Estudo de Mateus 14:19 – Comentado e Explicado

Mandou, então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo.
Mateus 14:19

Comentário de Albert Barnes

E ele ordenou que a multidão se sentasse – no original, é “reclinar” na grama ou mentir como eles faziam em suas refeições.

Os judeus nunca sentavam, como nós, nas refeições, mas reclinavam-se ou ficavam longos. Veja as notas em Mateus 23: 6 . Mark e Luke acrescentam que eles se reclinaram nas empresas, às centenas e aos cinquenta.

E olhando para o céu, ele abençoou – Lucas acrescenta que abençoou “eles”; isto é, os pães. A palavra “abençoar” significa, muitas vezes, agradecer; ora orar por uma benção; isto é, orar pelo favor e amizade divinos; orar para que o que fazemos possa encontrar sua aprovação. Ao buscar uma bênção em nossa comida, significa que oramos para que ela seja nutrida por nossos corpos; para que tenhamos a devida gratidão a Deus, o doador, por suprir nossos desejos; e que possamos lembrar do Criador enquanto participamos das graças de sua providência. Nosso Salvador sempre buscou uma bênção em sua comida. Nisto ele foi um exemplo para nós. O que ele fez, devemos fazer. É correto, portanto, buscar a bênção de Deus. Ele provê para nós; diariamente ele abre a mão e satisfaz os nossos desejos, e é apropriado que prestemos agradecimentos adequados por sua bondade.

O costume entre os judeus era universal. A forma de oração que eles usaram na época de Cristo foi preservada por seus escritores, os talmudistas. É o seguinte: “Bendito sejas, ó Senhor, nosso Deus, rei do mundo, que produziu este alimento e esta bebida da terra e da videira.”

E freio – Os pães, entre os judeus, eram finos e quebradiços, e portanto eram quebrados e não cortados.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 14: 19-21 . Ele ordenou que a multidão se sentasse na grama – Mark diz, pelas empresas, ao renderizarmos a frase s?µp?s?a , s?µp?s?a , que é literalmente, empresas, empresas, ou seja, em empresas separadas. Estes, como parece comparar Marcos 6:39 com Lucas 9:14 , consistiam em cerca de cinquenta pessoas, outras em cem, conforme o terreno admitiria. Nosso Senhor provavelmente ordenou que fossem dispostos dessa maneira, para que pudessem sentar-se de maneira compacta, para que seus números aparecessem, para que a carne fosse dividida entre eles com facilidade e para que ninguém fosse negligenciado na distribuição. E assim que Cristo significou sua vontade para os discípulos, e eles a sugeriram à multidão, todos eles instantaneamente fizeram o que lhes foi ordenado: uma opinião tão grande eles tinham sobre a sabedoria e o poder de Cristo! Apesar de estarem sentados no chão, sem dossel, exceto o céu, e tinham apenas pão de cevada e, ao que parece, peixes frios ou secos para comer, e provavelmente nada além de água para beber; contudo, como o Sr. Henry observa verdadeira e belamente, havia mais grandeza real exibida pelo Mestre desta festa do que por Assuero, naquele banquete real que pretendia mostrar as riquezas de seu glorioso reino e a honra de sua excelente majestade . E pegou os cinco pães, etc. – Agindo assim como o mestre de uma família entre os judeus, que costumava pegar o pão nas mãos e dar graças a Deus, antes que alguém na mesa pudesse comer alguma coisa: e olhando para o céu – com grande reverência e carinho; ele abençoou – isto é, diz o Dr. Whitby, com quem concorda muitos outros comentaristas, ele abençoou ou deu graças a Deus, o doador liberal de todo bem, por sua infinita beneficência em fornecer alimentos a toda a carne e pelo poder que ele havia conferido a ele a libertação da humanidade por seus milagres, particularmente o que ele estava prestes a realizar, e pelo qual talvez ele orasse, para chamar a atenção da multidão, como o encontramos fazendo antes da ressurreição de Lázaro, João 11:41 . Eles apreendem que ele olhando para o céu quando ele abençoou, mostra que sua bênção foi direcionada a Deus e que isso importou um agradecimento por sua grande bondade. Por conseguinte, João expressa isso por e??a??st?sa? , tendo agradecido, distribuído, etc. Deve-se observar, no entanto, que a maioria dos comentaristas refere a expressão, ele abençoou, aos pães e peixes, porque Lucas diz expressamente: e?????se? a?t??? , ele os abençoou; isto é, ele ordenou sobre eles a bênção singular pela qual elas foram multiplicadas na distribuição. Assim, diz-se que Deus abençoa a brotação do milho, Salmos 65:10 . E deu os pães a seus discípulos, e os discípulos à multidão – “Não é para ser suposto”, diz Macknight, “que doze pessoas pudessem colocar primeiro um pedaço de pão e depois um pedaço de peixe nas mãos de cinco mil homens, além das mulheres e crianças, todos alimentados com tal expedição, que, apesar de a coisa não ter sido proposta aos discípulos até cerca de três, tudo terminou às cinco horas da tarde, como pode João 6:16 , onde está a nota. É natural, portanto, concluir que, ao distribuir a carne, os discípulos usaram o método mais expedito, colocando, segundo a orientação de seu mestre, o pão primeiro e, depois, o peixe, nas mãos daqueles que apenas estavam sentados. os fins das fileiras, com ordens para entregá-lo a seus companheiros. Nesta suposição, a carne deve ter ampliado suas dimensões, não apenas nas mãos de nosso Senhor, mas também nas mãos da multidão, continuando a inchar até que houvesse uma quantidade maior do que eles, que a sustentavam, poderiam fazer uso; de modo que, rompendo o que era suficiente para si mesmos, deram o restante às pessoas próximas, que, da mesma maneira, viram o pão e o peixe incharem em suas próprias mãos até que também tivessem o suficiente e sobrasse. Sendo assim, a carne criada entre as mãos da multidão, e diante de seus olhos, desde que houvesse uma única pessoa a ser alimentada, todos comeram e foram enchidos, para seu espanto indizível. Dessa maneira, quem é o Pão da Vida alimentou cerca de dez mil pessoas (sem dúvida as mulheres e as crianças eram tão numerosas quanto os homens) com cinco pães e dois peixes pequenos, dando uma prova magnífica, não apenas de sua bondade. , mas de seu poder criador. Pois depois de tudo ter comido a saciedade, os discípulos, por ordem de Jesus (ver nota em João 6:12 ,)

pegou doze cestos cheios dos pedaços de carne quebrados, cada um discípulo um cesto, no qual deve ter havido muito mais do que a quantidade inicialmente estabelecida diante do Senhor para dividir. O milagre estupendo, portanto, sem dúvida, foi conspícuo, não apenas para os discípulos, que, carregando cada um de seus cestos na mão, tinham uma demonstração permanente e sensível de sua verdade, mas a todos os convidados individuais nesta festa divina, que todos se sentiram encantados, cheios, revigorados e fortalecidos pela refeição. Sendo este um dos mais surpreendentes e, ao mesmo tempo, o mais convincente de todos os milagres que Jesus realizou durante o curso de seu ministério, todos os evangelistas o registraram; e, o que é notável, é o único encontrado em cada uma de suas histórias.

Comentário de E.W. Bullinger

on = upon. Grego. epi .

to = into. Grego. eis .

céu = o céu (cante). Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 . freio = depois de quebrar. O pão era feito em bolos finos, que precisavam ser quebrados (não cortados) antes que pudessem ser comidos. Portanto, o idioma “partir pão” significa comer pão, como em Lucas 24:35 ; Atos 27:35 . Veja notas em Números 18:19 e Isaías 58: 7 . Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto). App-6.

to = [deu] para. As reticências devem ser fornecidas da cláusula anterior.

Comentário de John Calvin

19. Ele abençoou. Nesta passagem, como em muitas outras, bênção denota ação de graças. Agora, Cristo nos ensinou, por seu exemplo, que não podemos compartilhar nossa comida com santidade e pureza, a menos que expressemos nossa gratidão a Deus, de cuja mão ela vem até nós. Conseqüentemente, Paulo nos diz que todo tipo de alimento que Deus nos concede é santificado pela palavra de Deus e pela oração ( 1 Timóteo 4: 5 😉 com o que ele quer dizer que homens brutais, que não consideram pela fé os bênção de Deus, e não lhe ofereça ações de graça, corrompa e polua pela imundície de sua incredulidade tudo o que é puro por natureza; e, por outro lado, que são corrompidos e contaminados pelo alimento que engolem, porque para os incrédulos nada é limpo. Portanto, Cristo estabeleceu para seus seguidores a maneira correta de comer, para que não profanassem suas próprias pessoas e os dons de Deus pelo sacrilégio perverso.

Erguendo os olhos para o céu. Isso expressa súplica calorosa e sincera. Não que essa atitude seja sempre necessária quando oramos, mas porque o Filho de Deus não escolheu desconsiderar as formas externas que são adequadas para auxiliar a fraqueza humana. Também deve ser levado em consideração que elevar os olhos para cima é uma excitação bem apropriada para nos despertar da preguiça, quando nossas mentes estão fortemente fixas na terra.

Comentário de Adam Clarke

E levou os cinco pães, etc. – Esse era o ato do pai de uma família entre os judeus – o seu negócio era pegar o pão em suas mãos e agradecer a Deus, antes que alguém da família pudesse provar disso.

Olhando para o céu – Ensinar-nos a reconhecer Deus como o Bem Supremo, e fonte de toda excelência.

Ele abençoou – Acho que a palavra Deus deve ser mais inserida aqui do que a palavra deles, porque não parece que foram os pães que Cristo abençoou, mas aquele Deus que os havia fornecido; e esse era realmente o costume judaico, não para abençoar a comida, mas o Deus que a deu.

No entanto, existem outros que acreditam que os pães são feitos e que ele os abençoou para multiplicá-los. A forma judaica de bênção, ou o que chamamos de graça, antes e depois da carne, era a seguinte:

Antes da carne

???? ?? ??? ????? ????? ??? ?????? ??? & # 0; ????

Baruc attah Elohinoo melec haolam hamotse lechem min haarets

Bendito és tu, nosso Deus, rei do universo, que tira pão da terra!

Depois da carne

???? ??? ???? ????? ??? ?????? & # 0; ????

Barnuc Elohinoo melec haolam teve peri hagephen

Bendito és tu, nosso Deus, rei do universo, o criador do fruto da videira!

E freio – Nós lemos frequentemente nas Escrituras de partir o pão, nunca de cortá-lo: porque os judeus tornavam o pão largo e fino como bolos, e para dividi-los, sendo muito quebradiços, não havia necessidade de uma faca.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 14:19 . E ele comandou a multidão, etc. – Veja a nota em João 6:11 onde esse milagre se relaciona mais circunstancialmente e onde falaremos mais plenamente a respeito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *