Estudo de Romanos 3:29 – Comentado e Explicado

Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, ele o é também dos pagãos.
Romanos 3:29

Comentário de Albert Barnes

Is he the God … – The Jews supposed that he was the God of their nation only, that they only were to be admitted to his favor. In these verses Paul showed that as all had alike sinned, Jews and Gentiles; and as the plan of salvation by faith was adapted to sinners, without any special reference to Jews; so God could show favors to all, and all might be admitted on the same terms to the benefits of the plan of salvation.

It is one God – The same God, there is but one, and his plan is equally suited to Jews and Gentiles.

The circumcision – Those who are circumcised – the Jews.

The uncircumcision – Gentiles; all who were not Jews.

By faith … through faith – There is no difference in the meaning of these expressions. Both denote that faith is the instrumental cause of justification, or acceptance with God.

Comentário de E.W. Bullinger

É . . . só? Leia: “O que é Ele, etc.” ? A pergunta começa com a conjunção grega e , traduzida como “o que” em 1 Coríntios 6:16 , 1 Coríntios 6:19 ; 1 Coríntios 14:36 .

não O mesmo que “não” , Romanos 3:27 .

também dos gentios = dos gentios também.

Gentios . Veja Romanos 1: 5 .

Comentário de John Calvin

29. Ele é o Deus dos judeus apenas? A segunda proposição é que essa justiça não pertence mais aos judeus do que aos gentios: e foi uma grande questão que esse ponto fosse insistido, para que uma passagem livre pudesse ser feita para o reino de Cristo em todo o mundo. . Ele não pergunta, de maneira simples ou expressa, se Deus foi o Criador dos Gentios, que foi admitido sem nenhuma disputa; mas se ele pretendia se manifestar como Salvador também para eles. Como ele colocou toda a humanidade em um nível, e as levou à mesma condição, se houver alguma diferença entre elas, é de Deus, não de si mesmas, que têm todas as coisas da mesma maneira: mas se é verdade que Deus deseja fazer com que todas as nações da terra participem de sua misericórdia, então a salvação e a justiça necessárias para a salvação devem ser estendidas a todos. Por isso, sob o nome, Deus, é transmitida uma indicação de um relacionamento mútuo, que é freqüentemente mencionado nas Escrituras,

“Eu serei para você um Deus, e você será para mim um povo.” ( Jeremias 30:22 .)

Pela circunstância, que Deus, por um tempo, escolheu para si um povo peculiar, não anulou a origem da humanidade, que foi formada à imagem de Deus e que deveria ser criada no mundo na esperança de uma eternidade abençoada.

Comentário de Adam Clarke

Ele é o Deus dos judeus apenas? Não comece a supor que, porque você não pode ser justificado pelas obras da lei e Deus encontrou em sua misericórdia um novo método para salvá-lo, que, portanto, essa misericórdia se aplicará exclusivamente aos judeus. Deus não é o criador, preservador e redentor, também dos gentios? Sim, também dos gentios, tanto quanto dos judeus; pois todos pecaram igualmente e não há razão, se Deus estiver disposto a mostrar misericórdia, de que ele prefere um ao outro; uma vez que todos são igualmente culpados, pecadores e necessários.

Comentário de John Wesley

Ele é o Deus dos judeus apenas? ele não é também dos gentios? Sim, também dos gentios:

Certamente também dos gentios – como mostram a natureza e as escrituras.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 17:18 – E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro! “

Salmos 22:7 – Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

Salmos 67:2 – para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Isaías 19:23 – Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria. Os assírios irão para o Egito, e os egípcios para a Assíria, e os egípcios e os assírios cultuarão juntos.

Isaías 54:5 – Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 11:12 – Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 3:25 – Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *