Estudo de João 12:42 – Comentado e Explicado

Não obstante, também muitos dos chefes creram nele, mas por causa dos fariseus não o manifestavam, para não serem expulsos da sinagoga.
João 12:42

Comentário de Albert Barnes

Os principais governantes – membros do Sinédrio – Nicodemos, José e outros como eles.

Por causa dos fariseus – Os fariseus eram a maioria do conselho.

Não o confessou – não admitiu abertamente a crença de que ele era o Messias. Dois deles, no entanto, depois demonstraram seu apego a ele. Estes foram José e Nicodemos, João 19: 38-39 . O fato de José ser um deles aparece em Marcos 15:43 ; Lucas 23: 50-51 .

Ponha para fora da sinagoga – Excomungado. Veja as notas em João 9:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

ser expulso da sinagoga = tornar-se excomungado (aposunagogoi). Veja a nota em João 9:22 e Compare João 16: 1 .

Comentário de John Calvin

No entanto, muitos dos governantes creram nele. O murmúrio e a ferocidade dos judeus, ao rejeitarem Cristo, tendo chegado a tal ponto de insolência, poderia ter sido pensado que todo o povo, sem exceção, conspirou contra ele. Mas o evangelista diz que, em meio à loucura geral da nação, havia muitos que tinham uma mente sã. Um exemplo impressionante, verdadeiramente, da graça de Deus; pois, quando a impiedade já prevaleceu, é uma espécie de praga universal, que infecta com seu contágio todas as partes do corpo. É, portanto, um dom notável e uma graça especial de Deus, quando, entre um povo tão corrupto, existem alguns que permanecem intactos. E, no entanto, agora percebemos no mundo a mesma graça de Deus; pois embora a impiedade e o desprezo por Deus abundem em toda parte, e embora uma vasta multidão de homens faça tentativas furiosas de exterminar completamente a doutrina do Evangelho, ela sempre encontra alguns lugares de retiro; e assim a fé tem – como pode ser chamado – seus portos ou locais de refúgio, para que não seja totalmente banida do mundo.

A palavra é enfática; pois, na ordem dos governantes, existia um ódio tão profundo e inveterado do Evangelho, que mal se podia acreditar que um único crente pudesse ser encontrado entre eles. Tanto a maior admiração se deveu ao poder do Espírito de Deus, que entrou onde não havia abertura; embora não fosse um vício, peculiar a uma única era, que os governantes fossem rebeldes e desobedientes a Cristo; por honra, e riqueza, e alto escalão, geralmente são acompanhados de orgulho. A conseqüência é que aqueles que, inchados de arrogância, mal se reconhecem como homens, não são facilmente subjugados pela humildade voluntária. Quem quer que tenha uma posição alta no mundo, se for sábio, olhará com desconfiança para sua posição, para que ela não fique no seu caminho. Quando o evangelista diz que havia muitos, isso não deve ser entendido como se fossem a maioria ou a metade; pois, em comparação com outros que eram muito numerosos, eram poucos, mas ainda assim eram muitos, quando vistos em si mesmos.

Por conta dos fariseus. Pode-se pensar que ele fala incorretamente quando separa fé e confissão; para

com o coração que cremos em justiça,
e com a boca se faz confissão para a salvação,
( Romanos 10:10 )

e é impossível que a fé, que foi acesa no coração, não exponha sua chama. Eu respondo, ele aponta aqui quão fraca era a fé daqueles homens que eram tão mornos, ou bastante frios. Em resumo, João quer dizer que eles adotaram a doutrina de Cristo, porque sabiam que ela tinha vindo de Deus, mas que não têm uma fé viva, ou uma fé tão vigorosa como deveria ter sido; pois Cristo não concede a seus seguidores um espírito de medo, mas de firmeza, para que confessem corajosamente e sem medo o que aprenderam dele. No entanto, eu não acho que eles estavam completamente silenciosos; mas como a confissão deles não era suficientemente aberta, o evangelista, na minha opinião, simplesmente declara que eles não fizeram profissão de sua fé; pois o tipo apropriado de profissão era declarar abertamente que eles eram os discípulos de Cristo. Portanto, ninguém se lisonjeie a si próprio que, de qualquer forma, oculte ou dissimule sua fé por medo de incorrer no ódio dos homens; por mais odioso que seja o nome de Cristo, essa covardia que nos obriga a afastar-se, em menor grau, da confissão dele, não admite desculpas.

Também deve ser observado que os governantes têm menos rigor e firmeza, porque a ambição quase sempre reina neles, que é a mais servil de todas as disposições; e, para expressá-lo em uma única palavra, pode-se dizer que as honras terrenas são grilhões de ouro, que prendem um homem, para que ele não possa cumprir seu dever com liberdade. Por esse motivo, as pessoas que são colocadas em uma condição baixa e medíocre devem se dar bem com maior paciência, pois são, pelo menos, libertadas de muitas armadilhas muito ruins. Contudo, os grandes e nobres devem lutar contra sua alta patente, para que isso não os impeça de se submeterem a Cristo.

João diz que eles tinham medo dos fariseus; não que os outros escribas e sacerdotes permitissem livremente que alguém se considerasse discípulo de Cristo, mas porque, sob a aparência de zelo, a crueldade os queimava com maior ferocidade. O zelo, na defesa da religião, é, de fato, uma excelente virtude; mas se for acrescentada hipocrisia, nenhuma praga pode ser mais perigosa. Tanto mais fervorosamente devemos pedir ao Senhor que nos guie pela regra infalível de seu Espírito.

Para que não sejam expulsos da sinagoga. Foi isso que os impediu, o medo da desgraça; pois eles teriam sido expulsos da sinagoga . Portanto, vemos quão grande é a perversidade dos homens, que não apenas corrompe e prejudica o melhor das ordenanças de Deus, mas as transforma em tirania destrutiva. A excomunhão deveria ter sido o tendão da santa disciplina, para que o castigo estivesse pronto para ser infligido, se alguém desprezasse a Igreja. Mas as coisas chegaram a tal ponto, que qualquer um que confessasse que ele pertencia a Cristo foi banido da sociedade de crentes. Da mesma maneira, nos dias atuais, o Papa, para exercer o mesmo tipo de tirania, finge falsamente o direito de excomungar, e não apenas troveja com raiva cega contra todos os piedosos, mas se esforça para expulsar Cristo de sua parte. trono celestial; e, no entanto, ele não hesita impudentemente em defender o direito de jurisdição sagrada, com a qual Cristo adornou sua Igreja.

Comentário de Adam Clarke

Entre os principais governantes – muitos acreditavam nele – só sabemos o nome de dois deles, Nicodemos e José de Arimatéia.

Mas – eles não o confessaram – ou: eles ainda eram fracos na fé e não podiam suportar o opróbrio da cruz de Cristo. Além disso, os principais governantes haviam decidido excomungar toda pessoa que reconhecesse Cristo pelo Messias; ver João 9:22 .

Referências Cruzadas

Provérbios 29:25 – Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

Isaías 57:11 – “De quem você teve tanto medo e tremor, a ponto de ser falsa comigo, não se lembrar de mim e não ponderar isso em seu coração? Não será por que há muito estou calado que você não me teme?

Isaías 66:5 – Ouçam a palavra do Senhor, vocês que tremem diante da sua palavra: “Seus irmãos que os odeiam e os excluem por causa do meu nome, disseram: ‘Que o Senhor seja glorioso, para que vejamos a alegria de vocês! ’ Mas eles é que passarão vergonha.

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 26:69 – Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 7:13 – Mas ninguém falava dele em público, por medo dos judeus.

João 7:48 – “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele?

João 9:22 – Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

João 11:45 – Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *