Estudo de 1 João 1:5 – Comentado e Explicado

A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma.
1 João 1:5

Comentário de Albert Barnes

Esta é a mensagem que ouvimos dele – Esta é a substância do anúncio ( ?pa??e??a epangelia) que recebemos dele, ou que ele nos fez. A mensagem aqui se refere ao que ele comunicou como a soma da revelação que ele fez ao homem. A frase “dele” ( ap ? a?t?? ap ‘ autou) não significa respeitá-lo, ou sobre ele, mas dele; isto é, é o que recebemos de sua pregação; de tudo o que ele disse. A peculiaridade, a substância de tudo o que ele disse, pode ser resumida na declaração de que Deus é luz e nas consequências que se seguem dessa doutrina. Ele veio como o mensageiro daquele que é luz; ele veio inculcar e defender as verdades que fluem dessa doutrina central, em relação ao pecado, aos perigos e deveres do homem, ao caminho da recuperação e às regras pelas quais os homens devem viver.

Que Deus é luz – a luz, nas Escrituras, é o emblema da pureza, verdade, conhecimento, prosperidade e felicidade – como as trevas são o oposto. João aqui diz que “Deus é luz” – ph? phos- não a luz, ou uma luz, mas a própria luz; isto é, ele próprio é toda luz e é a fonte e fonte de luz em todos os mundos. Ele é perfeitamente puro, sem nenhuma mistura de pecado. Ele tem todo o conhecimento, sem mistura de ignorância sobre qualquer assunto. Ele é infinitamente feliz, sem nada para fazê-lo infeliz. Ele é infinitamente verdadeiro, nunca afirmando ou considerando erros; Ele é abençoado em todos os seus caminhos, sem nunca conhecer as trevas da decepção e da adversidade. Compare a nota de Tiago 1:17 ; João 1: 4-5 nota; 1 Timóteo 6:16 .

E nele não há trevas – essa linguagem é muito parecida com a de João, não apenas afirmando que algo é assim, mas guardando-o para que nenhum erro possa ser cometido quanto ao que ele quis dizer. Compare João 1: 1-3 . A expressão aqui é designada para afirmar que Deus é absolutamente perfeito; que não há nada nele que seja de alguma forma imperfeito, ou que diminua ou estrague o puro esplendor de seu caráter, nem mesmo o menor ponto do sol. A linguagem é provavelmente projetada para proteger a mente de um erro ao qual é propensa, a de acusar Deus de ser o autor do pecado e da miséria que existem na terra; e o apóstolo parece querer ensinar que, seja qual for a fonte do pecado e da miséria, não era, de modo algum, imputável a Deus. Essa doutrina de que Deus é uma luz pura, João estabelece como a substância de tudo o que ele tinha que ensinar; de tudo o que ele aprendeu daquele que foi feito carne. É, de fato, a fonte de todas as visões justas da verdade sobre o assunto da religião, e todas as visões apropriadas da religião têm sua origem.

Comentário de Joseph Benson

1 João 1: 5-7 . Esta é a mensagem – isto é, uma parte dela; que ouvimos falar dele – O Filho de Deus; que Deus é luz – A luz da verdade, sabedoria, santidade, glória. Que luz é para os olhos naturais, que Deus é para os olhos espirituais; e nele não há trevas – nem a menor mistura de ignorância ou erro, tolice, pecado ou miséria; se dizemos – com a língua ou no coração; se nos esforçarmos para persuadir a nós mesmos e aos outros, que temos comunhão com ele – se fingimos ou fazemos uma profissão; e ande nas trevas – viva em um estado de ignorância, erro, loucura ou pecado, que as coisas são tão contrárias à sua natureza sábia e santa, quanto as trevas são à da luz, quaisquer que sejam as profissões que possamos fazer de nosso conhecimento do cristianismo, e de ser zeloso por seus interesses; mentimos e não descobrimos a verdade – Nossa conduta mostra que nossas profissões são falsas e que a verdade não está em nós. Mas se andarmos na luz – No caminho da verdade, conhecimento e santidade; como ele é (uma palavra mais profunda do que andar, e mais digna de Deus) na luz – É essencialmente e perfeitamente sábio e santo, então podemos realmente dizer que temos comunhão uns com os outros – Deus conosco, e nós com ele; pois essa é a comunhão que o apóstolo está falando de 1 João 1: 6 , a saber, comunhão ou relação entre a cabeça e os membros da comunidade: uma comunhão que consiste nas bênçãos que o Pai nos concede por meio da mediação de Cristo e em recebendo essas bênçãos do Pai e do Filho com gratidão. Como se o apóstolo dissesse: Nós, que vimos e você que não viu, desfrutamos da mesma comunhão com Deus e Cristo, sendo a imitação de Deus a única prova segura de termos comunhão com ele. E o sangue de Jesus Cristo, seu Filho – Com a graça adquirida por meio disso; nos purifica de todo pecado – tira toda a culpa e, com isso, todo o poder do pecado, original e atual. Existe também uma purificação de todo pecado em um sentido superior, mesmo de toda a imundície de carne e espírito (ver 2 Coríntios 7: 1 ; Efésios 5: 25-26 ; Colossenses 1:22 ; Tito 2:14 ) de qualquer coisa que é contrário à mente de Cristo e à imagem de Deus, que pode ser experimentada na vida atual, pelo sangue de Cristo, que, tendo morrido para obter para nós as influências do Espírito para santificar completamente nossa natureza, pode ser verdadeiramente disse para nos purificar de todo pecado pelo seu sangue. Desta limpeza, no entanto, o apóstolo não fala diretamente neste versículo, mas ele fala disso 1 João 1: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

Isso então = E isso.

mensagem . Grego. angelia. Somente aqui e 1 João 3:11 .

de = de. App-104. como 1 João 1: 1 .

declarar . Grego. anangello. Veja Atos 20:27 .

Deus App-98.

luz . App-130.

não . . . em absoluto. Grego. ou oudeis. Um duplo negativo. Esta é a figura do discurso Pleonasmo (App-6), como em 1 João 1: 8 .

Comentário de John Calvin

5 Essa é a mensagem ou promessa . Não desaprovo a tradução do velho intérprete: “Esta é a anunciação”, ou mensagem ; pois embora meanspa??e??a signifique em grande parte uma promessa, ainda assim, como João fala aqui geralmente do testemunho mencionado anteriormente, o contexto parece exigir outro significado, exceto que você deveria dar essa explicação: “A promessa que lhe trazemos, inclui isso ou tem essa condição anexada a ele “. Assim, o significado do apóstolo se tornaria evidente para nós. (60) Pois seu objetivo aqui não era incluir toda a doutrina do Evangelho, mas mostrar que, se desejamos desfrutar de Cristo e de suas bênçãos, é necessário que sejamos conformes a Deus em justiça e santidade. Paulo diz a mesma coisa no segundo capítulo da Epístola a Tito : “Apareceu a graça salvadora de Deus para todos, que, negando a impiedade e as concupiscências mundanas, podemos viver sobriamente, retamente e santamente neste mundo”; exceto que aqui ele diz metaforicamente, que devemos andar na luz, porque Deus é luz.

Mas ele chama Deus de luz e diz que ele está na luz ; essas expressões não devem ser interpretadas com muito rigor. Por que Satanás é chamado de príncipe das trevas é suficientemente evidente. Quando, portanto, Deus, por outro lado, é chamado Pai da luz, e também luz, primeiro entendemos que não há nada nele, a não ser o que é brilhante, puro e não ligado; e, segundo, que ele torna todas as coisas tão manifestas pelo seu brilho, que não sofre nada perverso ou perverso, sem manchas ou sujeira, sem hipocrisia ou fraude, para se esconder. Então, a soma do que é dito é que, como não há união entre luz e trevas, há uma separação entre nós e Deus, enquanto andamos nas trevas; e que a comunhão que ele menciona não pode existir, a menos que também nos tornemos puros e santos.

Nele não há trevas. Esse modo de falar é comumente usado por John, para ampliar o que ele afirmou por uma negação contrária. Então, o significado é que Deus é tal luz, que nenhuma escuridão lhe pertence. Daí resulta que ele odeia uma consciência má, poluição e maldade, e tudo o que diz respeito às trevas.

Comentário de Adam Clarke

Esta então é a mensagem – Este é o grande princípio do qual tudo depende, do qual ouvimos falar de apa?t?? , Dele; pois nem Moisés nem os profetas jamais deram toda a instrução a respeito de Deus e da comunhão com ele que Jesus Cristo deu, pois o Filho unigênito, que estava no seio do Pai, declarou por si só a plenitude da verdade, e a extensão das bênçãos que os crentes nele devem receber. Ver João 1:18 .

Deus é luz – A fonte de sabedoria, conhecimento, santidade e felicidade; e nele não há trevas, ignorância, imperfeição, pecado ou miséria. E dele sabedoria, conhecimento, santidade e felicidade são recebidas por toda alma que crê. Esta é a grande mensagem do Evangelho, o grande princípio do qual depende a felicidade do homem. A luz implica toda excelência essencial, especialmente sabedoria, santidade e felicidade. A escuridão implica toda imperfeição e principalmente ignorância, pecaminosidade e miséria. A luz é a mais pura, a mais sutil, a mais útil e a mais difusa de todas as criaturas de Deus; é, portanto, um emblema muito apropriado da pureza, perfeição e bondade da natureza divina. Deus é para a alma humana, o que a luz é para o mundo; sem este último, tudo seria triste e desconfortável, e o terror e a morte prevaleceriam universalmente: e sem um Deus que habita em nós, o que é religião? Sem a sua luz penetrante e difusa, qual é a alma do homem? A religião seria uma ciência vazia, uma letra morta, um sistema não autorizado e sem influência, e a alma um deserto sem trilhas, um desperdício uivante, cheio de maldade, de terror e consternação, e sempre atormentado pela realização de antecipações futuras, sucessivas, permanentes, miséria substancial e interminável. Não é de admirar que o apóstolo estabeleça isso como um primeiro e grande princípio, afirmando ser a mensagem essencial que ele havia recebido de Cristo para entregar ao mundo.

Comentário de John Wesley

Esta é a mensagem que ouvimos dele e declaramos que Deus é luz, e nele não há trevas.

E esta é a soma da mensagem que ouvimos dele – O Filho de Deus.

Que Deus é luz – A luz da sabedoria, amor, santidade, glória. Que luz é para os olhos naturais, que Deus é para os olhos espirituais.

E nele não há trevas – nenhum princípio contrário. Ele é luz pura e não misturada.

Referências Cruzadas

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 36:9 – Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 1:9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 9:5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 João 3:11 – Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *