Estudo de 1 Timóteo 2:5 – Comentado e Explicado

Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem
1 Timóteo 2:5

Comentário de Albert Barnes

Pois existe um Deus – Esta é uma razão para oferecer oração a todas as pessoas, e para a declaração 1 Timóteo 2: 4 de que Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas. A razão é fundamentada no fato de que ele é o Pai comum de toda a raça, e que ele deve ter o mesmo desejo pelo bem-estar de todos os seus filhos, Ele os fez de um sangue Atos 17:26 , e ele deve ter o mesmo interesse na felicidade de todos; compare Efésios 4: 6 nota; Romanos 3:30 nota.

E um mediador entre Deus e os homens – veja Gálatas 3: 19-20 notas; Hebreus 9:15 nota. Isso também é apresentado como uma razão pela qual a oração deve ser oferecida a todos e uma prova de que Deus deseja a salvação deles. O argumento é que existe o mesmo mediador entre Deus e todas as pessoas. Ele não é o mediador entre Deus e uma parte da raça humana, mas entre “Deus e os homens”, implicando que Ele desejava a salvação da raça. Qualquer amor que houvesse em dar ao Mediador, era amor por toda a raça; tudo o que se pode argumentar sobre o interesse que Deus tem no homem é prova de seu interesse na raça em geral. É apropriado, portanto, orar por todos. Pode-se observar aqui que existe apenas um mediador. Não existe um para reis e outro para seus súditos; um para os ricos e outro para os pobres; um para o senhor e outro para o escravo. Todos estão no mesmo nível, e o servo pode sentir que, no dom de um mediador, Deus o considerava com o mesmo interesse que ele considerava seu mestre. Pode-se acrescentar também que a doutrina dos papistas de que os santos ou a Virgem Maria podem atuar como mediadores para obter bênçãos para nós é falsa. Existe apenas “um mediador”; e apenas um é necessário. A oração oferecida aos “santos” ou à “Virgem” é idolatria e, ao mesmo tempo, retira o único grande mediador do ofício que ele apenas detém, de fazer intercessão com Deus.

O homem Cristo Jesus – Jesus era verdadeira e adequadamente um homem, tendo um corpo e alma humanos perfeitos, e é freqüentemente chamado de homem no Novo Testamento. Mas isso não prova que ele também não era divino – mais do que ser chamado Deus ( João 1: 1 ; João 20:28 ; Romanos 9: 5 ; 1 João 5:20 ; Hebreus 1: 8 ), prova que ele era também não é homem. O uso da palavra homem aqui foi provavelmente projetado para intimar que, embora ele fosse divino, era de sua natureza humana que devemos considerá-lo como exonerador do cargo. Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

Mediador. Grego. mesistrs . Ver Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:19 .

entre = de.

Cristo Jesus. App-98.

Comentário de John Calvin

5 Pois existe um Deus Este argumento pode, à primeira vista, parecer não ser muito forte, que Deus deseja que todos os homens sejam salvos, porque ele é um; se uma transição não tivesse sido feita de Deus para os homens. Crisóstomo – e, depois dele, outros – vêem nesse sentido que não existem muitos deuses, como os idólatras imaginam. Mas acho que o desígnio de Paulo era diferente, e que existe aqui uma comparação implícita de um Deus com o mundo inteiro e com várias nações, da qual surge uma visão de ambos, pois eles se consideram mutuamente. Da mesma maneira, o apóstolo diz:

“Ele é o Deus dos judeus apenas? Ele também não é dos gentios? Sim, é um Deus que justifica a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela fé. ( Romanos 3:29 .)

Por conseguinte, seja qual for a diversidade existente naquele momento entre os homens, porque muitas fileiras e muitas nações eram estranhas à fé, Paulo traz à lembrança dos crentes a unidade de Deus, para que eles saibam que estão conectados com todos, porque existe um. Deus de todos – para que eles saibam que aqueles que estão sob o poder do mesmo Deus não são excluídos para sempre da esperança da salvação.

E um mediador entre Deus e os homens Esta cláusula é de importância semelhante à anterior; pois, como existe um Deus, o Criador e Pai de todos, assim ele diz que há apenas um Mediador (33) através do qual temos acesso ao Pai; e que este Mediador foi dado, não apenas a uma nação, ou a um pequeno número de pessoas de alguma posição específica, mas a todas; porque o fruto do sacrifício, pelo qual ele fez expiação pelos pecados, se estende a todos. Mais especialmente porque uma grande parte do mundo estava naquele tempo alienada de Deus, ele menciona expressamente o Mediador, através do qual os que estavam longe agora se aproximam.

O termo universal todos devem sempre ser referidos a classes: de homens, e não a pessoas; como se ele dissesse que não apenas judeus, mas também gentios, não apenas pessoas humildes, mas também príncipes foram redimidos pela morte de Cristo. Visto que, portanto, ele deseja que o benefício de sua morte seja comum a todos, um insulto lhe é oferecido por aqueles que, pela opinião deles, afastam qualquer pessoa da esperança da salvação.

O homem Cristo Jesus . Quando ele declara que é “um homem”, o Apóstolo não nega que o Mediador seja Deus, mas, com a intenção de apontar o vínculo de nossa união com Deus, ele menciona a natureza humana e não a divina. Isso deve ser cuidadosamente observado. Desde o início, os homens, ao conseguirem por si mesmos esse ou aquele mediador, se afastaram de Deus; e a razão era que, sendo preconceituosos a favor desse erro, que Deus estava a uma grande distância deles, eles não sabiam para que lado virar. Paulo remedia esse mal, quando ele representa Deus como presente conosco; pois ele desceu até nós, para que não precisemos procurá-lo acima das nuvens. A mesma coisa é dita em Hebreus 4:15 ,

“Não temos um sumo sacerdote que não possa simpatizar com nossas fraquezas, pois em todas as coisas ele foi tentado.”

E, de fato, se isso foi profundamente impresso no coração de todos, que o Filho de Deus nos oferece a mão de um irmão e que estamos unidos a ele pela comunhão de nossa natureza, para que, fora nossa baixa condição, ele pode nos elevar ao céu; quem não escolheria seguir por esse caminho reto, em vez de vagar por caminhos incertos e tempestuosos! Por conseguinte, sempre que devemos orar a Deus, se recordarmos essa majestade exaltada e inacessível, para que não sejamos levados de volta pelo pavor dela, lembremo-nos, ao mesmo tempo, de “o homem Cristo”, que gentilmente nos convida e nos toma, por assim dizer, pela mão, para que o Pai, que havia sido objeto de terror e alarme, possa ser reconciliado por ele e tornado amistoso para nós. Esta é a única chave para nos abrir a porta do reino celestial, para que possamos aparecer na presença de Deus com confiança.

Portanto, vemos que Satanás, em todas as épocas, seguiu esse curso, com o objetivo de desviar os homens do caminho certo. Não digo nada dos vários dispositivos pelos quais, antes da vinda de Cristo, ele alienou a mente dos homens, para inventar métodos de se aproximar de Deus. No início da Igreja Cristã, quando Cristo, com uma promessa tão excelente, estava fresco em sua lembrança, e enquanto a terra ainda tocava com aquela palavra deliciosamente doce da sua boca,

Vinde a mim, todos vós que labutais e estão pesados;
e eu te darei descanso ”( Mateus 11:28 ,)

houve, no entanto, algumas pessoas hábeis em enganar, que lançaram anjos em seu quarto como mediadores; o que é evidente em Colossenses 2:18 . Mas o que Satanás, naquele tempo, planejou secretamente, ele levou a tal passo, durante os tempos do papado, que mal uma pessoa em cada mil reconheceu que Cristo, mesmo em palavras, era o Mediador. E enquanto o nome estava enterrado, ainda mais a realidade era desconhecida.

Agora que Deus levantou professores bons e fiéis, que trabalharam para restaurar e trazer à lembrança dos homens o que deveria ter sido um dos princípios mais conhecidos de nossa fé, os sofistas da Igreja de Roma recorreram a todos os artifício para escurecer um ponto tão claro. Primeiro, o nome é tão odioso para eles que, se alguém menciona Cristo como mediador, sem prestar atenção nos santos, ele instantaneamente cai sob suspeita de heresia. Mas, porque eles não se arriscam a rejeitar completamente o que Paulo ensina nesta passagem, eles evitam isso por uma exposição tola, de que ele é chamado de “um mediador”, não “o único mediador”. Como se o apóstolo tivesse mencionado Deus como um dentre uma vasta multidão de deuses; pois as duas cláusulas estão intimamente ligadas: “existe um Deus e um mediador”; e, portanto, aqueles que fazem de Cristo um dos muitos mediadores devem aplicar a mesma interpretação ao falar de Deus. Eles subiriam a tal ponto de insolência, se não fossem impelidos pela raiva cega a esmagar a glória de Cristo?

Há quem se considere mais agudo e que estabelece essa distinção: que Cristo é o único mediador da redenção, enquanto declara que os santos são mediadores da intercessão. Mas a loucura desses intérpretes é reprovada pelo escopo da passagem, na qual o apóstolo fala expressamente sobre a oração. O Espírito Santo nos ordena a orar por todos, porque nosso único mediador admite que todos venham a ele; assim como por sua morte, ele reconciliou tudo com o pai. E, no entanto, aqueles que assim, com ousado sacrilégio, despojam Cristo de sua honra, desejam ser considerados cristãos.

Mas objeta-se que isso pareça contraditório; pois nessa mesma passagem Paulo nos ordena a interceder pelos outros, enquanto, na Epístola aos Romanos, ele declara que a intercessão pertence somente a Cristo. ( Romanos 8:34 .) Eu respondo que as intercessões dos santos, pelas quais elas se ajudam em seus endereços a Deus, não contradizem a doutrina de que todos têm apenas um intercessor; pois as orações de ninguém são ouvidas em nome de si ou em nome de outro, a menos que ele confie em Cristo como seu advogado. Quando intercedemos um pelo outro, isso está tão longe de deixar de lado a intercessão de Cristo, como pertencendo somente a ele, que a confiança principal é dada e a principal referência feita a essa mesma intercessão.

Talvez alguém pense que será, portanto, fácil chegarmos a um acordo com os papistas, se eles colocarem abaixo da única intercessão de Cristo, tudo o que eles atribuem aos santos. Este não é o caso; pela razão pela qual eles transferem para os santos o ofício de interceder, eles imaginam que, do contrário, somos destituídos de um advogado. É uma opinião comum entre eles que precisamos de intercessores, porque em nós somos indignos de aparecer na presença de Deus. Ao falar dessa maneira, eles privam Cristo de sua honra. Além disso, é uma blasfêmia chocante atribuir aos santos a excelência que nos proporcionaria o favor de Deus: e todos os profetas, apóstolos, mártires e até os próprios anjos – estão tão longe de fazer qualquer pretensão a isso. , que eles também precisam da mesma intercessão que nós.

Novamente, é um mero sonho, originado em seu próprio cérebro, que os mortos intercedam por nós; e, portanto, fundar nossas orações sobre isso é retirar nossa confiança de invocar a Deus. Mas Paulo estabelece, como regra para invocar a Deus de maneira adequada, a fé fundamentada na palavra de Deus. ( Romanos 10:17 .) Justamente, portanto, tudo o que os homens inventam, no exercício de seus próprios pensamentos, sem a autoridade da palavra de Deus, é rejeitado por nós.

Mas, para não insistir nesse assunto por mais tempo do que a exposição da passagem exige, seja resumido dessa maneira; que aqueles que realmente aprenderam o ofício de Cristo ficarão satisfeitos em tê-lo a sós, e que ninguém fará mediadores para seu próprio prazer, exceto aqueles que nem conhecem a Deus nem a Cristo. Por isso, concluo que a doutrina dos papistas – que obscurece e quase enterra a intercessão de Cristo, e introduz intercessores pretensos sem nenhum apoio das Escrituras – é cheia de desconfiança e também de maldade.

Comentário de Adam Clarke

Existe um Deus – que é o criador, governador e preservador de todos os homens, de todas as condições e de todas as nações, e igualmente deseja a salvação de todos.

E um mediador – A palavra µes?t?? , mediador, significa literalmente uma pessoa do meio, cujo escritório é reconciliar duas partes na inimizade; e, portanto, Suidas explica isso por e?????p???? , um pacificador. Deus ficou ofendido com os crimes dos homens; para restaurá-los à sua paz, Jesus Cristo foi encarnado; e sendo Deus e homem, Deus e os homens se encontraram e foram reconciliados por ele. Mas essa reconciliação exigia um sacrifício por parte do pacificador ou mediador; daí o que se segue.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 2: 5 . O homem Cristo Jesus; O estilo de Cristo como homem, quando mencionado como Mediador entre Deus e os homens, não é mais um argumento contra o fato de ele também ser Deus, no desempenho daquele cargo; do que se dizia em outros tempos, que “o Senhor da glória foi crucificado e Deus comprou a igreja com seu próprio sangue” (1 Cor. 1 Timóteo 2: 8. Atos 20:28 .) é um argumento contra sendo homem, em seus sofrimentos e derramamento de sangue: e como ele é expressamente chamado de mediador, isso deve excluir todos os outros, como santos e anjos, que os papistas estabeleceram, e idolatriamente adoram como seus mediadores; da mesma maneira que os pagãos haviam estabelecido muitos mediadores, para pacificar e interceder com seus deuses superiores.

Comentário de John Wesley

Pois existe um Deus e um mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus;

Para – O quarto verso é provado pelo quinto; o primeiro, pelo quarto.

Existe um Deus – e aqueles que não o têm, através do único Mediador, não têm Deus.

Um mediador também – Nós não poderíamos nos alegrar por haver um Deus, se não houvesse um mediador também; alguém que se coloca entre Deus e os homens, para reconciliar o homem com Deus e realizar toda a questão de nossa salvação. Isso exclui todos os outros mediadores, como santos e anjos, a quem os papistas estabeleceram e idolatram o culto como tal: assim como os pagãos da antiguidade criaram muitos mediadores, para pacificar seus deuses superiores.

O homem – Portanto, todos os homens devem se aplicar a esse mediador, “que se entregou por todos”.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:4 – Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Jó 9:33 – Se tão-somente houvesse alguém para servir de árbitro entre nós, para impor as mãos sobre nós dois,

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

Gálatas 3:20 – Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.

Efésios 4:6 – um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Hebreus 2:6 – mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: “Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 8:6 – Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Apocalipse 1:13 – e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *