Estudo de Mateus 24:9 – Comentado e Explicado

Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações.
Mateus 24:9

Comentário de Albert Barnes

Ser afligido – Por perseguição, prisão, flagelo, etc.

“Eles vos entregarão a conselhos” (Marcos). Ao grande conselho, ou Sinédrio – pois esta é a palavra no original. Veja as notas em Mateus 5:22 . Isso foi cumprido quando Pedro e João foram levados ao conselho, Atos 4: 5-7 . Marcos acrescenta Marcos 13: 9 que eles deveriam ser entregues às sinagogas e prisões a serem espancados e levados perante governantes e reis por causa de seu nome. Tudo isso foi notavelmente cumprido. Pedro e João foram presos Atos 4: 3 ; Paulo e Silas foram presos Atos 16:24 , e também espancados Atos 16:23 ; Paulo foi levado antes de Gálico Atos 18:12 , antes de Félix Atos 24:24 e antes de Agripa Atos 25:23 .

E matará você – isto é, matará alguns de vocês. Estevão foi apedrejado Atos 7:59 ; Tiago foi morto por Herodes Atos 12: 2 ; e, além de tudo o que os escritores sagrados nos disseram, a perseguição sob Nero ocorreu antes da destruição de Jerusalém, na qual foram mortos, com muitos outros, Pedro e Paulo. Acredita-se que a maioria dos apóstolos morreu por perseguição.

Quando foram entregues, Jesus disse-lhes para não premeditarem o que deveriam dizer, pois lhes daria uma boca e sabedoria que todos os seus adversários não seriam capazes de contrariar ou resistir, Lucas 21: 14-15 . O cumprimento disso está registrado no caso de Atos 6:10 e de Paulo, que fez Félix “tremer”, Atos 24:25 .

Sereis odiados de todas as nações – Isso foi cumprido na época e tem sido em todas as épocas. Foi considerado crime ser cristão. Multidões por isso e por nada mais foram mortas.

Pelo meu nome – Por causa de apego a mim, ou porque você carrega meu “nome como cristão”.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 24: 9 . Então eles te entregarão para serem afligidos, etc. – Das calamidades da nação em geral, ele passa às dos cristãos em particular: e de fato os primeiros foram em grande parte a ocasião dos últimos; fomes, pestilências, terremotos e calamidades semelhantes, sendo julgados pelos pecados dos cristãos, e os pobres cristãos frequentemente sendo maltratados e perseguidos por esse motivo, conforme aprendemos com algumas das primeiras desculpas pela religião cristã. Agora, as calamidades que deviam acontecer aos cristãos eram perseguições cruéis, e não precisamos procurar mais do que os Atos dos Apóstolos para concluir esta predição. Mas se olharmos mais longe, ainda temos uma prova mais melancólica da verdade disso nas perseguições de Nero, nas quais, para não mencionar outros cristãos, esses dois grandes campeões da fé cristã, Pedro e Paulo, caíram. De fato, como Tertuliano chama, era nominis prælium, uma guerra contra o próprio nome. Pois, embora um homem possuísse todas as virtudes humanas, já era crime o suficiente se ele fosse cristão; tão verdadeiras eram as palavras de nosso Salvador, que deveriam ser odiadas por todas as nações por causa de seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

ser afligido = tribulação.

para = até. Grego. eis.

de = por.

for = por conta de. Grego. dia.

Comentário de John Calvin

Mateus 24: 9 . Então eles te entregarão para ser afligido. Cristo agora prediz aos discípulos outro tipo de tentação, pela qual, além das aflições comuns, sua fé deve ser provada; e isto é, que eles serão odiados e detestados pelo mundo inteiro. É doloroso e angustiante o suficiente para que os filhos de Deus sejam afligidos de maneira a não se diferenciar dos réprobos e desprezadores de Deus, e sejam submetidos aos mesmos castigos que esses homens suportam por causa de seus pecados. crimes; e parece ainda mais injusto que eles sejam severamente oprimidos por calamidades graves das quais os ímpios estão isentos. Mas como o trigo, depois de ter sido espancado pela mangaleira com a palha, é pressionado e machucado pela pedra de moer, Deus também não apenas aflige seus filhos em comum com os ímpios, mas os subjuga pela cruz até além de outros, para que podemos ser capazes de considerá-los mais infelizes do que o resto da humanidade.

Mas Cristo trata aqui estritamente das aflições que os discípulos tiveram que suportar por causa do evangelho. Pois, embora o que Paulo permanece verdadeiro, aqueles que Deus elegeu são igualmente designados por ele para levar a cruz,

para que sejam conformes à imagem de seu Filho,
( Romanos 8:29 )

no entanto, ele não distingue todos por essa marca especial de perseguição duradoura dos inimigos do evangelho. É dessa espécie da cruz que Cristo agora fala, quando se torna necessário que os crentes sofram o ódio, enfrentem as reprovações e provocem a fúria dos ímpios pelo testemunho do evangelho. Pois ele pretendia advertir seus discípulos de que a doutrina do evangelho, da qual eles deveriam ser testemunhas e mensageiros, nunca seria agradável ou agradável ao mundo, como ele anteriormente lhes explicara. Ele prediz não apenas que eles terão que enfrentar alguns inimigos, mas que, onde quer que venham, todas as nações se oporão a eles.

Mas era monstruoso e incrível, e era adequado para surpreender e abalar até as mentes mais fortes, que o nome do Filho de Deus fosse tão infame e odioso, que todos os que o professassem fossem odiados em toda parte. Consequentemente, as palavras de Marcos são: prestem atenção a si mesmos. Por essa expressão, ele aponta o fim e o uso do aviso, ou seja, que eles devem estar preparados para perseverar, para que, por falta de cautela, possam ser esmagados pela tentação. A mesma Marcos acrescenta que isso será um testemunho para reis e governantes, quando os discípulos de Cristo forem levados perante seu tribunal. Lucas expressa um pouco diferente, isso será um testemunho para você, mas o sentido é o mesmo; pois Cristo significa que seu evangelho será tanto mais plenamente atestado, quando o defenderem, arriscando suas vidas.

Se os apóstolos tivessem prestado atenção apenas à pregação do evangelho, e não tivessem se mantido tão firmemente em defendê-lo contra os ataques furiosos dos inimigos, a confirmação não seria tão completa. Mas quando eles não hesitaram em expor suas vidas e não foram expulsos de seus propósitos por nenhum terror da morte, sua constância inabalável tornou isso manifesto, com que firmeza eles estavam convencidos da bondade de sua causa. Era, portanto, um autêntico selo do evangelho, quando os apóstolos avançaram sem terror aos tribunais dos reis, e lá fizeram uma profissão aberta do nome de Cristo. Nesse sentido, Peter se chama

uma testemunha dos sofrimentos de Cristo ( 1 Pedro 5: 1 )

cujos emblemas ele usava; e Paul se orgulha de que ele era

colocado para a defesa do evangelho ( Filipenses 1:17 .)

Isso é eminentemente digno de atenção, para que aqueles a quem Deus concede uma honra tão grande a ponto de torná-los defensores de sua verdade, não possam, por meio de traição básica, cair da fé.

Comentário de Adam Clarke

Então eles te entregarão para ser afligido – Antes, então eles te entregarão à aflição, e?? ?????? . Por uma figura ousada do discurso, a aflição é aqui personificada. Eles devem ser entregues nas próprias mãos da aflição, para serem assediados por todos os modos de tortura inventiva.

Sereis odiados de todas as nações – Judeus e Gentios se unirão em persegui-lo e atormentá-lo. Talvez pa?t?? t?? e???? signifique todos os gentios, como nos lugares paralelos em Marcos 13: 9-11 , e em Lucas 21: 12-15 , a perseguição judaica é mencionada distintamente. Vós sereis entregues aos conselhos e espancados nas sinagogas, e estareis diante de governadores e reis por causa do meu nome – não tenhais muito cuidado com o que falarei de antemão – pois não sois oradores, mas o Espírito Santo falará por você – eu lhe darei expressão e sabedoria, que todos os seus adversários não serão capazes de contradizer ou resistir. Não precisamos ir além dos Atos dos Apóstolos para concluir esses detalhes. Alguns foram entregues a conselhos, como Pedro e João, Atos 4: 5 . Alguns foram trazidos diante de governantes e reis, como Paulo antes de Gálio, Atos 18:12 , antes de Félix, Atos 24, antes de Festo e Agripa, Atos 25. Alguns tinham pronunciação e sabedoria que seus adversários não foram capazes de resistir: assim, Estêvão, Atos 6:10 , e Paulo, que fez até o próprio Felix tremer, Atos 24:25 . Alguns foram presos, como Pedro e João, Atos 4: 3 . Alguns foram espancados, como Paulo e Silas, Atos 16:23 . Alguns foram mortos, como Estevão, Atos 7:59 , e Tiago, irmão de João, Atos 12: 2 . Mas se olharmos além do livro de Atos dos Apóstolos, para as sangrentas perseguições sob Nero, encontraremos essas previsões ainda mais amplamente cumpridas: nesses, inúmeros cristãos caíram, além dos dois campeões da fé Pedro e Paulo. E foi, como diz Tertuliano, nominis praelium , uma guerra contra o próprio nome de Cristo; pois aquele que era chamado cristão havia cometido crime o suficiente, levando o nome, para ser morto. Tão verdadeiras foram as palavras de nosso Salvador, que deveriam ser odiadas por todos os homens por causa de seu Nome.

Mas eles não deveriam ser odiados apenas pelos gentios, mas deviam ser traídos pelos apóstatas.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 24: 9 . Então eles te entregarão, etc. – Se Jesus fosse um impostor, ele, como todos os outros impostores, teria alimentado seus seguidores com justas esperanças e promessas; mas, pelo contrário, vemos que ele denuncia a perseguição como sendo a parte de seus discípulos; ele aponta para eles as dificuldades que devem encontrar, as provações inflamadas pelas quais devem passar e, no entanto, não vacilaram em sua fé; portanto, como soldados de coração fraco, abandonou suas cores e abandonou seu serviço. Dificilmente se sabe a quem admirar mais, ele por lidar com tanta clareza, ou por aderir tão firmemente a ele.

Comentário de John Wesley

Então eles vos entregarão para serem afligidos, e o matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Então eles vos entregarão à aflição – Como se você fosse a causa de todos esses males.

E odiarás de todas as nações – mesmo daqueles que toleram todas as outras seitas e partes; mas em nenhuma nação os filhos do diabo tolerarão os filhos de Deus. Mateus 10:17 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *