Estudo de Isaías 55:6 – Comentado e Explicado

Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.
Isaías 55:6

Comentário de Albert Barnes

Busquem o Senhor – O início da religião no coração é frequentemente representado como busca de Deus. ou perguntando por seus caminhos Deuteronômio 4:29 ; Jó 5: 8 ; Jó 8: 5 ; Salmo 9:10 ; Salmo 14: 2 ; Salmo 27: 8 . Isso deve ser considerado como dirigido não apenas aos exilados judeus ou unicamente, mas a todos em vista da vinda e obra do Messias. Esse trabalho seria tão amplo e amplo que um convite poderia ser estendido a todos para buscar a Deus e retornar a ele. Está implícito aqui:

1. Que as pessoas são por natureza ignorantes de Deus – uma vez que são orientadas a ‘procurá-lo’.

2. Para que as pessoas obtenham seu favor, isso deve ser buscado. Ninguém se torna amigo sem desejar; ninguém que não a busque seriamente.

3. Que o convite para buscar a Deus seja feito a todos. Nesta passagem, é ilimitado (compare Isaías 55: 7 ). Onde há pecadores, o convite deve ser oferecido.

4. Que o conhecimento de Deus é de valor inestimável. Ele não ordenaria que as pessoas procurassem aquilo que não tinha valor; ele não insistiria com tanta sinceridade como aqui se manifesta se não fosse de importância inexprimível.

Enquanto ele pode ser encontrado – Está implícito aqui:

1. Que Deus agora pode ser encontrado.

2. Que chegará o tempo em que será impossível obter seu favor.

O pensamento principal é que, sob o Messias, a oferta de salvação será feita às pessoas plena e livremente. Mas chegará o período em que será retirado. Se Deus abandona os seres humanos; se ele retira completamente seu espírito; se eles cometeram o pecado que nunca perdoa; ou se eles negligenciarem ou desprezarem as provisões da misericórdia e morrerem em seus pecados, será tarde demais, e a misericórdia não poderá mais ser encontrada. Quão indescritivelmente importante é, então, buscar misericórdia de uma só vez – para que, menosprezada agora, a oferta deva ser retirada. ou para que a morte não nos ultrapasse, e sejamos removidos para um mundo onde a misericórdia é desconhecida! Quão importante é o momento presente – pois outro momento pode nos colocar além do alcance do perdão e da graça! Quão espantosa é a estupidez de homens que sofrem com que seus momentos atuais não sejam melhorados e que, entre as alegrias e os negócios da vida, permitem que o dia da salvação passe e perca suas almas! E quão justa é a condenação do pecador! Se um homem não faz uma coisa tão simples a ponto de pedir perdão, ele deve perecer. O universo aprovará a condenação de um homem assim; e a voz da queixa nunca pode ser levantada contra aquele ser santo que consigna um pecador ao inferno.

Clame por ele – isto é, implore sua misericórdia (veja Romanos 10:13 ; compare Joel 2:32 ). Quão fáceis são os termos da salvação! Quão justa será a condenação de um pecador se ele não invocar a Deus! Certamente, se as pessoas não soltarem uma petição de coração partido ao Deus do céu, para que possam ser salvas, elas terão apenas que se culpar se estiverem perdidas. Os termos da salvação não poderiam ser mais fáceis; e o homem não pode pedir nada mais simples.

Enquanto ele está perto – Em um sentido importante, Deus está igualmente perto de nós o tempo todo. Mas essa linguagem figurativa é retirada do modo de falar entre as pessoas e denota que há influências mais favoráveis ??para procurá-lo em alguns períodos do que em outros. Assim, Deus se aproxima de nós na pregação de sua palavra, quando ela é levada com poder à consciência; em suas providências, quando ele abate um amigo e entra no próprio círculo para onde nos movemos, ou na própria morada onde moramos; quando ele põe a mão sobre nós na doença, está perto de nós dia e noite; em um renascimento da religião, ou quando um amigo piedoso implora conosco, Deus está perto de nós e nos chama a seu favor. Estes são tempos favoráveis ??para a salvação; tempos que, se sofrerem por não melhorarem, não retornarão mais; períodos que logo desaparecerão e, quando eles se forem, o pecador morre irrecuperavelmente.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 55: 6-7 . Busquem o Senhor, etc. – Tendo discursado do ofício e obra de Cristo, e mostrado que ele deveria chamar pessoas e nações para si mesmo e para Deus, o profeta agora se esforça para convencer o povo a dar ouvidos ao seu chamado e buscar o Senhor; isto é, trabalhar para obter o conhecimento da vontade de Deus e obter sua graça e favor, nenhum dos quais poderia ser obtido salvo em e através de Cristo. E essa exortação é geral, como a de Isaías 55: 1 , destinada a todas as nações, tanto judeus quanto gentios, implicando que ambos haviam perdido o favor e o conhecimento de Deus, e se desviaram dele. Enquanto ele pode ser encontrado – Neste dia de graça, enquanto ele oferece misericórdia e reconciliação, o que ele nem sempre fará: ver Provérbios 1:24 , etc. Lucas 19:44 ; 2 Coríntios 6: 2 . Invoque-o enquanto ele estiver perto – Perto de você por sua presença graciosa e suas ofertas em suas ordenanças, e pronto e desejoso de recebê-lo para ter misericórdia das seguintes condições. Deixe o ímpio – Qualquer homem ímpio, seja judeu ou gentio; abandona o seu caminho – o seu caminho mau ou mau; seu curso pecaminoso ou modo de vida; chamou seu caminho, como sendo natural, costumeiro e querido, e em oposição ao bom caminho de Deus. Deixe ele de fazer o mal, Isaías 1:16 . Observem bem, leitor, os homens que buscam a Deus no uso de meios externos, e mesmo o chamado a ele em oração não lhes fará nenhum bem duradouro, a menos que isso seja acompanhado pela reforma de suas vidas; e o homem injusto seus pensamentos – Os desejos pecaminosos, intenções e propósitos de sua mente. Assim, ele ataca a raiz de todas as ações pecaminosas e mostra que o coração deve ser mudado, assim como a conduta externa. E que ele retorne ao Senhor – Como ele se afastou de Deus pelo pecado, que ele retorne a ele por sincero arrependimento e fé, produtivos de nova obediência. Com isso, ele significa que uma mera abstinência de más ações não é suficiente, sem o exercício das graças e virtudes contrárias. E ao nosso Deus – ao Deus de Israel, que é, e se mostrou ser, um Deus muito misericordioso e gracioso; pois ele perdoará abundantemente – Ele usa tantas palavras e argumentos para encorajá-los e levá-los ao arrependimento, porque as pessoas aqui abordadas principalmente eram culpadas de idolatria, apostolado e muitos outros atos de maldade grosseira, que ele sabia que quando vieram para si mesmos e para ter um senso sério de seus pecados, e da natureza e lei justas e santas de Deus, seria um fardo insuportável para suas consciências despertadas e os prepararia para concluir que Deus não perdoaria essas delinquências horríveis. ; em conseqüência da qual eles prefeririam ser expulsos de Deus, do que induzidos a se aproximar dele.

Comentário de Adam Clarke

Buscai o Senhor enquanto ele pode ser encontrado – Rab. David Kimchi dá o verdadeiro sentido desta passagem: “Buscai ao Senhor, porque ele pode ser encontrado; invoca-o, porque ele está próximo. Arrepende-te antes de morreres, pois após a morte não há conversão da alma”.

Comentário de John Calvin

6. Buscai a Jeová. Depois de ter falado do bom sucesso do evangelho entre os gentios, que antes eram estranhos ao reino de Deus, ele exorta os judeus a se envergonharem de vadiar enquanto outros correm; pois, uma vez que foram os primeiros a serem chamados, é vergonhoso que sejam os últimos. Essa exortação, portanto, se refere estritamente aos judeus, a quem o exemplo dos gentios é apresentado, a fim de excitar seu ciúme; da mesma maneira que o Senhor predisse que “ele provocaria os judeus ao ciúme de uma nação tola”. ( Deuteronômio 32:21 )

Enquanto ele é encontrado. “O tempo de encontrar” é aqui usado não exatamente no mesmo sentido que nos Salmos 32: 6 , (85), mas como o tempo em que Deus se oferece a nós, como em outras passagens, ele limitou um dia fixo para seu prazer e prazer. nossa salvação. ( Isaías 49: 8 ) No entanto, admito prontamente que isso também denota o tempo em que a necessidade nos leva a procurar a ajuda de Deus; mas devemos principalmente lembrar que Deus é procurado em um momento oportuno, quando por sua própria vontade ele avança para nos encontrar; pois em vão as pessoas indolentes e preguiçosas lamentam ter sido privadas daquela graça que rejeitaram. O Senhor às vezes suporta nossa lentidão e carrega conosco; mas se, no final das contas, ele não tiver êxito, ele se retirará e concederá sua graça aos outros. Por essa razão, Cristo nos exorta a andar de dia, pois vem a noite em que nos serão retirados os meios de seguir nossa jornada. ( João 12:35 ) Devemos ter grande consolo de ter certeza de que não é em vão buscarmos a Deus. “Procura”, diz Cristo, “e achareis; bata e será aberto; pergunte, e será dado a você. ” ( Mateus 7: 7 )

Invoque-o enquanto ele estiver próximo. A palavra “chamada” pode aqui ser tomada em um sentido geral; mas acho que denota uma descrição de “busca” de Deus, que é de maior importância do que todas as outras, como se ele nos ordenasse que nos entregássemos a ele por orações e súplicas. Ele diz que está “próximo”, quando ele abre a porta e gentilmente nos convida a procurá-lo, ou quando ele sai publicamente, para que não precisemos procurá-lo através de longos enrolamentos. Mas devemos atender à definição de Paulo, que nos diz que denota a pregação do evangelho. ( Romanos 10: 8 ) “O Senhor está próximo” ( Filipenses 4: 5 ) e se mostra para nós quando a voz do evangelho clama em voz alta; e não precisamos procurar longe, nem fazer longos circuitos, como fazem os incrédulos; pois ele se mostra a nós em sua palavra, para que nós, da nossa parte, possamos nos aproximar dele.

Comentário de John Wesley

Buscai ao SENHOR enquanto ele pode ser encontrado; invocai-o enquanto ele estiver perto.

Busca – Trabalhe para obter o conhecimento da vontade de Deus e obter sua graça e favor.

Enquanto – Neste dia de graça, enquanto ele oferece misericórdia e reconciliação.

Quase – Pronto e desejoso de recebê-lo à mercê.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *