Estudo de Salmos 41:4 – Comentado e Explicado

Quanto a mim, eu vos digo: Piedade para mim, Senhor; sarai-me, porque pequei contra vós.
Salmos 41:4

Comentário de Albert Barnes

Eu disse, Senhor – eu disse na minha doença, ou no julgamento mencionado no salmo. Eu pedi a Deus que fosse misericordioso comigo quando os outros não tivessem misericórdia; estar perto de mim quando os outros se afastaram; para me salvar quando pressionado pela doença por causa dos meus pecados. Tudo o que se segue diz respeito, como esta passagem, ao que ocorreu quando ele estava doente; aos pensamentos que passaram por sua mente e ao tratamento que ele experimentou dos outros.

Seja misericordioso comigo – perdoando meus pecados e me restaurando à saúde.

Cure minha alma – Ao restaurar minha alma à saúde espiritual, perdoando o pecado que é a causa da minha doença; ou pode significar Restaurar minha vida – considerando sua vida como (por assim dizer) doente e em perigo de extinção. A probabilidade, no entanto, é que ele tivesse uma referência particular à alma quando a palavra é comumente entendida ou como se designando; curar ou me restaurar.

Pois pequei contra ti – Considerando o seu pecado como a causa da sua doença. Veja as notas no Salmo 38: 3-5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 41: 4 . Cure minha alma como conjecturas racionais, diz o Dr. Delaney, são muitas vezes entradas úteis para o conhecimento, espero que o leitor sincero seja indulgente com o meu em relação à cinomose de Davi (veja a nota no título do 38º salmo) ,) que estou longe de me intrometer como uma verdade; pois, afinal, possivelmente, todos os seus salmos sobre essa cabeça não podem ser mais do que descrições figurativas do estado de sua mente, doente de pecado; nem essa suposição é infundada no versículo atual: E, de acordo com esse modo de pensar, encontramos o pecado descoberto para nós, no estilo profético, sob as idéias de contusões e feridas e feridas pungentes, Isaías 1: 6 , Ver Salmos 38: 7 . Não podemos em nenhum lugar introduzir de maneira mais apropriada as seguintes observações criteriosas da 8ª Preleção do Bispo Lowth.

“As leis hebraicas”, diz ele, “estão muito ocupadas em discriminar as coisas limpas e impuras, em remover e expiar o que é sujo, poluído e profano; nas quais cerimônias, como sob um véu, os significados mais sagrados e pesados ??são expressos , como é evidente na própria coisa, bem como em muitas declarações claras e expressas, entre elas algumas doenças e enfermidades do corpo, que, por mais leves que possam parecer superficiais, parecem ter grande consequência para uma atenção atenta. É por isso que não é de admirar que os poetas sagrados apliquem essas imagens na expressão dos assuntos mais importantes, quando abrem a contaminação da mente humana, totalmente depravada e contaminada; Isaías 44: 6 ou Ezequiel 36 : 17 ou lamentam a parte miserável, abjeta e mais desprezível da virgem, a filha de Sião, mimada e desnudada: Lamentações 1: 8-9 ; Lamentações 1:17 ; Lamentações 2: 2 . , são verdadeiramente deformados e odiosos eu; se referidos à sua verdadeira origem e à religião, não têm peso nem majestade. Desse tipo, ou pelo menos análogo a esse tipo, são aqueles que o poeta real (que em seus poemas divinos geralmente sustenta um caráter muito mais augusto que o dele) derrama cheio de tristeza e das mais ardentes afeições; quando ele reclama, como nos Salmos 38, que está desgastado e cansado de punições e sofrimentos, e completamente deprimido com o mais pesado fardo do pecado, ao apoio de que a natureza humana é absolutamente desigual: em quais passagens algumas pessoas perguntaram sob que doença o escritor então trabalhou; não menos absurdamente, em minha opinião, do que se eles tivessem procurado a situação e o nome do rio em que ele mergulhou, quando ele diz que foi inundado por grandes inundações de águas “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 41: 4 . Eu disse: Senhor, seja misericordioso comigo – Ele apela à misericórdia, como alguém que sabia que não poderia suportar a prova da justiça estrita. Os melhores santos, mesmo aqueles que foram misericordiosos com os pobres, não fizeram de Deus seu devedor; mas deve se lançar em sua misericórdia. Quando estamos debaixo da vara, devemos, portanto, nos recomendar à terna misericórdia de nosso Deus. Cure minha alma – O pecado é a doença da alma e a alma é curada quando, sendo perdoada pela misericórdia, também é renovada pela graça. E por essa cura espiritual devemos ser mais fervorosos do que pela saúde corporal. Pois pequei contra ti – e, portanto, minha alma precisa de cura: eu sou um pecador, um pecador miserável; e, portanto, Deus, seja misericordioso comigo. O salmista não aparece aqui para se referir a qualquer ato grosseiro de pecado em particular, mas a seus pecados em geral, que suas doenças e os problemas que ele enfrentou puseram em ordem diante dele; e o pavor das consequências das quais o fez orar: Cura minha alma.

Comentário de E.W. Bullinger

seja misericordioso = seja gracioso ou mostre favor.

minha alma = eu.

Eu pequei. Cristo poderia dizer isso daqueles cujos pecados Ele estava levando, que foram postos sobre Ele. pecou. Hebraico. chata. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Eu disse: Senhor, seja misericordioso comigo – preciso especialmente da tua misericórdia, porque pequei contra ti, e meu pecado é uma ferida mortal em minha alma; portanto, cure minha alma, porque pecou contra ti.

Comentário de John Calvin

4. Eu disse, ó Jeová! tenha piedade de mim. Por esse versículo, ele mostra que, em sua adversidade, não procurou acalmar sua mente com lisonjas, como a maioria dos homens, que se esforça para amenizar suas tristezas com algum consolo vã. E, certamente, o homem que é guiado pelo Espírito de Deus, quando avisado de Deus pelas aflições com as quais é visitado, reconhecerá francamente seus pecados e se submeterá silenciosamente às advertências de seus irmãos. por uma confissão voluntária. Aqui, Davi estabelece uma marca pela qual ele se distingue dos réprobos e ímpios, quando nos diz que implorou sinceramente que seu pecado não fosse imputado a seu cargo e que procurara refúgio à mercê de Deus. Na verdade, ele pede que algum alívio seja concedido a ele sob a aflição que ele sofreu: mas ele se eleva a uma fonte mais alta de alívio, quando pede que, pelo perdão de seus pecados, possa obter reconciliação com Deus. Aqueles, como já dissemos em outros lugares, invertem a ordem natural das coisas, que buscam um remédio apenas para as misérias exteriores sob as quais trabalham, mas, ao mesmo tempo, negligenciam a causa delas; agindo como um homem doente, faria isso, procurando apenas saciar sua sede, mas nunca pensou na febre sob a qual ele trabalha, e qual é a principal causa de seu problema. Antes de Davi, portanto, falar sobre toda a cura de sua alma, isto é, de sua vida (104), ele primeiro diz: Tem piedade de mim: e com isso devemos conectar a razão que se segue imediatamente – pois eu tenho pecou contra ti. Ao dizer isso, ele confessa que Deus está justamente descontente com ele, e que ele só pode ser restaurado novamente a seu favor se seus pecados forem apagados. Tomo a partícula ?? , ki, em sua significação própria e natural, e não adversamente, como alguns a entenderiam. Ele pede então que Deus tenha piedade dele porque ele pecou. Daí procede a cura da alma, que ele interpõe entre sua oração e confissão, como sendo o efeito da compaixão e misericórdia de Deus; pois Davi espera que, assim que obtenha perdão, ele também obterá alívio de sua aflição.

Comentário de John Wesley

Eu disse: Senhor, seja misericordioso comigo; cure minha alma; porque pequei contra ti.

Cura – Diz-se que a alma é curada quando é perdoada e purgada.

Para – pois reconheço que pequei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *