Estudo de 1 Coríntios 15:19 – Comentado e Explicado

Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima.
1 Coríntios 15:19

Comentário de Albert Barnes

Se nesta vida somente tivermos esperança em Cristo – se nossa esperança em Cristo não for seguida pela ressurreição da glória morta e futura, e se todas as nossas esperanças forem decepcionadas.

Nós somos … – Doddridge, Macknight, Grotius e alguns outros, supõem que isso se refira apenas aos apóstolos, e que a sensação é de que, se não houvesse ressurreição, eles, dentre todas as pessoas, teriam mais pena, pois expuseram-se a uma variedade de perigos e provações, nos quais nada os sustentaria senão a esperança da imortalidade. Se eles falharam nisso, eles falharam em tudo. Eles eram considerados os mais vis da família humana; eles sofreram mais com perseguição, pobreza e perigos do que outras pessoas; e se, afinal, fossem privados de todas as suas esperanças e desapontados com a expectativa da ressurreição, sua condição seria mais deplorável do que a de qualquer outra pessoa. Mas não há boas razões para supor que a palavra “nós” aqui seja limitada aos apóstolos. Para:

(1) Paulo não havia mencionado os apóstolos particularmente nos versículos anteriores; e,

(2) O argumento exige que seja entendido por todos os cristãos, e a declaração é tão verdadeira, substancialmente, de todos os cristãos quanto era dos apóstolos.

De todos os homens, os mais miseráveis ??- Mais lamentáveis ou comiserados do que qualquer outra classe de pessoas. A palavra usada aqui ( ??????te??? eleinoteroi) significa, propriamente, mais merecedor de pena, mais lamentável. Às vezes, pode significar mais infeliz ou infeliz; mas este não é necessariamente o seu significado, nem é o seu significado aqui. Refere-se mais à sua condição e esperanças do que ao seu sentimento pessoal; e não significa que os cristãos são infelizes ou que sua religião não produz conforto, mas que sua condição seria deplorável; eles mereciam mais pena do que qualquer outra classe de pessoas. Este seria:

(1) Porque nenhuma outra pessoa tinha esperanças tão elevadas e, é claro, nenhuma outra pessoa pôde experimentar uma decepção tão grande.

(2) foram submetidos a mais ensaios do que qualquer outra classe de pessoas. Eles foram perseguidos e injuriados, e sujeitos a labuta, privação e falta, por causa de sua religião; e se, afinal, ficariam desapontados, sua condição era verdadeiramente deplorável.

(3) eles não se entregam aos prazeres desta vida; eles não se entregam, como os éteres, aos prazeres deste mundo. Eles se submetem voluntariamente a julgamento e abnegação; e se não são admitidos na vida eterna, não apenas se decepcionam com isso, mas também são afastados das fontes de felicidade que seus semelhantes desfrutam neste mundo – Calvino.

(4) no conjunto, portanto, haveria esperanças e provações decepcionadas e pobreza e desejo e tudo por nada; e nenhuma condição poderia ser concebida para ser mais deplorável do que onde um homem estava procurando a vida eterna, e se sujeitando a uma vida de carência, pobreza, perseguição e lágrimas, e deveria finalmente ficar desapontado. Essa passagem, portanto, não significa que virtude e piedade não sejam atendidas com felicidade; isso não significa que, mesmo que não houvesse estado futuro, um homem não ficaria mais feliz se ele seguisse os caminhos da virtude do que se vivesse uma vida de pecado; isso não significa que o cristão não tenha felicidade na “religião em si” – no amor de Deus, na oração, no louvor e na pureza da vida. Em tudo isso ele desfruta e, mesmo que não houvesse o céu, uma vida de virtude e piedade seria mais feliz do que uma vida de pecado. Mas significa que a condição do cristão seria mais “deplorável” do que a de outras pessoas; ele estaria mais com pena. Todas as suas grandes esperanças ficariam desapontadas. Outras pessoas não têm tais esperanças de serem jogadas no chão; e, é claro, nenhuma outra pessoa seria um objeto de piedade e compaixão. O “argumento” neste versículo é derivado das grandes esperanças do cristão. “Eles poderiam acreditar que todas as suas esperanças eram frustradas? Eles poderiam se sujeitar a todas essas provações e privações, sem acreditar que ressuscitariam dentre os mortos? Eles estavam preparados, pela negação da doutrina da ressurreição, a se colocarem na condição dos mais miseráveis ??e miseráveis ??da família humana – a “admitir” que estavam em uma condição a ser mais deplorada?

Comentário de E.W. Bullinger

vida . Grego. zoe. App-170.

tenha esperança = está tendo nossa esperança.

de todos os homens, etc. = mais para ter pena do que todos os homens.

homens . Grego. anthropos. App-123. estar

abater é a morte [Satanás].

Comentário de John Calvin

19. Mas se nesta vida há outro absurdo – que não apenas crendo perdemos nosso tempo e nossas dores, na medida em que o fruto dela perece com a nossa morte, mas era melhor não acreditarmos; pois a condição dos incrédulos era preferível e mais a desejar. Crer nesta vida significa aqui limitar o fruto de nossa fé a esta vida, para que nossa fé não pareça mais longe e não se estenda além dos limites da vida atual. Essa afirmação mostra mais claramente que os coríntios foram impostos por alguma fantasia equivocada de uma ressurreição figurativa, como Hymeneus e Philetus, como se o último fruto de nossa fé tivesse sido colocado diante de nós nesta vida. ( 2 Timóteo 2:17 .) Porque, como a ressurreição é a conclusão de nossa salvação, e todas as bênçãos são, por assim dizer, o objetivo mais distante, (43) o homem que diz que nossa ressurreição já passou, nos deixa nada melhor para esperar depois da morte. Seja como for, esta passagem não admite, de todo modo, o frenesi daqueles que imaginam que a alma dorme tanto quanto o corpo, até o dia da ressurreição. (44) Eles trazem adiante, é verdade, essa objeção – que, se a alma continuasse a viver separada do corpo, Paulo não teria dito que, se a ressurreição fosse retirada, teríamos esperança apenas nesta vida, na medida em que ainda haveria felicidade para a alma. A isto, porém, respondo, que Paulo não sonhava com campos elísios (45) e fábulas tolas desse tipo, mas toma como certo que toda a esperança dos cristãos aguarda com expectativa o dia final do julgamento – aquele piedoso até hoje, as almas descansam na mesma expectativa e, consequentemente, somos desprovidos de tudo, se uma confiança dessa natureza nos enganar.

Mas por que ele diz que seríamos os mais miseráveis ??de todos os homens, como se muitos cristãos fossem piores que os ímpios? Para todas as coisas, diz Salomão, acontecem da mesma forma que os bons e os maus. ( Eclesiastes 9: 2. ) Respondo que é verdade que todos os homens, bons ou maus, são passíveis de angústias em comum, e sentem em comum os mesmos inconvenientes e as mesmas misérias; mas há duas razões pelas quais os cristãos, em todas as épocas, se saíram piores, além dos quais, havia uma que era peculiar aos tempos de Paulo. A primeira é que, embora o Senhor freqüentemente castigue também os ímpios com seus cílios e comece a infligir seus julgamentos sobre eles, ele ao mesmo tempo aflige os seus de várias maneiras; – em primeiro lugar, porque ele castiga aqueles a quem ama ( Hebreus 12: 6 😉 e , em segundo lugar, a fim de treiná-los para a paciência, para tentar a obediência deles, e para que os prepare gradualmente. atravessar para uma verdadeira renovação. Seja como for, essa afirmação sempre é válida no caso dos crentes. Está na hora de o julgamento começar na casa de Deus. ( Jeremias 25:29 ; 1 Pedro 4:17 (46) ) Novamente,

somos reconhecidos como ovelhas designadas para abate.
( Salmos 44:22 .)

Novamente,

você está morto, e sua vida está escondida com Cristo em Deus.
( Colossenses 3: 3. )

Enquanto isso, a condição dos ímpios é, na maioria das vezes, a mais desejável, porque o Senhor os alimenta, como porcos para o dia do abate.

A segunda razão é que, embora devam abundar em riquezas e bênçãos de todo tipo, os crentes, no entanto, não vão em excesso e não se exaltam à vontade; em suma, eles não apreciam o mundo, como os incrédulos, mas avançam com ansiedade, gemendo constantemente ( 2 Coríntios 5: 2 ), em parte devido à consciência de sua fraqueza e, em parte, ao desejo ansioso pela vida futura. Os incrédulos, por outro lado, estão totalmente decididos a intoxicar-se com as delícias presentes. (47)

A terceira razão, que foi peculiar, como eu disse, à era do apóstolo, é: que naquela época o nome dos cristãos era tão odioso e abominável, que ninguém poderia assumir o nome de Cristo sem expor. sua vida em perigo iminente. Portanto, não é sem razão que ele diz que os cristãos seriam os mais miseráveis ??de todos os homens , se sua confiança estivesse confinada a este mundo.

Comentário de Adam Clarke

Se apenas nesta vida tivermos esperança – Seria melhor traduzir e apontar este versículo da seguinte maneira: – E, se nesta vida esperamos apenas em Cristo, devemos ter mais pena do que todos os homens. Se, nesta vida, não temos outra esperança e confiança, a não ser em Cristo (e se ele ainda está morto, e ainda não ressuscitou), devemos ter mais pena do que qualquer outro homem; tristemente somos enganados; nós negamos a nós mesmos e fomos negados por outros; mortificamos a nós mesmos e fomos perseguidos por nossos semelhantes por causa de nossa crença e esperança em alguém que não existe e, portanto, não pode nos socorrer aqui nem nos recompensar no futuro. Bispo Pearce.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:19 . Somos todos os homens mais miseráveis. Mais lamentável. Doddridge. É bastante estranho o propósito de argumentar a partir deste texto, como alguns fizeram, que se não houvesse estado futuro, santidade e virtude tornariam os homens mais infelizes do que seriam. É evidente que São Paulo aqui não fala do caso dos homens de bem em geral, se pudéssemos supor que suas esperanças de felicidade futura deveriam, afinal, ficar desapontadas; mas no caso dos apóstolos, e outros primeiros pregadores e professores do cristianismo, se, em meio a suas dificuldades e perseguições, eles não foram apoiados por essa esperança. Ser cristão, naqueles dias, era um exemplo de santidade e virtude comprovadas, de verdadeira sabedoria e de força consumada; ser exposto ao desprezo, à infâmia e à morte; ser apontado como um tolo, um louco, um entusiasta; ser insultado como ateu e inimigo de toda religião; ser punido como ladrão e assassino; perder fama, amigos e conforto; e ser exposto a tudo em que a natureza humana estremece, e que uma pessoa da maior coragem, sem a ajuda da graça divina, certamente se esforçaria por fugir. Destituídos, portanto, da esperança da ressurreição em meio a esses sofrimentos, eles devem ter sido perpetuamente sujeitos às repreensões de suas próprias mentes, por sacrificarem todas as visões de felicidade neste mundo, para promover o que sabiam ser uma falsidade perniciosa. Talvez nunca houvesse na Terra um grupo de homens tão miseráveis ??quanto deveriam estar nessa suposição.

Comentário de John Wesley

Se nesta vida apenas temos esperança em Cristo, somos de todos os homens mais miseráveis.

Se nesta vida apenas tivermos esperança – Se não procurarmos nada além do túmulo. Mas se temos uma evidência divina de coisas não vistas, se temos “uma esperança cheia de imortalidade”, se agora experimentamos “os poderes do mundo vindouro” e vemos “a coroa que não desaparece”, então , apesar de “todas as nossas provações atuais, somos mais felizes do que todos os homens.

Referências Cruzadas

Salmos 17:14 – Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.

Eclesiastes 6:11 – Quanto mais palavras, mais tolices, e sem nenhum proveito.

Eclesiastes 9:9 – Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.

Mateus 10:21 – “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Lucas 8:14 – As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.

Lucas 21:34 – “Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 6:3 – Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

2 Timóteo 2:4 – Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

2 Timóteo 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *