Estudo de Tito 1:3 – Comentado e Explicado

que na ocasião escolhida manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,
Tito 1:3

Comentário de Albert Barnes

Mas, no devido tempo, no tempo adequado; o tempo que ele pretendia; o melhor momento: veja as notas em 1 Timóteo 2: 6 ; compare as anotações em Mateus 2: 2 .

Manifestou sua palavra através da pregação – Veja as notas em 2 Timóteo 2:10 . O significado aqui é que ele tornou conhecido seu propósito eterno através da pregação do evangelho; compare as notas em Romanos 10: 14-15 .

O que está comprometido comigo – não exclusivamente, mas em comum com os outros; veja as notas em 2 Timóteo 1:11 .

De acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador – Paulo sempre alegou ser divinamente comissionado e afirmou que estava envolvido no trabalho de pregar pela autoridade de Deus; veja Gálatas 1: 1-12 ; 1 Coríntios 1: 1 ; Romanos 1: 1-4 .

Comentário de E.W. Bullinger

Tem. Omitir.

dentro Sem preposição.

vezes. G r. kairos , o ajuste

estação. Figura do discurso Heterose do número. App-6. Veja App-195.

manifestado . App-106.

palavra. App-121.

através. Grego. en . App-104.

pregação . App-121.

is = was.

comprometido. App-150.

mandamento. Grego. epitage . Ocorre: Tito 2:16 . Romanos 16:26 , 1 Coríntios 7: 6 , 1 Coríntios 7:25 , 2 Coríntios 8: 8 . 1 Timóteo 1: 1 .

Salvador. Grego. solter . Seis vezes neste pequeno Ep. Aqui, Tito 1: 4 ; Tito 2:10 , Tito 2:13 ; Tito 3: 4 , Tito 3: 6 .

Comentário de John Calvin

3. Mas se manifestou Houve realmente alguma manifestação desse tipo, quando Deus nos tempos antigos falou por seus profetas; mas porque Cristo publicamente, exibiu por sua vinda o que eles haviam previsto obscuramente, e os gentios foram posteriormente admitidos na comunhão da aliança, nesse sentido Paulo diz que o que anteriormente havia sido exibido em parte “agora se manifestou”.

Nos seus próprios tempos Isso tem o mesmo significado que “a plenitude dos tempos”. ( Gálatas 4: 4. ) Ele nos lembra que o momento em que o Senhor desejou fazer isso – deve ter sido o momento mais oportuno para fazê-lo; e ele menciona isso com o objetivo de enfrentar a imprudência dos homens, que sempre têm dificuldade em perguntar por que não era tão cedo, ou por que é hoje, em vez de amanhã. Para que nossa curiosidade não exceda os limites adequados, ele mostra que os “tempos” são colocados na mão e à disposição de Deus, de tal maneira que devemos pensar que ele faz tudo na ordem correta. e no momento mais oportuno.

Palavra dele. Ou , por sua palavra; pois não é incomum os escritores gregos fornecerem a preposição por . Ou, ele chama Cristo a Palavra; se não for preferível fornecer algo para completar a frase. Não fosse a segunda exposição um pouco forçada, em outros aspectos, eu deveria dar-lhe a preferência. Assim João diz:

“O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que nossas mãos lidaram com a Palavra da vida; e a vida foi manifestada. ” ( 1 João 1: 1. )

Portanto, prefiro o que é um significado simples, que Deus tenha manifestado a palavra relativa à vida pela pregação do evangelho.

A pregação da qual ele fala é o evangelho proclamado, como a principal coisa que ouvimos nela: que Cristo nos é dado e que nele há vida.

Que foi comprometido comigo. Como nem todos são indiscriminadamente adequados para um cargo tão importante, e ninguém deve se dedicar a ele, ele afirma seu chamado, de acordo com seu costume. Aqui devemos aprender – o que freqüentemente observamos em outras ocasiões – que a honra não é devida a ninguém, até que ele prove que Deus o ordenou, pois até os ministros de Satanás se orgulham orgulhosamente de que Deus os chamou, mas não há verdade em suas palavras. Agora, Paulo declara nada além do que é conhecido e provado, quando ele menciona seu chamado.

Além disso, nesta passagem, aprendemos com que propósito eles foram feitos apóstolos. Foi para publicar o evangelho, como ele diz em outro lugar,

“Ai de mim, se eu não pregar o evangelho, porque uma dispensação é feita para mim.” ( 1 Coríntios 9:16 .)

Por conseguinte, aqueles que demonstram estupidez, em meio à ociosidade e ao luxo, são excessivamente insolentes ao se gabarem de serem os sucessores dos apóstolos.

De Deus, nosso Salvador, Ele aplica o mesmo epíteto ao Pai e a Cristo, para que cada um deles seja nosso Salvador, mas por uma razão diferente; porque o Pai é chamado nosso Salvador, porque nos redimiu pela morte de seu Filho, para nos tornar herdeiros da vida eterna; e o Filho, porque derramou seu sangue como penhor e preço de nossa salvação. Assim, o Filho nos trouxe salvação do Pai, e o Pai a concedeu através do Filho.

Comentário de Adam Clarke

Mas tem no devido tempo – ?a????? ?d???? · Nos seus próprios tempos. Veja 1 Timóteo 2: 6 ; Gálatas 4: 4 ; Efésios 1:10 ; Efésios 2: 7 . Deus fez com que o Evangelho fosse publicado naquele tempo em que poderia ser publicado com o maior efeito. É impossível que Deus apresse prematuramente, ou atrase sem motivo, a realização de qualquer uma de suas obras. Jesus foi manifestado precisamente no momento em que essa manifestação poderia melhor promover a glória de Deus e a salvação do homem.

Manifestou sua palavra – ??? ????? a?t?? · Sua doutrina – a doutrina da vida eterna, pela encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O que está comprometido comigo – isto é, pregar entre os gentios.

De acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador – Isso evidentemente se refere à comissão que ele recebeu de Cristo. Ver Atos 9:15 ; : “Ele é um vaso escolhido para mim, para levar meu nome diante dos gentios.” Pois: “Eu te apareci para esse propósito, fazer de você um ministro e uma testemunha das duas coisas que você viu e daquelas nas quais eu te aparecerei; libertando-o do povo e do povo. Gentios, a quem agora eu te envio: para abrir seus olhos, transformá-los das trevas em luz “, etc; At 26:16 , etc. Este é o mandamento; e de acordo com ele, ele se tornou o apóstolo dos gentios.

Deus nosso Salvador. – Como a comissão foi dada apenas por Jesus Cristo, a pessoa a quem ele chama aqui de Deus, nosso Salvador, deve ser apenas Jesus Cristo; e essa é outra prova de que São Paulo acreditava que Jesus Cristo era Deus. Essa vida eterna que Deus havia prometido de maneira comparativamente obscura antes da fundação do mundo, a dispensação judaica; mas agora sob o evangelho, ele o havia manifestado – produzido com todo seu brilho, ilustrações e provas.

Comentário de Thomas Coke

Tito 1: 3 . No devido tempo Em seu próprio tempo. Ver 1 Timóteo 2: 6 . Gálatas 4: 4 . Efésios 1:10 ; Efésios 2: 7 . Nisso, o apóstolo provavelmente poderia fazer alusão às profecias, e particularmente à célebre profecia de Daniel, referente às setenta semanas; Daniel 9:24 . Em vez de mandamento, alguns leem compromissos. O Dr. Benson, no quarto versículo, observando que as palavras misericórdia e Senhor são omitidas em alguns manuscritos, faz essa observação, que merece muita atenção: “Não é muito material”, diz ele, “no sentido de saber se essas palavras sejam deixadas de fora ou retidas; e, de fato, achei essa observação válida para a maioria das várias leituras: ou seja, é de pouco ou nenhum momento, quanto ao sentido e à conexão, se você as recebe ou rejeita. ”

Comentário de Scofield

Salvador

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Mas, no devido tempo, manifestou sua palavra através da pregação, que me foi confiada de acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador;

E ele tem em seus próprios tempos – Em diversos momentos; e seus próprios tempos são mais adequados para seu próprio trabalho. Que criatura ousa perguntar: “Por que não antes?” Manifestou sua palavra – Contendo essa promessa e toda a “verdade que é piedosa”. Pela pregação com a qual me confiaram segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador – E quem ousa exercer esse ofício com menos autoridade?

Referências Cruzadas

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 45:15 – Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Daniel 8:23 – “No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo, surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Daniel 10:1 – No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.

Daniel 11:27 – Os dois reis, com seus corações inclinados para o mal, sentarão à mesma mesa e mentirão um para o outro, mas sem resultado, pois o fim só virá no tempo determinado.

Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

Marcos 13:10 – E é necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 17:26 – De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 9:17 – Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 2:17 – Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Filipenses 1:13 – Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 2:4 – pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 2:3 – Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

1 Timóteo 4:10 – Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Tito 2:10 – a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Apocalipse 14:16 – Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *