Estudo de 1 Coríntios 10:16 – Comentado e Explicado

O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?
1 Coríntios 10:16

Comentário de Albert Barnes

O cálice da bênção que abençoamos – O design deste versículo e dos seguintes versos parece ser, para provar que os cristãos, participando da Ceia do Senhor, são solenemente separados para o serviço do Senhor Jesus; que eles O reconhecem como seu Senhor, e se dedicam a ele, e que como eles não podiam nem deviam ser devotados aos ídolos e ao Senhor Jesus ao mesmo tempo, também não deveriam participar das festas em homenagem a ídolos ou nas celebrações em que os idólatras se envolveriam; ver 1 Coríntios 10:21 . Ele afirma, portanto:

(1) Que os cristãos são “unidos” e dedicados a Cristo na comunhão; 1 Coríntios 10: 16-17 .

(2) que isso era verdade para os israelitas, que eles eram um povo, devotados pelo serviço do altar ao mesmo Deus, 1 Coríntios 10:18 .

(3) que, embora um ídolo não fosse nada, o pagão realmente sacrificou aos demônios, e os cristãos não deveriam participar com eles; 1 Coríntios 10: 19-21 . A frase “copo de bênção” evidentemente se refere ao vinho usado na celebração da Ceia do Senhor. é chamado de “cálice da bênção” porque, por cima, os cristãos louvam ou abençoam a Deus por sua misericórdia em proporcionar redenção. Não é porque é o meio de transmitir uma bênção às almas daqueles que a participam – embora isso seja verdade – mas porque ação de graças, bênção e louvor foram prestados a Deus na celebração pelos benefícios da redenção; ver Nota, Mateus 26:26 . Ou pode significar, de acordo com um hebraísmo bem conhecido, “o cálice abençoado”; o copo que é abençoado. Essa é a interpretação mais literal; e é adotado por Calvin, Beza, Doddridge e outros.

Que abençoamos – Grotius, Macknight, Vatablus, Bloomfield e muitos pais da igreja primitiva supõem que isso significa “sobre o qual abençoamos a Deus”; ou “pelo qual abençoamos a Deus”. Mas isso é fazer violência à passagem. A significação mais óbvia é que existe um sentido em que se pode dizer que o cálice é abençoado e que, mediante oração e louvor, é separado e tornado, em certo sentido, sagrado para os propósitos da religião. não pode significar que o copo tenha sofrido qualquer alteração física ou que o vinho seja qualquer coisa menos vinho; mas que foi solenemente separada para o serviço da religião e pela oração e louvor designados para serem usados ??com o propósito de comemorar o amor do Salvador. Pode-se dizer que é abençoado o que é designado para um uso sagrado ( Gênesis 2: 3 ; Êxodo 20:11 ); e, nesse sentido, pode-se dizer que o cálice é abençoado; veja Lucas 9:16 : “Ele pegou os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, os abençoou”, etc .; compare Gênesis 14: 9 ; Gênesis 27:23 , Gênesis 27:33 , Gênesis 27:41 ; Gênesis 28: 1 ; Levítico 9: 22-23 ; 2 Samuel 6:18 ; 1 Reis 8:41 .

Não é a comunhão do sangue de Cristo? Não é o emblema pelo qual o sangue de Cristo é exibido, e os meios pelos quais nossa união através desse sangue é exibida? Não é o meio pelo qual expressamos nosso apego a ele como cristãos; mostrando nossa união a ele e um ao outro; e mostrando que participamos em comum dos benefícios de seu sangue? A idéia principal é que, ao participar desse cálice, eles mostraram que estavam unidos a ele e um ao outro; e que eles deveriam se considerar separados para ele. Temos comunhão com um ???????a koinoniat que é “comum”, aquilo que pertence a todos, aquilo que evidencia a comunhão) quando participamos juntos; quando todos têm um direito igual e todos compartilham da mesma forma; quando os mesmos benefícios ou as mesmas obrigações forem estendidos a todos. E o sentido aqui é que os cristãos “participam da mesma forma” nos benefícios do sangue de Cristo; eles compartilham as mesmas bênçãos; e eles expressam isso juntos, e em comum, quando participam da comunhão.

O pão … – Na comunhão. Isso mostra, já que todos participamos. que compartilhamos da mesma forma os benefícios concedidos por meio do corpo do Redentor. Da mesma maneira, está implícito que, se os cristãos participassem dos idólatras nas festas oferecidas em homenagem aos ídolos, eles seriam considerados como participantes com eles nos serviços dos ídolos, ou como unidos a eles, e, portanto, essa participação seria inadequada.

Comentário de E.W. Bullinger

xícara, etc. Quatro copos, um chamado copo de bênção, foram usados ??na Ceia Pascal.

que abençoamos . Compare Mateus 26:27 (deu graças).

comunhão . Igual à comunhão ( 1 Coríntios 1: 9 ). Metáfora da figura de linguagem (App-6), e nos versículos seguintes.

Cristo = o Cristo. App-98.

Comentário de John Calvin

16. O cálice da bênção Enquanto a sagrada Ceia de Cristo tem dois elementos – pão e vinho – ele começa com o segundo. Ele chama isso de copo da bênção como tendo sido separado para uma bênção mística. (574) Pois eu não concordo com aqueles que entendem que bênção significa ação de graças , e interpretam o verbo abençoar , como significando agradecer . Reconheço, de fato, que às vezes é empregado nesse sentido, mas nunca na construção de que Paulo aqui fez uso, para a ideia de Erasmus, de fornecer uma preposição (575) é extremamente forçado. Por outro lado, o significado que adote é fácil e não tem nada de intricado.

Abençoar o cálice, então, é separá-lo para esse fim, para que possa ser para nós um emblema do sangue de Cristo. Isso é feito pela palavra da promessa, quando os crentes se reúnem de acordo com a designação de Cristo para celebrar a lembrança de sua morte neste Sacramento. A consagração, no entanto, da qual os papistas fazem uso, é uma espécie de feitiçaria derivada de pagãos (576) que nada tem em comum com o puro rito observado pelos cristãos. Tudo, é verdade, que comemos é santificado pela palavra de Deus , como o próprio Paulo testemunha em outros lugares ( 1 Timóteo 4: 5 😉 mas essa bênção é para um propósito diferente – que nosso uso dos dons de Deus possa seja puro e possa tender para a glória de seu autor e para nossa vantagem. Por outro lado, o objetivo da bênção mística na Ceia é que o vinho não seja mais uma bebida comum, mas separado para o alimento espiritual da alma, enquanto é um emblema do sangue de Cristo.

Paulo diz que o cálice que foi assim abençoado é ???????a? – a comunhão do sangue do Senhor. É perguntado, em que sentido? Que a contenção seja evitada, e não haverá nada de obscuridade. É verdade que os crentes estão unidos pelo sangue de Cristo, para se tornarem um corpo. Também é verdade que uma unidade desse tipo é com propriedade denominada ???????a ( comunhão ). Faço o mesmo reconhecimento do pão Além disso, observo o que Paulo imediatamente acrescenta, por assim dizer, a título de explicação – que todos nós tornar-se um corpo, porque somos juntos participantes do mesmo pão. Mas de onde, ora, vem essa ???????a ( comunhão ) entre nós, mas a partir disso, que estamos unidos a Cristo de tal maneira que

nós somos carne da sua carne e osso dos seus ossos?
( Efésios 5:30 .)

Pois devemos antes de tudo ser incorporados (por assim dizer) a Cristo, para que possamos estar unidos um ao outro. Além disso, Paulo não está discutindo atualmente apenas em referência a uma comunhão mútua entre os homens, mas quanto à união espiritual entre Cristo e os crentes, com o objetivo de extrair disso, que é um sacrilégio intolerável que eles sejam poluído pela irmandade com ídolos. A partir da conexão da passagem, portanto, podemos concluir que ( ???????a? ) a comunhão do sangue é a conexão que temos com o sangue de Cristo, quando ele envolve todos nós juntos em seu corpo, para que ele possa viver em nós e nós nele.

Agora, quando o copo é chamado de participação , reconheço que a expressão é figurativa, desde que a verdade contida na figura não seja tirada, ou, em outras palavras, desde que a própria realidade também esteja presente e que a alma tem verdadeiramente comunhão no sangue , como bebemos vinho com a boca. Mas os papistas não podiam dizer isso, que o cálice da bênção é uma participação no sangue de Cristo , pois a Ceia que eles observam é mutilada e rasgada: se é que podemos dar o nome da Ceia àquela estranha cerimônia que é uma colcha de retalhos de vários artifícios humanos, e dificilmente retém o menor vestígio da instituição de nosso Senhor. Mas, supondo que tudo o que fosse como deveria ser, isso está em desacordo com o uso correto da Ceia – impedir que todo o povo participe do cálice, que é a metade do Sacramento.

O pão que partimos Deste modo, parece que era costume da Igreja antiga partir um pão e distribuir a cada um o seu pedaço, para que fosse apresentado mais claramente à visão de todos os crentes. para o único corpo de Cristo. E que esse costume foi mantido por muito tempo aparece no testemunho daqueles que floresceram nos três séculos que sucederam a era dos apóstolos. Daí surgiu a superstição de que ninguém se atreveu a tocar o pão com a mão, mas cada um o colocou na boca pelo padre.

Comentário de Adam Clarke

O cálice da bênção – O apóstolo fala aqui da Eucaristia, que ele ilustra pelo ????? ??? cos habberacah , cálice de bênção, sobre o qual agradecimentos foram expressos na conclusão da Páscoa. Veja isso amplamente explicado na conclusão das notas sobre Mateus 26:75 , e em meu Discurso sobre a Eucaristia, 8vo. 2ª edição. 1814

A comunhão do sangue de Cristo? Nós que participamos deste cálice sagrado, em comemoração à morte de Cristo, somos feitos participantes de seu corpo e sangue e, portanto, temos comunhão com ele; como aqueles que participam de um banquete de ídolos, assim, tanto quanto possível, participam do ídolo, a quem o sacrifício foi oferecido. Isso provei amplamente no trato acima, ao qual devo referir o leitor, pois o assunto é muito volumoso para ser inserido aqui.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 10:16 . O cálice da bênção, etc. – Os judeus costumavam concluir a festa em que o cordeiro pascal era comido, com um cálice de vinho. Eles chamaram isso de cálice de bênção e cálice de louvor, porque na hora de beber, cantaram um hino de louvor. Da mesma forma, devemos lembrar que, nos primeiros tempos do mundo, quando as vítimas fizeram uma parte tão grande da religião, não apenas dos judeus, mas também dos gentios, o sacrifício foi seguido por um banquete religioso sobre o que havia acontecido. foi oferecido; os participantes dos quais deveriam se tornar participantes dos benefícios do sacrifício. Bem, portanto, o apóstolo poderia argumentar contra os coríntios, que comiam dos sacrifícios dos gentios e se comunicavam com os cristãos, como no verso diante de nós; de onde podemos coletar, para que o cálice da bênção, etc. não é meramente uma comemoração geral da morte e paixão de Cristo; é a comunhão espiritual do sangue de Cristo. Veja Cudworth no sacramento.

Comentário de John Wesley

O cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?

O cálice que abençoamos – Separando-o para um uso sagrado e invocando solenemente a bênção de Deus sobre ele.

Não é a comunhão do sangue de Cristo – Os meios de participarmos desses benefícios inestimáveis, que são a compra do sangue de Cristo. A comunhão do corpo de Cristo – os meios de participarmos dos benefícios que foram adquiridos pelo corpo de Cristo – oferecidos por nós.

Referências Cruzadas

Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.

Marcos 14:22 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

João 6:53 – Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.

Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

Atos dos Apóstolos 20:11 – Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 10:20 – Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *