Estudo de Salmos 25:7 – Comentado e Explicado

Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor.
Salmos 25:7

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se dos pecados da minha juventude – Em forte contraste com Deus, o salmista apresenta sua própria conduta e vida. Ele poderia pedir a Deus Salmo 25: 6 para lembrar de Seus próprios atos – o que “Ele próprio” havia feito; mas não podia pedir que ele se lembrasse de Sua conduta – de sua vida passada. Ele só podia orar para que isso pudesse ser esquecido. Ele não queria que isso fosse lembrado diante de Deus; ele não podia pedir que Deus o tratasse de acordo com isso. Ele ora, portanto, para que ele não seja visitado à medida que avançou na vida com os frutos de sua conduta nos primeiros anos, mas que todas as ofensas desse período de sua vida possam ser perdoadas e esquecidas. Quem existe que não pode, com profundo sentimento, participar desta oração? Quem alcançou o período da vida intermediária ou avançada, que estaria disposto a que as loucuras de sua juventude, os planos, pensamentos e desejos de seus primeiros anos fossem lembrados novamente? Quem estaria disposto a se lembrar de si mesmo, ou a dar a conhecer a seus amigos, a sociedade ao seu redor ou a mundos reunidos, os pensamentos, os propósitos, os desejos, as “imaginações” de seus dias de juventude? Quem se atreveria a orar para que ele fosse tratado nos anos seguintes, como tratou a Deus em sua própria vida? Não, quem ousaria orar para que Deus o tratasse no dia do julgamento, como ele tratara os amigos de sua infância, até o pai que o gerou ou a mãe que o gerou? Nossa esperança em relação ao favor de Deus é que Ele “não” convoque os pensamentos e os propósitos de nossos primeiros anos; que ele “não” nos tratará como se lembrasse deles; mas que ele nos tratará como se fossem esquecidos.

Nem minhas transgressões – Os pecados dos meus primeiros anos.

De acordo com a tua misericórdia, lembre-se de mim – lide comigo, não de acordo com a justiça estrita, mas de acordo com a misericórdia. Lide comigo de acordo com a sua natureza e caráter; mas que o atributo da misericórdia seja o que será o guia, e não o atributo da justiça.

Pelo amor de Deus – Para que sua bondade ou benevolência possa ser exibida e honrada – não principalmente e principalmente para que eu seja salvo, mas para que seu caráter seja visto como bom e misericordioso.

Comentário de E.W. Bullinger

pecados. Hebraico. chdta “. App-44.

transgressões. Hebraico. paxá “. App-44.

misericórdia = graça. Hebraico. hasad. Não é a mesma palavra que nos versículos: Salmos 25: 6 , Salmos 25:16 .

Comentário de Adam Clarke

Não lembre dos pecados da minha juventude – Aqueles que cometi por falta de consideração e calor da paixão.

De acordo com a tua misericórdia – Como é digno da tua misericórdia agir de acordo com a medida, a grandeza e a prática geral da tua misericórdia; portanto, dê-me um perdão abundante, uma salvação abundante.

Por causa da tua bondade – Bondade é a natureza de Deus; a misericórdia flui dessa bondade.

Comentário de John Calvin

7. Não lembre dos pecados da minha juventude. Como nossos pecados são como um muro entre nós e Deus, o que o impede de ouvir nossas orações ou estender a mão para nos ajudar, Davi agora remove essa obstrução. De fato, é verdade, em geral, que os homens oram de maneira errada e em vão, a menos que comecem buscando o perdão de seus pecados. Não há esperança de obter qualquer favor de Deus, a menos que ele esteja reconciliado conosco. Como ele deve nos amar, a menos que primeiro nos reconcilie livremente consigo mesmo? A ordem correta e apropriada da oração, portanto, é, como eu disse, pedir, desde o início, que Deus perdoe nossos pecados. Aqui, Davi reconhece, em termos explícitos, que ele não pode se tornar um participante da graça de Deus de outra maneira, a não ser que seus pecados sejam apagados. Portanto, para que Deus tenha consciência de sua misericórdia para conosco, é necessário que ele esqueça nossos pecados, cuja própria visão afasta seu favor de nós. Enquanto isso, o salmista confirma com mais clareza o que eu já disse: embora os ímpios tenham agido com crueldade contra ele e o tenham perseguido injustamente, ele atribuiu aos seus próprios pecados toda a miséria que suportou. Pois por que ele deveria pedir perdão por seus pecados, recorrendo à misericórdia de Deus, mas porque ele reconheceu que, pelo tratamento cruel que recebeu de seus inimigos, ele apenas sofreu o castigo que merecia justamente? Ele, portanto, agiu com sabedoria ao desviar seus pensamentos para a primeira causa de sua miséria, a fim de descobrir o verdadeiro remédio; e, assim, ele nos ensina pelo seu exemplo, que quando qualquer aflição externa nos pressiona, devemos pedir a Deus não apenas para nos libertar dela, mas também para apagar nossos pecados, pelos quais provocamos seu descontentamento, e nos sujeitamos a sua vara de castigo. Se agirmos de outra maneira, seguiremos o exemplo de médicos inábeis, que, ignorando a causa da doença, apenas procuram aliviar a dor e aplicam remédios meramente adventícios para a cura. Além disso, Davi confessa não apenas algumas ofensas leves, como costumam fazer os hipócritas, que, confessando sua culpa de maneira geral e superficial, buscam algum subterfúgio ou atenuam a enormidade de seus pecados; mas ele remonta seus pecados até sua infância e considera de quantas maneiras ele provocou a ira de Deus contra ele. Quando ele menciona os pecados que havia cometido em sua juventude, ele não quis dizer com isso que não tinha lembrança de nenhum dos pecados que cometera em seus últimos anos; mas é antes para mostrar que ele se considerava digno de tanto maior condenação. (556) Em primeiro lugar, considerando que ele não havia começado apenas tarde a cometer pecado, mas que por muito tempo havia amontoado pecado sobre pecado, ele se inclina, se assim podemos falar, sob a carga acumulada; e, em segundo lugar, ele sugere que, se Deus o tratasse de acordo com o rigor da lei, não apenas os pecados de ontem ou de alguns dias entrariam em julgamento contra ele, mas todos os casos em que ele ofendera, mesmo desde a infância, poderia agora com justiça ser responsabilizado por ele. Portanto, tantas vezes, como Deus nos aterroriza com seus julgamentos e os sinais de sua ira, lembremos nossa lembrança, não apenas dos pecados que cometemos ultimamente, mas também de todas as transgressões de nossa vida passada, provando-nos a terreno de vergonha renovada e lamentação renovada. Além disso, a fim de expressar mais plenamente que ele suplica um perdão gratuito, ele pede a Deus apenas com base no seu mero prazer; e, portanto, ele diz: De acordo com a sua compaixão, lembre-se de mim. Quando Deus lança nossos pecados no esquecimento, isso o leva a nos contemplar com respeito paternal. Davi não pode descobrir nenhuma outra causa para explicar esse respeito paterno de Deus, mas que ele é bom, e daí resulta que não há nada que induza Deus a nos receber a seu favor, a não ser seu próprio prazer. Quando se diz que Deus se lembra de nós de acordo com sua misericórdia, somos tacitamente dados a entender que existem duas maneiras de lembrar que são totalmente opostas; aquele quando ele visita os pecadores em sua ira, e o outro quando ele novamente manifesta seu favor àqueles de quem ele pareceu por um tempo não considerar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *