Estudo de Isaías 54:5 – Comentado e Explicado

pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.
Isaías 54:5

Comentário de Albert Barnes

Pois teu Criador é teu marido – Ambas as palavras ‘criador’ e ‘marido’ ‘no hebraico estão no número plural. ; Hosea 12:1 ). Mas a forma é evidentemente a pluralis excellentiae – uma forma que denota majestade e honra (ver 1 Samuel 19:13 , 1 Samuel 19:16 ; Salmo 149: 2 ; Provérbios 9:10 ; Provérbios 30: 3 ; Eclesiastes 12: 1 ; Oséias 12: 1 ). Aqui se refere a ‘Javé dos exércitos’, necessariamente no singular, pois o Senhor é um Deuteronômio 6: 4 . Nenhum argumento pode ser extraído dessa frase para provar que há uma distinção de pessoas na Deidade, pois a forma é frequentemente usada evidentemente com um significado singular. O fato de as palavras aqui terem um significado singular foi o entendimento evidente dos intérpretes antigos. Assim Jerome Quia dominabitur tui qui fecit te – ‹Porque ele sempre governará a ti que te fez ‘Assim a Septuaginta, ?t? ?????? ? p???? se, ?.t.?. ‹For the Lord who made thee, the Lord of Sabaoth,’ etc. So the Chaldee and the Syriac. Hoti kurios ho poion etc etc Para o Senhor que te criou, o Senhor de Sabaoth, etc. Então, os caldeus e os siríacos. Lowth mostra: ‘Pois teu marido é teu Criador.’ A palavra traduzida ‘marido’, de ??? ba?al, indica apropriadamente o senhor, criador ou governante de alguém; ou o dono de qualquer coisa. Muitas vezes, porém, significa ser um marido Deuteronômio 21:13 ; Deuteronômio 24: 1 ; Isaías 62: 5 ; Malaquias 2:11 , e é evidentemente usado nesse sentido aqui. A idéia é que o Senhor sustentasse ao seu povo a relação de um marido; que aquele que os criou, que originou todas as suas leis e instituições e os moldou como povo (veja a nota em Isaías 43: 1 ), agora levaria sua igreja sob sua proteção e cuidado (veja as notas em Isaías 62 : 5 )

E teu Redentor – (Ver Notas sobre Isaías 43: 1-3 .)

O Deus de toda a terra – Ele não será mais considerado o Deus do povo judeu, mas será reconhecido como o único Deus verdadeiro, o Deus que domina todo o mundo. Isso se refere, sem dúvida, aos tempos do evangelho, quando ele deveria ser reconhecido como o Deus dos gentios e também dos judeus (ver Romanos 3:29 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 54: 5 . Pois teu Criador é teu marido Veja Jeremias 3:20 . No original, o versículo pode ser dividido em uma estrofe de quatro linhas; pois é indubitavelmente a poesia, na qual o primeiro e o terceiro e o segundo e o quarto devem ser conectados. Isso fará com que o sentido continue assim: pois teu Criador é teu marido, e teu Redentor é o Santo de Israel: o Senhor dos Exércitos é o seu nome; o Deus de toda a terra será chamado. Veja o bispo Lowth.

Comentário de John Calvin

5. Pois teu Criador é teu marido. Ele atribui a razão pela qual ela esquecerá todas as angústias e calamidades que ela sofreu anteriormente. É porque Deus a receberá novamente em favor; pois o cativeiro pode ser considerado um tipo de divórcio, como vimos anteriormente. ( Isaías 1: 1 ) Ele agora diz: “Quem te criou será teu marido;” pois essa é a importância das palavras. Ele se autodenomina o “Criador” de sua Igreja, não apenas porque ele criou a Igreja como ele criou outros homens, mas porque ele condescendeu em adotá-la como sua herança; e esse privilégio pode ser considerado como uma nova vida. Embora os judeus tenham caído de sua dignidade, à medida que os homens são rapidamente levados à revolta, (63) se eles não são renovados pelo Espírito de força, sua criação espiritual não foi totalmente extinta, pois a lembrança da aliança permaneceu e, portanto, também Deus os criou de novo.

Cujo nome é Jeová dos exércitos. Isto se refere ao seu poder, para que possamos ter glória nele., Visto que somos seus filhos; quanto maior o poder de Deus e mais honroso o seu nome, tanto maior é a nossa vanglória, desde que sejamos seus filhos e não nos orgulhe de um título vazio. Agora, o Profeta magnifica essa bondade de Deus, que ele condena ter-nos em vez de uma esposa, para que possamos ser glorificados em Seu poder e força.

Teu Redentor. Ele se autodenomina “Redentor”, a fim de confirmar mais plenamente as pessoas nessa esperança; que, embora a libertação anterior parecesse ter sido cancelada, porque o povo foi novamente levado ao cativeiro, elas serão restauradas de maneira a saber que a graça de Deus não tem efeito.

Será chamado. O verbo ???? (yikkare) “deve ser chamado” pode se referir ao nome “Redentor” ou ao nome “Santo”, ou a ambos, de bom grado, conecto os dois dessa maneira: “O Santo de Israel será chamado teu Redentor, e Deus de toda a terra. ” (64) Ele emprega a expressão, toda a terra, porque o nome de Deus havia sido anteriormente, em alguns aspectos, confinado à Judéia, mas, pela pregação do Evangelho, os gentios foram chamados à mesma esperança de salvação. ( Salmos 76: 2 ) O Senhor é “o Deus dos gentios” ( Romanos 3:29 ), bem como “dos judeus;” para os gentios, embora anteriormente “longínquos” ( Efésios 2:13 ), foi unido aos judeus sob seu governo.

Comentário de John Wesley

Pois teu Criador é teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e teu Redentor, o Santo de Israel; O Deus de toda a terra será chamado.

Teu criador – Te possuirá para sua esposa.

O Senhor – Que tem o comando soberano de todos os homens e criaturas e, portanto, pode subjugar os gentios a ti, e pode fazer com que você aumente e se multiplique em uma medida tão prodigiosa, mesmo na sua velhice, não obstante a sua aridez nos dias de tua juventude, da qual ele fala no verso anterior.

O Deus – O Deus e pai de todas as nações, enquanto antigamente ele era chamado apenas o Deus de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *