Estudo de Lucas 18:13 – Comentado e Explicado

O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
Lucas 18:13

Comentário de Albert Barnes

De pé longe – longe do “templo”. O local onde a oração era oferecida no templo era a corte das mulheres. O fariseu avançou para o lado da quadra mais próximo ao templo, ou o mais próximo que pôde; o publicano estava do outro lado da mesma corte, se era judeu, ou na corte dos gentios, se era pagão, o mais longe possível do templo, consciente de sua indignidade de se aproximar do lugar sagrado onde Deus teve sua santa habitação.

Tanto quanto seus olhos … – Consciente de sua culpa. Ele sentiu que era um pecador, e vergonha e tristeza impediram que ele olhasse para cima. Homens conscientes da culpa sempre fixam os olhos no chão.

Ferido no peito – Uma expressão de tristeza e angústia em vista de seus pecados. É um sinal de pesar entre quase todas as nações.

Deus seja misericordioso … – A oração do publicano era totalmente diferente da do fariseu. Ele não se vangloriava de sua própria justiça em relação a Deus ou ao homem. Ele sentiu que era um pecador e, sentindo isso, estava disposto a reconhecê-lo. Este é o tipo de oração que será aceitável para Deus. Quando estivermos dispostos a confessar e abandonar nossos pecados, encontraremos misericórdia, Provérbios 28:13 . O publicano estava disposto a fazer isso em qualquer lugar; na presença de qualquer pessoa; entre as multidões do templo, ou sozinho. Ele sentiu mais que “Deus” era uma testemunha de suas ações e, portanto, estava disposto a confessar seus pecados diante dele. Embora não devamos “procurar” fazer isso “publicamente”, ainda assim devemos estar sempre dispostos a confessar nossas múltiplas transgressões, para que possamos obter perdão dos mesmos pela infinita bondade e misericórdia de Deus “. Não é desonroso reconhecer quando cometemos erros. Ninguém é tão desonrado quanto aquele que é pecador e não está disposto a confessá-lo; como aquele que cometeu um erro e, no entanto, tenta “ocultar” a falha, acrescentando hipocrisia aos seus outros crimes.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 18: 13-14 . E o publicano, afastando-se – 1º, sob o sentido de ser indigno de poder se aproximar de Deus, ou subir entre seu povo na corte de Israel, embora provavelmente judeu, ele ficou à distância em a corte dos gentios, provavelmente sem a parede de pedra, denominada pelo apóstolo, a parede intermediária da divisão, pela qual os gentios e os israelitas impuros não tinham permissão de passar. Ou, se parece mais provável, pelo fariseu mencioná-lo em sua oração, que ele estava na mesma corte com ele e, na sua opinião, como Salmasius pensa, então, sua posição ao longe implica que ele não foi além. o portão, sendo tão auto-envergonhado que ele não chegaria perto do fariseu, a quem ele considerava muito mais santo do que ele. Assim, ele possuía que Deus poderia justamente vê-lo à distância e enviá-lo a um estado de eterna distância dele, e que era um grande favor que Deus tivesse o prazer de admiti-lo assim. 2d, Permanecendo assim à distância, ele não erguia nem os olhos para o céu – muito menos as mãos, como era habitual na oração. Ele realmente elevou seu coração a Deus em santos desejos; mas, por vergonha e humilhação, não levantou os olhos com santa confiança e coragem. Suas iniqüidades foram exageradas como um fardo pesado, para que ele não pudesse olhar para cima; e seu olhar abatido era uma indicação do desânimo de sua mente diante dos pensamentos de sua pecaminosidade e culpa. 3d, Ele bateu no peito – Em uma santa indignação contra si mesmo pelo pecado. “O coração do pecador primeiro o fere em uma repreensão penitente, 2 Samuel 24:10 ; e então ele feriu seu coração com arrependimento penitente. ” Henry. 4º, seu discurso a Deus foi exatamente o contrário do fariseu: tão cheio de humildade e humilhação, quanto o fariseu era de orgulho e ostentação; tão cheio de arrependimento pelo pecado e desejo para com Deus, quanto ele confiava em si mesmo e em sua própria justiça e suficiência. Essa oração do publicano foi curta; medo e vergonha o impediram de dizer muito, suspiros e gemidos engoliram suas palavras: mas o que ele disse foi com esse propósito: Deus seja misericordioso comigo, pecador – Observe, leitor, 1º, que ele próprio é pecador e culpado diante de Deus, o que o fariseu não fez, mas falou como se fosse puro do pecado. 2d, Ele não tem dependência, mas da misericórdia de Deus. O fariseu insistiu no mérito de sua conduta irrepreensível, jejum e dízimo; mas o pobre publicano nega todo pensamento de mérito e foge à misericórdia como sua cidade de refúgio. 3d, Ele ora sinceramente pelo benefício dessa misericórdia, ó Deus, seja misericordioso, seja propício, para mim, perdoe meus pecados; reconcilie-se comigo e me receba graciosamente. E bendito seja Deus que tenhamos sua oração registrada como uma oração respondida. Nosso Senhor Jesus, a quem todos os corações estão abertos, todos os desejos conhecidos e de quem não se esconde nenhum segredo, que conhece perfeitamente todos os procedimentos da corte do céu, garante que esse pobre e penitente coração foi para sua casa. justificado ao invés do outro – E assim devemos, se orarmos pela mesma bênção no mesmo espírito de penitência, humildade e fervor, através de Jesus Cristo. O fariseu, sem dúvida, pensou que se um deles deve ser justificado, e não o outro, certamente deve ser ele, e não o publicano. Mas Cristo afirma o contrário: digo-lhe, diz ele, com a máxima segurança, e declaro-a como a verdade mais importante e interessante, que diz respeito a todos que você acredita e deve colocar no coração, que esse publicano foi justificado, e não o fariseu. O fariseu hipócrita vai embora rejeitado, seus pecados não são perdoados, nem é libertado da condenação; mas o publicano, em seu discurso penitente e humilde, obtém o que pediu; e ele, a quem o fariseu não teria posto com os cães do seu rebanho, Deus posto com os filhos de sua família! Tendo terminado a parábola, Cristo aplicou-a às pessoas por quem, principalmente, foi entregue, repetindo sua máxima favorita e bem conhecida: Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado. Veja em Mateus 23:12 .

No conjunto, “essa parábola nos ensina várias lições importantes: como, que a generalidade dos homens são grandes estranhos para si mesmos e ignorantes de seu próprio caráter; que muitas vezes agradecem a Deus em palavras, enquanto seus corações não são de maneira alguma penetrados com o devido senso deles; que um homem pode estar muito pronto para censurar os outros, sem jamais pensar em se reformar; e que, em certo sentido, podemos estar livres de pecados abertos e escandalosos, enquanto estamos cheios de maldade espiritual interior, orgulho, inveja, malícia e hipocrisia. Para concluir: ao propor esta parábola imediatamente após a da viúva importuna, nosso Senhor nos ensinou que, embora nossas orações devam ser muito sinceras e frequentes, elas sempre devem ser acompanhadas com a mais profunda humildade; porque nenhuma disposição da mente é mais adequada para seres tão fracos e frágeis como os homens aparecerem diante do grande Deus, do que um absoluto aborrecimento. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

em pé : ou seja, numa posição de humildade.

longe. Compare Salmos 40:12 . Esdras 9: 6 .

não . . . tanto quanto = nem mesmo. Grego. ou (App-105.)

até . Grego. eis. App-104.

céu = o céu. Singular. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

smote, etc. = estava ferindo, etc., ou começou a ferir. Expressivo de sofrimento mental. Compare Lucas 23:48 . Jeremias 31:19 . Naum 2: 7 .

em cima de . Grego. eis; mas todos os textos omitem.

seja misericordioso = seja propiciado ou reconciliado (através do sangue expiatório aspergido no propiciatório). Grego. hilaskomai. Compare Êxodo 25:17 , Êxodo 25:18 , Êxodo 25:21 . Romanos 3:25 . Hebreus 2:17 . Usado na Septuaginta em conexão com o propiciatório (grego. Hilasterion). Hebreus 9: 5 .

um pecador = o pecador (compare 1 Timóteo 1:15 ). Grego. hamartolos. Compare o App-128.

Comentário de John Calvin

13. O publicano parado à distância. Aqui, Cristo não pretendia estabelecer uma regra geral, como se fosse necessário, sempre que oramos, lançar nossos olhos ao chão. Ele apenas descreve os sinais de humildade, que somente ele recomenda a seus discípulos. Agora, a humildade reside em não se recusar a reconhecer nossos pecados, mas em condenar a nós mesmos e, assim, antecipar o julgamento de Deus; e, com a visão de se reconciliar com Deus, em fazer uma confissão honesta de culpa. Essa também é a causa dessa vergonha que sempre acompanha o arrependimento; pois Cristo insiste principalmente nesse ponto, que o publicano se reconheceu sinceramente como infeliz e perdido e fugiu para a misericórdia de Deus. Embora ele seja um pecador, ele confia no perdão gratuito e espera que Deus seja gentil com ele. Em uma palavra, a fim de obter favor, ele possui que não o merece. E, certamente, uma vez que é o perdão dos pecados que somente reconcilia Deus conosco (332) , devemos começar com isso, se desejamos que Ele aceite nossas orações. Quem reconhece que é culpado e condenado, e depois implora perdão, desaprova toda confiança nas obras; e o objetivo de Cristo era mostrar que Deus não será misericordioso com ninguém, exceto com aqueles que se atrapalham tremendo apenas à sua misericórdia. (333)

Comentário de Adam Clarke

O publicano, afastando-se – Não porque ele era um pagão, e não ousava se aproximar do lugar santo; (pois é provável que ele fosse judeu); mas porque ele era um verdadeiro penitente e se sentia totalmente indigno de aparecer diante de Deus.

Não levantaria – seus olhos – segurar a cabeça, com os olhos fixos na terra, era,

  1. Um sinal de profunda angústia.
  • De consciência e confissão de culpa. E,
  • Era a mesma postura que os rabinos judeus exigiam naqueles que oravam a Deus.
  • Veja Esdras 9: 6 ; e Mishna, em Berachoth, cap. v .; e a nota de Kypke aqui. Assim, o fariseu parece ter esquecido um de seus próprios preceitos.

    Mas feriu seu peito – ferir o peito era um sinal de sofrimento excessivo, comumente praticado em todas as nações. Parece íntimo de um desejo, no penitente, de punir esse coração pelas más propensões das quais o pecado deplorado havia sido cometido. Ainda é usado entre os católicos romanos em suas confissões gerais.

    Deus seja misericordioso comigo – ??as??t? µ?? – Seja propício em relação a mim através do sacrifício – ou permita que uma expiação seja feita por mim. Eu sou um pecador, e não posso ser salvo, mas desta maneira. A palavra grega ??as?? , ou ??as??µa? , geralmente significa fazer expiação pelo pecado; e é usado pela Septuaginta, Salmo 65: 4 ; Salmo 78:38 ; Salmo 79: 9 , para ipper? kipper , ele fez uma expiação. Então ??asµ?? uma propiciação é usada pelo mesmo, para ???? chataah , um sacrifício pelo pecado, Ezequiel 44:27 ; e ??ast????? , o propiciatório, é, na versão acima, a tradução de ???? kapporeth , a tampa da arca da aliança, sobre e antes da qual o sangue da vítima expiatória foi asperso, no grande dia da expiação. O verbo é usado exatamente no mesmo sentido pelos melhores escritores gregos. O seguinte de Herodotus, lib. ip 19, edite. Gale, está completo no ponto. Esus?s??s? µe?a??s? t?? e? ?e?f??s? ?e?? Cro , Croesus apaziguou ou fez uma expiação ao deus Delfo por imensos sacrifícios. Vemos então, de uma vez, a razão pela qual nosso abençoado Senhor disse que o cobrador de impostos foi até sua casa justificado e não o outro: – ele buscou misericórdia por meio de uma expiação pelo pecado, que era a única maneira pela qual Deus havia desde o princípio, destinado a salvar pecadores. Como o fariseu dependia de não fazer mal e de observar as ordenanças da religião para sua aceitação com Deus, de acordo com a economia da graça e da justiça, ele deve ser rejeitado; pois como todos pecaram e carecem da glória de Deus, e ninguém podia fazer expiação por seus pecados; portanto, quem não se refugiou naquilo que a misericórdia de Deus havia proporcionado deve ser excluído do reino dos céus. Esta não era uma nova doutrina: era a doutrina pública e solenemente pregada por todo sacrifício oferecido sob a lei judaica. Sem derramamento de sangue, não há remissão, foi o grito alto e constante de toda a economia mosaica. A partir disso, podemos ver o que é ter uma justiça superior à dos escribas e fariseus. Devemos nos humilhar diante de Deus, o que eles não fizeram: devemos nos refugiar no sangue da cruz, o que eles não quiseram; e seja manso e humilde de coração, o que não era.

    Muitos supõem que os fariseus pensavam que poderiam adquirir a justiça de si mesmos, independentemente de Deus, e que não dependiam dele por graça ou poder: mas não os tornemos piores do que eram – pois isso é negado pelo fariseu no texto, que atribui todo o bem que ele tinha a Deus: Ó Deus, eu te agradeço por não ser como os outros – foi você quem me fez discordar. Mas isso não foi suficiente: a graça restritiva não deve ser colocada no lugar da grande expiação. Culpa que ele havia contraído – e essa culpa deve ser apagada; e que não havia maneira de fazer isso, mas através de uma expiação, toda a lei judaica declarou. Veja a nota em Mateus 5:20 .

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 18:13 . E o publicano, afastando-se, impressionado com um profundo senso de seus pecados, o publicano parecia tão vil aos seus próprios olhos que não subiu entre o povo de Deus, mas ficou longe, na corte do Os gentios, talvez sem o muro de pedra, chamavam pelo apóstolo a parede do meio da divisória, pela qual os gentios e os israelitas impuros não tinham permissão para passar. Aqui, com os olhos fixos no chão, golpeando em seu peito, ele por essa ação fez um reconhecimento público de suas grandes transgressões diante de todos os que o viam e, na amargura de sua alma, gritou sinceramente por misericórdia. Ele também, assim como o fariseu, pronunciou suas devoções em voz alta; mas desconsiderando que sua oração era uma confissão de seus pecados, sua fala em voz alta não provinha da vaidade, mas da angústia de sua alma: pois, em vez de honrá-lo, essa oração tendia a abalá-lo grandemente, pois ele não mencionava nenhuma mistura de bom paliar os males de sua vida passada; mas reconheceu abertamente que era pecador e procurou refúgio na misericórdia de Deus por meio de Jesus Cristo, a grande propiciação e o único fundamento de sua esperança. E que ele não agiu como hipócrita, ficou evidente no lugar que ele escolheu para suas devoções, onde havia poucos para contemplá-lo, na melancolia de seu semblante e em toda sua conduta. A palavra aµa?t????, como aqui, muitas vezes significa um devoto abandonado, um pecador grave. Ver Mateus 9: 10-11 . Lucas 6: 32-33 ; 6:49 .

    Comentário de Scofield

    misericordioso

    Gr.hilaskomai, usado na Septuaginta e no NT em conexão com o propiciatório Êxodo 25:17 ; Êxodo 25:18 ; Êxodo 25:21 ; Hebreus 9: 5 . Como judeu instruído, o publicano está pensando, não na mera misericórdia, mas no propiciatório coberto de sangue. (Veja Scofield “ Levítico 16: 5 “) .

    “Propiciação” (Ver Scofield “ Romanos 3:25 “) . Sua oração pode ser parafraseada: “Seja comigo como é quando olha para o sangue expiatório”. A Bíblia não conhece nada do perdão divino além do sacrifício. Veja Scofield ” Mateus 26:28 “.

    misericordioso, ou seja, propiciado.

    pecador Sin. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

    Comentário de John Wesley

    E o publicano, afastando-se, não levantou os olhos para o céu, mas feriu-lhe o peito, dizendo: Deus seja misericordioso comigo, pecador.

    O publicano de pé ao longe – do santo dos santos, não elevaria os olhos para o céu – Tocado pela vergonha, que é mais ingênua que o medo.

    Referências Cruzadas

    2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

    2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

    2 Crônicas 33:23 – Mas, ao contrário de seu pai Manassés, não se humilhou diante do Senhor, antes, aumentou a sua culpa.

    Esdras 9:6 – e orei: Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus.

    Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

    Salmos 25:7 – Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.

    Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

    Salmos 40:12 – Pois incontáveis problemas me cercam e as minhas culpas me alcançaram, e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.

    Salmos 41:4 – Eu disse: Misericórdia, Senhor, cura-me, pois pequei contra ti.

    Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

    Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

    Salmos 106:6 – Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes.

    Salmos 119:41 – Que o teu amor alcance-me, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa;

    Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

    Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

    Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

    Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

    Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

    Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

    Ezequiel 16:63 – Então, quando eu fizer propiciação em seu favor por tudo o que você tem feito, você se lembrará e se envergonhará e jamais voltará a abrir a boca por causa da sua humilhação, palavra do Soberano Senhor’ “.

    Daniel 9:5 – nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

    Daniel 9:7 – “Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

    Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

    Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

    Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

    Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

    Lucas 7:6 – Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

    Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

    Lucas 17:12 – Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância

    Lucas 23:40 – Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?

    Lucas 23:48 – E todo o povo que se havia juntado para presenciar o que estava acontecendo, ao ver isso, começou a bater no peito e a afastar-se.

    Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

    Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

    Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

    2 Coríntios 7:11 – Assim, se lhes escrevi, não foi por causa daquele que cometeu o erro nem daquele que foi prejudicado, mas para que diante de Deus vocês pudessem ver por si próprios como são dedicados a nós.

    1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

    Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

    Hebreus 8:12 – Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.

    1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *