Estudo de Isaías 44:3 – Comentado e Explicado

Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos.
Isaías 44:3

Comentário de Albert Barnes

Pois derramarei água – inundações, rios, córregos e águas são frequentemente usados ??nas Escrituras, e especialmente em Isaías, para denotar abundantes bênçãos divinas, particularmente as abundantes influências do Espírito Santo (ver nota em Isaías 35: 6 -7 ). Que aqui se refere ao Espírito Santo e suas influências, é provado pelas expressões paralelas na parte subsequente do verso.

Sobre quem tem sede … Ou melhor, sobre a terra sedenta. A palavra ??? tsâme ‘ refere-se aqui ao invés de terra, e a figura é tirada de um deserto arenoso em chamas, onde as águas iriam explodir em riachos abundantes (ver Isaías 35: 6-7 ). O sentido é que Deus lhes concederá bênçãos como um sinal e maravilhoso, como se inundações de águas fossem feitas sobre a terra seca, seca e desolada.

; E inundações – A palavra from????? nôzeli^ym de ??? nâzal “fluir”, para correr como líquidos, significa vazões apropriadas e é usada para córregos e rios Êxodo 15: 8 ; Salmo 78:16 ; Provérbios 5:15 ; Salmo 72: 6

Minha doutrina deve cair como a chuva

Minha fala deve destilar como o orvalho

Como a pequena chuva sobre a tenra erva,

E como os chuveiros na grama.

Deuteronômio 32: 2

Derramarei meu Espírito sobre a tua descendência – (Ver Isaías 59:21 ). ; Psalm 89:4 ; Isaiah 43:5 ). Isso está de acordo com as promessas feitas em toda parte na Bíblia ao povo de Deus (ver Gênesis 12: 7 ; Gênesis 13:15 ; Gênesis 15:18 ; Gênesis 17: 7-8 ; Êxodo 20: 6 ; Deuteronômio 7: 9 ; Salmo 89: 4 ; Isaías 43: 5 ). Pode ser considerado, em primeiro lugar, como uma promessa das mais ricas bênçãos para eles como pais – já que não há no coração dos pais uma perspectiva tão consoladora quanto a que se relaciona com seus filhos; e, segundo, como garantia da perpetuidade de sua religião; de seu retorno do cativeiro e sua restauração em sua própria terra.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 44: 3-5 . Pois derramarei água Uma promessa geral de ajuda e proteção que parece menos eficaz, Deus promete algo mais grandioso e sublime à sua igreja: pois quando essa igreja parecer apreender nada além de destruição em meio a tantas calamidades, o Todo-Poderoso promete a ela, uma notável ampliação de seu corpo, isto é, o corpo místico de Cristo, e também as bênçãos espirituais dos dons do Espírito Santo, a serem derramadas abundantemente sobre a igreja ampliada . Essa promessa é dupla: no terceiro versículo, temos primeiro a bênção espiritual a ser concedida à semente da igreja; e segundo, o fruto dessa bênção, no maravilhoso aumento da igreja; que consiste em dois artigos; o primeiro dos quais descreve esse aumento do estado espiritual dos crentes metaforicamente, Isaías 44: 4 e o último literalmente, sem qualquer figura, Isaías 44: 5 . Veja no cap. xllii. 7. Todos devem discernir claramente a conclusão desta profecia no reino de Jesus Cristo, e a maravilhosa efusão do Espírito sobre os primeiros crentes, com sua referência particularmente àquela aliança no batismo, quando os batizados efetivamente assinam com suas mãos. ao Senhor, e apelidam- se com o nome de cristão. Mas a profecia provavelmente inclui também o grande derramamento do Espírito nos últimos dias. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 44: 3-5 . Vou derramar água – Meu Espírito, como é exposto na parte final do versículo, freqüentemente comparado à água nas Escrituras; sobre aquele que tem sede – que é destituído disso, e que sinceramente e sinceramente o deseja; e minha bênção sobre a sua prole – Todas as bênçãos da minha aliança, especialmente as de natureza espiritual. Essa promessa parece ter sido feita com o objetivo de elevar a mente e o coração dos judeus de coisas carnais e mundanas, às quais eles eram muito viciados, de bênçãos espirituais e celestiais e, assim, prepará-los para a recepção do evangelho. . E eles surgirão, etc. – Crescerão e florescerão como a erva, e as ervas e plantas que crescem no meio dela. Alguém dirá: Eu sou do Senhor, etc. – Esse versículo parece estar relacionado ao aumento da igreja pela adesão dos gentios: como se ele tivesse dito: A bênção de Deus sobre os judeus será tão notável que muitos gentios se unirão a eles e aceitarão a Jeová para o seu Deus, e possuir-se para o seu povo.

Comentário de John Calvin

3. Pois derramarei águas. Ele continua o mesmo assunto e ao mesmo tempo explica qual será a natureza dessa assistência que ele prometeu. Mas devemos sempre lembrar que essas profecias se referem àquele período triste e aflito do qual ele falava anteriormente, ou seja, quando as pessoas, na extremidade a que foram reduzidas, podem pensar que foram completamente abandonadas, e que todas as promessas de Deus foram vãs. Isaías responde a essa dúvida e compara o povo a uma terra seca e com sede, que não tem umidade. Por essa metáfora, Davi também descreve sua miséria. ( Salmos 143: 6. ) Embora, portanto, estivessem desgastados pelas aflições, e a umidade vital estivesse em decomposição, para não desperdiçar a coragem em suas mais profundas angústias, eles deveriam ter posto diante de suas mentes essa declaração do Profeta . Nós também, quando somos levados aos maiores perigos e não vemos nada diante de nós, a não ser a morte imediata, devemos da mesma maneira nos comprometer com essas promessas, para que possamos ser apoiados por eles contra todas as tentações. No entanto, devemos sentir nossa seca e pobreza, para que nossas almas sedentas possam participar dessa influência refrescante das águas.

Vou derramar meu Espírito. O próprio Jeová explica o que ele quer dizer com águas e rios, ou seja, seu Espírito. Em outra passagem, o Espírito de Deus é chamado de “água”, mas em um sentido diferente. Quando Ezequiel dá o nome “água” ao Espírito Santo, ele ao mesmo tempo chama de “água limpa”, com o objetivo de purificá-lo. ( Ezequiel 36:25 .) Isaías depois chamará o Espírito de “águas”, mas por uma razão diferente, isto é, porque pela umidade secreta de seu poder ele acelera as almas. Mas essas palavras do Profeta têm um significado mais amplo, porque ele não fala meramente do Espírito de regeneração, mas alude à graça universal que se espalha sobre todas as criaturas e mencionada nos Salmos 105: 30 , “Envie adiante. teu Espírito, e eles serão criados, e ele renovará a face da terra. ” Como Davi declara nessa passagem que todas as partes do mundo são animadas, na medida em que Deus lhe concede vigor secreto, e depois atribui a força e poder de Deus, pelas quais, sempre que ele acha adequado, ele repentinamente revive a condição ruinosa do céu e terra, agora, pela mesma razão, Isaías dá a denominação “água” à repentina renovação da Igreja; como se ele tivesse dito que a restauração da Igreja está à disposição de Deus, tanto quanto quando ele fertiliza com orvalho ou chove as terras áridas e quase ressecadas.

Assim, o Espírito é comparado à “água”, porque sem Ele todas as coisas decaem e perecem pela seca, e porque pela rega secreta de seu poder ele acelera o mundo inteiro, e porque a esterilidade ocasionada pela seca e pelo calor é curada de tal maneira. maneira, que a terra coloca em uma nova face. Isso é ainda mais completamente explicado pela palavra que ele emprega posteriormente, Bênção.

Comentário de John Wesley

Pois derramarei água sobre o sedento, e inundarei sobre a terra seca; derramarei meu espírito sobre a tua descendência e a minha bênção sobre a tua descendência.

Água – Sobre aquele que é destituído.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *