Estudo de Romanos 15:12 – Comentado e Explicado

Isaías também diz: Da raiz de Jessé surgirá um rebento que governará as nações; nele esperarão as nações {Is 11,10}.
Romanos 15:12

Comentário de Albert Barnes

Esaias diz – Isaías 11: 1, Isaías 11:10.

Haverá uma raiz – um descendente, ou alguém que deve proceder dele quando estiver morto. Quando uma árvore morre e cai, pode permanecer uma “raiz” que reterá vida e que gerará um broto de tipo semelhante. Assim, Jó diz Jó 14: 7: “Porque há uma árvore que, se cortada, tem esperança de que ela volte a brotar e que o galho tenro dela não cesse”. Então, em relação a Jesse. Embora ele deva cair, como uma árvore envelhecida, seu nome e família não devem ser extintos. Deve haver um descendente que se levante e reine sobre os gentios. O Senhor Jesus é assim chamado também de “raiz e descendência de Davi”; Apocalipse 22:16; Apocalipse 5: 5.

De Jessé, pai de Davi; 1 Samuel 17:58. O Messias foi assim descendente de Jessé.

Aquele que ressuscitará – Isto é, como um broto brota de uma árvore deteriorada ou caída. Jesus assim “ressuscitou” da família de Davi, que caíra na pobreza e na vida humilde no tempo de Maria.

Reinar sobre os gentios – Isto é citado na Septuaginta de Isaías 11:10. O hebraico é: “O que representará uma bandeira do povo;” isto é, um padrão para o qual eles devem se reunir. Ou a Septuaginta ou o Hebraico expressariam a idéia do apóstolo. O sentido “substancial” é mantido, embora não seja literalmente citado. A idéia de seu “reinado” sobre os gentios é totalmente expressa no segundo salmo.

Nele … – Hebraico: “A ele os gentios buscarão.” O sentido, no entanto, é o mesmo. O design desta citação é o mesmo que o anterior, para mostrar que no Antigo Testamento havia sido previsto que os gentios deveriam ser feitos participantes dos privilégios do evangelho. O argumento do apóstolo é que, se isso foi planejado, os convertidos ao cristianismo dentre os “judeus” deveriam deixar de lado seus preconceitos e “recebê-los” como irmãos, com os mesmos privilégios do evangelho que eles mesmos. O “fato” de que os gentios seriam admitidos a esses privilégios, o apóstolo havia discutido mais detalhadamente em Romanos 1011 .

Comentário de E.W. Bullinger

a = o.

subir . App-178.

reinar sobre = regra. Grego. archo. Somente aqui e Marcos 10:42 .

confiança = esperança. Veja Romanos 8:24 . Isaías 11:10 .

Comentário de John Calvin

12. E, novamente, Isaías, etc., Esta profecia é a mais ilustre de todas: pois nessa passagem, o Profeta, quando as coisas estavam quase no passado, consolou o pequeno remanescente dos fiéis, mesmo por isso – que ali surgiria um broto do tronco seco e moribundo da família de Davi, e que um galho floresceria de sua raiz desprezada, o que restauraria ao povo de Deus sua glória intocada. Fica claro a partir do relato apresentado, que essa filmagem foi Cristo, o Redentor do mundo. E então, ele acrescentou, que seria ressuscitado para dar um sinal aos gentios, que lhes seria para salvação. As palavras realmente diferem um pouco do texto hebraico; pois lemos aqui, levante-se, enquanto em hebraico representa um sinal que é o mesmo; pois ele deveria parecer conspícuo como um sinal. O que há aqui esperança, está em busca hebraica ; mas de acordo com o uso mais comum das Escrituras, buscar a Deus nada mais é do que esperar nele. 448)

Mas duas vezes nesta profecia é confirmado o chamado dos gentios – pela expressão de que Cristo deveria ser ressuscitado como um sinal, e ele reina somente entre os fiéis – e pela declaração de que eles esperam em Cristo, que não pode ocorrer sem a pregação da palavra e iluminação do Espírito. Com essas coisas corresponde a canção de Simeão. Pode-se acrescentar ainda mais, que a esperança em Cristo é uma evidência de sua divindade.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15:12 . Nele devem os gentios confiar antes , espera, diz o Sr. Locke: não que haja alguma diferença material no significado de confiança e esperança, mas o melhor para expressar e responder à maneira de escrever de São Paulo; com quem é familiar, quando ele fala de qualquer virtude ou graça, da qual Deus é o autor, chamar Deus sobre ele, o Deus dessa virtude ou graça. Então, Romanos 15:13 , ele chama Deus de Deus da esperança. Veja também Romanos 15: 4-5 .

Comentário de John Wesley

E novamente diz Esaias: Haverá uma raiz de Jessé, e aquele que se levantar para reinar sobre os gentios; nele os gentios confiarão.

Haverá a raiz de Jessé – Que reis e o Messias brotariam de sua casa, foi prometido a Jessé antes de Davi.

Nele os gentios esperam – que antes estavam “sem esperança”, Efésios 2:12 . Isaías 11:10

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 2:4 – Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 72:8 – Governe ele de mar a mar e desde o rio Eufrates até os confins da terra.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

Miquéias 5:4 – Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

Mateus 12:21 – Em seu nome as nações porão sua esperança”.

1 Coríntios 15:19 – Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Apocalipse 5:5 – Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *