Estudo de 2 Timóteo 1:11 – Comentado e Explicado

do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre entre os gentios.
2 Timóteo 1:11

Comentário de Albert Barnes

Para que sou designado pregador – Ou seja, sou designado para tornar conhecidas essas verdades; veja as notas em Efésios 3: 7-8 .

Comentário de E.W. Bullinger

Whereunto = Para (grego. Eis) qual.

am = was.

pregador . App-121.

Gentios . Grego. ethnos , compare Atos 22:21 ; Atos 28:28 . Romanos 11:13 ; Romanos 11:15 , Romanos 11:16 . Gálatas 1:16 ; Gálatas 2: 2 . Efésios 3: 1 , Efésios 3: 8 . 1 Timóteo 2: 7 .

Comentário de John Calvin

11 Para o qual fui designado Não sem uma boa razão, ele elogia muito o evangelho junto com seu apostolado. Satanás trabalha, além de todas as outras coisas, para banir de nossos corações, por todo método possível, a fé da sã doutrina; e como nem sempre é fácil para ele fazer isso se nos atacar em guerra aberta, ele nos rouba por métodos secretos e indiretos; pois, para destruir a credibilidade da doutrina, ele mantém a suspeita do chamado de professores piedosos. (146) Paulo, portanto, tendo a morte diante de seus olhos e conhecendo bem as armadilhas antigas e comuns de Satanás, decidiu afirmar não apenas a doutrina do evangelho em geral, mas seu próprio chamado. Ambos eram necessários; pois, embora existam longos discursos proferidos sobre a dignidade do evangelho, eles não serão de grande valia para nós, a menos que entendamos o que é o evangelho. Muitos concordam com o princípio geral da autoridade indubitável do evangelho, que depois não terá nada certo de que possa seguir. Esta é a razão pela qual Paulo deseja expressamente ser reconhecido como um ministro fiel e lícito da doutrina vivificante que ele mencionou.

Um arauto, apóstolo e professor dos gentios Pelas razões expostas, ele se adorna com vários títulos por expressar uma e a mesma coisa. Ele se autodenomina arauto, cujo dever é publicar os mandamentos de príncipes e magistrados. A palavra apóstolo é aqui usada em seu significado comum e restrito. Além disso, por haver uma relação natural entre um professor e seus discípulos, ele leva para si também esse terceiro nome, para que os que dele aprendam saibam que têm um mestre que lhes foi designado por Deus. E para quem ele declara que foi nomeado? Para os gentios; pois a principal articulação da controvérsia era sobre eles, porque os judeus negavam que as promessas da vida pertenciam a outras pessoas além dos filhos carnais de Abraão. Para que, portanto, a salvação dos gentios não seja posta em causa, ele afirma que a eles foi especialmente enviado por Deus.

Comentário de Adam Clarke

Para onde sou designado pregador – ????? , um arauto. Veja as notas em Mateus 3:17 .

E um apóstolo – Enviado imediatamente de Deus ao homem.

Um professor – aquele cuja tarefa é instruir homens, e particularmente os gentios, a quem ele foi especialmente enviado; proclamar as doutrinas da vida eterna, a ressurreição e a incorruptibilidade final do corpo humano; e, em uma palavra, a salvação do corpo e da alma do homem por Cristo Jesus.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

1 Timóteo 1:7 – querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *