Estudo de Lucas 24:30 – Comentado e Explicado

Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho.
Lucas 24:30

Comentário de Albert Barnes

Sentado na carne – Reclinado à mesa, ou enquanto ele estava no jantar.

Ele pegou o pão e o abençoou … – Este era o escritório do mestre de um banquete, e talvez este primeiro tenha atraído particularmente a atenção deles. Embora estivesse na casa “deles”, ele agia como “mestre” da festa, como costumava fazer com eles antes de sua morte. Talvez, também, quando ele “lhes deu” o pão, eles observaram as “pegadas” em suas mãos e sabiam que era Jesus. Este não era um “sacramental”, mas uma ceia comum; contudo, nosso Salvador buscou uma bênção sobre a comida e, assim, deu um exemplo a todos os seus seguidores para reconhecerem Deus em seus dons diários e buscar sua bênção em todos os seus prazeres.

Comentário de E.W. Bullinger

como ele se sentou , & c. = in (grego. en) Ele está sentado.

sat = reclinado.

levou pão . Ele assumiu o papel do anfitrião.

pão = o pão.

freio, etc. Veja nota em Mateus 14:19 .

Comentário de John Calvin

30. Ele pegou pão. Agostinho, e a maior parte de outros comentaristas junto com ele, pensaram que Cristo deu o pão, não como uma refeição comum, mas como o símbolo sagrado de seu corpo. E, de fato, pode-se dizer com certa plausibilidade que o Senhor foi finalmente reconhecido no espelho espiritual da Ceia do Senhor; pois os discípulos não o conheciam, quando o viram com os olhos corporais. Mas como essa conjectura não se baseia em motivos prováveis, prefiro ver as palavras de Lucas como significando que Cristo, ao pegar o pão, deu graças de acordo com seu costume. Mas parece que ele empregou sua forma peculiar e comum de oração, à qual sabia que os discípulos estavam habitualmente acostumados, que, advertidos por esse sinal, poderiam despertar seus sentidos. Enquanto isso, vamos aprender pelo exemplo de nosso Mestre, sempre que comemos pão, a oferecer ação de graças ao Autor da vida – uma ação que nos distingue dos homens irreligiosos.

Comentário de Adam Clarke

Ele pegou pão – Esse era o ofício de mestre e pai de uma família, e esse era o costume usual de nosso Senhor entre seus discípulos. Aqueles com quem Cristo hospeda, ele alimenta, e também alimenta com pão que ele mesmo abençoou, e esse alimento não apenas fortalece, mas também ilumina a alma.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24: 30-31 . E – enquanto ele se sentava na carne, etc. – O versículo 31 mostra que o impedimento, ou influência sobrenatural, que impedia seu conhecimento antes, agora era removido. Contudo, admitindo que não existia nenhum impedimento sobrenatural, a própria ação de nosso Salvador de partir o pão, que era o cargo do mestre da família, implicava claramente que ele não era um estranho, mas o Mestre deles, embora não o conhecessem. Seja como for, ele os havia devidamente preparado para receber o testemunho de seus sentidos, e agora se descobrira, e isso por um ato de devoção em partir o pão, que entre os judeus sempre foi atendido graças a Deus, o doador de nosso pão diário. Mas parece ter havido algo ainda mais peculiar nessa ação, na qual foi introduzida por São Lucas em sua narração dessa história, e pelos próprios dois discípulos quando relataram aos apóstolos em Jerusalém o que lhes havia acontecido. em Emaús, Lucas 24:35 . Indubitavelmente, a maneira de partir o pão, e provavelmente a forma das palavras no dia de ação de graças, eram peculiares ao nosso Salvador: provavelmente eram iguais às que foram usadas por ele na ceia do Senhor; pelo menos essas duas ações são descritas por São Lucas nas mesmas palavras. Em caso afirmativo, quão fortemente os discípulos foram convocados por essa ação a se lembrar de seu Senhor, que instituíra aquela forma, como um memorial de sua própria morte! e quão adequadamente ele acompanhou a descoberta de si mesmo, que ele agora achava adequado fazer para eles! Dizem-nos depois disso que ele desapareceu de vista: a palavra desapareceu leva a mente a pensar na pessoa que desapareceu como um mero espectro. As palavras originais significam literalmente “tornar-se invisível ou retirar-se delas”. Na margem de nossas Bíblias, elas são bem retratadas, Ele deixou de ser visto delas. Se se pensa que esta passagem é inconsistente com a realidade do corpo de Cristo, pode-se perguntar, razoavelmente, se não há como um corpo real desaparecer? Se durante a noite apagamos as velas, todos desapareceremos; se um homem adormece durante o dia, todas as coisas desaparecem para ele, seus sentidos estão bloqueados; e ainda assim todas as coisas continuam a ser reais, e seus sentidos continuam perfeitos; como desligar todos os raios de luz de qualquer corpo específico, faria esse corpo desaparecer. Talvez algo assim fosse o caso; ou talvez alguma outra coisa, da qual nada sabemos: mas seja o que for, não se segue que um corpo não seja real, porque o perdemos de vista. Esta passagem não infere, portanto, que o corpo de Cristo não era um corpo real; se assim fosse, provaria da mesma forma que Cristo não tinha um corpo real antes de sua morte; pois lemos que quando a multidão o jogou por um precipício, ele passou pelo meio deles sem ser visto. Agora nada aconteceu depois de sua ressurreição mais inexplicável do que isso, o que havia acontecido antes dela; e se o argumento for bom para provar que Cristo não tinha corpo real, será bom provar que nunca houve um homem como Jesus Cristo no mundo. Talvez os adversários do cristianismo possam achar isso um pouco demais para provar; mas, se o fizerem, espera-se que eles abandonem o argumento em um caso e no outro; por diferença não há. No entanto, não sei, mas o corpo imortal da ressurreição de nosso Senhor pode ter sido dotado de tais propriedades, desconhecidas para nós neste estado mortal, que podem desaparecer da vista dos discípulos, de maneira a serem absolutamente imperceptível aos olhos mortais: nem penso que exista a menor improbabilidade nessa suposição.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, sentado ele à carne com eles, tomou o pão, abençoou-o, fechou-o e deu-lhes.

Ele pegou o pão, abençoou e freou – exatamente da mesma maneira que quando instituiu sua última ceia.

Referências Cruzadas

Mateus 14:19 – E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.

Mateus 15:36 – Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.

Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Marcos 6:41 – Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles.

Marcos 8:6 – Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram.

Marcos 14:22 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”.

Lucas 9:16 – Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Lucas 24:35 – Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.

João 6:11 – Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.

Atos dos Apóstolos 27:35 – Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *