Estudo de Efésios 3:8 – Comentado e Explicado

A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
Efésios 3:8

Comentário de Albert Barnes

Para mim, que sou menos que o menor de todos os santos – Essa é uma das classes de expressões exclusivas de Paulo. Os termos ordinários da linguagem não expressam a idéia que ele deseja transmitir e, portanto, uma palavra é cunhada para transmitir uma idéia de maneira mais enfática; compare as notas em 2 Coríntios 4:17 . A palavra usada aqui – ??a??st?te??? elachistoteros – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. É um comparativo feito do superlativo. Expressões semelhantes são encontradas, no entanto, em escritores gregos posteriores; veja Bloomfield e Rosenmuller para exemplos. A palavra significa aqui: “quem é incomparavelmente o menor de todos os santos; ou quem não é digno de ser considerado entre os santos. ” É expressivo do profundo senso que ele tinha da pecaminosidade de sua vida passada; de sua culpa em perseguir a igreja e o Salvador; e talvez do seu senso de suas baixas realizações na piedade; veja as notas em 1 Coríntios 15: 9 . Paulo nunca poderia esquecer a culpa de sua vida anterior; nunca esqueça o tempo em que ele estava envolvido em perseguir a igreja de Deus.

As riquezas insondáveis ??de Cristo – Sobre a palavra “riqueza”, usada por Paulo, veja as notas em Efésios 1: 7 . A palavra traduzida como “inescrutável” ocorre em outros lugares do Novo Testamento, em Romanos 11:33 , onde é traduzida como “descoberta do passado”; veja as notas nesse versículo. Significa aquilo que não pode ser “rastreado” ou explorado; que é inescrutável ou incompreensível. O significado aqui é que havia uma “suficiência” em Cristo que não podia ser descoberta nem explorada. Era totalmente incompreensível. A plenitude das riquezas nele não podia ser apreciada. Não há expressão mais enfática no Novo Testamento do que isso. Mostra que o coração do apóstolo estava cheio de admiração pela suficiência e glória que havia no Salvador; que ele queria palavras para expressá-lo; e que ele considerava a maior honra poder contar ao mundo que havia tais riquezas no Redentor.

Comentário de E.W. Bullinger

Para = Para.

quem . . . menos = para menos que menos. Grego. elachistoteros. Só aqui. Isso é o que Paulo era. O que ele se tornou, veja 1 Coríntios 15:10 (trabalhou mais abundantemente, etc.).

santos . Em Efésios 3: 5 , “santo” . Ver Atos 9:13 .

is = was.

pregar . App-121.

entre = a.

insondável = não rastreável. Somente aqui e Romanos 11:33 , que vêem.

riquezas . Ver Efésios 1: 7 .

Comentário de John Calvin

8. Para mim, quem sou o menor. Ele se esforça para se exibir, e tudo o que lhe pertence, da maneira mais humilhante possível, para que a graça de Deus seja a mais exaltada. Mas esse reconhecimento teve o efeito adicional de antecipar as objeções que seus adversários poderiam fazer contra ele. “Quem é esse homem que Deus o criou acima de todos os seus irmãos? Que excelência superior ele possuía para ser escolhido em preferência a todos os outros? Todas essas comparações de valor pessoal são deixadas de lado pela confissão de que ele era o menor de todos os santos.

Esta não é uma declaração hipócrita. A maioria dos homens está pronta o suficiente para fazer profissões de humildade fingida, enquanto suas mentes se enchem de orgulho e, em palavras, para se reconhecerem inferiores a todos os outros, enquanto desejam ser considerados com a mais alta estima e se consideram titulares da mais alta. honra. Paulo é perfeitamente sincero ao admitir sua indignidade; outras vezes, ele fala de si mesmo em uma linguagem muito mais degradante.

“Porque sou o menor dos apóstolos e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.”
( 1 Coríntios 15: 9. )

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou chefe
( 1 Timóteo 1:15 .)

Mas vamos observar que, quando ele fala de si mesmo como o pior de todos, ele restringe sua atenção ao que ele era em si mesmo, à parte da graça de Deus. Como se ele tivesse dito, que sua própria inutilidade não o impediu de ser designado, enquanto outros passaram, para ser o apóstolo dos gentios. A graça de Deus que me foi dada é a expressão usada por ele, para demonstrar que era um presente peculiar, em comparação com o que foi concedido a outros. Não que ele tenha sido eleito para ocupar esse cargo, mas que ele ocupava o posto mais alto entre “os professores dos gentios” – um título que ele emprega em outra ocasião como peculiar a si mesmo.

“Fui ordenado pregador e apóstolo (falo a verdade em Cristo, e não minto), professor dos gentios em fé e verdade.”
( 1 Timóteo 2: 7. )

Pelas riquezas insondáveis ??de Cristo, entendem-se os espantosos e ilimitados tesouros da graça, que Deus repentina e inesperadamente concedeu aos gentios. Os efésios são, assim, lembrados de quão avidamente o evangelho deve ser abraçado e quão altamente deve ser estimado. Esse assunto foi tratado na Exposição da Epístola aos Gálatas, ( Gálatas 1:15 .) E certamente, enquanto Paulo ocupava o ofício de apostolado em comum com os outros, era uma honra peculiar a si mesmo ser nomeado apóstolo dos Gálatas . Gentios.

Comentário de Adam Clarke

Menos que o menor de todos os santos – ??a??st?te?? pa?t?? ????? . Como o objetivo do apóstolo era engrandecer a graça de Cristo na salvação do mundo, ele usa todas as precauções para impedir que os olhos das pessoas se voltem para qualquer coisa que não seja Cristo crucificado; e embora ele fosse obrigado a falar de si mesmo como o instrumento particular que Deus havia escolhido para levar o mundo gentio ao conhecimento da verdade, ele o faz de maneira a mostrar que a excelência do poder era de Deus, e não dele; e que, altamente como ele e seus apóstolos foram honrados; eles tinham o tesouro celestial em vasos de barro. Para colocar-se o mais baixo possível, consistentemente com seu número de homens comissionados divinamente, ele se considera menos do que o mínimo; e é obrigado a formar uma nova palavra, formando estranhamente um grau comparativo, não do positivo, que teria sido um procedimento gramatical regular, mas do superlativo. O adjetivo e?a??? significa pouco, e?ass?? ou e?att?? , menos, e e?a??st?? , pelo menos. Neste último, que é o superlativo de e?a??? , pouco, São Paulo forma seu comparativo, e?a??st?te??? , menos do que o mínimo, uma palavra da qual seria inútil tentar uma tradução melhor do que a dada em nossa própria versão. Marca mais fortemente a humildade sem paralelo do apóstolo; e a espantosa condescendência de Deus, ao favorecê-lo, antes de ser perseguidor e blasfemador, com o conhecimento desse glorioso esquema de redenção humana e o poder de pregá-lo com tanto sucesso entre os gentios.

As riquezas insondáveis ??de Cristo – A palavra a?e?????ast?? , de a , privativo e e?????a?? , para rastrear, a partir de ????? , um passo, é extremamente bem escolhida aqui: refere-se aos passos de Deus, aos planos que ele havia formado, às dispensações que ele publicou, e as inúmeras providências que ele combinou, para preparar, amadurecer e pôr em pleno efeito e ver seus desígnios graciosos na salvação de um mundo em ruínas, pela encarnação, paixão, morte e ressurreição de seu Filho. . Havia nesses esquemas e providências tais riquezas – tanta abundância, tal variedade, que não podia ser compreendida nem mesmo pela natureza vasta e, pela inspiração divina, uma mente inigualável do apóstolo.

No entanto, ele deveria proclamar entre os gentios essas maravilhas e mistérios surpreendentes da graça; e, ao prosseguir nessa grande e gloriosa obra, o Espírito Santo que habitava nele abre cada vez mais à sua mente aquelas riquezas – leva-o aos passos do Todo-Poderoso que não podiam ser investigados pelo homem nem pelo anjo, de modo que seus a pregação e as epístolas, tomadas em sua ordem cronológica, provarão que seus pontos de vista se iluminam e suas descobertas se tornam mais numerosas e mais distintas na proporção em que ele avança. E se ele tivesse vivido, pregado e escrito até os dias atuais, não esgotara o assunto, nem declarara completamente aos gentios as riquezas insondáveis ??de Cristo – as infinitas profundezas de sabedoria e conhecimento que nele se estimavam e a infinidade de salvar atos e economia de energia exibida por ele.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3: 8 . Quem é menos do que o mínimo O apóstolo aqui faz uma nova palavra, que, como diriam os gramáticos, é o grau comparativo do superlativo, – e?a??st?te??, que nenhuma tradução pode ser totalmente igual ou expressar muito feliz. Sem dúvida, ele se refere ao que havia sido anteriormente, quando perseguiu a igreja de Deus. As riquezas insondáveis ??de Cristo significam aquele tesouro abundante de misericórdia, graça e favor, depositado em Jesus Cristo, não apenas para os judeus, mas para todo o mundo pagão, mesmo para todos aqueles que creriam; que estava além do alcance da sagacidade humana para descobrir e só podia ser conhecido por revelação.

Comentário de John Wesley

A mim, que sou menos que o menor de todos os santos, é dada essa graça, para que eu pregue entre os gentios as riquezas insondáveis ??de Cristo;

A mim, que sou menos que o menor de todos os santos, é dada essa graça – Aqui estão as nobres linhas de eloquência para pintar a opinião extremamente baixa que o apóstolo tinha de si mesmo e a plenitude de bênçãos insondáveis ??que são apreciadas em Cristo.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 17:16 – Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?

1 Crônicas 29:14 – “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Provérbios 30:2 – “Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

Romanos 12:10 – Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Gálatas 1:16 – revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 2:3 – Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *