Estudo de 1 Coríntios 11:23 – Comentado e Explicado

Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
1 Coríntios 11:23

Comentário de Albert Barnes

Para … – Para verificar de maneira mais eficaz os males que existiam e levá-los a um modo adequado de observar a Ceia do Senhor, o apóstolo passa a declarar distintamente e particularmente seu design. Eles haviam confundido sua natureza. Eles supunham que poderia ser um festival comum. Eles fizeram disso a ocasião de grande desordem. Portanto, ele adverte para as circunstâncias solenes em que foi instituído; o objeto particular que ele tinha em vista – a comemoração da morte do Redentor, e o propósito que ele foi designado para preservar, que não era o de um festival, mas para manter diante da igreja e do mundo uma lembrança constante da Senhor Jesus, até que ele volte novamente, 1 Coríntios 11:26 . Dessa maneira, o apóstolo esperava evidentemente evocá-los de suas irregularidades e levá-los a um modo justo de celebrar essa santa ordenança. Portanto, ele não os denunciou nem por sua irregularidade e desordem grosseira; ele não usava linguagem severa, violenta e vituperativa, mas esperava reformar o mal com uma declaração suave e terna da verdade e com um apelo às suas consciências como seguidores do Senhor Jesus.

Eu recebi do Senhor – Isso não pode se referir à tradição, ou significa que ela foi comunicada a ele por meio dos outros apóstolos; mas todo o espírito e o escopo da passagem parecem significar que ele derivou o conhecimento da instituição da ceia do Senhor “diretamente” do próprio Senhor. Isso poderia ter acontecido no caminho de Damasco, embora isso não pareça provável, ou talvez tenha sido uma das numerosas revelações que em várias épocas lhe foram feitas; compare 2 Coríntios 12: 7 . A razão pela qual ele aqui diz que a recebeu diretamente do Senhor é, sem dúvida, que ele poderia mostrar a eles que era de autoridade divina. “A instituição a que me refiro é o que eu mesmo recebi um relato“ da comunicação pessoal e direta com o próprio Senhor Jesus, que o nomeou. ” Não é, portanto, de autoridade humana. Não é da minha invenção, mas é de garantia divina, e é santo em sua natureza, e deve ser observado da maneira exata prescrita pelo próprio Senhor. ”

O que eu também entreguei … – Paulo fundou a igreja em Corinto; e, é claro, ele primeiro instituiu a observância da Ceia do Senhor lá.

Na mesma noite em que ele foi traído – por Judas; ver Mateus 26: 23-25 , Mateus 26: 48-50 . Paulo parece ter mencionado o fato de que foi na mesma noite em que foi traído, a fim de dar a volta à idéia de maior solenidade. Ele evidentemente desejava trazer à mente deles as circunstâncias profundamente afetantes de sua morte; e, assim, mostrar-lhes a total impropriedade de celebrar a ordenança com distúrbios e desordens. A idéia é que, para celebrá-la de maneira adequada, era necessário “se lançar o máximo possível nas mesmas circunstâncias em que foi instituído; e uma dessas circunstâncias mais adequadas para afetar profundamente a mente foi o fato de ele ter sido traído por um amigo e seguidor professado. É também uma circunstância cuja memória é eminentemente adequada para preparar a mente para uma celebração apropriada da ordenança agora.

Tomou pão – Evidentemente, o pão que foi usado na celebração da ceia pascal. Ele pegou o pão que estava diante dele – como era comumente usado. Não era uma “bolacha” como os papistas agora usam; mas era o pão comum que era comido em tais ocasiões; veja a nota em Mateus 26:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

de = de. App-104.

Senhor . App-98.

também entreguei = entreguei também. Compare 1 Coríntios 15: 1 .

até = para.

Jesus . App-98.

o mesmo = em (grego. en) o.

traído . Grego. paradidomi. O mesmo que “entregue” , 1 Coríntios 11: 2 . Veja João 19:30 .

Comentário de John Calvin

Até agora ele tem exposto o abuso; (667) agora ele passa a mostrar qual é o método adequado para retificá-lo. Pois a instituição de Cristo é uma regra segura, de modo que, se você se afastar dela muito pouco, estará fora do rumo certo. Portanto, como os coríntios se desviaram dessa regra, ele os chama de volta a ela. É uma passagem que deve ser cuidadosamente observada, como mostrando que não há remédio para corrigir e eliminar abusos, antes do retorno à pura instituição de Deus. Assim, o próprio Senhor – quando discursava sobre o casamento respeitoso ( Mateus 19: 3 ) e os escribas traziam o costume, e também a permissão dada por Moisés – simplesmente apresenta a instituição de seu Pai, como uma lei inviolável. Quando fazemos isso nos dias de hoje, os papistas gritam que não estamos deixando nada intocado. (668) Demonstramos abertamente que não é apenas em um ponto que eles se degeneraram da primeira instituição de nosso Senhor, mas que eles a corromperam de mil maneiras. Nada é mais manifesto do que a sua Missa ser diametralmente oposta à sagrada Ceia de nosso Senhor. Eu vou mais longe – mostramos da maneira mais clara que ela é cheia de abominações perversas; portanto, há necessidade de reforma. Exigimos – ao que Paulo parece recorrer – que a instituição de nosso Senhor seja a regra comum, à qual concordamos em ambos os lados em fazer nosso apelo. Eles se opõem com toda a força. Marque então a natureza da controvérsia neste dia em referência à Ceia do Senhor.

23 eu recebi do Senhor. Nessas palavras, ele sugere que não há autoridade de qualquer utilidade na Igreja, mas somente a do Senhor. “ Não lhe entreguei uma invenção minha: quando cheguei a você, não havia inventado um novo tipo de Ceia , de acordo com meu humor, mas tinha Cristo como minha autoridade, de quem recebi o que tenho. entregue a você, na forma de entregá-lo. ” (669) Retorne, então, à fonte original. Assim, oferecendo adeus às leis humanas, a autoridade de Cristo será mantida em sua estabilidade.

Naquela noite em que ele foi traído. Esta circunstância quanto ao tempo nos instrui quanto ao desígnio do sacramento – para que o benefício da morte de Cristo possa ser ratificado em nós. Pois o Senhor pode ter algum tempo previamente comprometido com os apóstolos esse selo da aliança, (670), mas ele esperou até o tempo de sua oblação, para que os apóstolos pudessem ver logo depois realizado na realidade em seu corpo o que ele havia representado para eles. no pão e no vinho Se alguém inferir disso, que a Ceia deve, portanto, ser celebrada à noite e depois de uma refeição corporal, respondo que, no que nosso Senhor fez, devemos considerar o que há que ele teria que ser feito por nós. É certo que ele não pretendia instituir uma espécie de festival noturno, como aquele em homenagem a Ceres (671) e mais além, que não era seu objetivo convidar seu povo a ir a este banquete espiritual com um estômago cheio. Tais ações de Cristo que não são destinadas à nossa imitação, não devem ser consideradas como pertencentes à sua instituição. (672) Dessa forma, não há dificuldade em deixar de lado essa sutileza dos papistas, pela qual eles mudam (673) o que eu já afirmei sobre o dever de manter e preservar a instituição de Cristo em sua simplicidade. “Nós, portanto,” dizem eles, “ não receberemos a Ceia do Senhor, exceto à noite, e a tomaremos – não quando estivermos jejuando, mas depois de jantarmos”. Tudo isso, eu digo, é mero insignificante; pois é fácil distinguir o que nosso Senhor fez, a fim de imitá-lo, ou melhor, o que ele fez com a visão de nos ordenar a fazer o mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Eu recebi do Senhor – É possível que várias pessoas em Corinto tenham recebido o pão e o vinho da Eucaristia como o pão e o vinho pascal, como mera comemoração de um evento. E como nosso Senhor consagrou por essa instituição esse pão e vinho, não para ser o meio de comemorar a libertação do Egito, e a alegria deles por causa disso, mas a libertação do pecado e da morte por sua paixão e cruz; portanto, o apóstolo declara que havia recebido do Senhor o que ele entregou; viz. que o pão e o vinho eucarísticos deveriam ser entendidos da realização daquilo de que o cordeiro pascal era o tipo – o corpo quebrado por eles, o sangue derramado por eles.

O Senhor Jesus – pegou o pão – Veja todo esse relato, coligido com as passagens paralelas nos quatro Evangelhos, amplamente explicadas em meu Discurso sobre a Eucaristia e nas notas de Mateus 26.

Comentário de John Wesley

Porque recebi do Senhor o que também vos entreguei; que o Senhor Jesus, na mesma noite em que foi traído, tomou pão;

Eu recebi – Por uma revelação imediata.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:5 – Eu lhes ensinei decretos e leis, como me ordenou o Senhor, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse.

Mateus 26:2 – “Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado”.

Mateus 26:17 – No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, os discípulos dirigiram-se a Jesus e lhe perguntaram: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa? “

Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Mateus 26:34 – Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 14:22 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Gálatas 1:11 – Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

1 Tessalonicenses 4:2 – Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *