Estudo de Salmos 18:49 – Comentado e Explicado

Por isso vos louvarei, ó Senhor, entre as nações e celebrarei o vosso nome.
Salmos 18:49

Comentário de Albert Barnes

Portanto te darei graças – Margem, confessa. A palavra hebraica – ??? yâdâh – na forma usada aqui, significa adequadamente professar, confessar, reconhecer; depois, especialmente, para reconhecer ou reconhecer bênçãos e favores; em outras palavras, agradecer, louvar. A idéia aqui é que ele faria um reconhecimento público das bênçãos que recebeu; ou que ele faria com que a lembrança deles fosse celebrada entre as nações.

Entre os pagãos – Entre as nações. Veja a nota no Salmo 18:43 . O significado aqui é que ele faria com que essas bênçãos fossem lembradas gravando-as neste cântico de louvor; uma música que seria usada não apenas em sua própria idade e em seu próprio país, mas também entre outras nações e em outros tempos. Ele faria tudo ao seu alcance para tornar o conhecimento desses favores e dessas provas da existência do Deus verdadeiro, conhecido no exterior e transmitido a outros tempos. O apóstolo Paulo usa essa linguagem em Romanos 15: 9 como expressão adequada do fato de que o conhecimento de Deus deveria ser comunicado aos “gentios”. “Como está escrito, por essa causa confessarei a você entre os gentios”. A palavra “pagãos” ou nações, na passagem diante de nós, corresponde precisamente ao significado da palavra gentios; e Paulo usou a linguagem do salmo de forma legítima e adequada, mostrando que era uma doutrina do Antigo Testamento que as verdades da religião não deviam ser confinadas aos judeus, mas deveriam ser divulgadas a outras nações.

E canta louvores ao teu nome – A ti; o nome frequentemente usado para denotar a pessoa. O significado é que ele faria com que os louvores a Deus fossem celebrados entre nações estrangeiras ou pagãs, como resultado do que Deus havia feito por ele. Muito, provavelmente, muito além do que Davi antecipou quando escreveu esse salmo, isso já foi feito. O próprio salmo foi cantado por milhões que não existiam e em terras das quais o salmista não tinha conhecimento; e, conectado como tem sido com os outros salmos da adoração cristã, contribuiu em um grau eminente para estender os louvores a Deus na Terra e transmitir o conhecimento dele a gerações à medida que se sucederam. O que Davi antecipou é, além disso, ainda apenas no progresso da realização. Milhões ainda não nascidos farão uso do salmo, como milhões fizeram antes, como meio de louvor a Deus; e até os tempos mais distantes, este cântico sagrado, em conexão com os outros no Livro dos Salmos, contribuirá para tornar Deus conhecido na terra e assegurar-lhe os louvores da humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto, & c. Citado em Romanos 15: 9 .

Comentário de Adam Clarke

WilI eu te agradeço – entre os pagãos – Citado por São Paulo, Romanos 15: 9 , para provar que o chamado dos gentios foi predito, e que o que ocorreu foi o cumprimento dessa predição.

Mas há um sentido em que isso se aplica particularmente a Davi, bem observado por Theodoret: “Nós vemos”, diz ele, “evidentemente o cumprimento dessa profecia; pois até os dias atuais Davi louva o Senhor entre os gentios pela boca dos verdadeiros crentes; vendo que não há cidade, vila, povoado, país, nem mesmo um deserto, onde moram os cristãos, nos quais Deus não é louvado por cantarem os Salmos de Davi “.

Comentário de John Calvin

49. Portanto te louvarei, ó Jeová! Neste versículo, ele nos ensina que as bênçãos que Deus havia conferido a ele, das quais ele havia falado, são dignas de serem celebradas com louvores extraordinários e incomuns, para que a fama deles alcançasse até os pagãos. Há nas palavras um contraste implícito entre a adoração comum de Deus, que os fiéis estavam acostumados a realizar no templo, e esse agradecimento de que Davi fala, que não podia ser confinado dentro de limites tão estreitos. O significado, portanto, é: ó Senhor, não somente te darei graças na assembléia do teu povo, de acordo com o ritual que designaste na tua lei, mas os teus louvores se estenderão a uma distância maior, assim como a tua graça para mim é digno de ser narrado em todo o mundo. Além disso, a partir dessas palavras, concluímos que esta passagem contém uma profecia referente ao reino de Cristo, que estava por vir. A menos que os pagãos tenham sido atraídos para a comunhão do povo escolhido, e unidos em um corpo com eles, louvar a Deus entre eles teria sido cantar seus louvores entre os surdos, o que seria um trabalho tolo e perda de trabalho. Assim, Paulo prova de maneira adequada e adequada a partir deste texto que o chamado dos gentios não foi algo que aconteceu por acaso ou por empreendimento ( Romanos 15: 9 ). Veremos depois em muitos lugares que a Igreja está designado para ser a morada sagrada por mostrar os louvores a Deus. E, portanto, o nome de Deus não poderia ter sido celebrado de maneira justa e lucrativa em outros lugares além da Judéia, até que os ouvidos dos gentios se abrissem, o que foi feito quando Deus os adotou e os chamou a si pelo evangelho.

Comentário de John Wesley

Portanto, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome.

Pagão – Davi é aqui transportado além de si mesmo, e fala isso em relação especial a Cristo, que seria sua semente, e de quem ele era um tipo eminente, e por quem somente isso foi feito. E, portanto, isso é justamente aplicado a ele e ao chamado dos gentios, Romanos 15: 9 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *