Estudo de Romanos 15:9 – Comentado e Explicado

Quanto aos pagãos, eles só glorificam a Deus em razão de sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu vos louvarei entre as nações e cantarei louvores ao vosso nome {II Sm 22,50; Sl 17,50}.
Romanos 15:9

Comentário de Albert Barnes

E que os gentios … – Os benefícios do evangelho não deveriam ser confinados aos “judeus”; e como Deus “planejou” que esses benefícios fossem estendidos aos “gentios”, os convertidos judeus deveriam estar dispostos a admiti-los e tratá-los como irmãos. Que Deus “projetou” isso, o apóstolo passa a mostrar.

Pode glorificar a Deus – pode “louvar” ou dar graças a Deus. Isso implica que o favor mostrado a eles foi um “grande” favor.

Por sua misericórdia – grego, por causa da misericórdia mostrada a eles.

Como está escrito – Salmo 18:49 . A expressão aí é uma das de Davi. Ele diz que louvará a Deus por suas misericórdias “entre” os pagãos, ou quando cercado “pelos” pagãos; ou que ele confessaria e reconheceria as misericórdias de Deus para ele, como deveríamos dizer, “para todo o mundo”. O apóstolo, no entanto, usa nesse sentido que os “gentios” participariam “com o judeu em louvor a Deus, ou que seriam unidos. Este não parece ter sido o desígnio original de Davi no salmo, mas as “palavras” expressam a idéia do apóstolo.

E cante … – Celebre o teu louvor. Isso supõe que “benefícios” seriam conferidos a eles, pelos quais eles celebrariam sua bondade.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

isso = para. pode glorificar = glorificar.

misericórdia . Veja Romanos 9:23 .

Por essa causa . Grego. dia (App-104. Romanos 15: 2 ).

confessar . Veja Romanos 14:11 .

entre . App-104.

cantar . Grego. psallo. Só aqui; 1 Coríntios 14:15 . Efésios 5:19 . Tiago 5:13 .

até = para.

Teu nome . Ver Atos 2:21 . Salmos 18:49 (Septuaginta)

Comentário de John Calvin

9. Os gentios também, (446) etc. Este é o segundo ponto, para provar que ele mora mais, porque não era tão evidente. O primeiro testemunho que ele cita é retirado dos Salmos 18: 0 ; qual salmo é registrado também em 2 Samuel 22: 0 , onde sem dúvida uma profecia é mencionada a respeito do reino de Cristo; e com isso Paulo prova o chamado dos gentios, porque é prometido que uma confissão para a glória de Deus seja feita entre os gentios; pois não podemos realmente tornar Deus conhecido, exceto entre aqueles que ouvem seus louvores enquanto são cantados por nós. Portanto, para que o nome de Deus seja conhecido entre os gentios, eles devem ser favorecidos com o conhecimento dele e entrar em comunhão com seu povo: pois você pode observar isso em toda a Escritura, que os louvores a Deus não podem ser declarados, exceto na assembléia de os fiéis, que têm ouvidos capazes de ouvir seus louvores.

A citação dos Salmos 18:49 é literalmente da Septuaginta. O verbo hebraico com seu postfix, ???? , em nossa versão: “Eu te darei graças”, pode ser traduzido mais adequadamente: “Eu te confessarei”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E para que os gentios glorificassem a Deus por sua misericórdia – Como os judeus deveriam glorificar a Deus por sua verdade, também os gentios deveriam glorificar a Deus por sua misericórdia. Os judeus receberam as bênçãos do Evangelho por direito de promessa, que prometeu que Deus havia cumprido pontualmente e circunstancialmente. Os gentios haviam recebido o mesmo evangelho como efeito da mera misericórdia de Deus, não tendo o direito de qualquer promessa ou compromisso feito com qualquer de seus ancestrais, apesar de terem sido originalmente incluídos no pacto feito com Abraão; e os profetas declararam repetidamente que deveriam ser feitos participantes iguais dessas bênçãos com os próprios judeus; como o apóstolo passa a provar.

Confessarei a ti entre os gentios – Esta citação é retirada do Salmo 18:49 e mostra que os gentios tinham o direito de glorificar a Deus por sua misericórdia a eles; e veremos a força desse ditado mais adiante, quando considerarmos uma máxima dos judeus libertados em Megillah, fol. 14: “Desde que os filhos de Israel entraram na terra prometida, nenhum gentio tinha o direito de cantar um hino de louvor a Deus. Mas depois que os israelitas foram levados ao cativeiro, então os gentios começaram a ter o direito de glorifique a Deus “. Assim, os próprios judeus confessam que os gentios têm o direito de glorificar a Deus; e isso por ter sido feito participante de sua graça e misericórdia. E se, diz Schoettgen, temos o direito de glorificar a Deus, segue-se que nossa adoração deve ser agradável a ele; e se lhe agrada, segue-se que essa adoração deve ser boa; caso contrário, Deus não poderia se agradar.

O Dr. Taylor dá uma boa paráfrase deste e dos três seguintes versículos: Como vocês judeus glorificam a Deus por sua verdade, os gentios têm o direito de se unir a você na glorificação de Deus por sua misericórdia. E você tem autoridade nas Escrituras para admiti-los em tal comunhão; por exemplo, Davi diz, Salmo 18:49 : Por isso te darei graças, ó Senhor, entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome. E novamente, o próprio Moisés diz: Deuteronômio 32:43 : Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo. E novamente, é evidente, no Salmo 117: 1 , Salmo 117: 2 , que o louvor a Deus não deve ser confinado apenas aos judeus, mas que todas as pessoas, como todas que compartilham de sua bondade, também devem se unir graças ao seu benfeitor comum: Ó louvai ao Senhor, todas as nações (gentios), louvai-o todo o povo; pois sua benignidade misericordiosa é grande para conosco; e a verdade do Senhor dura para sempre. Novamente, o Profeta Isaías declara expressa e claramente, Isaías 11:10 : Haverá uma raiz de Jessé (isto é, o Messias), e ele se levantará para reinar sobre os gentios, e nele os gentios esperam: e?p???s?? · E assim o apóstolo prova, tanto para os judeus quanto para os gentios, que provavelmente não estavam dispostos a se unir na comunhão religiosa, que eles tinham o mesmo direito de glorificar a Deus, sendo igualmente interessados ??em sua misericórdia, bondade e verdade. ; e que, pelas evidências das escrituras acima, os gentios tinham tanto direito de ter esperança em Cristo, para o pleno gozo de seu reino, quanto os judeus: e, aproveitando a última palavra esperança, e?p???s?? , que nós indevidamente traduz confiança, ele derrama seu coração na seguinte oração afetuosa.

Comentário de John Wesley

E para que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia; como está escrito: Por esta causa te confessarei entre os gentios, e cantarei em teu nome.

Como está escrito – No salmo dezoito, aqui os gentios e judeus são mencionados como se juntando à adoração ao Deus de Israel. Salmos 18:49

Referências Cruzadas

2 Samuel 22:50 – Por isso te louvarei entre as nações, ó Senhor; cantarei louvores ao teu nome.

Salmos 18:49 – Por isso eu te louvarei entre as nações, ó Senhor; cantarei louvores ao teu nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *