Estudo de Romanos 11:12 – Comentado e Explicado

Ora, se o seu pecado ocasionou a riqueza do mundo, e a sua decadência a riqueza dos pagãos, que não fará a sua conversão em massa?!
Romanos 11:12

Comentário de Albert Barnes


Se a queda deles – Se o seu lapso, ou caindo. Se a rejeição temporal e a rejeição por um tempo já conseguiram tanto.

Seja a riqueza do mundo – A palavra “riqueza” significa riqueza, abundância de propriedades; mais do que o necessário para suprir nossas necessidades. Portanto, significa também qualquer coisa que possa promover nosso conforto ou felicidade, pois a riqueza é o meio de garantir nosso bem-estar. O evangelho é chamado de riqueza, pois é o meio de nosso maior prazer e bem-estar eterno. É o meio de conferir inúmeras bênçãos espirituais ao mundo gentio; e como isso foi feito pela queda dos judeus, foi possível dizer que a queda deles foi a riqueza do mundo. Era a ocasião ou meios pelos quais as bênçãos do evangelho não podiam ser conferidas ao mundo.

A diminuição deles – Margem, “Decadência”. “Perda” ?tt?µa hettemaEsta palavra significa diminuição, defeito, o que falta ou falta. Daí, também julgamento, condenação. Aqui significa sua degradação; a retirada de seus privilégios especiais; a rejeição deles. Isso se opõe à “plenitude deles”.

As riquezas dos gentios – Os meios de conferir bênçãos importantes aos gentios.

Quanto mais a plenitude – A palavra “plenitude” p????µa pleroma significa o que preenche ou completa qualquer coisa. Assim, é aplicado ao que enche um vaso ou copo; também ao pedaço de pano que é colocado para encher o aluguel em uma roupa; Mateus 9:16 . Aos fragmentos que restaram quando Cristo havia alimentado os cinco mil; Marcos 8:20 ; Romanos 13:10 . “O amor é o cumprimento da lei”, isto é, é o preenchimento da lei, ou o que torna completa a obediência; veja Gálatas 5:14 . Aqui se opõe à sua queda e sua diminuição, e evidentemente significa sua completa restauração ao favor de Deus; sua recuperação da incredulidade e apostasia. Que haverá tal recuperação, o apóstolo passa a mostrar. O sentimento da passagem é, então, se sua rejeição e punição; por estarem afastados do favor de Deus, um evento aparentemente tão improvável de promover a propagação da religião verdadeira, se estiverem afastados de toda a influência ativa na difusão do verdadeiro conhecimento de Deus, ainda será a ocasião de tantas bênçãos para a humanidade como assistiram à propagação do evangelho em conseqüência dele; quanto mais esperaremos quando eles forem restaurados; quando a energia e o zelo da nação judaica se unirem aos esforços de outros em espalhar o conhecimento do verdadeiro Messias. De que maneira ou quando será, não sabemos. Mas é fácil ver que, se o povo judeu se convertesse à fé cristã, eles teriam instalações para espalhar a verdade, que a igreja nunca teve sem eles.

(1) estão espalhados em todas as nações e têm acesso a todas as pessoas.

(2) sua conversão, após tanto tempo de descrença, teria todo o poder e influência de um milagre realizado em vista de todas as nações. Seria visto por que eles haviam sido preservados, e sua conversão seria o cumprimento mais impressionante das profecias.

(3) eles estão familiarizados com as línguas do mundo, e sua conversão estabeleceria ao mesmo tempo muitos missionários cristãos no coração de todos os reinos do mundo. Acenderia ao mesmo tempo mil luzes em todas as partes escuras da terra.

(4) os judeus mostraram que são eminentemente adequados para espalhar a verdadeira religião. Foi pelos judeus convertidos ao cristianismo que o evangelho foi espalhado pela primeira vez. Cada um dos apóstolos era judeu; e eles não perderam o ardor, empreendimento e zelo que sempre caracterizaram sua nação. Sua conversão seria, portanto, dar à igreja uma série de missionários preparados para seu trabalho, familiarizados com todos os costumes, idiomas e climas, e já no coração de todos os reinos, e com facilidades para seu trabalho antecipadamente, o que outros devem ganhar apenas pelo lento trabalho de muitos anos.

Comentário de E.W. Bullinger

mundo . App-129.

diminuindo . Grego. hettema. Somente aqui e 1 Coríntios 6: 7 . Compare 2 Coríntios 12:13 .

plenitude . Grego. pleroma. Compare o App-125.

Comentário de John Calvin

12. E se a queda deles, etc. Como ele nos ensinou que, depois que os judeus foram repudiados, os gentios foram introduzidos em seu lugar, para que ele não fizesse com que a salvação dos judeus fosse detestada pelos gentios, como se a salvação deles fosse. Dependendo da ruína dos judeus, ele antecipa essa noção falsa e estabelece um sentimento de tipo oposto, de que nada conduziria mais para promover a salvação dos gentios do que a graça de Deus florescer e abundar entre os judeus. . Para provar isso, ele deriva de um argumento dos menos: “Se a queda deles levantou os gentios e a diminuição deles os enriqueceu, quanto mais sua plenitude?” pois o primeiro foi feito contrário à natureza, e o último será feito de acordo com uma ordem natural das coisas. E não é objeção a esse raciocínio que a palavra de Deus tenha fluído para os gentios, depois que os judeus rejeitaram e, por assim dizer, a lançaram contra eles; pois, se a tivessem recebido, sua fé produziria muito mais frutos do que sua incredulidade; pois a verdade de Deus teria sido assim confirmada por ser realizada neles, e eles mesmos também teriam liderado muitos por seus ensinamentos, a quem, pelo contrário, por sua perversidade, haviam se desviado.

Agora, ele teria falado de maneira mais estrita se, até o outono, se opusesse à ascensão: (351) disso eu lembro que ninguém pode esperar aqui uma linguagem adornada e não pode se ofender com esse modo simples de falar ; porque estas coisas foram escritas para moldar o coração e não a língua.

Comentário de Adam Clarke

Agora, se a queda deles – O leitor de inglês pode imaginar que, porque a queda é usada nos dois versículos, a palavra original é a mesma. Mas a queda deles, e a queda deles, é pa?apt?µa , a mesma palavra que cometemos ofensa, Romanos 5:15 , Romanos 5:17 , Romanos 5:18 , e pode render lapso. Considerando que eles devem cair ( Romanos 11:11 😉 é, ??a pes?s? . Agora, p?pt? , cair, é usado em um sentido tão enfático que significa ser morto. Então Homer, Il. viii., ver. 475

?µat? t?, ?ta? ?? µe? ep? p??µ??s? µa???ta?,

Ste??e? e? a???tat?, pe?? ?at??????? pes??t??

?? ?a? ?esfat?? est?.

E para Pátroclo morto, os anfitriões lotados,

Em espaço estreito, os navios deverão lutar.

Tal o decreto divino.

E novamente, Il. xi., ver. 84

?f?a µe? ??? ?? ?a? ae?et? ?e??? ?µa?, & # 0; & # 0; <- 144 & # 0; ??f?a µa?aµf?te??? ße?e?ptet?, p?pte de.

Enquanto a manhã durou, e a luz do dia

Aumentou, desde que as armas dos dois lados

Voou em grossos vollies; e o povo caiu.

Cowper.

É sabido que cair em batalha significa ser morto. É nesse sentido que São Paulo usou a palavra cair, quando diz: Eles tropeçaram para cair? Ele quer dizer uma queda bastante destrutiva e ruinosa; considerando que, com a queda e a queda deles, ele não quis dizer mais do que um lapso recuperável; como no caso da ofensa de Adão. Veja o Dr. Taylor.

As riquezas do mundo – Se, em conseqüência de sua incredulidade, as riquezas da graça e bondade de Deus forem derramadas em todo o mundo gentio, quanto mais essa dispensação de graça e misericórdia enriquecerá e engrandecerá os gentios, que trarão a todo o corpo dos judeus para a fé do evangelho! Aqui o apóstolo supõe, ou melhor, prediz que tal dispensação deve ocorrer; e que, portanto, os judeus não tropeçaram a ponto de serem finalmente irrecuperáveis.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “)

Comentário de John Wesley

Ora, se a queda deles é a riqueza do mundo, e a diminuição deles a riqueza dos gentios; quanto mais a plenitude deles?

A primeira parte deste versículo é tratada, Romanos 11:13 , etc .; o último, quanto mais sua plenitude (ou seja, sua conversão total) Romanos 11:23 , etc. Muitas profecias se referem a esse grande evento, que é surpreendente que qualquer cristão possa duvidar disso. E estes são grandemente confirmados pela maravilhosa preservação dos judeus como um povo distinto até hoje. Quando isso for realizado, será uma demonstração tão forte, tanto da revelação do Antigo quanto do Novo Testamento, que sem dúvida convencerá muitos milhares de deístas, em países nominalmente cristãos; dos quais, é claro, haverá multidões crescentes entre cristãos meramente nominais. E este será um meio de propagar rapidamente o evangelho entre maometanos e pagãos; que provavelmente o teriam recebido há muito tempo, se tivessem conversado apenas com cristãos reais.

Referências Cruzadas

Isaías 11:11 – Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar.

Isaías 12:1 – Naquele dia você dirá: “Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 66:8 – Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos.

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

Miquéias 5:7 – O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 11:15 – Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *