Estudo de 1 Timóteo 2:7 – Comentado e Explicado

e deste fato – digo a verdade, não minto – fui constituído pregador, apóstolo e doutor dos gentios, na fé e na verdade.
1 Timóteo 2:7

Comentário de Albert Barnes

Whereunto – grego, “para qual;” isto é, para o testemunho de que sou designado.

Sou ordenado – grego, “sou colocado ou constituído” – ?t???? etethen A palavra “ordenar” adquiriu agora um significado técnico, que significa separar solenemente um ofício sagrado pela imposição de mãos; mas não tem esse significado aqui. Não se refere à maneira pela qual ele foi designado, ou a qualquer ato de outras pessoas em consagrá-lo a esta obra, mas apenas ao fato de que ele havia sido colocado nesse cargo ou por ele designado. Ele se refere sem dúvida ao fato de que o Senhor Jesus o havia designado para esse trabalho.

Um pregador e um apóstolo – veja as 1 Coríntios 9: 1-6 ; Gálatas 1: 11-12 notas.

Eu falo a verdade em Cristo e não minto – isto é, por Cristo; ou apelo solenemente a Cristo – uma forma de juramento; notas, Romanos 9: 1 . Paulo faz uma declaração solene semelhante a esta em relação ao seu chamado ao apostolado, em Gálatas 1:20 . Pelas razões pelas quais ele fez isso, veja as notas nesse versículo. É provável que houvesse pessoas em Éfeso que negassem que ele pudesse ser apóstolo e, portanto, sua solene declaração afirmando isso.

Um professor dos gentios – Especialmente designado para levar o evangelho aos gentios ou pagãos; veja a nota de Romanos 11:13 ; Gálatas 2: 7 nota.

Na fé e na verdade – Essas palavras significam que ele foi designado para instruir os gentios na fé e no conhecimento da verdade.

Comentário de E.W. Bullinger

Whereunto = Para (grego. Eis) qual.

ordenado = nomeado. A mesma palavra em 1 Timóteo 1:12 (colocação).

pregador . App-121.

apóstolo. App-189.

Cristo. App-98. mas os textos omitem “em Cristo não” . App-106. Compare Romanos 9: 1 . 2 Coríntios 11:31 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:20 .

fé. App-160.

verdade = verdade.

Comentário de John Calvin

7 Para o qual fui designado . Para que não se pense que ele faça afirmações precipitadas – como muitos costumam fazer – sobre um assunto que ele não entendeu bem, ele afirma que Deus o havia designado para esse fim, para que ele pudesse trazer os gentios que anteriormente foi alienado do reino de Deus, para participar do evangelho; pois seu apostolado era um fundamento seguro do chamado divino. E por esse motivo ele trabalha muito em afirmá-lo, pois há muitos que o receberam sem grandes dificuldades.

Falo a verdade em Cristo, não minto . Ele emprega um juramento, ou protesto, como em uma questão de extraordinária ponderação e importância, de que ele é um professor dos gentios e que, em fé e verdade. Essas duas coisas denotam uma boa consciência, mas ainda assim devem repousar na certeza de que a vontade de Deus. Assim, ele quer dizer que ele prega o evangelho aos gentios, não apenas com pura afeição, mas também com uma consciência reta e sem medo; porque ele não faz nada além do mandamento de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Fui ordenado pregador – fui designado, ete??? , designado. A palavra não implica nenhuma imposição de mãos por bispo ou presbitério, como se supõe vulgarmente.

Eu falo a verdade em Cristo – Como recebi minha comissão dele, testifico sua verdade. Eu não corri antes de ser enviado; e não falo nada além do que recebi.

Um professor dos gentios – Sendo especialmente comissionado para pregar o Evangelho, não aos judeus, mas às nações do mundo.

Na fé e na verdade – fiel e verdadeiramente; pregando a Verdade, toda a Verdade, e nada além da Verdade; e isso fervorosamente, afetuosamente e perseverantemente.

Em vez de e? p?ste? , na fé, o Bacalhau. Alexand. tem e? p?e?µat? , em espírito. “Um professor dos gentios em espírito e verdade.”

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 2: 7 . ( Eu falo a verdade em Cristo, e não minto; ) – São Paulo usa essa solenidade ao afirmar essa doutrina, porque os judeus eram muito avessos a ela e estavam prontos para cobrar sua pregação do evangelho entre os gentios, a falta de um devido respeito por sua própria nação, ou alguma visão de avareza ou ambição; encarando os gentios como as criaturas mais detestáveis, e provavelmente ficando mais inveterados contra eles na proporção do grau em que foram compelidos a permitir-lhes habitar em sua própria terra santa, e freqüentemente associar-se a eles.

Referências Cruzadas

Salmos 111:7 – As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança.

Eclesiastes 1:1 – As palavras do Mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém:

Eclesiastes 1:12 – Eu, o mestre, fui rei de Israel em Jerusalém.

Eclesiastes 7:27 – “Veja”, diz o Mestre, “foi isto que descobri: Ao comparar uma coisa com outra para descobrir a sua razão de ser,

Eclesiastes 12:8 – “Tudo sem sentido! Sem sentido! “, diz o mestre. “Nada faz sentido! Nada faz sentido! “

João 7:35 – Os judeus disseram uns aos outros: “Aonde pretende ir este homem, que não o possamos encontrar? Para onde vive o nosso povo, espalhado entre os gregos, a fim de ensiná-lo?

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

Romanos 11:13 – Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Gálatas 1:16 – revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Gálatas 1:20 – Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:9 – Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *