como era de opinião comum que grandes milagres pudessem ser realizados pelo poder e em nome do diabo, Jesus ergueu os olhos para o céu e invocou o Deus supremo diante desses judeus incrédulos, para que pudessem veja que foi por seu poder e somente por ele que esse milagre foi realizado; que todo obstáculo à fé deste povo possa ser completamente desviado do caminho, e que sua fé permaneça, não na sabedoria do homem, mas no poder do Altíssimo. Por esse motivo, nosso Senhor diz que ele falou por causa da multidão, para que pudessem ver que não havia influência diabólica aqui e que Deus, em sua misericórdia, havia visitado seu povo.

Comentário de Thomas Coke

João 11: 41-42 . E Jesus levantou os olhos e disse: Em muitas ocasiões, Jesus havia apelado publicamente a seus próprios milagres, como as provas de sua missão; mas ele não costumava fazer um discurso formal ao pai antes de trabalhar com eles. No entanto, estando prestes a ressuscitar Lázaro dentre os mortos, ele, nesse caso, desviou-se de seu modo usual, para sensibilizar as pessoas, que, ao realizar seus milagres, ele não agiu com a ajuda de demônios, como seus inimigos maliciosamente. afirmado; mas com a cooperação de seu Pai celestial.

Comentário de John Wesley

Tiraram então a pedra do lugar onde os mortos foram postos. E Jesus levantou os olhos e disse: Pai, agradeço-te por me teres ouvido.

Jesus levantou os olhos – Não como se ele pedisse ajuda ao Pai. Não há o mínimo show disso. Ele operou o milagre com um ar de soberania absoluta, como o Senhor da vida e da morte. Mas foi como se ele dissesse, agradeço-lhe, que pela disposição de sua providência, você concedeu meu desejo, nesta notável oportunidade de exercer meu poder e demonstrar seu louvor.

Referências Cruzadas

Salmos 123:1 – Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *