Estudo de Hebreus 8:12 – Comentado e Explicado

Eu lhes perdoarei as suas iniqüidades, e já não me lembrarei dos seus pecados {Jr 31,31-34}.
Hebreus 8:12

Comentário de Albert Barnes

Pois serei misericordioso com a injustiça deles … – Ou seja, a bênção do “perdão” será muito mais rica na nova dispensação do que na antiga. Esta é a “quarta” circunstância aduzida em que a nova aliança superará a antiga. Isso foi comparativamente severo em suas inflições (ver Hebreus 10:28 ); marcou toda ofensa com rigor e empregou a linguagem da misericórdia com muito menos frequência do que a da justiça. Era um sistema onde a lei e a justiça reinavam; não onde a misericórdia era o atributo principal e predominante. Era verdade que contemplava o perdão e fazia arranjos para isso; mas ainda é verdade que isso é muito mais proeminente na nova dispensação do que na antiga. Está aí a ideia principal. É o que o separa de todos os outros sistemas. Todo o arranjo é para o perdão do pecado de maneira consistente com as reivindicações da lei e da justiça, e concede o benefício do perdão da maneira mais ampla e perfeita a todos os que estão interessados ??no plano. De fato, a singularidade pela qual o evangelho se distingue de todos os outros sistemas, antigos e modernos, filosóficos e morais, pagãos e deisticos, é que é um sistema que prevê o perdão do pecado e, na verdade, perdoa os culpados. Este é o centro, a coroa, a glória da nova dispensação. Deus é misericordioso com a injustiça das pessoas e seus pecados não são mais lembrados.

Não me lembrarei mais – Isso é evidentemente falado à maneira dos homens e de acordo com a apreensão humana. Não pode significar literalmente que Deus esquece que as pessoas são pecadoras, mas significa que ele as trata como se isso fosse esquecido. Seus pecados não são cobrados sobre eles e não são mais punidos do que se tivessem passado completamente da lembrança. Deus os trata com tanta bondade e os considera com sincera afeição, como se seus pecados deixassem de ser totalmente lembrados, ou o que é a mesma coisa, como se nunca tivessem pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

misericordioso . Grego. hileos . Veja Mateus 16:22 .

injustiça . Grego. adikia (plural) App-128.

pecados . Grego. hamartia. App-128.

iniqüidades . Grego. anomia. App-128.

não Grego. ou eu, como Hebreus 8:11 . A citação é de Tiago 31: 31-34 .

Comentário de Adam Clarke

Serei misericordioso com a injustiça deles. – Para ser seu Deus, como mencionado no versículo anterior, é necessário que a iniquidade deles seja perdoada; isso é provido pela imolação de Jesus Cristo como sacrifício da aliança. Por seu sangue, a redenção foi comprada, e todos os que com coração penitente crêem no Senhor Jesus recebem a remissão de pecados, e Deus não se lembra mais de suas iniqüidades contra eles, para puni-los por isso. Todo o mal espiritual contra a natureza e a lei de Deus é representado aqui sob os seguintes termos:

  1. Injustiça , ad???a , injustiça ou errado. Isso é contra Deus, seu próximo e ele próprio.
  • Sin, ?µa?t?a , desvio da lei Divina; Faltando a marca; visando a felicidade, mas nunca alcançá-la, porque buscava a Deus e na violação de suas leis.
  • 3. Iniquidade, a??µ?a , ilegalidade, não possuir, conhecer ou reconhecer uma lei; não tendo nenhuma lei escrita em seus corações, e contida por ninguém na conduta de suas vidas. Tudo isso deve ser removido pela misericórdia de Deus; e isso deve ser entendido de sua misericórdia em Cristo Jesus.

    Comentário de John Wesley

    Pois serei misericordioso com a injustiça deles, e os seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais.

    Pois eu os justificarei, que é a raiz de todo verdadeiro conhecimento de Deus. Este, portanto, é o método de Deus. Primeiro, um pecador é perdoado: então ele conhece a Deus, tão gracioso e misericordioso, que as leis de Deus estão escritas em seu coração: ele é de Deus e Deus é dele.

    Referências Cruzadas

    Salmos 25:7 – Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.

    Salmos 65:3 – Quando os nossos pecados pesavam sobre nós, tu mesmo fizeste propiciação por nossas transgressões.

    Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

    Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

    Jeremias 33:8 – Eu os purificarei de todo o pecado que cometeram contra mim e perdoarei todos os seus pecados de rebelião contra mim.

    Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

    Miquéias 7:19 – De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

    Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

    Romanos 11:27 – E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados”.

    Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

    Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

    Hebreus 10:16 – “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”;

    1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

    1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

    Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *