Estudo de Lucas 22:19 – Comentado e Explicado

Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Lucas 22:19

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 26: 26-28 .

Comentário de E.W. Bullinger

E Ele , & c. Compare Mateus 26: 26-29 . Marcos 14: 22-26 . 1 Coríntios 11: 23-25 .

pão. Um biscoito fino e duro, quebrado e não cortado.

deu graças . Grego. eucharisteo.

Este é o meu corpo . Veja App-159.

é dado = está sendo dado.

for = em seu nome. Grego. huper. App-104.

in = for. Grego. eis. App-104.

em lembrança , etc. = para o meu memorial.

Comentário de John Calvin

Lucas 22:19 . O que é dado para você. Os outros dois evangelistas deixam de fora essa cláusula, que, no entanto, está longe de ser supérflua; pela razão pela qual a carne de Cristo se torna pão para nós é que, por ela, a salvação já foi adquirida para nós. E como a própria carne crucificada não tem vantagem senão para aqueles que a comem pela fé, então, por outro lado, a ingestão dela seria insignificante e de pouco valor, se não fosse em referência ao sacrifício que foi uma vez oferecido. Quem quer que deseje que a carne de Cristo lhe dê alimento, olhe como tendo sido oferecido na cruz, para que possa ser o preço de nossa reconciliação com Deus. Mas o que Mateus e Marcos deixam de fora em referência ao símbolo do pão, eles expressam em referência ao copo, dizendo que o sangue deveria ser derramado para remissão dos pecados; e essa observação deve ser estendida a ambas as cláusulas. Então, para que possamos alimentar corretamente a carne de Cristo, devemos contemplar o sacrifício dela, porque era necessário que ela tivesse sido dada uma vez para nossa salvação, para que todos os dias nos fossem dados.

Comentário de Adam Clarke

Pegou pão – Veja a natureza e o design da Ceia do Senhor explicados nas notas em Mateus 26: 26-29 ; (Nota).

Isto faz em memória de mim – Que os judeus, ao comer a Páscoa, fizeram isso para representar os sofrimentos do Messias, como é evidente no tratado Pesachim, fol. 119, citado por Schoettgen.

Por que chamamos isso de grande salão? (ou seja, o hino composto de vários salmos, que eles cantaram após a ceia pascal). Resp. Porque nele estas cinco coisas estão contidas:

  1. O êxodo do Egito.
  • A divisão do Mar Vermelho.
  • A promulgação da lei.
  • A ressurreição dos mortos. E,
  • Os sofrimentos do Messias.
  • O primeiro é mencionado, Salmo 114: 1 , quando Israel saiu do Egito, etc.

      A segunda no Salmo 114: 3 , o mar viu e fugiu.

      A terceira no Salmo 114: 4 , as montanhas saltaram como carneiros, etc.

      A quarta no Salmo 116: 9 , andarei diante do Senhor na terra dos vivos.

    A quinta no Salmo 115: 1: Não a nós, ó Senhor, não a nós, mas ao teu nome, dê glória; por tua misericórdia e por causa da tua verdade. Veja a nota em Mateus 26:30 .

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 22:19 . Isto acontece, etc. – Das palavras de nosso Senhor aqui registradas e daquelas com as quais o apóstolo concluiu seu relato do sacramento, 1 Coríntios 11:26 . (- quantas vezes você come este pão e bebe este cálice, mostra a morte do Senhor até que ele venha, – ?ata??e??ete, você prega – declara a morte do Senhor, assegura ao mundo a verdade dela) – parece que o sacramento da ceia foi instituído, não apenas para trazer os sofrimentos de Cristo, e as felizes conseqüências disso, para a lembrança de Sua discípulos, mas para demonstrar a verdade dessas coisas ao mundo em todas as épocas. Nesta visão, o sacramento da última ceia é uma prova muito forte da integridade de nosso Senhor e da verdade de sua missão. Pois, se ele era um impostor e deveria ter sofrido a morte por ter iludido o povo, é de se imaginar que ele teria instituído qualquer rito com o objetivo de preservar a memória de ter sofrido punição pelos piores casos. crimes. Isso está além de toda crença humana; e, portanto, uma vez que, por essa instituição, ele perpetuou a memória de seus próprios sofrimentos, é uma forte prova (embora essas provas não sejam desejadas) de que ele estava consciente de sua própria inocência; que seu caráter era realmente o que os evangelistas representavam; e que nossa fé nele, como o Filho de Deus, é bem fundamentada.

    Comentário de John Wesley

    E ele tomou o pão, e deu graças, e quebrou-o, e deu-lhes, dizendo: Este é o meu corpo que é dado a você; faça isso em memória de mim.

    E ele tomou pão – Nomeadamente, algum tempo depois, quando a ceia terminou, onde eles haviam comido o cordeiro pascal.

    Este é o meu corpo – como ele acabara de celebrar a ceia pascal, que era chamada de Páscoa, então, na mesma linguagem figurada, ele chama esse pão de corpo. E essa circunstância por si só era suficiente para evitar qualquer erro, como se esse pão fosse seu corpo real, assim como o cordeiro pascal era realmente a páscoa.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 41:26 – As sete vacas boas são sete anos, e as sete espigas boas são também sete anos; trata-se de um único sonho.

    Salmos 78:4 – Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.

    Salmos 111:4 – Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo.

    Cânticos 1:4 – Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos! Estamos alegres e felizes por sua causa; celebraremos o seu amor mais do que o vinho. Com toda a razão você é amado!

    Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

    Daniel 2:38 – nas tuas mãos ele colocou a humanidade, os animais selvagens e as aves do céu. Onde quer que vivam, ele fez de ti o governante deles todos. Tu és a cabeça de ouro.

    Daniel 4:22 – és tu, ó rei! Tu te tornaste grande e poderoso, pois a tua grandeza cresceu até alcançar o céu, e o teu domínio se estende até os confins da terra.

    Zacarias 5:7 – Então a tampa de chumbo foi retirada, e ali dentro do cesto estava uma mulher sentada!

    Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

    Marcos 14:22 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”.

    Lucas 22:17 – Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros.

    Lucas 22:20 – Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

    Lucas 24:30 – Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.

    João 6:23 – Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.

    João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

    1 Coríntios 10:4 – e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

    1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

    1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

    1 Coríntios 11:24 – e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

    Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

    Gálatas 4:25 – Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.

    Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

    1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *