Estudo de Romanos 10:12 – Comentado e Explicado

Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
Romanos 10:12

Comentário de Albert Barnes

Pois não há diferença – No versículo anterior, Paulo citou uma passagem de Isaías 28:16 , que diz que “todos” (grego, p?? pas) que crêem não terão vergonha; isto é, todos de todas as nações e parentes. Isso implica que não deveria ser confinado aos judeus. Este pensamento ele agora ilustra e confirma ainda mais declarando expressamente que não há diferença entre o judeu e o grego. Essa doutrina era um dos principais desígnios da Epístola a ser estabelecida, e está totalmente comprovada no decorrer do argumento em Romanos 3: 26-30 . Quando o apóstolo diz que não há diferença entre eles, ele se refere ao assunto em discussão. Em muitos aspectos, pode haver uma diferença; mas não no caminho da justificação diante de Deus. Todos pecaram; todos haviam falhado em obedecer à lei; e todos devem ser justificados da mesma maneira, pela fé no Senhor Jesus Cristo. A palavra “diferença” d?ast??? diastole significa “distinção, diversidade”. Também significa “eminência, excelência, vantagem”. Não há eminência ou vantagem que o judeu tenha sobre o grego em relação à justificação diante de Deus.

O Judeu – A porção da humanidade que professou render obediência à Lei de Moisés.

O grego – literalmente, aqueles que residiam na Grécia ou aqueles que falavam a língua grega. Como os judeus, porém, se familiarizavam principalmente com os gregos e conheciam pouco de outras nações, o nome grego entre eles passou a denotar todos os que não eram judeus; isto é, o mesmo que os gentios. Os termos “judeu e grego”, portanto, incluem toda a humanidade. Não há diferença entre as pessoas sobre os termos da salvação; eles são iguais para todos. Esta verdade é frequentemente ensinada. Era uma doutrina muito importante, especialmente em um esquema de religião que deveria ser pregado a todas as pessoas. Era muito ofensivo para os judeus, que sempre se consideravam um povo especialmente favorecido. Contra isso, todos os seus preconceitos foram despertados, pois derrubaram completamente todos os seus pontos de vista sobre eminência e orgulho nacional, e admitiram que os gentios desprezavam os mesmos privilégios do povo de Deus há muito favorecido e escolhido. Os apóstolos, portanto, esforçaram-se ao máximo para estabelecê-lo; veja Atos 10: 9 ; Gálatas 3:28 .

Para o mesmo Senhor sobre todos … – Pois existe o mesmo Senhor de todos; isto é, judeus e gentios têm um Senhor em comum; compare Romanos 3: 29-30 . O mesmo Deus os formou e os governou; e Deus agora abriu o mesmo caminho para a vida. Veja isso totalmente apresentado no discurso de Paulo ao povo de Atenas, em Atos 17: 26-30 ; ver também 1 Timóteo 2: 5 . Como havia apenas um Deus; como todos, judeus e gentios, eram suas criaturas; como uma lei era aplicável a todos; como todos pecaram; e como todos foram expostos à ira; portanto, era razoável que houvesse o mesmo caminho de retorno – através da mera misericórdia de Deus. Contra isso, o judeu não deve objetar; e nisso ele e o grego deveriam se alegrar.

É rico para todos – p???t?? e?? pa?t?? plouton eis pantasA palavra “rico” significa ter abundância, ter em estoque muito mais do que é necessário para uso presente ou pessoal. É comumente aplicado à riqueza. Mas aplicado a Deus, significa que ele é abundante em misericórdia ou bondade para com os outros. Assim, Efésios 2: 4 , “Deus, que é rico em misericórdia”, etc .; 1 Timóteo 6: 17-18 , “ordena aos ricos neste mundo … que sejam ricos em boas obras”. Tiago 2: 5: “Deus escolheu os pobres … ricos em fé;” isto é, abundante na fé e nas boas obras, etc. Assim, diz-se que Deus é rico para todos, pois ele é abundante em misericórdia e bondade para com eles no plano da salvação.

Isso o chama – Esta expressão significa suplicar, invocar, como na oração. Como a oração não constitui uma pequena parte da religião; e como é uma característica distintiva daqueles que são verdadeiros cristãos ( Atos 11:11 , “Eis que ele ora;”) invocar o nome do Senhor é colocado para a própria religião e é descritivo de atos de devoção a Deus; 1 Pedro 1:17 : “E se invocardes ao Pai, etc .;” Atos 2:21 ; Atos 9:14 , “ele tem autoridade … para prender todos os que invocam o teu nome;” Atos 7:59 ; Atos 22:16 ; Gênesis 4:26 : “Então começaram os homens a invocar o nome do Senhor.”

Comentário de E.W. Bullinger

diferença . Veja Romanos 3:22 .

over = of.

invocar . Ver Atos 2:21 .

Comentário de John Calvin

12. Porque não há distinção, etc. Como somente a fé é necessária, onde quer que seja encontrada, aí a bondade de Deus se manifesta para a salvação: então, nesse caso, não há diferença entre um povo ou nação e outro. E ele acrescenta a mais forte das razões; pois desde que aquele que é o Criador e Criador de todo o mundo é o Deus de todos os homens, ele se mostrará bondoso com todos os que o reconhecerem e o chamarão como seu Deus; pois, como sua misericórdia é infinita, não pode ser senão que estender-se-á a todos por quem será procurado.

Rico deve ser tomado aqui em um sentido ativo, como significado gentil e abundante. (329) E podemos observar que a riqueza de nosso Pai não é diminuída por sua liberalidade; e que, portanto, não é feito menos para nós, com qualquer riqueza multiplicada de sua graça, ele pode enriquecer outros. Não há, portanto, razão para que alguns invejem as bênçãos de outros, como se algo fosse perdido por eles.

Mas, embora esse motivo seja suficientemente forte, ele ainda o fortalece pelo testemunho do Profeta Joel; que, de acordo com o termo geral usado, inclui todos os itens semelhantes. Mas os leitores podem ver muito melhor pelo contexto, que o que Joel declara se harmoniza com o assunto presente; pois ele profetiza nessa passagem do reino de Cristo: e depois de dizer que a ira de Deus queimaria de maneira terrível, no meio de seu ardor, ele promete salvação a todos que invocem o nome de Cristo. o Senhor. Segue-se, portanto, que a graça de Deus penetra no abismo da morte, se for buscada ali; de modo que não é de forma alguma ocultado aos gentios. (330)

Comentário de Adam Clarke

Pois não há diferença entre o judeu e o grego – todos são igualmente bem-vindos a esta salvação. Aqui o judeu não tem privilégio exclusivo; e disso o grego não é rejeitado. Uma maneira simples de ser salvo é proposta a todos, viz. fé no Senhor Jesus Cristo; porque ele é o mesmo Senhor que fez tudo e governa tudo, e é rico em misericórdia para com todos que o invocam.

Comentário de John Wesley

Pois não há diferença entre o judeu e o grego: pois o mesmo Senhor sobre todos é rico para todos os que o invocam.

O mesmo Senhor de todos é rico – Para que suas bênçãos nunca sejam esgotadas, nem ele nunca é obrigado a segurar sua mão. A grande verdade proposta em Romanos 10:11 é tão repetida aqui, e em Romanos 10:13 , e mais adiante confirmada, Romanos 10: 14,15 , como não apenas para sugerir, que “todo aquele que o invocar será salvo;” mas também que a vontade de Deus é que todos o invoquem salvamente.

Referências Cruzadas

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Atos dos Apóstolos 9:14 – Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Atos dos Apóstolos 10:34 – Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 15:8 – Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

1 Timóteo 2:5 – Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *