Estudo de Salmos 86:15 – Comentado e Explicado

Mas vós, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo; lento para a ira, cheio de clemência e fidelidade.
Salmos 86:15

Comentário de Albert Barnes

Mas tu, ó Senhor, és um Deus cheio de compaixão … – Veja as notas no Salmo 86: 5 . As palavras traduzidas como “longanimidade” significam que houve e haveria atraso em sua raiva; que não foi logo animado; que ele não agiu por paixão ou ressentimento repentino; que ele suportou a conduta dos pecadores por muito tempo sem se levantar para puni-los; que ele não foi rápido em se vingar, mas entediou-os pacientemente. Por essa razão, o salmista, embora consciente de que era um pecador, esperava e implorou que Deus o salvasse.

Abundante em … verdade – Ou seja, em fidelidade. Quando fizer uma promessa, você a cumprirá fielmente.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4.

cheio de compaixão, etc. Compare Êxodo 34: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Mas tu, ó Senhor – que caráter maravilhoso de Deus é dado neste versículo! ???? Adonai , Diretor, Juiz e Suporte; – mas em vez de ???? Adonai , trinta e quatro dos MSS de Kennicott. tem ???? Jeová , o Ser auto-existente e eterno; – El , o Deus forte; ???? rachum , ternamente compassivo; ??? channun , o distribuidor da graça ou favor; ???? ??? erech appayim , sofrendo muito tempo, não é facilmente provocado; Rab ?? rab chesed , abundante em bênçãos; e ??? emeth , fiel e verdadeiro. Tal é o Deus que se tornou mais conhecido por nós em Cristo. A linguagem escassa de nossos ancestrais não era adequada para uma tradução completa das palavras originais: “E você conduziu Deus a um amigo, e a um amigo, a um amigo, a um amigo a um amigo e a um amigo. de muita bondade e paciência “, – firme na verdade.

No antigo Saltério, a linguagem é pouco aprimorada: e tu, Deus de Lorde, misericordioso e misericordioso, sofredor e misericordioso de mykel, e logo depois.

A palavra mercador é interpretada, faz e diminui de misericórdia.

Comentário de John Calvin

15. E tu, Senhor! és Deus, misericordioso, pronto para perdoar. Ao passar imediatamente para a celebração desses atributos divinos, ele gostaria de dizer que temos força e proteção adequadas contra a audácia e a raiva dos iníquos, na bondade, misericórdia e fidelidade divinas. Talvez, também, pelo seu sentimento de que os iníquos fossem flagelos nas mãos de Deus, ele tenha posto diante de si a bondade e a misericórdia divinas, para aliviar o excesso de terror com que poderia ser tomado; pois esta é a verdadeira e única fonte de conforto, que, embora Deus nos castigue, ele não esquece sua misericórdia. Essa frase, como é bem conhecido, é retirada de Êxodo 34: 6 , onde encontramos uma descrição muito notável da natureza de Deus. Primeiro, ele é chamado de misericordioso; em segundo lugar, pronto para perdoar, que ele manifesta ao compadecer nossas angústias. Em terceiro lugar, ele é descrito como longânimo; pois ele não fica bravo quando uma ofensa é cometida contra ele, mas nos perdoa de acordo com a grandeza de sua benignidade. Em suma, diz-se que ele é abundante em misericórdia e verdade; pelo que eu entendo, que sua beneficência é exercida continuamente e que ele é sempre verdadeiro. Na verdade, ele não é menos digno de ser elogiado por seu rigor, do que por sua misericórdia; mas, como é apenas nossa obstinação voluntária que o torna severo, obrigando-o a punir-nos, as Escrituras, ao representá-lo como por natureza misericordioso e pronto a perdoar, ensina-nos que, se a qualquer momento for rigoroso e grave, isso é, por assim dizer, acidental para ele. Estou falando, é verdade, na linguagem popular, e as que não são estritamente corretas; mas ainda assim, esses termos pelos quais o caráter divino é descrito são válidos para isso: Que Deus é por natureza tão gracioso e pronto para perdoar, que parece conspirar em nossos pecados, atrasa a imposição de punição e nunca procede à execução. vingança, a menos que seja compelido por nossa obstinada maldade. Por que a verdade de Deus se une à sua misericórdia foi considerada em outro lugar. Como mesmo aqueles que são mais generosos às vezes desejam retratar as promessas que fizeram, arrependendo-se de suas facilidades demais, nós que estamos acostumados a julgar por Deus por nós mesmos, desconfiamos de suas promessas. Deus declara, portanto, que ele é diferente dos homens, porque ele é tão firme em seu propósito em realizar abundantemente o que prometeu, como se distingue por prometer liberalmente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *