Estudo de 1 João 1:7 – Comentado e Explicado

Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 João 1:7

Comentário de Albert Barnes


Mas se andarmos na luz – Compare as notas em 1 João 1: 5 . Andar na luz pode incluir as três coisas seguintes:

(1) Levar uma vida de santidade e pureza; isto é, o cristão deve ser caracteristicamente um homem santo, uma luz no mundo, por seu exemplo.

(2) andar na verdade; isto é, abraçar a verdade em oposição a todo erro de paganismo e infidelidade, e ter visões espirituais claras da verdade, como as que não são renovadas nunca tiveram. Ver 2 Coríntios 4: 6 ; 1 Coríntios 2: 9-15 ; Efésios 1:18 .

(3) desfrutando do conforto da religião; isto é, ter a alegria que a religião está preparada para transmitir e que ela transmite aos seus verdadeiros amigos, Salmo 94:19 ; Isaías 57: 8 ; 2 Coríntios 1: 3 ; 2 Coríntios 13:11 . Compare as notas em João 12:35 .

Como ele está na luz – No mesmo tipo de luz que ele tem. A medida de luz que podemos ter não é a mesma em grau, mas é do mesmo tipo. O verdadeiro cristão em seu caráter e sentimentos se assemelha a Deus.

Temos comunhão uns com os outros – À medida que participamos de seus sentimentos e opiniões, devemos nos assemelhar. Amando o mesmo Deus, abraçando os mesmos pontos de vista da religião e vivendo para os mesmos fins, é claro que teremos muito que é comum a todos nós e, portanto, teremos comunhão uns com os outros.

E o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado – Veja o sentimento aqui expresso totalmente explicado nas notas em Hebreus 9:14 . Quando se diz que o sangue dele nos limpa de todo pecado, a expressão deve significar uma de duas coisas: ou é através desse sangue que todo pecado passado é perdoado, ou que esse sangue acaba por nos purificar de toda transgressão e fazer nós perfeitamente santos. O significado geral é claro: em relação a todo e qualquer pecado do qual possamos estar conscientes, existe eficácia naquele sangue para removê-lo e nos tornar totalmente puros. Não há mancha tão profunda pelo pecado que o sangue de Cristo não possa tirá-lo completamente da alma. A conexão aqui, ou a razão pela qual isso é introduzido aqui, parece ser a seguinte: O apóstolo está declarando a substância da mensagem que ele recebeu, 1 João 1: 5 . A primeira parte ou parte principal disso foi que Deus é luz, e nele não há trevas, e que sua religião exige que todos os seus amigos se assemelhem a ele andando na luz. Outra parte, e parte material da mesma mensagem, foi feita em sua religião para purificar a alma do pecado e torná-la semelhante a Deus. Nenhum sistema de religião destinado ao homem poderia ser adaptado à sua condição que não contivesse essa provisão, e esta continha-a da maneira mais completa e ampla. É claro, porém, significa que o sangue purifica de todo pecado apenas nas condições em que sua eficácia pode ser disponibilizada ao homem – pelo arrependimento do passado e por uma cordial recepção do Salvador pela fé.

Comentário de E.W. Bullinger

como ele . Isso se refere ao pai. Compare 1 João 2: 6 .

um com o outro = um com o outro. Não com os irmãos, mas com o Pai e o Filho.

Jesus Cristo . Os textos leem “Jesus” .

pecado . App-128. Aqui está a figura do discurso Metalepsis. App-6.

Comentário de John Calvin

7 Mas se andarmos na luz. Ele agora diz que a prova de nossa união com Deus é certa, se formos conformáveis ??a ele; não que a pureza da vida nos concilie com Deus, como causa anterior; mas o apóstolo significa que nossa união com Deus se torna evidente pelo efeito, isto é, quando sua pureza brilha em nós. E, sem dúvida, é esse o fato; onde quer que Deus venha, todas as coisas estão tão imbuídas da sua santidade, que ele lava toda a sujeira; pois sem ele nada temos além de imundície e escuridão. Portanto, é evidente que ninguém leva uma vida santa, a não ser que esteja unido a Deus.

Ao dizer: Temos comunhão um com o outro, ele não fala simplesmente de homens; mas ele coloca Deus de um lado, e nós do outro.

No entanto, pode-se perguntar: “Quem dentre os homens pode exibir a luz de Deus em sua vida, para que exista essa semelhança que João exige; pois seria assim necessário que ele fosse totalmente puro e livre das trevas. ” A isso, respondo que expressões desse tipo são acomodadas às capacidades dos homens; diz-se, portanto, que ele é como Deus, que aspira à sua semelhança, por mais distante que possa estar. O exemplo não deve ser aplicado de outra maneira do que de acordo com esta passagem. Ele anda nas trevas, que não é governado pelo temor de Deus, e que, com uma consciência pura, não se dedica totalmente a Deus e procura promover sua glória. Então, por outro lado, aquele que com sinceridade de coração passa a vida, sim, cada parte dela, no temor e serviço de Deus, e o adora fielmente, anda na luz, pois ele mantém o caminho certo, embora ele pode em muitas coisas ofender e suspirar sob o peso da carne. Então, a integridade da consciência é a única que distingue a luz das trevas.

E o sangue de Jesus Cristo Depois de ter ensinado qual é o vínculo de nossa união com Deus, ele agora mostra que fruto brota dele, mesmo que nossos pecados sejam livremente remidos. E esta é a bem-aventurança que Davi descreve nos Salmos 32: 0 , para que possamos saber que somos muito infelizes até que, sendo renovados pelo Espírito de Deus, o servimos com um coração sincero. Pois quem pode ser imaginado mais infeliz do que aquele homem a quem Deus odeia e abomina, e sobre cuja cabeça está suspensa a ira de Deus e a morte eterna?

Esta passagem é notável; e com isso aprendemos primeiro que a expiação de Cristo, efetuada por sua morte, nos pertence adequadamente, quando nós, em retidão de coração, fazemos o que é certo e, justamente para Cristo, não é redentor, exceto para aqueles que se afastam. iniqüidade e levar uma nova vida. Se, então, desejamos que Deus seja propício para nós, a fim de perdoar nossos pecados, não devemos nos perdoar. Em resumo, a remissão de pecados não pode ser separada do arrependimento, nem a paz de Deus está naqueles corações, onde o medo que Deus não prevalece.

Em segundo lugar, esta passagem mostra que o perdão gratuito dos pecados nos é dado não apenas uma vez, mas que é um benefício que reside perpetuamente na Igreja e é oferecido diariamente aos fiéis. Pois o apóstolo aqui se dirige aos fiéis; como sem dúvida nenhum homem jamais foi, nem jamais será, quem pode agradar a Deus, uma vez que todos são culpados diante dele; por mais forte que exista um desejo de agir corretamente, sempre vamos a Deus com hesitação. No entanto, o que está feito pela metade não obtém aprovação de Deus. Enquanto isso, por novos pecados nos separamos continuamente, na medida do possível, da graça de Deus. Assim é que todos os santos precisam do perdão diário dos pecados; pois isso por si só nos mantém na família de Deus.

Ao dizer, de todo pecado, ele sugere que somos, sob muitos aspectos, culpados diante de Deus; de modo que, sem dúvida, não há ninguém que não tenha muitos vícios. Mas ele mostra que nenhum pecado impede que os piedosos, e aqueles que temem a Deus, obtenham seu favor. Ele também aponta a maneira de obter perdão e a causa de nossa purificação, mesmo porque Cristo expiou nossos pecados por seu sangue; mas ele afirma que todos os piedosos são indubitavelmente participantes dessa limpeza.

Toda a sua doutrina foi perversamente pervertida pelos sofistas; pois eles imaginam que o perdão dos pecados nos é dado, por assim dizer, no batismo. Eles sustentam que somente o sangue de Cristo está disponível; e eles ensinam que depois do batismo, Deus não é reconciliado senão por satisfações. De fato, deixam uma parte do sangue de Cristo; mas quando atribuem mérito às obras, mesmo que em menor grau, subvertem completamente o que João ensina aqui, como a maneira de expiar pecados e de se reconciliar com Deus. Pois essas duas coisas nunca podem se harmonizar juntas, ser purificadas pelo sangue de Cristo e purificadas pelas obras: pois João designa não a metade, mas a totalidade, ao sangue de Cristo.

A soma do que é dito, então, é que os fiéis sabem com certeza que são aceitos por Deus, porque Ele foi reconciliado com eles pelo sacrifício da morte de Cristo. E o sacrifício inclui limpeza e satisfação. Portanto, o poder e a eficiência destes pertencem apenas ao sangue de Cristo.

Por este meio é refutada e exposta a invenção sacrílega dos papistas quanto a indulgências; pois como se o sangue de Cristo não fosse suficiente, acrescentam como subsídio o sangue e os méritos dos mártires. Ao mesmo tempo, essa blasfêmia avança muito mais entre nós; pois, como eles dizem que suas chaves, pelas quais mantêm caladas a remissão dos pecados, abrem um tesouro formado em parte pelo sangue e méritos dos mártires, e em parte pelos mundos da supererrogação, pelos quais qualquer pecador pode se redimir. nenhuma remissão de pecados permanece para eles, mas o que é depreciativo para o sangue de Cristo; pois, se a doutrina deles permanece, o sangue de Cristo não nos purifica, mas entra, por assim dizer, como um auxílio parcial. Assim, as consciências são mantidas em suspense, que o apóstolo aqui pede para confiar no sangue de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Mas se andarmos na luz – Se, tendo recebido dele o princípio da santidade, vivemos uma vida santa e justa, obtendo dele luz, poder e vida contínuos, então temos comunhão uns com os outros; isto é, temos comunhão com Deus, e Deus condescende em manter comunhão conosco. Essa parece ser a intenção do apóstolo; e assim ele foi entendido por algumas versões e MSS., que, em vez de µeta?????? , um com o outro, têm µeta?t?? , com ele. Aqueles que são profundamente experientes nas coisas divinas conversam com Deus, e Deus com eles. O que João diz não é figura; Deus e um coração santo estão em correspondência contínua.

O sangue de Jesus Cristo – A eficácia meritória de sua paixão e morte expurgou nossas consciências de obras mortas e nos purifica, ?a?a???e? ?µa? , continua a nos purificar, ou seja, a manter limpo o que tornou limpo (pois requer o mesmo mérito e energia para preservar a santidade na alma do homem, como produzi-la) ou, como vários MSS. e algumas versões lidas, ?a?a??e? e ?a?a??se? , limparão; falando daqueles que já são justificados e esperam redenção total em seu sangue.

E ser purificado de todo pecado é o que todo crente deve procurar, o que ele tem o direito de esperar e o que ele deve ter nesta vida, a fim de estar preparado para encontrar seu Deus. Cristo não é um Salvador parcial, ele salva ao máximo e purifica de todo pecado.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 7 . Mas se andarmos na luz, etc. – “Mas se, por outro lado, andarmos na luz da santidade, como ele próprio está sempre à luz dela, e cercado por ela como sua mais brilhante glória, teremos depois comunhão com ele e com alguém nele; e, embora estejamos conscientes de muitas ofensas passadas, pelas quais um Deus tão santo pode sempre nos banir de sua presença, e de muitas imperfeições remanescentes que podem desencorajar nossas abordagens a ele, temos este grande consolo, que o Sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado “. Ver Isaías 2: 5 .

Comentário de John Wesley

Mas se andarmos na luz, como ele está na luz, teremos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Mas se andarmos na luz – em toda santidade. Como Deus é (uma palavra mais profunda do que andar, e mais digna de Deus) na luz, então podemos realmente dizer: temos comunhão uns com os outros – nós que vimos e você que não vimos desfrutamos da mesma comunhão. Com Deus. A imitação de Deus sendo a única prova segura de termos comunhão com ele.

E o sangue de Jesus Cristo, seu Filho – Com a graça adquirida por meio disso.

Purifica-nos de todo pecado – Original e atual, tirando toda a culpa e todo o poder.

Referências Cruzadas

Salmos 56:13 – Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.

Salmos 89:15 – Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!

Salmos 97:11 – A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.

Salmos 104:2 – Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda,

Isaías 2:5 – Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!

Amós 3:3 – Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:8 – o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

2 João 1:4 – Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai.

3 João 1:4 – Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *