Estudo de 1 Coríntios 12:13 – Comentado e Explicado

Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.
1 Coríntios 12:13

Comentário de Albert Barnes

Pois por um Espírito – Ou seja, pela ação ou operação do mesmo Espírito, o Espírito Santo, fomos unidos em um corpo. A idéia aqui é a mesma que a apresentada acima de 1 Coríntios 12: 7 , 1 Coríntios 12:11 , pela qual todas as investiduras dos cristãos são atribuídas ao mesmo Espírito. Paulo aqui diz que o Espírito os dotou de modo a ajustá-los a constituir um corpo, ou a unir-se em um, e a desempenhar os vários deveres resultantes de sua união na mesma igreja cristã. A idéia de ter sido realizada por um e o mesmo Espírito é mantida e frequentemente apresentada, a fim de que as investiduras que lhes são conferidas possam ser devidamente apreciadas.

Somos todos – Todo membro da igreja, qualquer que seja seu posto ou talento, recebeu suas investiduras do mesmo Espírito.

Batizados em um corpo – Muitos supõem que haja referência aqui à ordenança do batismo pela água. Mas a conexão parece exigir que a compreendamos no batismo do Espírito Santo Mateus 3:11 ; e se assim for, significa que, pela ação do Espírito Santo, todos haviam sido adequados, cada um para o seu lugar apropriado, para constituir o corpo de Cristo – a igreja. Se, no entanto, se refere à ordenança do batismo, como Bloomfield, Calvin, Doddridge, etc. supõe, então significa que, pela própria profissão de religião feita no batismo, por haver apenas um batismo Efésios 4: 5 , todos eles professamente se tornaram membros de um mesmo corpo. A interpretação anterior, no entanto, me parece mais adequada à conexão.

Sejamos judeus ou gentios – não há diferença. Todos estão no mesmo nível. No que diz respeito ao ponto principal, nenhuma distinção é feita, qualquer que tenha sido nossa condição de vida anterior.

Fiança ou livre – É evidente que muitos que eram escravos foram convertidos à fé cristã. A religião, no entanto, considerava tudo como um nível; e não conferiu favores ao livre que não deu ao escravo. Foi uma das lições felizes do cristianismo, que ensinou às pessoas que nos grandes assuntos relativos a seus interesses eternos estavam no mesmo nível. Essa doutrina tenderia a garantir, mais do que qualquer outra coisa, o tratamento adequado daqueles que estavam em cativeiro e daqueles que estavam em humildes fileiras da vida. Ao mesmo tempo, isso não diminuiria, mas aumentaria seu verdadeiro respeito por seus senhores e por aqueles que estavam acima deles, se os considerassem companheiros cristãos e destinados ao mesmo céu; veja a nota em 1 Coríntios 7:22 .

E todos foram feitos para beber … – Isso provavelmente se refere à participação do copo na Ceia do Senhor. O sentido é que, ao beberem o mesmo cálice em comemoração à morte de Cristo, eles participaram das mesmas influências do Espírito Santo, que descem da mesma maneira para todos que observam essa ordenança de maneira adequada. Eles mostraram também que pertenciam ao mesmo corpo e estavam todos unidos; e que, por mais diversas que fossem suas graças e doações, todas elas pertenciam à mesma grande família.

Comentário de E.W. Bullinger

são = eram.

batizado . App-115. É o Senhor que batiza em pneuma hagion. Ver João 1:33 . Observe que “por” está “em” (grego. En) e “Espírito” não tem arte.

em . App-104.

Gentios = gregos.

vínculo = escravos. App-190.

foram = foram.

em . Grego. eis , como acima, mas os textos omitem, provavelmente devido à dificuldade da expressão; mas eis pode ser “at” , como em Atos 8:40 ; Atos 18:22 ; Atos 20: 14-16 , etc., os dons do Espírito sendo considerados uma fonte. Compare João 4:14 .

Comentário de John Calvin

13. Pois todos somos batizados por um Espírito. Aqui há uma prova apresentada a partir do efeito do batismo. “Nós somos”, diz ele, “enxertados pelo batismo no corpo de Cristo, para que estejamos juntos por um elo mútuo como membros e vivamos a mesma vida. Portanto, todo mundo que permanecer na Igreja de Cristo deve necessariamente cultivar essa comunhão. ” Ele fala, no entanto, do batismo dos crentes, que é eficaz pela graça do Espírito, pois, no caso de muitos, o batismo está apenas na letra – o símbolo sem a realidade; mas os crentes, juntamente com o sacramento, recebem a realidade. Portanto, com respeito a Deus, isso invariavelmente é bom – que o batismo é um enxerto no corpo de Cristo, pois Deus nessa ordenança não representa nada além do que ele está preparado para realizar, desde que sejamos capazes de fazê-lo. O apóstolo também observa aqui um meio admirável, ensinando que a natureza do batismo é: nos conectar com o corpo de Cristo. Para que ninguém, no entanto, deva imaginar, que isso é efetuado pelo símbolo externo, ele acrescenta que é obra do Espírito Santo.

Sejam judeus ou gregos. Ele especifica esses casos, a fim de que nenhuma diversidade de condições obstrua a santa unidade que ele recomenda. Essa cláusula também é adicionada de maneira adequada e apropriada, pois a inveja poderia surgir naquele momento de duas fontes – porque os judeus não estavam dispostos a colocar os gentios em pé de igualdade com eles; e, onde alguém tinha alguma excelência acima dos outros, com o objetivo de manter sua superioridade, estava deitado a uma distância de seus irmãos.

Todos nós bebemos em um Espírito. É literalmente: “Nós bebemos em um Espírito”, mas parece que, para que as duas palavras ?? (in) e ?? (um) possam não se seguir imediatamente, Paulo intencionalmente mudou ?? (in) para ??? (em), como ele costuma fazer. Portanto, parece que seu significado é que somos feitos para beber através da influência, como ele havia dito antes, do Espírito de Cristo, do que nos embriagamos no mesmo Espírito. É incerto, no entanto, se ele fala aqui do batismo ou da ceia. Estou bastante inclinado, no entanto, a entendê-lo como se referindo à Ceia, como ele faz menção de beber, pois não tenho dúvida de que ele pretendia fazer uma alusão à semelhança do sinal. No entanto, não há correspondência entre beber e batismo. Agora, apesar de o cálice formar apenas a metade da Ceia, não há dificuldade em surgir disso, pois é comum nas Escrituras falar dos sacramentos por sinédoque. (752) Assim, ele mencionou acima no décimo capítulo ( 1 Coríntios 10:17 ) simplesmente o pão, sem mencionar o cálice. O significado, portanto, será este – que a participação no copo está de olho nisso – que bebemos, todos nós, do mesmo copo. Pois nessa ordenança bebemos o sangue vivificante de Cristo, para que tenhamos vida em comum com ele – o que realmente temos, quando ele vive em nós pelo seu Espírito. Ele ensina, portanto, que os crentes, logo que são iniciados pelo batismo de Cristo, já estão imbuídos de um desejo de cultivar a unidade mútua (753) e depois, quando recebem a Ceia sagrada, são novamente conduzidos por graus para a mesma unidade, pois todos são atualizados ao mesmo tempo com a mesma bebida.

Comentário de Adam Clarke

Pois por um Espírito somos todos batizados, etc. – Como o corpo do homem, embora composto por muitos membros, é informado e influenciado por uma alma; então a Igreja de Cristo, que é seu corpo, embora composta por muitos membros, é informada e influenciada por um Espírito, o Espírito Santo; atuando e trabalhando por seu corpo espiritual, como a alma humana faz no corpo do homem.

Beber em um Espírito – Devemos entender que somos feitos participantes dos dons e graças do Espírito Santo de acordo com as palavras de nosso Senhor, João 7:37 , etc .: Se alguém tem sede, venha a mim e beba : isto falou do Espírito, que os que nele cressem deveriam receber.

Neste versículo, há uma grande profusão de várias leituras, que podem ser encontradas em Griesbach, mas não podem ser convenientemente notadas aqui.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 12:13 . Pois por um Espírito, etc. – “Para todos nós, que somos dotados dos dons e graças de um e do mesmo Espírito, ( 1 Coríntios 12:11 .) Somos assim incorporados em um corpo espiritual, de acordo com o que foi significada pelo fato de sermos batizados com água, e que, sem qualquer preferência um do outro, se somos crentes judeus ou gentios , e seja qual for a nossa posição civil no mundo, seja a de mestres, ou servos e escravos: pois somos todos um em Cristo Jesus, com direito a todos os privilégios e benefícios de sua igreja, como semente de Abraão, e herdeiros de acordo com a promessa ( Gálatas 3: 28-29 ). E todos fomos nutridos e revigorados por novas participações desse único Espírito divino, que nos revigora, fortalece e conforta, e nos faz ter um coração e alma em coisas pertencentes a Deus, de acordo com o que é significado por nossa visível comunhão com Cristo e entre si, como um corpo, ao bebermos o copo da bênção no Lo ceia de rd. ” Veja cap. 1 Coríntios 10: 16-17 .

Comentário de John Wesley

Porque por um Espírito somos todos batizados em um corpo, sejamos judeus ou gentios, se somos escravos ou livres; e todos foram feitos para beber em um Espírito.

Pois, por esse único Espírito, que recebemos no batismo, estamos todos unidos em um corpo.

Sejam judeus ou gentios – que estão à maior distância um do outro por natureza.

Escravos ou homens livres – que estão à maior distância por lei e costume.

Todos nós bebemos um único Espírito – Nesse cálice, recebido pela fé, todos nós absorvemos um Espírito, que primeiro inspirou e ainda preserva a vida de Deus em nossas almas.

Referências Cruzadas

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Isaías 41:17 – “O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 9:15 – o Senhor dos Exércitos os protegerá. Eles pisotearão e destruirão as pedras das atiradeiras. Eles beberão o sangue do inimigo como se fosse vinho; estarão cheios como a bacia usada para aspergir água nos cantos do altar.

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 3:16 – João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 1:33 – Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Atos dos Apóstolos 1:5 – Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 7:21 – Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a.

1 Coríntios 10:2 – Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.

Gálatas 3:23 – Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 4:5 – há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Efésios 6:8 – porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *