Estudo de João 16:2 – Comentado e Explicado

Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.
João 16:2

Comentário de Albert Barnes

Fora das sinagogas – Veja as notas em João 9:22 . Eles os excomungariam de suas assembléias religiosas. Isso foi feito com frequência. Compare Atos 6: 13-14 ; Atos 9: 23-24 ; Atos 17: 5 ; Atos 21: 27-31 .

Quem quer que te mate – Refere-se principalmente aos judeus. Também é verdade para os gentios que, em sua perseguição aos cristãos, eles supunham que estavam prestando um serviço aceitável aos seus deuses.

O serviço de Deus – Os judeus que perseguiram os apóstolos os consideravam blasfemadores, e procuravam derrubar o serviço do templo e o sistema de religião que Deus havia estabelecido. Assim, eles supunham que estavam prestando serviço a Deus na colocação. eles até a morte, Atos 6: 13-14 ; Atos 21: 28-31 . Os pecadores, especialmente os hipócritas, muitas vezes escondem crimes enormes sob o pretexto de grande zelo pela religião. Os homens muitas vezes supõem, ou professam supor, que estão prestando serviço a Deus quando perseguem outros; e, sob o pretexto de grande zelo pela verdade e pureza, evidenciam todo o fanatismo, orgulho, malícia e falta de caridade possíveis. O povo de Deus sofreu mais com aqueles que foram perseguidores conscientes; e alguns dos inimigos mais malignos que os verdadeiros cristãos já estiveram na igreja e foram professos ministros do evangelho, perseguindo-os sob o pretexto de grande zelo pela causa da pureza e da religião. Não há evidência de piedade de que um homem seja cheio de zelo contra aqueles a quem supõe serem hereges; e é uma das melhores provas de que um homem nada sabe da religião de Jesus quando é eminente à auto-presunção em seus próprios pontos de vista da ortodoxia, e firmemente estabelecido na opinião de que todos os que diferem dele e de sua seita devem claro estar errado.

Comentário de E.W. Bullinger

will = vontade.

colocá-lo para fora, & c. = fazer você excomungar. Grego. aposunagogos. Ocorre apenas aqui; João 9:22 ; e João 12:42 . Compare João 9:34 , João 9:35 .

mata. Veja Atos 7:59 ; Atos 12: 2 ; Atos 23:12 ; Atos 26:10 .

faz , & c. = está apresentando uma oferta a Deus. Ver Atos 26: 9 .

Deus. App-98.

serviço . Grego. latreia, palavra técnica para uma “oferta” . Ocorre cinco vezes: aqui; Romanos 9: 4 ; Romanos 12: 1 . Hebreus 9: 1 , Hebreus 9: 6 . Na Septuaginta cinco vezes: Êxodo 12:25 , Êxodo 12:26 ; Êxodo 13: 5 . Josué 22:27 . 1 Crônicas 28:13 .

Comentário de John Calvin

2. Eles o expulsarão das sinagogas. Isso não foi uma ofensa leve para perturbar suas mentes, que eles deveriam ser banidos como homens perversos da assembléia dos piedosos, ou, pelo menos, daqueles que se vangloriavam de serem o povo de Deus e glorificados no título de Igreja ; pois os crentes estão sujeitos não apenas a perseguições, mas a ignomínias e censuras, como Paulo nos diz, ( 1 Coríntios 4:12 .) Mas Cristo pede que eles permaneçam firmes contra esse ataque; porque, embora tenham sido banidos das sinagogas , ainda permanecem no reino de Deus. Sua afirmação equivale a isso: que não devemos ficar consternados com os julgamentos perversos dos homens, mas devemos suportar com ousadia o opróbrio da cruz de Cristo, satisfeito com essa única consideração, de que nossa causa que os homens condenam injustamente e perversamente é: aprovado por Deus.

Por isso, também inferimos que os ministros do Evangelho não apenas são maltratados pelos inimigos declarados da fé, mas às vezes também sofrem as maiores reprovações daqueles que parecem pertencer à Igreja e que são considerados seus pilares. Os escribas e sacerdotes, pelos quais os apóstolos foram condenados, vangloriam-se de serem designados por Deus para serem juízes da Igreja; e, de fato, o governo comum da Igreja estava em suas mãos, e o ofício de julgar era de Deus, e não dos homens. Mas por sua tirania, eles haviam corrompido toda a ordem que Deus havia designado. A conseqüência foi que o poder que lhes fora dado para edificação nada mais foi do que uma opressão cruel dos servos de Deus; e a excomunhão, que deveria ter sido um remédio para purificar a Igreja, foi voltada para um propósito oposto, para afastar dela o temor de Deus.

Visto que os apóstolos sabiam disso por experiência, em sua própria época, não temos motivos para ficar muito alarmados com as excomunhões do papa, com as quais ele troveja contra nós por causa do testemunho do Evangelho; pois não devemos temer que eles nos prejudiquem mais do que as antigas excomunhões que foram feitas contra os apóstolos. Mais ainda, nada é mais desejável do que ser expulso daquela assembléia da qual Cristo é banido. Observemos, contudo, que, embora o abuso de excomunhão fosse tão grave, ainda assim não afetou a destruição daquela disciplina que Deus havia designado em sua Igreja desde o princípio; pois, embora Satanás dedique seus maiores esforços para corromper todas as ordenanças de Deus, não devemos ceder a ele, a fim de tirar, por causa das corrupções, o que Deus designou para ser perpétuo. A excomunhão, portanto, não menos que o Batismo e a Ceia do Senhor, deve ser trazida de volta, pela correção dos abusos, ao seu uso puro e lícito.

Mas a hora chega. Cristo permanece ainda mais amplamente nessa ofensa , que os inimigos do Evangelho reivindicam tanta autoridade, que pensam estar oferecendo sacrifícios a Deus, onde matam os crentes. É suficientemente difícil, por si só, que pessoas inocentes sejam cruelmente atormentadas, mas é muito mais doloroso e angustiante que essas ofensas cometidas por homens maus contra os filhos de Deus sejam consideradas punições justamente devidas a eles por causa de seus crimes. . Mas devemos ter tanta certeza da proteção de uma boa consciência, a ponto de suportar pacientemente ser oprimidos por um tempo, até que Cristo apareça do céu, para defender sua causa e a nossa.

Pode-se pensar estranho, no entanto, que os inimigos da verdade, apesar de terem consciência de sua própria maldade, não apenas impõem aos homens, mas mesmo na presença de Deus reivindicam elogios por sua crueldade injusta. Eu respondo, os hipócritas, embora sua consciência os acuse, sempre recorrem a lisonjas para se enganarem. Eles são ambiciosos, cruéis e orgulhosos, mas cobrem todos esses vícios com a capa do zelo, para que possam entrar neles sem restrição. A isto se acrescenta o que se pode chamar de embriaguez furiosa, depois de provar o sangue dos mártires.

Comentário de Adam Clarke

Eles o afastarão das sinagogas – eles o excomungarão e o considerarão execrável e totalmente indigno de manter qualquer comércio com Deus pela religião; ou com o homem por comunhão civil. Veja em João 9:22 ; (Nota). Nessas excomunhões, eles foram despojados de toda a sua substância, veja Esdras 10: 8 , e também Hebreus 10:34 , e privados de seu caráter, influência e todo o necessário da vida. Embora o povo judeu tivesse as leis mais humanas, ainda assim era um povo muito vingativo e cruel.

Que todo aquele que te mata, etc. – Este Paulo encontrou; pois mais de quarenta judeus se amarraram sob a maldição de que não comeriam nem beberiam até que o matassem, Atos 23:12 , Atos 23:13 ; e de acordo com isso, diz-se, no Tratado do Talmude, intitulado Bammidbar, R. xxi. de Anúncios. Números 25:13 ; : “Quem derrama o sangue dos ímpios é igual a quem oferece uma oferta a Deus.” O que os zelotes fizeram é notório na história. Eles massacraram qualquer pessoa, a sangue frio, que, eles fingiram acreditar, era um inimigo de Deus, da lei ou de Moisés; e pensaram que estavam cumprindo a vontade de Deus por esses sacrifícios humanos. Tivemos o mesmo tipo de sacrifício aqui na época de nossa rainha Mary pop. Que Deus salve nosso estado dos Stuarts!

Comentário de Thomas Coke

João 16: 2 . Eles o expulsarão da sinagoga: Ou seja, “eles o excomungarão”. Veja o cap. João 9:22 e 1 Coríntios 16:22 . Em vez disso, ele presta serviço a Deus, podemos render o original, oferece um sacrifício a Deus. A palavra ?at?e?a, significa todas as partes diferentes do culto divino e, portanto, deve ser determinado em particular pelas circunstâncias. Aqui significa sacrifício, porque se une a p??sfe?e??, uma palavra que denota constantemente a oferta de sacrifício. Ver Romanos 12: 1 . Isso dá uma bela virada ao sentimento de nosso Senhor. “Chegará o tempo em que a sua morte será considerada parte da adoração a Deus e igualmente aceitável com a oferta de sacrifícios.” Esta passagem sugere, como observa o arcebispo Leighton no texto, que os servos de Cristo devem ser considerados, não apenas como ovelhas para o abate, mas como ovelhas para o altar. Veja Atos 8: 1 ; Atos 9: 1 ; Atos 23:14 ; Atos 23:35 .

Comentário de John Wesley

Chegou a hora, em que quem matar você pensará que ele presta serviço a Deus – Mas, bendito seja Deus, o tempo é tão distante que aqueles que levam o nome de Cristo agora geralmente não supõem que o prestam serviço matando uns aos outros por uma diferença de opinião ou modo de adoração.

Referências Cruzadas

Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

João 9:22 – Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

Atos dos Apóstolos 5:33 – Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.

Atos dos Apóstolos 6:13 – Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: “Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei.

Atos dos Apóstolos 7:56 – e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”.

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Atos dos Apóstolos 22:19 – “Eu respondi: Senhor, estes homens sabem que eu ia de uma sinagoga a outra, a fim de prender e açoitar os que crêem em ti.

Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

Romanos 10:2 – Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

1 Coríntios 4:13 – quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.

Gálatas 1:13 – Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *