Estudo de Romanos 10:14 – Comentado e Explicado

Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
Romanos 10:14

Comentário de Albert Barnes

Como então eles chamarão. … – O apóstolo aqui adverte para uma objeção que pode ser exortada ao seu argumento. Sua doutrina era que a fé em Cristo era essencial para justificação e salvação; e que isso era necessário para todos; e que, sem isso, o homem deve perecer. A objeção era que eles não podiam invocá-lo em quem não haviam acreditado; que eles não podiam acreditar naquele de quem não tinham ouvido falar; e que isso foi arranjado pelo próprio Deus, de modo que grande parte do mundo estava destituída do evangelho, e de fato não acreditou; Romanos 10: 16-17 . A objeção tinha uma referência particular aos judeus; e o fundamento da injustiça da qual um judeu se queixaria seria que o plano tornava a salvação dependente da fé, quando grande parte da nação não ouvia o evangelho e não tinha oportunidade de conhecê-lo. Essa objeção o apóstolo encontra, na medida em que era importante para seu argumento, em Romanos 10: 18-21 . A primeira parte da objeção é que eles “não podiam invocá-lo em quem não haviam acreditado”. Ou seja, como eles poderiam recorrer a alguém em cuja existência, capacidade e vontade de ajudar não acreditavam? A objeção é que, para pedirmos ajuda, devemos estar satisfeitos com a existência de um ser assim e com a possibilidade de ele nos ajudar. Essa observação é justa e todo homem sente. Mas o objetivo da objeção é que “não foram dadas evidências suficientes da missão e reivindicações divinas de Jesus Cristo para autorizar a doutrina de que a salvação eterna dependia da crença nele, ou que seria correto suspender a felicidade eterna de Deus. poucos e gentios nisso. ”

Como eles devem acreditar nele … – Essa posição é igualmente inegável, de que as pessoas não podiam acreditar em um ser de quem não tinham ouvido falar. E a objeção implícita era que não se podia esperar que as pessoas acreditassem em alguém cuja existência não sabiam nada e, é claro, que não poderiam ser responsabilizadas por não fazer isso. Não era correto, portanto, fazer a vida eterna depender, tanto entre judeus quanto entre gentios, da fé em Cristo.

E como eles devem ouvir … – Como as pessoas podem ouvir, a menos que alguém as proclame ou pregue a elas o que deve ser ouvido e crido? Isto também é verdade. A objeção daí derivada é que não é correto condenar as pessoas por não acreditarem no que nunca lhes foi proclamado; e, é claro, que a doutrina de que a vida eterna está suspensa na fé não pode ser justa e correta.

Comentário de E.W. Bullinger

acreditado . App-150.

acreditar . App-150.

sem = aparte de.

um pregador = uma pregação (App-121.)

Comentário de John Calvin

Não vou envolver o leitor por muito tempo em recitar e refutar as opiniões de outras pessoas. Que cada um tenha sua própria visão; e permita-me apresentar o que penso. Para que você possa entender o desenho dessa gradação, lembre-se primeiro de que havia uma conexão mútua entre o chamado dos gentios e o ministério de Paulo, que ele exercia entre eles; de modo que a evidência para um dependia da evidência para o outro. Agora era necessário que Paulo provasse, sem sombra de dúvida, o chamado dos gentios e, ao mesmo tempo, fundamentasse seu próprio ministério, para que ele não parecesse estender o favor de Deus sem autoridade, reter das crianças o pão destinado a eles por Deus, e entregá-lo aos cães. Porém, essas coisas ele esclarece ao mesmo tempo.

Mas como ele conecta o fio de seu discurso, não será totalmente compreendido, até que cada parte esteja em ordem explicada. A importância do que ele avança é o mesmo que se ele tivesse dito: “Judeus e gentios, invocando o nome de Deus, declaram assim que crêem nele; pois um verdadeiro chamado ao nome de Deus não pode ser, a não ser que se tenha tido um conhecimento correto dele. Além disso, a fé é produzida pela palavra de Deus, mas a palavra de Deus não é pregada em nenhum lugar, exceto por meio da providência e nomeação especiais de Deus. Onde então há um chamado a Deus, há fé; e onde está a fé, a semente da palavra precedeu; onde há pregação, há o chamado de Deus. Agora, onde seu chamado é, portanto, eficaz e frutífero, há uma prova clara e indubitável da bondade divina. Por fim, parecerá finalmente que os gentios não devem ser excluídos do reino de Deus, pois Deus os admitiu para participar de sua salvação. Pois, como a causa da fé entre eles é a pregação do evangelho, a causa da pregação é a missão de Deus, pela qual lhe agradou dessa maneira prover sua salvação. ” Vamos agora considerar cada porção por si só.

14. Como eles devem ligar? etc. Paulo pretende aqui conectar a oração com a fé, pois são de fato as coisas mais intimamente ligadas, pois quem clama a Deus se aproxima, por assim dizer, do único verdadeiro refúgio de salvação e de um refúgio mais seguro; ele age como o filho, que se compromete no seio dos melhores e mais amorosos pais, para que possa ser protegido por seus cuidados, apreciado por sua bondade e amor, aliviado por sua generosidade e apoiado por seu poder. Isto é o que nenhum homem pode fazer que não tenha anteriormente pensado em tal persuasão da bondade paterna de Deus para com ele, que ele ousa esperar tudo dele.

Aquele que invoca a Deus necessariamente se sente seguro de que há proteção para ele; pois Paulo fala aqui daquele chamado que é aprovado por Deus. Hipócritas também oram, mas não para a salvação; pois é sem convicção de fé. Parece, portanto, quão completamente ignorantes são todos os escolares, que se apresentam duvidosamente diante de Deus, sendo sustentados por nenhuma confiança. Paulo pensou muito diferente; pois ele assume isso como um axioma reconhecido, de que não podemos orar corretamente, a menos que sejamos convencidos do sucesso. Pois ele não se refere aqui à fé hesitante, mas àquela certeza que nossa mente nutre respeitando sua bondade paterna, quando pelo evangelho ele nos reconcilia consigo mesmo e nos adota para seus filhos. Somente com essa confiança, temos acesso a ele, como também somos ensinados em Efésios 3:12 .

Mas, por outro lado, aprenda que a verdadeira fé é apenas aquilo que gera oração a Deus; pois não pode ser senão que aquele que experimentou a bondade de Deus sempre procurará, em oração, usufruir dela.

Como eles crerão nele? etc. O significado é que somos de certa forma mudos até que a promessa de Deus abra nossa boca para orar, e é essa a ordem que ele aponta pelo Profeta, quando diz: “Eu direi a eles que meu povo é você. ; ” e eles me dirão: “Tu és o nosso Deus”. ( Zacarias 13: 9. ) Não nos pertence de fato imaginar um Deus de acordo com o que podemos imaginar; devemos possuir um conhecimento correto dele, como é estabelecido em sua palavra. E quando alguém forma uma idéia de Deus como boa, de acordo com seu próprio entendimento, não é uma fé segura nem sólida que ele tem, mas uma imaginação incerta e evanescente; é, portanto, necessário ter a palavra, para que possamos ter um conhecimento correto de Deus. Nenhuma outra palavra ele mencionou aqui, exceto a que é pregada, porque é o modo comum que o Senhor designou para transmitir sua palavra. Mas se alguém argumentar que Deus não pode transferir para os homens o conhecimento de si mesmo, exceto pela instrumentalidade da pregação, negamos que ensinar isso seja a intenção do apóstolo; pois ele tinha apenas em vista a dispensação comum de Deus, e não pretendia prescrever uma lei para a distribuição de sua graça.

Comentário de Adam Clarke

Como então eles o invocarão? Como o apóstolo havia enfatizado tanto a crença para a salvação, e como essa doutrina, sem maiores explicações, poderia ser mal compreendida, era necessário mostrar como essa fé foi produzida; e, portanto, ele estabelece toda a doutrina em uma ordem lindamente graduada.

  1. Não pode haver salvação sem o Evangelho: uma dispensação de misericórdia e graça somente de Deus, aqui chamada, Romanos 10:15 , o Evangelho da paz; boas novas de coisas boas.
  • Isso deve ser pregado, proclamado no mundo pela obediência da fé.
  • Ninguém pode pregar efetivamente isso a menos que ele tenha uma missão Divina; pois como eles pregarão, a menos que sejam enviados, Romanos 10:15 . O assunto deve vir de Deus; e a pessoa que proclama que deve ter autoridade e unção do alto.
  • Essa pessoa comissionada por Deus deve ser ouvida: é dever de todos, a quem esta mensagem de salvação é enviada, ouvi-la com a mais profunda reverência e atenção.
  • O que é ouvido deve ser creditado; pois aqueles que não crêem no Evangelho como o registro que Deus deu de seu Filho não podem ser salvos, Romanos 10:14 .
  • Aqueles que crêem devem invocar Deus por Cristo, o que não podem fazer a menos que acreditem nele; e só assim eles devem esperar a salvação. Professar a crer em Cristo, sem oração fervorosa e importunada pela salvação, não pode salvar ninguém. Todas essas coisas o apóstolo estabelece como essencialmente necessárias; e todos seguem a sua grande proposição: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas, diz o apóstolo, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como eles saberiam se ninguém contou? E como eles devem pregar, a menos que sejam enviados? E com que mensagem que pode trazer salvação eles podem ser enviados, mas com o Evangelho da Paz, as Boas Novas das Boas Coisas. Quando, portanto, existe:
  • 1º, uma mensagem apropriada;

    Segundo, um mensageiro adequado;

    Terceiro, a mensagem Pregada, proclamada ou corretamente entregue por ele;

    Quarto, a proclamação devidamente ouvida e atentamente considerada pelo povo;

    Quinto, a mensagem que eles ouviram, conscientemente acreditados;

    Sexto, o nome do Senhor Jesus, por quem somente essa salvação é fornecida, mais fervorosamente invocada; então,

    Sétimo, a salvação ou redenção do pecado e da miséria, e o gozo da paz e da felicidade, serão o resultado de tal chamado, crença, audição, pregação, envio e mensagem enviada: – e, portanto, a doutrina da salvação pela graça pela fé. é protegido contra abuso.

    Referências Cruzadas

    1 Reis 8:41 – “Quanto ao estrangeiro, que não pertence ao teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu nome —

    Jonas 1:5 – Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.

    Jonas 1:9 – Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.

    Jonas 1:16 – Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos.

    Jonas 3:5 – Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

    Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

    Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

    João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

    Atos dos Apóstolos 19:2 – e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

    Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

    Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

    Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

    2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

    Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

    Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

    Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *